Veiculos 100% electricos
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
-
Njay
- Membro Gold

- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
o gavin é da nova zelândia. ele refere no site que vai a uma inspecção para veículos eléctricos, e de vez em quando menciona alguns detalhes sobre o que é exigido, como por exemplo ter uma 2ª mola de retorno do acelerador, ou um sistema de ventilação das baterias quando estão a carregar.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
-
Bluesky
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
caro amigo eduardo,
temos que obter melhor informação sobre a homologação e saber quem pode dar apoio à causa electrica, como a associação para os veiculos electricos entre outros. evidentemente que vai ser uma luta, mas é bem melhor do que ficar de braços cruzados!!
todos sabemos que a burocracia não presta, que os interesses são corruptos, por isso temos que tomar uma atitude mais pro-activa e menos choramingas. uma boa forma de enfrentar o problema consiste em criar em primeiro lugar o problema, pois é assim que se vence a burocracia.
por isso crie o maior numero de carros electricos que conseguir e venda-os alertando para a necessidade da sua legalização. tenho dito. a causa é justa. tambem é altura para saber quais os construtores que são hostis e os que não são, e quais os politicos que são petro-dependente de quais nao sao. penso que essa informação tambem será crucial quando futuramente tiverem que tomar decisoes, ou nao? em termos simples diria que numa sociedade de bêbados é conveniente dar o governo aos mais sóbrios. um abraço
#
temos que obter melhor informação sobre a homologação e saber quem pode dar apoio à causa electrica, como a associação para os veiculos electricos entre outros. evidentemente que vai ser uma luta, mas é bem melhor do que ficar de braços cruzados!!
todos sabemos que a burocracia não presta, que os interesses são corruptos, por isso temos que tomar uma atitude mais pro-activa e menos choramingas. uma boa forma de enfrentar o problema consiste em criar em primeiro lugar o problema, pois é assim que se vence a burocracia.
por isso crie o maior numero de carros electricos que conseguir e venda-os alertando para a necessidade da sua legalização. tenho dito. a causa é justa. tambem é altura para saber quais os construtores que são hostis e os que não são, e quais os politicos que são petro-dependente de quais nao sao. penso que essa informação tambem será crucial quando futuramente tiverem que tomar decisoes, ou nao? em termos simples diria que numa sociedade de bêbados é conveniente dar o governo aos mais sóbrios. um abraço
#
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
itisix
- Membro Silver

- Registado: terça set 04, 2007 11:22 am
boas.
depois de ver um g-wiz a ir pelos ares na tv (top gear), achei que devia ver a coisa de perto em termos de custos.
o carro custa € 12.200 em inglaterra
custo por km € 0,027 (valores anunciados pelo distribuidor)
comparativo
€/km 24000km
peugeot 206 gpl 0,069 € 1.656,00 €
renault clio diesel 0,072 € 1.728,00 €
smart cdi 0,039 € 936,00 €
g-wiz 0,012 € 277,00 €
se a isto juntarmos que o g-wiz precisa de um conjunto de baterias que custa 2.200 euros e que dizem eles durar 2 a 3 anos.
se a isto juntarmos que o carro não tem emissões de co2 a rolar, mas em inglaterra a produção energética propícia emissões de 64g/km
outros dados:
velocidade máxima: 80km/h
autonomia máxima: 75km
tempo de carga: 8horas
por estes dados fica-se que não é lá muito aprtecível a nível de custos, e em termos ambientais não é nenhum santo gral.
edit: valores
depois de ver um g-wiz a ir pelos ares na tv (top gear), achei que devia ver a coisa de perto em termos de custos.
o carro custa € 12.200 em inglaterra
custo por km € 0,027 (valores anunciados pelo distribuidor)
comparativo
€/km 24000km
peugeot 206 gpl 0,069 € 1.656,00 €
renault clio diesel 0,072 € 1.728,00 €
smart cdi 0,039 € 936,00 €
g-wiz 0,012 € 277,00 €
se a isto juntarmos que o g-wiz precisa de um conjunto de baterias que custa 2.200 euros e que dizem eles durar 2 a 3 anos.
se a isto juntarmos que o carro não tem emissões de co2 a rolar, mas em inglaterra a produção energética propícia emissões de 64g/km
outros dados:
velocidade máxima: 80km/h
autonomia máxima: 75km
tempo de carga: 8horas
por estes dados fica-se que não é lá muito aprtecível a nível de custos, e em termos ambientais não é nenhum santo gral.
edit: valores
Última edição por itisix em quinta dez 27, 2007 9:56 am, editado 2 vezes no total.
-
jmal
- Membro Platinium

não podes fazer as contas assim, assim estás claramente a beneficiar e a viciar o sistema contra os eléctricos, mete lá então a manutenção dos não eléctricos, como óleos, filtros, águas, anti-não sei o quê, limpezas de motor, etc,etc,etc,etc,etc. assim talvez se consiga ver a diferença. e vais ver que as baterias ainda ficam baratas.
estive a ver no site deles http://www.goingreen.co.uk/ e eles gasta 1.2 centimos de libra por milha ou seja, 1.02 centimos de euros por kilometro. portanto temos de rever essas contas.
estive a ver no site deles http://www.goingreen.co.uk/ e eles gasta 1.2 centimos de libra por milha ou seja, 1.02 centimos de euros por kilometro. portanto temos de rever essas contas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Bluesky
- Membro Platinium

