biodisel
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: sábado dez 01, 2007 9:32 pm
biodisel
olá!!
tenho conhecimento de grande parte do que está escrito no forum. a minha duvida está nisto que passo a transcrever:
"o biodiesel é um óptimo lubrificante e pode aumentar a vida útil do motor.
a viabilidade do uso direto foi comprovada na avaliação dos componentes do motor, que não apresentou qualquer tipo de resíduo que comprometesse o desempenho.
para a utilização do biocombustível, não precisa de nenhuma adaptação em automoveis, camiões, tratores ou máquinas.
substitui o diesel nos motores sem necessidade de ajustes"
no entanto são poucas as referências a casos de utilizadores de b100.
donde gostaria de perceber melhor qual a utilização correcta do biodisel.
tenho conhecimento de grande parte do que está escrito no forum. a minha duvida está nisto que passo a transcrever:
"o biodiesel é um óptimo lubrificante e pode aumentar a vida útil do motor.
a viabilidade do uso direto foi comprovada na avaliação dos componentes do motor, que não apresentou qualquer tipo de resíduo que comprometesse o desempenho.
para a utilização do biocombustível, não precisa de nenhuma adaptação em automoveis, camiões, tratores ou máquinas.
substitui o diesel nos motores sem necessidade de ajustes"
no entanto são poucas as referências a casos de utilizadores de b100.
donde gostaria de perceber melhor qual a utilização correcta do biodisel.
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
boas filipe:
de fato, o biodiesel promove uma limpeza no sistema, bi, tanque etc...
porisso, quando vc introduz esse tipo de combustivel, vc deverá iniciar com dose pequenas. comece com b20 e vá aumentando aos poucos, para que os resíduos que vão soltando-se fiquem retidos no filtro. conforme vc vai fazendo essa adaptação, vá aumentando aos poucos, podendo chegar até b100.
o fry relata que algumas bi possuem problemas nas borrachas, que deveriam ser trocadas.
aguarde um pouco, que assim que ele ver esse post, vai postar sua experiência.
sds
luciano
de fato, o biodiesel promove uma limpeza no sistema, bi, tanque etc...
porisso, quando vc introduz esse tipo de combustivel, vc deverá iniciar com dose pequenas. comece com b20 e vá aumentando aos poucos, para que os resíduos que vão soltando-se fiquem retidos no filtro. conforme vc vai fazendo essa adaptação, vá aumentando aos poucos, podendo chegar até b100.
o fry relata que algumas bi possuem problemas nas borrachas, que deveriam ser trocadas.
aguarde um pouco, que assim que ele ver esse post, vai postar sua experiência.
sds
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
Autor do tópico - Membro
Biodisel/OV
olá!
mais uma questão.
da análise que já fiz, duas breves notas:
- o custo de um equipamento para produzir biodisel, digamos 100l/dia será sensivelmente o mesmo que o de um kit de adaptação para ov, isto é, +/- 1500 euros.
- não tenho todos os dados mas por aquilo que já li o biodisel talvez se consiga produzir digamos a 0.7 euros. o ov dificilmente consegue ficar mais barato, posso estar enganado.
então a questão é esta, e desde já note-se bem que não sou entendido apenas estou a pedir informação de quem sabe mais do que eu e tem mais experiência nestas andanças, não é mais aliciante financeiramente o bio?
para quem tem mais do que uma carro um equipamento serve e abastece vários, logo é mais rentavelvél e envolve menos investimento.
agradeço os esclarecimentos.
saudações
luis filipe
mais uma questão.
da análise que já fiz, duas breves notas:
- o custo de um equipamento para produzir biodisel, digamos 100l/dia será sensivelmente o mesmo que o de um kit de adaptação para ov, isto é, +/- 1500 euros.
- não tenho todos os dados mas por aquilo que já li o biodisel talvez se consiga produzir digamos a 0.7 euros. o ov dificilmente consegue ficar mais barato, posso estar enganado.
então a questão é esta, e desde já note-se bem que não sou entendido apenas estou a pedir informação de quem sabe mais do que eu e tem mais experiência nestas andanças, não é mais aliciante financeiramente o bio?
para quem tem mais do que uma carro um equipamento serve e abastece vários, logo é mais rentavelvél e envolve menos investimento.
agradeço os esclarecimentos.
saudações
luis filipe
-
- Membro Silver
- Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm
tens razão em relação ao preço do ov. a tendencia vai ser mesmo subir.
pelo que li, estás a comparar o custo do biodiesel feito com oleo usado e ovd com preços de oleo novo. claro que assim o bio vai ficar mais barato, mas se usares os dois com oleo usado, o bio é mais caro por causa do acrescimo do preço do metanol, soda etc.
fazer biodiesel é também muito trabalhoso, tem isso em conta.
