Veiculos 100% electricos
-
edupatorod
- Patrocinador Master

- Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm
legalização de EVs alterados
pois é,
só não se consegue legalizar um carro que foi alterado de motor a combustão para motor eléctrico.
vamos gastar dinheiro a alterar o veículo e depois deixamos de poder andar com ele nas estradas. não tem utilidade, a meu ver.
cumprimentos,
eduardo
http://www.ecomotores.com
só não se consegue legalizar um carro que foi alterado de motor a combustão para motor eléctrico.
vamos gastar dinheiro a alterar o veículo e depois deixamos de poder andar com ele nas estradas. não tem utilidade, a meu ver.
cumprimentos,
eduardo
-
TOZEVE
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
Re: legalização de EVs alterados
quer dizer , eu contactei a dgv e foi-me dito que se podia depois de se fazer a inspeccao especial ao carro e tendo as facturas do motor...edupatorod Escreveu:pois é,
cumprimentos,
eduardo
agora tambem é verdade que que ainda não o fiz mas faco tencoes de o fazer
-
TOZEVE

este foi o peixe que me venderam, agora só espero é realmente quando chegar o dia d, conseguir fazer a inspeccao especial e legalizar o carro.
v15 - substituição de motor
sem alteração das características técnicas (por motor igual ao de origem)
documentos necessários:
- impresso modelo 1402
- documento comprovativo da origem e propriedade do motor
- documento de identificação do veículo (livrete+título de registo de propriedade ou certificado de matrícula)
- documento de identificação do requerente (ou fotocópia)
- taxa: € 46
com alteração das características técnicas
documentos necessários:
- impresso modelo 1402
- documento alfandegário (dav) comprovativo da regularização do imposto automóvel (só aplicável nos automóveis ligeiros quando se verifique um aumento de cilindrada)
- documento de identificação do veículo (livrete+título de registo de propriedade ou certificado de matrícula)
- taxa: € 150
o veículo será inspeccionado pelos serviços da dgv
http://www.dgv.pt/faq/veiculos_2.asp#v14
v15 - substituição de motor
sem alteração das características técnicas (por motor igual ao de origem)
documentos necessários:
- impresso modelo 1402
- taxa: € 46
com alteração das características técnicas
documentos necessários:
- impresso modelo 1402
- documento alfandegário (dav) comprovativo da regularização do imposto automóvel (só aplicável nos automóveis ligeiros quando se verifique um aumento de cilindrada)
- taxa: € 150
-
Njay
- Membro Gold

- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
por curiosidade, disseste-lhes que ias colocar um motor eléctrico ou disseste apenas que ias trocar de motor?tozerrvm Escreveu:este foi o peixe que me venderam, agora só espero é realmente quando chegar o dia d, conseguir fazer a inspeccao especial e legalizar o carro.
(...)
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Aprilia RS125e
-
TOZEVE

sim disse que ia ser electrico, agora isto foi tudo por telefone , vamos la ver se não corre mal.njay Escreveu:por curiosidade, disseste-lhes que ias colocar um motor eléctrico ou disseste apenas que ias trocar de motor?tozerrvm Escreveu:este foi o peixe que me venderam, agora só espero é realmente quando chegar o dia d, conseguir fazer a inspeccao especial e legalizar o carro.
(...)
-
TOZEVE

