Energia solar termodinamica é energia solar???

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
Afonso
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta dez 21, 2007 10:58 am

Energia solar termodinamica é energia solar???

Mensagem por Afonso »

facto: bomba de calor termodinamica geotermica
facto: é geotermica porque retira calor do solo
facto: bomba de calor termodinamica solar
facto: ????????????
é preciso fazer um desenho?

jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm

Mensagem por jcn.jnunes »

essa pergunta já foi respondida vezes sem conta neste fórum...

a questão é à luz da lei ou não?

se sim, então a resposta é não! não é energia solar.
o decreto-lei 80/2006 obriga a que os painéis solares sejam certificados como tal; os sistemas termodinâmicos não têm essa categoria de certificação (se é que têm alguma). mesmo os painéis solares não certificados, não são aceites pelo referido decreto-lei.

se não, então pelas leis da física, tudo o que apanha sol está a receber energia solar, óbvio.

repare-se é que esses sistemas "solares" termodinâmicos não necessitam minimamente de sol para funcionarem. na realidade, funcionam melhor num local ventoso que ao sol. com vento, as trocas energéticas entre a superfície dos painéis e o ar é mais eficaz. estes sistemas não passam de sistemas de bomba de calor; só que em vez da unidade exterior ser igual à dos ar-condicionados, é um painel não ventilado.

esta resposta pode ser confirmada pelo ineti (agora lneg) que é quem dá os pareceres técnicos, nesta matéria, à adene.

cumps
João Nunes

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

epa! já q tu é q és o técnico com a sapiência toda e nós somos os engºs tugas de trazer por casa explica lá então como deve ser se não é como o nunes disse. explica sff o funcionamento da geringonça que eu até tou curioso de ouvir pra aprender também a tua interpretação!

cumps!

Autor do tópico
Afonso
Membro Silver
Membro Silver

Resposta aqui ao Eng.

Mensagem por Afonso »

sabes como funciona uma bomba de calor termodinamica geotermica?
sabes como funciona um minibar de um hotel?
sabes como funciona um frigorifico de campanha (ultramar)
tem tudo a ver.[/b]

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

pelos exemplos q deste foram os mesmos q o jcnunes deu noutro topico sobre o mesmo assunto por isso vou presumir q concordas, já q não te estendes na explicação da materia concretamente sp q te é pedida sinteticamente...

cumps!

Autor do tópico
Afonso
Membro Silver
Membro Silver

Resposta sintetica

Mensagem por Afonso »

um minibar ou frigorifico não tem compressor
a unica forma de movimentar o gás (amoniaco) é com uma resistencia para fazer com que o gaz circule e passe de diferentes estados de gasoso a liquido e de liquido a gasoso para arrefecer o interior do frigorifico, utiliza-se este sistema para não fazer ruido dentro dos quartos de hotel.
um frigorifico de campanha no ultramar utilizava uma lamparina a oleo para fazer o mesmo efeito de resistencia.
no caso do equipamento solar termodinamico utiliza o sol como componente, mais um componente electrico um compressor.
o fenomeno é este:
com o teu frigorifico a trabalha colocas um termometro no condensador, depois abres a porta do teu frigorifico, verás que ao entrar ar quente do ambiente no interior do frigorifico a temperatura do condensador sobe.
penso que esta demonstrado o efeito termodinamico de forma a todos perceberem.
quanto mais temperatura no exterior, menos o compressor trabalha para aquecer agua de um sistema de aqs termodinamico.
um bom natal a todos

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

concordo com o q dizes sobre quanto maior a temperatura exterior menos compressor trabalhar, isso acontece com tds os sistemas de aqs e aquecimento central (quanto maior calor há menos o sistema gasta energia) até porque nós só precisamos de calor quando menos o temos na natureza, daí precisarmos dele não é?
percebi o principio q falas, mas repara q nem todos os frigorificos prescindem de compressor pois o meu já precisou de levar um novo (o frigo é antigo já, se calhar os modernos já n levam).

cumps!