-
itisix
- Membro Silver

tás a fazer mal as contas. 1 libra são +/- 1,5 euros, mas as minhas contas tb estavam mal.jmal Escreveu: gasta 1.2 centimos de libra por milha ou seja, 1.02 centimos de euros por kilometro. portanto temos de rever essas contas.
e os eléctricos tb têm manutenção. não sei os valores, mas como só há meia dúzia de gatos pingados a fazer, deve ser bem mais caro.
quanto à velocidade, essa é a parte boa. já não tinha levado 500 euros ontem
e eu sei que as contas são muito simplistas e não estou a querer por o carro eléctrico abaixo. mas acho que ainda há muito a fazer. e depois, acho que as baterias que eles vendem (que são de chumbo), são estúpidamente caras. só não sei ao certo as especificações das mesmas.
-
itisix
- Membro Silver

e já agora, o maior problema do carro eléctrico é que insistem em fazer carros feios como tudo e só para cidade. quando começar a haver carros "em condições", talvez assim as pessoas se interessem. e para a cidade, não vejo necessidade de carros eléctricos. a aposta deveria ir para os transportes públicos. a par disso também deveria haver uma maior aposta em produção eléctrica não poluente, pq estamos a poupar combustíveis fósseis no carro mas a gastar para produzir electricidade, que, se pensarmos bem, tem perdas energéticas maiores que um carro (pelos cabos e muitos e muitos quilómetros que a mesma tem de percorrer).
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
atenção que um carro a combustão interna não chega a aproveitar 30%, o resto é perdido maioritariamente em calor...itisix Escreveu:e já agora, o maior problema do carro eléctrico é que insistem em fazer carros feios como tudo e só para cidade. quando começar a haver carros "em condições", talvez assim as pessoas se interessem. e para a cidade, não vejo necessidade de carros eléctricos. a aposta deveria ir para os transportes públicos. a par disso também deveria haver uma maior aposta em produção eléctrica não poluente, pq estamos a poupar combustíveis fósseis no carro mas a gastar para produzir electricidade, que, se pensarmos bem, tem perdas energéticas maiores que um carro (pelos cabos e muitos e muitos quilómetros que a mesma tem de percorrer).
a rede eléctrica se perder 20% é muito, alias no veiculo electrico o aproveitamento energético é superior aos 90%!
-
jmal
- Membro Platinium

, blue melhor ainda, ainda não vi nenhum carro a gasolina que quando vá a andar vá ao mesmo tempo a extrair petróleo.blueskyh20 Escreveu:ah pois é... e ainda nao vi nenhum carro a gasolina que se possa ligar a paineis solares ou a aerogeradores ... é certo, todos aqueles que são bons a matematica têm carros electricos ou estão a pensar em adquirir um... ah pois é!
quando estou estacionado no café com a minha pequena viatura, aquilo é só rir, o pessoal a perguntar se não podia ter um gerador de um carro a gerar energia ao mesmo tempo que vai a andar, outros a dizer que podia ter um painel solar por cima e carregar, este teve bem, outro é a travagem regenerativa. enfim pessoal montado numa viatura pré-histórica comprada a prestações, e depois falam assim.
Cumps Inovadores
-
jmal
- Membro Platinium

oi, eu fiz logo a conversão tanto de libras para euros e também de milhas para kilometros.itisix Escreveu:tás a fazer mal as contas. 1 libra são +/- 1,5 euros, mas as minhas contas tb estavam mal.jmal Escreveu: gasta 1.2 centimos de libra por milha ou seja, 1.02 centimos de euros por kilometro. portanto temos de rever essas contas.
e os eléctricos tb têm manutenção. não sei os valores, mas como só há meia dúzia de gatos pingados a fazer, deve ser bem mais caro.
quanto à velocidade, essa é a parte boa. já não tinha levado 500 euros ontem
e eu sei que as contas são muito simplistas e não estou a querer por o carro eléctrico abaixo. mas acho que ainda há muito a fazer. e depois, acho que as baterias que eles vendem (que são de chumbo), são estúpidamente caras. só não sei ao certo as especificações das mesmas.
o carro eléctrico tem manutenções claro, na parte de travões, água do limpa parabrisas, nos que têm motores de escovas, ao fim de muitas dezenas de milhares de kilometros talvez se tenha de mudar as escovas.
e quanto aos mecânicos se os há é pura ironia do destino, porque não existem carros à venda por cá, ainda.....
Cumps Inovadores
-
itisix
- Membro Silver