muito obrigadoj_r_m_c Escreveu:tenho um conhecido na dgv
ele está de férias mas no inicio do ano ligo-lhe a perguntar
as duas situações:
-troca de motor
-ev de raiz
só devo receber o motor lá para marco mas já estou de volta dele para evitar problemas de montagem.
lá para abril já queria ter o carro a andar...e legalzinho.
estou a preparar a caixa de velocidades e o acupolamento do motor a caixa.
para alem disso vou meter a frente toda nova.
vai ficar um 126 todo pipi.
-
Bluesky
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
eu espero que eles tenham a inteligencia suficiente para nao ilegalizarem o carro electrico, pois o meu proximo tambem terá um motor electrico. em relação ao mencionado parece-me que fala em cilindrada, por isso penso que a ideia do legislador seria a troca de um motor de combustão por outro. a mesma situação ainda se passa com o selo automovel, chega até a ser comico a tributação dos veiculos electricos - consultem a tabela (e deveria ser isento). é igualmente triste devido à extrema ignorancia de quem define essa tributação. como eu já mencionei noutros topicos, nem sequer todos os engenheiros (sobretudo os mecanicos) estão habilitados para darem pareceres sobre os veiculos electricos. somente os engenheiros electrotecnicos e os fisicos nucleares o estão, atendendo que se pretenda realmente fazer um trabalho como deve ser. feliz natal.
#
#
-
Njay
- Membro Gold

é um pouco estranho ser assim "tão simples", porque há sistemas que dependem do motor de combustão e que têm que ser tornados eléctricos. das duas, uma: ou na dvg não souberam informar bem ou então não têm conhecimentos para avaliar na totalidade a conversão em eléctrico, mas "à bom português" olham pó motor e tá feito! tou bastante curioso para ver...
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
oi, não sei se ajuda mas encontrei isto na http://www.apve.pt em documentação;
[/url]
Código: Selecionar todos
processo de homologação de veículos eléctricos em portugal
processo de homologação de veículos eléctricos em portugal é um processo que, devido ao escasso número de veículos disponíveis, não está minimamente institucionalizado.
assim para a homologação de veículos eléctricos, o processo é o seguinte:
veículos não matriculados anteriormente noutro país
* todos os veículos terão de cumprir as directivas europeias de homologação de veículos ligeiros a qual foi transposta para a lei nacional através da portaria nº 517-a/96 de 27/9( em anexo ), à excepção daquelas características que sejam só destinadas a veículos de propulsão térmica.
* a portaria acima referida é alterada pelas portarias nº 489/97 de 15 de julho e 1080/97 de 29 de outubro.
* se a homologação se aplicar a um reduzido número de unidades deverão ser solicitados processos de homologação individuais, sendo estas homologações realizadas nos nos serviços regionais da dgv.
* a matriculação- fase posterior à homologação do veículo, é igualmente realizada nos serviços regionais da dgv.
veículos matriculados anteriormente noutro país:
* o veículo ao entrar no pais é sujeito ao processo de homologação nacional, depois de concluído todo o processo de legalização alfandegária.
* se o processo de homologação tiver sido realizado num pais europeu que cumpra a mesma directiva europeia pela qual a homologação em portugal se rege, proceder-se-à apenas a um registo informático desse mesmo veículo, tendo em vista a sua inclusão em território nacional. este registo será realizado nos serviços centrais da dgv.
* caso se trate de uma homolagação de carácter individual, deverá ser solicitada nos serviços regionais da dgv.
* após a realização da homologação será, então, atribuída a matricula que permitirá a um veículo a circulação na via pública. como já foi referido, o processo de matricula do veículo será realizado nos serviços regionais da dgv.
-
TOZEVE

escolhi o 126 por 2 rasoes.njay Escreveu:é um pouco estranho ser assim "tão simples", porque há sistemas que dependem do motor de combustão e que têm que ser tornados eléctricos. das duas, uma: ou na dvg não souberam informar bem ou então não têm conhecimentos para avaliar na totalidade a conversão em eléctrico, mas "à bom português" olham pó motor e tá feito! tou bastante curioso para ver...
1-tenho 2
2-não tem servofreio nem direccao assistida (-2problemas)
este e mesmo um carro barato e simples de converter.
-
celsomenaia
- Membro Silver

- Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
boas..
quanto ao meu carro, não foi legalizado, já que não tem inspecções, e é só mesmo para dar aqui umas voltinhas pela terrinha, de resto tem seguro e tudo, no livrete é que continua a dizer gasoleo como combustivel
bem isto tá tudo encaminhado, para começar com o 2º carro, ainda não tenho é quase nada defenido, nem sequer carro, , mas este já seria um carro "normal" e portanto para legalizar
já tenho alguns pontos defenidos para o 2º carro:
- motor/controlador de indução, quase certo ser da siemens
- baterias de litio, autonomia para 160-200km, para ver se dá para ir de lisboa aqui a ponte de sor (155km)
tambem gostei dos motores/controladores da uqm
mas aqui vão os preços para os curiosos
-powerphase75 - 20000 $ usd
-powerphase100 - 29000 $ usd
-powerphase150 - 38000 $ usd
são muito caros !!, é claro se quiserem mil !!! , para compras de volume custa 1/5 do preço
cumprimentos
quanto ao meu carro, não foi legalizado, já que não tem inspecções, e é só mesmo para dar aqui umas voltinhas pela terrinha, de resto tem seguro e tudo, no livrete é que continua a dizer gasoleo como combustivel
bem isto tá tudo encaminhado, para começar com o 2º carro, ainda não tenho é quase nada defenido, nem sequer carro, , mas este já seria um carro "normal" e portanto para legalizar
já tenho alguns pontos defenidos para o 2º carro:
- motor/controlador de indução, quase certo ser da siemens
- baterias de litio, autonomia para 160-200km, para ver se dá para ir de lisboa aqui a ponte de sor (155km)
tambem gostei dos motores/controladores da uqm
são muito caros !!, é claro se quiserem mil !!! , para compras de volume custa 1/5 do preço
cumprimentos
-
Njay
- Membro Gold

pois.... fora o iva, transporte e taxas alfandegárias...celsomenaia Escreveu:(...) tambem gostei dos motores/controladores da uqm
são muito caros !!, (...)
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
edupatorod
- Patrocinador Master

meus amigos,
tb eu já perguntei a dgv e depois de muito telefonema e muita dor de cabeça consegui falar com alguem da dgv que percebia realmente do que estava a falar.
o que me foi dito, foi que, é possivel sim legalizar um veículo alterado, isto é, um veículo em que foi substituido o motor a combustão por um motor eléctrico, mas o fabricante tem que autorizar essa alteração e/ou tem que dizer em que moldes se pode fazer essa alteração.
isto é o fabricante tem que fornecer documentação que diga detalhadamente como é que se vaio fazer essa alteração.
deopis de ouvir isto, pensei um bocado e não foi preciso perguntar a mais ninguem para exclarecer esta questão.
os veículos que estão legais com motores a combustão, são homolgados pelos fabricantes. isto é os fabricantes tem que homolgar os seus veículos para que eles possam andar na estrada. portanto fazem testes de segurança e todos os testes exigidos pela dgv para que os veículos possam circular.
ora se vamos alterar o motor (que é uma parte fundamental do veículos) os fabricantes ja não vao garantir as mesmas condicoes de segurança que os veiculos tinham quando tinham motores de combustao.
portanto meus amigos... os carros com motores a gasolina são homologados com esse mesmo motor... se o alteramos (trocando o motor) o fabricante tem que o autorizar para que a homologação continue válida..
agora cá entre nos... klaro que o fabricante n tem qualquer homologação para troca de motor por eléctrico, e nunca vão conseguir autorizacao por parte do fabricante para fazer essa alteração...
isto é, poder alterar podem... só que depois não o conseguem legalizar.
o que a dgv vos disse... isso dos modelos mil e tal... e do peixe que vos venderam... são pessoas que não sabem... são uns trengos que estão lá a atender que num sabem leis nenhumas. apenas dizem-vos aquilo que lhes mandaram dizer. se perguntaram lá aos engenheiros da dgv... vão ver que só mesmo com autorização dos fabricantes.
se querem fazer alguma alteração do motor, confirmem primerio na dgv se podem legalizar... se poderem... digam-me que arranjo já 10 carros para alterar e vendo-os jaaaa.
não é por acaso que até agora ninguém tem carros legais com motor electrico aletrado.
abraço.
eduardo
ecomotores.com
tb eu já perguntei a dgv e depois de muito telefonema e muita dor de cabeça consegui falar com alguem da dgv que percebia realmente do que estava a falar.
o que me foi dito, foi que, é possivel sim legalizar um veículo alterado, isto é, um veículo em que foi substituido o motor a combustão por um motor eléctrico, mas o fabricante tem que autorizar essa alteração e/ou tem que dizer em que moldes se pode fazer essa alteração.
isto é o fabricante tem que fornecer documentação que diga detalhadamente como é que se vaio fazer essa alteração.
deopis de ouvir isto, pensei um bocado e não foi preciso perguntar a mais ninguem para exclarecer esta questão.
os veículos que estão legais com motores a combustão, são homolgados pelos fabricantes. isto é os fabricantes tem que homolgar os seus veículos para que eles possam andar na estrada. portanto fazem testes de segurança e todos os testes exigidos pela dgv para que os veículos possam circular.
ora se vamos alterar o motor (que é uma parte fundamental do veículos) os fabricantes ja não vao garantir as mesmas condicoes de segurança que os veiculos tinham quando tinham motores de combustao.
portanto meus amigos... os carros com motores a gasolina são homologados com esse mesmo motor... se o alteramos (trocando o motor) o fabricante tem que o autorizar para que a homologação continue válida..
agora cá entre nos... klaro que o fabricante n tem qualquer homologação para troca de motor por eléctrico, e nunca vão conseguir autorizacao por parte do fabricante para fazer essa alteração...
isto é, poder alterar podem... só que depois não o conseguem legalizar.
o que a dgv vos disse... isso dos modelos mil e tal... e do peixe que vos venderam... são pessoas que não sabem... são uns trengos que estão lá a atender que num sabem leis nenhumas. apenas dizem-vos aquilo que lhes mandaram dizer. se perguntaram lá aos engenheiros da dgv... vão ver que só mesmo com autorização dos fabricantes.
se querem fazer alguma alteração do motor, confirmem primerio na dgv se podem legalizar... se poderem... digam-me que arranjo já 10 carros para alterar e vendo-os jaaaa.
não é por acaso que até agora ninguém tem carros legais com motor electrico aletrado.
abraço.
eduardo
ecomotores.com
-
edupatorod
- Patrocinador Master