Autor do tópico
Afonso
Membro Silver
Membro Silver

Resposta ao to ze

Mensagem por Afonso »

o compressor tambem avaria isso é obvio
mas se calhar passo a esplicar como funciona um equipamento basico energie
tens um termoacumulador de 300 litros que precisas de aquecer certo?
com uma bomba de calor poderias aquecer em 2 horas de quisesses.
mas o objectivo não é esse.
o objectivo é que o sol tenha intervenção
por isso colocamos um compressor menos potente, no caso, que demore nas piores das condições 6 horas a aquecer 300 litros de agua, isto com uma temperatura exterior de 5 ºc ,acima desta temperatura diminui ao tempo de trabalho de compressor, o rendimento do compressor vai aumentando conforme a temperatura exterior aumenta(painel solar ), em vez de aquecer em 6 horas aquece em 4 horas, menos trabalho menos consumo.o principio é este.

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

sim eu compreendo q assim a componente da temp exterior pode ter mais influencia e rendimento mas tanto dá pra pior como para melhor, imagina q ela desce no espaço dessas 6h em vez de subir? n seria melhor aproveitar o compressor para circular com + potencia o fluido nessas alturas tipo na primeira hora e menos na altura em q a temp exterior estivesse menos favorável? não só se aproveitava melhor a temp exterior do momento em q estava mais alta mas também tinha mais conforto porque aquecias a água em menos tempo 4h ou 6h para aquecer águas dos banhos qd keres tomar banho é uma eternidade.
imagina q falha a luz e a temp da água desceu mt, ou q por algum motivo alguém gastou a água toda e precisas de tomar banho rápido pq tens um compromisso uma hora q seja já me parece complicadas numa altura dessas, não achas?

cumps!

Autor do tópico
Afonso
Membro Silver
Membro Silver

energia solar não é para todos

Mensagem por Afonso »

para esse tipo de exigencia deixa-te estar com a caldeira

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

repara q quem compra quer ter o máximo conforto e economia.
se paga um sistema mais caro espera q ele tenha melhor conforto que o sistema mais barato. é a regra de quem compra.
agora se a economia vier à custa de um preço mais elevado a redução do conforto para quem utiliza torna-se complicado.

cumps!

Autor do tópico
Afonso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Afonso »

este tipo de sistema consgue ter agua á noite quando chegas a casa e de manha com um custo muito reduzido 5 euros nas piores das condições a gastares 400 litros de agua por dia, para os mais exigentes tem um equipamento que recupera os mesmo 400 litros em 3 horas portanto poderás tomar nbanho a meio do dia ou da noite, para teres ás horas que pretendes terá que compratr um esquentador, não conheço mais nenhum equipamento para uma melhor resposta.

