Sacos de Plástico nos Supermercados
-
luimio
Autor do tópico - Mensagens: 2150
- Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm
Sacos de Plástico nos Supermercados
"a nível mundial são consumidos 500 biliões de sacos plásticos por ano, dos quais cerca de 1% acabam como resíduos, que transportados pelo vento, entopem redes de esgotos, provocando inundações, como já acontece na índia, ou contaminam a água e o solo. milhares de animais marinhos morrem sufocados anualmente quando comem sacos plásticos, confundindo-os com comida."
todas as vezes que vamos ás compras podemos levar um saco ou uma mochila para acondicionar as compras.
todas as vezes que vamos ás compras podemos levar um saco ou uma mochila para acondicionar as compras.
-
Karlight
- Membro Dedicado

- Registado: quinta jun 15, 2006 12:28 pm
bem eu concordar até concordo, mas isso de levar mochilas ou sacos não funcionaria!!!
talvez substituir por sacos de papel reciclado, isso sim parecia uma melhor opção!
no conhecido "lidl" passo a publicidade, n fornecem sacos de plástico a não ser que paguem por eles e não é por isso que quem tem intenção de lá ir muda de idéias.
trabalho numa padaria, numa aldeia, onde tenho sacos de papel para os desprevenidos poderam levar o seu pão fresco, no entanto ainda tenho clientes que utilizam a chamada bolsa de pano. o que eu agradeço muito pois apesar de muito mais ecológico também é benefico.
mas onde quero chegar é que sendo numa aldeia não existe lar que n tenha na suas gavetas a tal bolsa, e apenas 5% da clientela utiliza!!por vergonha, comudismo, ou esquecimento a verdade é: não saiem da gaveta para o fim que foram inventados e concebidos.
ora abulir os sacos de plático dos supermercados será uma boa
mudança, mas como referi substitiur será a melhor opção!!!
karligth
talvez substituir por sacos de papel reciclado, isso sim parecia uma melhor opção!
no conhecido "lidl" passo a publicidade, n fornecem sacos de plástico a não ser que paguem por eles e não é por isso que quem tem intenção de lá ir muda de idéias.
trabalho numa padaria, numa aldeia, onde tenho sacos de papel para os desprevenidos poderam levar o seu pão fresco, no entanto ainda tenho clientes que utilizam a chamada bolsa de pano. o que eu agradeço muito pois apesar de muito mais ecológico também é benefico.
mas onde quero chegar é que sendo numa aldeia não existe lar que n tenha na suas gavetas a tal bolsa, e apenas 5% da clientela utiliza!!por vergonha, comudismo, ou esquecimento a verdade é: não saiem da gaveta para o fim que foram inventados e concebidos.
ora abulir os sacos de plático dos supermercados será uma boa
mudança, mas como referi substitiur será a melhor opção!!!
karligth
-
Phobos
- Membro Dedicado

- Registado: sábado jun 17, 2006 11:20 pm
quando vou ao hypermercado uma coisa que faço é nunca levar sacos plasticos da caixa porque não preciso deles. pago as compras, pego neles carro,depois casa e ai arrumos tudo nos seus sitios sem precisar de sacos.
é claro que tambem depende se escolher certos productos tenho de os ensacar para não andarem predidos na mala do carro: como frutas, legumes pão, carne, peixe etc. aí não tenho hipotese até por higiene.
é claro que tambem depende se escolher certos productos tenho de os ensacar para não andarem predidos na mala do carro: como frutas, legumes pão, carne, peixe etc. aí não tenho hipotese até por higiene.
-
Karlight
- Membro Dedicado

ora aí está phobos, a politica utilizada nos supermercados lidl...
eu reutilizo os sacos pra colocar o lixo!pois comprar sacos para por o lixo vai dar exactamente ao mesmo que utilizar os oferecidos nos supermerdos, logo pra quê gastar uns trocos no que nos é oferecido.
sim porque deitar lixo organico nos contentores sem ser ensacado acho falta de civismo!
mas voto na sua substituiçao por sacos de papel.
eu reutilizo os sacos pra colocar o lixo!pois comprar sacos para por o lixo vai dar exactamente ao mesmo que utilizar os oferecidos nos supermerdos, logo pra quê gastar uns trocos no que nos é oferecido.
sim porque deitar lixo organico nos contentores sem ser ensacado acho falta de civismo!
mas voto na sua substituiçao por sacos de papel.
-
Phobos
- Membro Dedicado