-
jmal
- Membro Platinium

desgaste...eléctrico...onde ?????itisix Escreveu:haver há. não "automóveis", mas empilhadores e afins. a mecânica geral é simples. qq bom técnico de manutenção industrial faz isso.
o meu medo é aquilo que eles não dizem. as "peças" de desgaste, quanto custam, quanto tempo duram, etc...
Cumps Inovadores
-
itisix
- Membro Silver

essencialmente pneus e escovas do motor. mas tb o próprio motor tem desgaste.jmal Escreveu:desgaste...eléctrico...onde ?????itisix Escreveu:haver há. não "automóveis", mas empilhadores e afins. a mecânica geral é simples. qq bom técnico de manutenção industrial faz isso.
o meu medo é aquilo que eles não dizem. as "peças" de desgaste, quanto custam, quanto tempo duram, etc...
-
jmal
- Membro Platinium

pneus ????????????????itisix Escreveu:essencialmente pneus e escovas do motor. mas tb o próprio motor tem desgaste.jmal Escreveu:desgaste...eléctrico...onde ?????itisix Escreveu:haver há. não "automóveis", mas empilhadores e afins. a mecânica geral é simples. qq bom técnico de manutenção industrial faz isso.
escovas de motor ainda vá lá, mas ai fim de quantos anos, e o motor tem desgaste, onde, se me disseres que é nas escovas eu passo-me.
neste novos modelos de carros que estão a sair utilizam-se motores ac de indução e brushless, como tal não têm escovas, as escovas passam a ser feitas por transistores de potência chamados mosfet's e igbt's, em caso de dúvidas nestes estou ao dispor, tou a desenvolver controladores para brushless.
-
itisix
- Membro Silver

ok, ok, não batam mais
é mais uma questão de desconhecimento dos eventuais custos que possam haver. não me levem a mal, mas eu desconfio sempre muito daquilo que os vendedores/empresas dizem (e o que não dizem).
um carro "normal" dura muitos mil km. será que um carro eléctrico dura p.e. 100.000 kms?
é mais uma questão de desconhecimento dos eventuais custos que possam haver. não me levem a mal, mas eu desconfio sempre muito daquilo que os vendedores/empresas dizem (e o que não dizem).
um carro "normal" dura muitos mil km. será que um carro eléctrico dura p.e. 100.000 kms?
-
jmal
- Membro Platinium

não tenhas problemas, estamos a falar apenas, quanto a mim o único senão são mesmo as baterias, os motores eléctricos são eternos.itisix Escreveu:ok, ok, não batam mais
Cumps Inovadores
-
Bluesky
- Membro Platinium

tanto a travagem regenerativa como os paineis solares on-board metem "gasolina" de volta na bateria. o funcionamento de um motor electrico é muito mais frio que um motor a explosão, logo muito mais eficiente. mais, quando se faz a travagem regenerativa utiliza-se o motor como travão, logo nao se gasta as pastilhas e o motor é agora um gerador que alimenta os ultracondensadores.um carro "normal" dura muitos mil km. será que um carro eléctrico dura p.e. 100.000 kms?
não tenhas problemas, estamos a falar apenas, quanto a mim o único senão são mesmo as baterias, os motores eléctricos são eternos.
agora tomem atenção, quando a gm removeu o ev-1 do mercado nao pretendendo vender nenhum dos seus veiculos a particulares, declarando que nao poderia garantir a manutenção (lol) e tinha que abater todos aqueles carros novos, a principal razão não era a gasolina que aqueles felizardos donos nao teriam de gastar ate ao resto das suas vidas. nao. o que a gm temia acima de tudo era o conhecimento que ganhariam os proprietarios dos ev-1 no que toca à robustez e a enorme fiabilidade dos veiculos electricos, que lucrariam com uma looooooonga longevidade e uma reduzida manutenção, experiencia essa que os deixaria transtornados (mal habituados) para o resto da vida. a robustez e a baixa manutenção de um ev é um desastre para o negocio das peças tambem, logo para os proprios construtores, pois para eles esse negocio é maior que a propria venda de carros novos.
o outro medo era alguem copiar o ev-1 e aproveitar os inumeros anos de boa pesquiza e começar (muito bem) a replicar a ideia, pois se nao damos uso (mas é nosso) só temos de ser porcos e rebentar com tudo para garantir que aquela pesquiza toda nunca aconteceu. por isso os modelos cedidos as faculdades e museus foram despojados da sua parte electronica "inteligente". agora já sabem. a estupidez humana é uma estupidez lógica, como nao poderia deixar de ser, e é a resultante de dois vectores: a ganância e o egoismo. a sua manisfestação é a prepotência. #