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

5€ por dia para aquecer 400l de água? ou 5€ por mês para aquecer 400l de água tds os dias?
se está a dizer por mês, 5€ de electricidade são aproximadamente 45kw tendo em conta o preço de 0.11€ por kw, 45kw/30dias=1.5kw/dia dava um gasto de 1.5kw por dia, o q seria o mesmo q dizer q o sistema por dia com o compressor de 600w(potencia minima absorvida segundo o site da energie) 1.5kw/0.6=2.5horas funcionaria 2.5horas apenas por dia para esse custo ao fim do mês ser possível. quando se gastam 400l e me está a dizer q demora 3h a aquece-lo as contas são optimistas para aquecer 400l ou tou errado? pois o compressor para aquecer esse tipo de quantidade de água demorará mais horas do q as 2.5h previstas para cada dia(gastaria pelo menos 3h esquecendo perdas de calor no depósito e contando q ele só akecia a água uma vez e ela se mantinha sp à mm temperatura o q n é de sobremaneira verdade no mundo real).gastaria para 400l à volta de 3-4h por dia fazendo uma relação directa, tendo em conta q esse sistema rápido q fala tem deposito de 300l o deposito seria aquecido 2x durante o dia o q ainda pioraria as contas e concerteza q concorda os consumos.
no cenário demasiado optimista dava perto de pelo menos +20% do consumo q falou ao fim do mês pois demorava pelo menos mais 30min por dia do q as 2.5h previstas para ter o custo de 5€/mês (não contanto q ele teria q aquecer 2x água durante o dia para fazer os tais 400l dado o depósito ser de 300l mesmo q gastasse 200+200 ou 300+100 ou qq combinação, tirando perdas de calor para o ambiente q existem sempre por mt bem isolado q tudo esteja no deposito e não são desprezaveis, qt mais água acumulada pior é). já agora essas 3h são para que temperatura de água da rede? os 14-15 graus "standard" ou os mais realistas 8-10graus nesta altura do ano?
não tou a dizer q existem sistemas q o fazem melhor ou por menos € apenas q as contas q fizeste n são tão baixas quanto estavas a dizer para esse tipo de utilização.parece-me até umas contas razoáveis dada a utilização "intensiva" do sistema, mas qt custa um eco300is montado no sitio, sistema energie +mão de obra, suporte e fixação dos paineis, tubagem necessária, material extra, etc?eu procurei na net e encontrei para o 300is o preço de 3450€sistema+550€ montagem tudo sem iva o q dava 4000€+12%iva(penso q n paga 21%)=4480€ e só aquece aqs (a tabela de preços q vi foi esta: http://www.enat.pt/downloads/tabela-energie-aqs.pdf).
vamos fazer uma conta "estupida" vamos presumir q o eco300is não gasta energia q é só o custo de aquisição e n pagamos mais nada, uma caldeira como a minha para o uso q eu faço para 5 pessoas, gasto à volta de 15€ em média por mês para aquecer a água dos banhos contas feitas no meu caso real n faço ideia de qts litros o sistema aquece(nos meses de verão de abril a setembro em q normalmente se tomam mais banhos até gasta 11€/mês em média contas feitas neste ano de 2007), ao fim do ano daria 180€(15€x12meses) em aquecimento de aqs, tendo em conta q a caldeira q dá tb para akecimento central custa menos 2mil€ q o eco300is, temos q recuperar essa diferença de custo, então para tal consideramos q o eco300 não gasta qq energia.

180€/ano é o custo de aqs na caldeira
2mil € pra recuperar...ao fim de 11 anos seriam recuperados 1980€...pressupondo q o energie não gasta nada o q tb n é verdade...
se considerarmos q não temos sistema nenhum e a indecisão cair entre um esquentador inteligente a gás propano de 500€(um esquentador topo de gama com controlador digital e temporizador, regulador e aprendizagem da utilização habitual no agregado familiar por lógica fuzzy) q seja a gastar 250€/ano em gás (é demasiado gás mas vou considerar 1 caso mesmo mau, se gastares 2 garrafas de 45kg das grandes por ano são 130€ e é mais do q suficiente se for so para aqs de uma casa com 4-5pessoas) repara q a diferença são 4mil€ na aquisição (entre um esquentador e um eco300is) demoras mts mts anos (4mil€/250€=16 anos) a abater o preço do investimento n concordas? e tendo em conta q o energie não gastaria energia o q como já disse n de todo verdade mas era pra fazer o cenaŕio mais optimista possivel...nem gastas 250€ de gás só para aqs(se cozinhares a gás +aqs gastas +/- isso num ano, mas temos q ver o custo só para aqs pq o eco300is tb n cozinha né?) supondo q gastavas 2 garrafas das grandes q é aqs à fartazana dava à volta de 130-140€/ano mas já estava a dar uma margem mt elevada (mais de 100€/ano) para mostrar q o tempo de abatimento é realmente mt alargado mesmo q o gás suba bastante...