- Registado: sábado jun 17, 2006 11:20 pm
sabes o problemabarbas Escreveu:se calhar devriamos ter mais cuidado a reciclar os sacos....
os meus cá em casa acabam invariavelmene como sacos do lixo para ir tudo bem embaladinho!
barbas
o problema é que as pessoas tem um saco usado e põe- no no lixo normal e sempre que utilizam um saco la vai ele para o lixo normal.
sem reparar foquei 2 problemas a questão de reciclar e a questão de as pessoas não serem poupadas.
eu reciclo e quando vou ao ecoponto vejo que sou um dos unico habitantes daquela região da vila a reciclarem. com excepção do ecoponto do vidro que esse esta sempre cheio por causa de dois cafés que se encontram nas suas proximinades.
Última edição por Phobos em sexta jun 23, 2006 12:07 am, editado 1 vez no total.
-
jossef
- Staff Member

- Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
-
Fry
- Staff Member

- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
-
jossef
- Staff Member

o lixo domestico é assim:
tenho oma destas caixas na despença onde ponho as latas o vidro o papel as embalagens etc etc. quando está cheio o q é de 2 em 2 dias pois somos 4 pessoas, levo a dita até á rua onde fasso a separação nos varios ecopontos (tenho a sorte de ter mesmo a 20m).
o outro lixo é posto em sacos do lixo normais.
tenho oma destas caixas na despença onde ponho as latas o vidro o papel as embalagens etc etc. quando está cheio o q é de 2 em 2 dias pois somos 4 pessoas, levo a dita até á rua onde fasso a separação nos varios ecopontos (tenho a sorte de ter mesmo a 20m).
o outro lixo é posto em sacos do lixo normais.
-
barbas
- Membro Silver

- Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
-
Karlight
- Membro Dedicado

muito bem!!
estou a gostar de ler! são um exemplo pra muitos.
o pior é quando a localidade onde se mora há um eco ponto pra 1000 habitantes! ter de juntar o próprio lixo em casa e esperar que haja espaço!
e n fica propriamente ao virar da esquina!
n servirá de desculpa, mas podem imaginar o trabalho que dá separar o lixo de uma padaria/pastelaria e depois não ter ecoponto onde depositar!
e o contentor de lixo não separado estar mesmo enfrente á porta!
no inverno, altura de muito trabalho, as latas e o papelão são separados do resto do lixo, no entanto dou-me com a ardua tarefa de o fazer chegar ao eco ponto. 10 kg ou mais de papelão não cabem no ecoponto e pior é deixa-lo de fora á chuva! conheço mais individuos que fazem a separação de lixos mas depois acabam por depositar no contentor de lixo n separado!
por isso é tudo muito bonito, mas em cidades onde está tudo prontinho a ser usado...
estou a gostar de ler! são um exemplo pra muitos.
o pior é quando a localidade onde se mora há um eco ponto pra 1000 habitantes! ter de juntar o próprio lixo em casa e esperar que haja espaço!
e n fica propriamente ao virar da esquina!
n servirá de desculpa, mas podem imaginar o trabalho que dá separar o lixo de uma padaria/pastelaria e depois não ter ecoponto onde depositar!
e o contentor de lixo não separado estar mesmo enfrente á porta!
no inverno, altura de muito trabalho, as latas e o papelão são separados do resto do lixo, no entanto dou-me com a ardua tarefa de o fazer chegar ao eco ponto. 10 kg ou mais de papelão não cabem no ecoponto e pior é deixa-lo de fora á chuva! conheço mais individuos que fazem a separação de lixos mas depois acabam por depositar no contentor de lixo n separado!
por isso é tudo muito bonito, mas em cidades onde está tudo prontinho a ser usado...
-
jossef
- Staff Member

então aqui vai mais uma inf.
os sacos são daqueles q se compra ni lidl
onde moro em santa iria da azoia -loures nas zonas onde existem vivendas a camara de loures deu 3 cestos em plastico 1 amarelo 1azul 1 verde onde as pessoas metem o lixo separado , á noite de terça e quinta ficam na rua , depois vem um camião onde o mesmo tem 3 separadores para por esse lixo e os cesrtos são entregues novamente limpos.
os sacos são daqueles q se compra ni lidl
onde moro em santa iria da azoia -loures nas zonas onde existem vivendas a camara de loures deu 3 cestos em plastico 1 amarelo 1azul 1 verde onde as pessoas metem o lixo separado , á noite de terça e quinta ficam na rua , depois vem um camião onde o mesmo tem 3 separadores para por esse lixo e os cesrtos são entregues novamente limpos.
-
EnergiaDiesel
- Membro Silver

- Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
bem de facto os sacos plástiscos deviam mas podem/conseguem ser abolidos do uso quotidiano da nossa actual sociedade , o problema após ter lido com atenção as respostas anteriores nota-se uma preoucupação(correcta ) e algum sentido criativo para contornar e minimizar o impacto dos sacos de plásticos
mas a questão que coloco é "simples" e muito objectiva: que solução
abolir por decreto/lei os sacos de plásticos, substítui-los por sacos de papel reclicado, existência única de sacos de p. reciclados
qual tem um + custo económico/ambiental : um s.p.r ou s.p.c, ou seja existem coisas actualmente na nossa sociedade que só se pode minimizar e não eliminar, é o custo a pagar pelo dito "desenvolvimento da sociedade"
mas a questão que coloco é "simples" e muito objectiva: que solução
abolir por decreto/lei os sacos de plásticos, substítui-los por sacos de papel reclicado, existência única de sacos de p. reciclados
qual tem um + custo económico/ambiental : um s.p.r ou s.p.c, ou seja existem coisas actualmente na nossa sociedade que só se pode minimizar e não eliminar, é o custo a pagar pelo dito "desenvolvimento da sociedade"
-
EnergiaDiesel
- Membro Silver

- Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
pois por aqui aproveitam se como sacos para o lixo ou reutulizam se para ir ao lidl, ou ainda para o papel para reciclar e outros fins!
só mesmo como sacos do lixo é a utilização menos propria que uso...
só mesmo como sacos do lixo é a utilização menos propria que uso...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
escalavardo
- Staff Member

- Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
regra geral nunca trago sacos do supermercado, ou de outro sitio qualquer, pois do supermercado é possível trazer tudo no carrinho de compras pelo menos até ao carro.. só traz sacos quem quer, quem tem vergonha que os outros vejam o que leva no carrinho de compras, ou quem se está a borrifar para o ambiente. normalmente quase todos os portugueses se inserem numa destas categorias, infelizmente nas duas últimas..
3º sócio novaenergia
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
não estou a ver a meter a manteiga, queijo fiambre aos trambolhões no carro, claro está eu pensei nisso e arranjei uma pequena caixa de cartão para este serviço, mas nem todos +pensam assim!
a ideia de servirem para o lixo não existe qualquer hipótese e por fim de o continente usar cores dos sacos para distinguir os resíduos que levam para reciclar é uma ideia desde que sejam ditados depois para reciclar!
a vodafone não quer nem pensa sequer em sacos plásticos ou plastificados, é tudo em papel, e todos eles 100% reciclados!
tem um departamento mesmo próprio para gerir estas ideias!
a ideia de servirem para o lixo não existe qualquer hipótese e por fim de o continente usar cores dos sacos para distinguir os resíduos que levam para reciclar é uma ideia desde que sejam ditados depois para reciclar!
a vodafone não quer nem pensa sequer em sacos plásticos ou plastificados, é tudo em papel, e todos eles 100% reciclados!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
luimio
Autor do tópico - Mensagens: 2150
- Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm
por acaso já reparei. todas as compras que faço na vodafone os sacos são sempre em papel.serges Escreveu:não estou a ver a meter a manteiga, queijo fiambre aos trambolhões no carro, claro está eu pensei nisso e arranjei uma pequena caixa de cartão para este serviço, mas nem todos +pensam assim!
noutras lojas como a zara, pull and bear e muitas outras lojas de vestuária a moda dos sacos de papel reciclado já pegou á algum tempo.
mas o ideal nas compras é mesmo as pessoas usarem de preferência um saco de pano, muito mais durável que o papel.
e existem sacos de pano bastante discretos