já agora...
o sr que disse anteriormente que tinha seguro e tudo no carro alterado para motor eléctrico...
acredito que o tem... agora a companhia de seguro passou esse seguro baseado no librete do carro(doc. unico automovel)... como no dua do carro está motor a gasoleo... o seguro está feito para o carro com motor a gasoleo.
se a policia o manda parar e lhe ve o dua, e depois vê que o carro ja n tem motor de combustão ... e está a circular na estrada com o motor electrico... apreende-lhe o carro e penso que ainda pode levar uma multa por conduzir com carro não homologado.
não estou a criticar o sr... pq eu acho muito bem que hajam carros eléctricos e que se abandone os motores a combustão... mas a polícia n perdoa...(pode perdoar nas primeiras vezes) mas mais tarde ou mais cedos somos apertados... e aí num há volta.
abraço,
eduardo
ecomotores.com
o sr que disse anteriormente que tinha seguro e tudo no carro alterado para motor eléctrico...
acredito que o tem... agora a companhia de seguro passou esse seguro baseado no librete do carro(doc. unico automovel)... como no dua do carro está motor a gasoleo... o seguro está feito para o carro com motor a gasoleo.
se a policia o manda parar e lhe ve o dua, e depois vê que o carro ja n tem motor de combustão ... e está a circular na estrada com o motor electrico... apreende-lhe o carro e penso que ainda pode levar uma multa por conduzir com carro não homologado.
não estou a criticar o sr... pq eu acho muito bem que hajam carros eléctricos e que se abandone os motores a combustão... mas a polícia n perdoa...(pode perdoar nas primeiras vezes) mas mais tarde ou mais cedos somos apertados... e aí num há volta.
abraço,
eduardo
ecomotores.com