é possivel ligar em serie à saída do sistema energie um esquentador de chama modulante para estes casos em q n keres esperar q a água aqueça? q cuidados são necessários na instalação? está prevista a montagem de um esquentador desses caso o cliente pretenda?
já agora por exemplo alguém com um sistema diesel ou a gás q vantagens tem em juntar um sistema energie ao sistema já existente? de q molde é feita a integração? é possivel por exemplo qd n tiver água quente no energie por excesso de consumo usar a caldeira automaticamente ou tenho q andar a abrir e a fechar valvulas de passagem para comutar o circuito manualmente?

repara q reduzir na potencia para ter mais economia é enganador por vezes(não quer dizer q seja este o caso), olha pra este exemplo: tu com um aquecedor de 1kw consegues colocar uma determinada divisão à temperatura de 20º no entanto sabes q demoras metade do tempo se usares um de 2kw, se calhar o de 1kw até dá para manter a temperatura uma vez lá chegar, no entanto é tudo uma questão de conforto se calhar o de 2kw recupera 1grau de descida em 30min e o de 1kw recupera em 1h, durante essa subida obviamente consumiste a mesma energia para fazer o mesmo trabalho 1kw*1h e 2kw*0.5horas. porque o de 2kw esteve ligado 30min e parou de aquecer porque atinge a temperatura desejada da sala e o de 1kw esteve ligado durante o dobro do tempo até libertar o mesmo calor pra aquecer a sala, estás a compreender o meu ponto de vista? para fazer o mesmo trabalho a fisica diz q gastas a mesma energia, claro q se usares menos potencia para fazeres o mesmo trabalho demorarás mais tempo mas para cumprir a mesma missão gastas a mesma energia contas feitas ao fim do horizonte temporal.

opa desculpa as perguntas mas eu como já deves ter reparado gosto de saber cada sistema como funciona.

cumps!

Autor do tópico
Afonso
Membro Silver
Membro Silver

Até estou confuso

Mensagem por Afonso »

não sei de onde tiraste que o compressor era de 600 watts, não o é.
é de 390 w x 6 h é igual a 2.340kw x 11 centimos x 30 dias dá mais ou menos igual a 7.72 euros por mês, isto com uma temperatura exterior de 5ºc sem vento (convecção).
estou a falar num caso extremo. a uma temperatura de 10ºc exterior vai mais ou menos para os 5 euros.

Curioso
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jun 20, 2007 9:29 pm

Re: Até estou confuso

Mensagem por Curioso »

afonso Escreveu:não sei de onde tiraste que o compressor era de 600 watts, não o é.
é de 390 w x 6 h é igual a 2.340kw x 11 centimos x 30 dias dá mais ou menos igual a 7.72 euros por mês, isto com uma temperatura exterior de 5ºc sem vento (convecção).
estou a falar num caso extremo. a uma temperatura de 10ºc exterior vai mais ou menos para os 5 euros.
gostava que fosses mais claro no que referes afonso.

qual a diferênça de temperatura no interior do depósito?? e volume de agua diária??

qual é a perda térmica do depósito de acumulação??

em que condições de temperatura se encontra o local onde se encontra o acumulador montado???

qual a temperatura de entrada no evaporador (ou painel solar térmodinâmico), temperatura de saida, temperatura de entrada no condensador e temperatura de saida... ou melhor ser mais claro sem tretas de vendedor...

á coisas que não conseguimos contrariar muito na termodinâmica e em especial no ciclo de carnot...

cumprimentos
mera curiosidade
Be Smart Be You!!!

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

estava a falar do eco300is como disse no post acima, só q n reparaste concerteza.
6h pra akecer água é 1/4 do dia...parece-me surreal no mínimo...daí ter considerado o de 3h mas ainda bem q falaste nisso pq lá está aquilo q te disse sobre a potência e trabalho sendo 300w ou 600w a diferença é só o tempo q demora a aquecer em termos de consumo no mm sistema vai dar qs ao mesmo. repara q eu disse q era um incremento de 25% no cenário optimista em relação ás contas q tu fizeste, 5€x1.25=6.25 até menos do q os 7€ q disseste para o de 300w. como vês a diferença de potencia n deu diferença de consumo apenas no tempo(conforto) de aquecimento do sistema..
no entanto o q eu também te chamei a atenção é q para aquecer 400l como tinhas dito com um sistema desses precisavas de aquecer um deposito (300l) mais 1/3 (100l), o q obviamente n dariam as contas q estavas a fazer pois o sistema n funcionaria só essas horas mt menos em situações de baixas temperaturas..

cumps!

Curioso
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Curioso »

toze_feup Escreveu:estava a falar do eco300is como disse no post acima, só q n reparaste concerteza.
6h pra akecer água é 1/4 do dia...parece-me surreal no mínimo...daí ter considerado o de 3h mas ainda bem q falaste nisso pq lá está aquilo q te disse sobre a potência e trabalho sendo 300w ou 600w a diferença é só o tempo q demora a aquecer em termos de consumo no mm sistema vai dar qs ao mesmo. repara q eu disse q era um incremento de 25% no cenário optimista em relação ás contas q tu fizeste, 5€x1.25=6.25 até menos do q os 7€ q disseste para o de 300w. como vês a diferença de potencia n deu diferença de consumo apenas no tempo(conforto) de aquecimento do sistema..
no entanto o q eu também te chamei a atenção é q para aquecer 400l como tinhas dito com um sistema desses precisavas de aquecer um deposito (300l) mais 1/3 (100l), o q obviamente n dariam as contas q estavas a fazer pois o sistema n funcionaria só essas horas mt menos em situações de baixas temperaturas..

cumps!
caro toze,

e se esse equipamento que refere não conseguir atingir a temperatura e o seu trabalho for 24h/dia??? que é possivel acontecer...

como é??? continua-se a falar na banha da cobra ou vamos ser realistas???

vamos falar de realistas por exemplo:

http://www.certitempo.pt/html/produtos_ ... wp30h.html

segundo os dados referidos que são nitadamente claros e não banha da cobra:

este equipamento tem um consumos de 610watts/h produz 1870watts/h nas condições referidas que por vezes está muito abaixo da realidade de qualquer casa no seu interior.

tendo um volume de 300l de água com um diferença de temperatura de 30ºc ou seija tinha 15ºc e quero obter 45ºc necessito de dispender +/- 10,5kw para aquecer esse mesmo volume, se este equipamento produz 1,87kw/h dispendo +/- 5,6horas para atingir o objectivo e consumo de energia electrica 3,4kw por cada 300l de água nestas condições.

resumindo:

300 litros com diferença de temperatura de 30ºc consome de energia electrica por dia 3,4kw que representa consumo -> 0,366€ dia
para 365 dias para esse uso diario teria um consumo anual de -> 133,59€ (tarifário a cheio)

acho que assim somos claros com base de algo concreto e não abstrato.

cumprimentos
curioso
Última edição por Curioso em terça dez 25, 2007 11:50 pm, editado 2 vezes no total.
Be Smart Be You!!!

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

opa eu n tou a dizer q n trabalhará todo o dia. eu nem conheço mt bem o sistema estava a indagar qq coisa sobre o sistema com o afonso.
no entanto só estava a mostrar ao afonso q mesmo q a situação seja como ele diz em termos de funcionamento existem condicionantes q mesmo sem conhecer o sistema eco300is me levam a dizer q as contas são demasiado optimistas só isso.
estava somente a mostrar um ponto de vista como já disse acima.
para além disso já mostrei acima ainda pior q isso é q mesmo q o sistema n gaste nada o preço tornam a aquisição para quem souber fazer contas proibitiva...

quanto ás contas do curioso parecem-me ser bastante mais realistas de facto sobretudo a nível do cop, mesmo n contando com perdas q são sempre mt relativas mas q existem dá pra ter uma ideia do valor + real.mas mostram q o consumo dos sistemas ditos económicos também n é de desprezar embora estejamos a ver casos de bastante consumo em situações frias q é qd + precisamos de akecer.

de qq forma continuo a dizer q estes sistemas em comparação com o sistemas tradicionais de esquentador inteligente ou para quem já tem caldeiras a diesel (meu caso desde há 10 anos - tendo-me registado no forum para procurar alternativas mais agradáveis e menos dependentes dos árabes e especulações, ainda n encontrei a melhor pra mim ou q reunisse os predicados q procuro q era n perder o conforto q tenho neste momento e abater o investimento em tempo util) bem montadas e um sistema bem projectado tornam o abatimento mt prolongado devido aos custos elevadíssimos e é necessário q os combustiveis subam muito para valerem a pena ou terem um abatimento em poucos anos q eu considero ser abaixo de 5 anos, 3-4 anos ficava mais contente já.
reparem q no caso do esquentador só se aquece o q se consome, e no caso da caldeira o volume do acumulador é mt pekeno comparativamente (a minha caldeira é de 44kw e o deposito é de 100l apenas) reduzindo o volume de água a akecer e a manter quente caso existam periodos de menor utilização reduzindo perdas e economizando no volume a aquecer e porquê?porque ambos os sistemas tradicionais(esquentador e caldeira) é possivel aquecer água em tempo real, mesmo q na caldeira acabe a água quente do deposito ela consegue aquecer a água de um banho não notando a pessoa q está a tomar q a água quente do deposito acabou...e depois desse banho 10 min tenho os 100l quentes a 50º de novo, a isso chama-se conforto e nenhum sistema alternativo seja energie, bombas de calor, solares o conseguiu fazer a n ser integrando esquentadores modulantes ou sistemas desses q implicam ter na mesma 2 sistemas a funcionar em série...e é esse conforto q quem pode pagar estes sistemas procura n está à procura de pagar pouco por mês mas ter q aturar situações ainda q pontuais desagradaveis ou de espera mt menos tendo pago um preço premium pelo equipamento...enquanto n se compreender esse conceito de conforto é dificil vender a certo tipo de clientes q penso q como eu haverão muitos.

cumps!

Curioso
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Curioso »

caro toze,

realmente esqueci esse promenor da perda porque nesse link tb não o refere mas já vi algures que consumia mais 50 e qualquer coisa watts por cada dia nas condições (depósito a 45ºc temperatura do ar 15ºc).

lembro que as caldeiras no geral que existem no mercado o que queimam aproveitam somente 80% do que queimam e caldeiras a gasoleo andam nos 75%.

acerca do que refere ao acabar a agua quente esta só acaba se os equipamentos estiverem mal dimencionados não necessitando de outro fonte de calor como apoio, mas o que refere as bombas de calor tb conseguem fazer hajá potência instalada e €€€ para dispender num equipamento dessa envergadura

constumo dizer tudo é possivel desde que existam €€€€.

os consumos partem da educação da pessoas 1º depois vem o resto, sei que nós portugueses temos um habito de dispender bastante mais do que necessitamos mas isso se o novo regulamento for cumprido á risca que acredito que vá as pessoas vão-se ter de flexiblizar e se educar nos consumos.

ps: qualquer dia vamos passar a tomar banho de alguidar como os chineses

cumprimentos
curioso
Be Smart Be You!!!

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

lá está dou-te toda a razão e focaste exactamente o essencial da questão neste caso e é o q todas as pessoas com q falei até agora me dizem e ninguém ainda me conseguiu responder cabalmente depois de lhes ter exposto o resto do meu ponto de vista q é o seguinte:.
antes de mais concordo plenamente q as caldeiras n são 100% eficientes nada é no entanto ainda existe muita gente q as usa porquê? por causa dos motivos q apresentei acima mas vou explicitar melhor nas questões seguintes.
concordo também q se o sistema estiver bem dimensionado cobrirá grande parte das situações em q o vais por mas não todas por mt bem q esteja calculado (já vão perceber mais abaixo). no entanto pagando o sistema caro esperas q ele te dure uns anos com iguais possibilidades q o tradicional certo?repara nestas questões:

q1:és 1 casal e compras um sistema desses para 2 pessoas, de hj pra amanhã tens 2-3 filhos q pode acontecer num prazo de 5 anos ou q seja 10 anos tens q mudar o bloco todo obrigando-te num espaço de pc tempo a investir de novo mt antes de teres abatido o investimento se tiveres caldeira n tens este problema ou esquentador simplesmente consomes mais diesel ou gás n concordas?

q2:calha de haver um fim de semana em q tens gente de fora a passar uns dias contigo em tua casa n é mt agradável a água do depósito acabar e esperar horas, apesar do sistema estar bem dimensionado para a utilização normal n estaria à altura e n toleravas isso mt menos qd pagaste preço premium por ele, no entanto o sistema tradicional de esquentador e/ou caldeira n teria esse problema.

q3:imagina q falta a electricidade por umas horas chegas a casa tomas banho de água fria ou esperas tb umas horas para a água aquecer(caso entretando a edp se tenha dignado de resolver o problema), com o esquentador (mesmo sendo inteligente/electrónico o arranque/alimentação é feita a 2 pilhas das grandes pelo menos no meu antigo vailant era) mesmo sem electricidade tomas banho de água quente e com a caldeira se tiveres um ups de pc de 600va ou de 1000va q custam 50€ ela tb dá corrente de arranque para a caldeira ligar e aquecer a água do banho!

eu qd tinha esquentador para aqs tinha 2 botijas de propano de 45kg(custa 70€ encher uma actualmente já com o custo de a trazerem a casa e porem no sítio) uma em uso e uma cheia suplente sempre q acabava uma entrava a suplente ao serviço e mandava vir outra cada uma durava entre 9-10meses com utilização normal, assim como agora com o deposito chega a 1/3 do fim e meto gasoleo, caso n haja por qq motivo ou n exista disponibilidade para os dias seguintes ainda tenho gasoleo para mais de mês e meio para aquecimento central mesmo com mt frio se for para aqs dá para o ano todo!

q4:outro problema, tens alguém de idade contigo a viver e tem algum problema de saude dakeles em q médico aconselha um banho e imersão em banheira em água quente, os 300l não dão pra fazeres isso( encher 1 banheira de 1,80m mesmo as de 1,60m são de 450litros), um esquentador ou uma caldeira dariam...isto sem investires mais um tusto no sistema para resolver o problema de tratamento de doença q precisa de ser resolvido mas q sabes q vai durar esperamos pouco tempo.

q4.5(por piada mas tb é qualidade de vida e uma vez por outra a imersão n faz mal!): imagina q é 1 data especial e q keres depois de um jantar romântico tomar uma banho(entre outras coisas:d) com a tua esposa/namorada com pétalas de rosa numa banheira grande em água quente perfumada...se meteres 300l e a banheira ficar a meio já tás com sorte e enquanto akeces o resto da água no depósito já os 300l q lá meteste ficaram frios e vontade tb ficou fria ... ou então tens q ter 1 deposito imenso para fazeres estas coisas meia duzia de vezes no ano qd keres fazer qq coisa diferente.com o esquentador e/ou caldeira n tens este problema...

a juntar o custo de aquisição mais baixo dos sistemas tradicionais e os anos de abatimento desses sistemas alternativos tendo em conta q os consumos tb n são desprezáveis tornam a aquisição problemática apesar de o sistema estar bem montado e bem dimensionado e de os hábitos das pessoas serem bons os sistemas solares/bombas de calor não se flexibilizam tanto como os + tradicionais acho q nisto todos concordamos ou não?

q5:outro problema q pode acontecer a qq altura é q investes num sistema destes caros em rel ao sistema tradicional, em q o prazo de abatimento são largos anos, no prazo de 3-4 anos sai uma tecnologia nova realmente inovadora em q o mercado dá 1 grande volta e muda completamente?(q por exemplo é mt normal q aconteça nos proxs anos à medida q o cenário energético realmente mudar, alguém tem duvidas q nos proximos 10 anos os sistemas vão evoluir 20x mais q até agora?). ficas a chuchar a ver td a gente a poupar como deve ser e tu ali com akele sistema porque empataste mt € no sistema...

quanto a existir € eles existem no entanto qt + alto falamos maior é o grau de exigência e quem investe esse € com cabeça n está à espera tendo ali ao lado uma solução mais barata q dá + garantias de flexibilidade e conforto e menor risco(diz-se muitas coisas sobre poupanças de consumos mas mts vezes como tu bem disseste vende-se a banha da cobra e gastou-se uma quantidade de € e nem se poupa nada ou mt pouco) ainda q gaste mais por mês com o mesmo ou maior conforto nem hesita, digo eu pq é a minha opinião quem faz as contas e vê abatimentos a passarem dos muitos anos q mts vezes nem sabem se vão estar cá para verem a economia e com o mercado sempre a mudar...pq é como nos carros quem tem € gosta de poupar mas n gosta de ficar mal servido e se o carro gasta mais gasolina/gasoleo mas dá + garantias de conforto ou se é garante melhor desempenho em imprevistos n olha pra trás.
imagina 1 carro mt poupadinho mas caro e está dimensionado pra fazer 300km tds os dias e tem 75cv qd está calor e 50 qd está frio e demora 2h a fazer a carga completa de cada vez q faz os 300km, e tens outro mais barato com igual conforto em tudo mas q gasta mais energia tem mais cavalos mas a potencia mantém-se quaisquer q sejam as condições climatéricas e consequentemente + caro de manter mensalmente mas q n tem tempo de carga ou é próximo de zero.a pessoa até nem faz os 300kms tds os dias nem passa dos 60km/h para o trabalho mas qual é q achas q é o carro quem pode e tem € vai comprar?...é preciso dizer + alguma coisa?
todos os sistemas solares ou bombas de calor para responderem a estas questões de cima implicam 2 coisas ou ter 1 sistema alternativo tipo esquentador modulante em série de backup ou qq outro sistema de aquecimento extra ou ter uma potencia instalada brutal. ou seja tem-se um custo com 2 equipamentos alargando o prazo de abatimento do investimento inicial ainda mais ou tens q ter custos fixos elevados (potencia contratada, deposito a aquecer mais água do q a usas no uso normal) mesmo q n estás a tirar esse uso do sistema com o uso normal, porque ou acumulas muita água sempre dispendendo mt + energia do q precisas para a utilização comum de 95% das situações e lá se vai a poupança ou tens q ter uma bomba de calor mt mais potente(lá se vai a poupança de novo 1x) com capacidade de puxar potencias malucas e consequente instalação electrica de seccão correspondente para essas alturas(não é só aumentar a potencia e já está! acima de certos valores é necessário aumentar a secção do fio da instalação eléctrica desde o contador até aos sistema de aquecimento para ser possivel transportar as correntes em segurança em conformidade com as normas para aprovação) e potencia de contador para tal(lá se vai a poupança de novo 2x!), quando com qq um dos 2 sistemas q falei muito mais baratos, todos estes problemas n existem, estás muito menos dependente de outros (sobretudo resguardado dos imprevistos e/ou utilização esporádica anormal dos recursos) basta teres gás na botija ou gasoleo no depósito...

dá q pensar n é? é q nc sabemos o amanhã e se o sistema mais barato for + flexivel e der igual ou maior garantias de conforto fica complicado de pensar na decisão...ou não...
alguém q perceba mais do assunto consegue responder-me ás 5 questões como se resolvem com estes sistemas sem ser das maneiras q eu falei (aumentar brutalmente a potencia instalada ou ter 2 sistemas instalados?) pois qq uma destas 2 soluções alargam ainda mais o prazo de abatimento do investimento inicial já de si grande!

cumps!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”