no entanto, nunca ninguem me convenceu a usar ovd. já biodiesel é sempre que posso!
a minha ideia pode estar errada mas é esta:
biodiesel é um combustivel,
ovd é um aditivo... que por sinal tem umas coisas das quais o motor passa muito melhor sem elas.
se é que me faço entender...
pelo que li, estás a comparar o custo do biodiesel feito com oleo usado e ovd com preços de oleo novo. claro que assim o bio vai ficar mais barato, mas se usares os dois com oleo usado, o bio é mais caro por causa do acrescimo do preço do metanol, soda etc.
fazer biodiesel é também muito trabalhoso, tem isso em conta.
no entanto, nunca ninguem me convenceu a usar ovd. já biodiesel é sempre que posso!
a minha ideia pode estar errada mas é esta:
biodiesel é um combustivel,
ovd é um aditivo... que por sinal tem umas coisas das quais o motor passa muito melhor sem elas.
se é que me faço entender...
Última edição por mnunespt em domingo dez 02, 2007 11:20 pm, editado 1 vez no total.
-
- Staff Member
- Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
-
- Membro Silver
-
Autor do tópico - Membro
Custo
olá!!
pelas voças contas a quanto é que pode ficar o litro de bio/ovu.
e o litro de bio/ovn.
e o litro de bio/ovn.
-
- Membro Silver
Re: Custo
é muito relativo, mas o que interessa é o custo do oleo, do metanol, da agua, da luz, da soda caustica, tudo somado.luis filipe Escreveu:olá!!
e o litro de bio/ovn.
vamos lá por partes:
ovu: quanto arranjas o litro? é de graça? pagas? suponhamos que tens oleo usado de borla e em mais quantidade do que existe de petroleo em todos os poços do mundo. nesse caso para fazeres bio tens de adicionar:
*metanol (+/- 0.90 euro/litro)
*soda caustica (baratinho)
como precisas de 22% de metanol, tens um custo de 19,8€ para cada 100 litros de biodiesel. adiciona, a agua das lavagens, energia electrica etc.
para ovu, pegas no mesmo oleo, mas não adicionas nada, vais ter de lavar (agua) e secar (luz) poupas no metanol.
oleo vegetal novo:
para fazer bio, é impensavel, uma vez que o preço final vai passar muito o do diesel. a não ser que arranjes oleo novo a um preço de promoção.
para oleo vegetal directo, pode compensar (ai o unico valor a calcular é o preço do oleo).
minhas notas:
o meu biodiesel fica-me mais ou menos entre os 0.45-0.55 euros/litro.
mas tem muito trabalho para o fazer, trabalho é dinheiro.
pensa nisso.
-
Autor do tópico - Membro
Horas
olá!
quantas horas de trabalho para produzir 100l de bio.
é um trabalho em continuo ou pode ser algo que é feito em ao fim do dia uma hora ou duas.
luis
quantas horas de trabalho para produzir 100l de bio.
é um trabalho em continuo ou pode ser algo que é feito em ao fim do dia uma hora ou duas.
luis
-
- Membro Silver
depende do tipo de maquina que tens e do tipo de lavagem que fazes
a mim demora:
1:30h a fazer a reacção (metoxido com o oleo)
3:00h a decantar (no minimo)
1:30 lavagens e decantação da agua das lavagens
2:30 secagem (com o novo metodo).
isto é só uma estimativa para ti.
eu faço o bio, e deixo a decantar.
no outro dia faço as lavagens, deixo a ultima a decantar bem.
no outro faço a secagem, deixo arrefecer bem
no outro filtro e vai prós depositos.
ps: o tempo é mais ou menos o mesmo para qualquer quantidade de bio. o que interessa é a capacidade do processador.
não contabilizei o tempo que demora a aquecer a minha cuba, uma vez que a resistencia é externa, demora mais que o normal.
a mim demora:
1:30h a fazer a reacção (metoxido com o oleo)
3:00h a decantar (no minimo)
1:30 lavagens e decantação da agua das lavagens
2:30 secagem (com o novo metodo).
isto é só uma estimativa para ti.
eu faço o bio, e deixo a decantar.
no outro dia faço as lavagens, deixo a ultima a decantar bem.
no outro faço a secagem, deixo arrefecer bem
no outro filtro e vai prós depositos.
ps: o tempo é mais ou menos o mesmo para qualquer quantidade de bio. o que interessa é a capacidade do processador.
não contabilizei o tempo que demora a aquecer a minha cuba, uma vez que a resistencia é externa, demora mais que o normal.
-
Autor do tópico - Membro
Biodisel
eu estou interessado em aprofundar mais este tema do bio e gostava de aprender mais sobre as técnicas de produção.
como sou de leiria e tu és da figueira, ou seja, relativamente perto, qual é a possibilidade de me receberes nas tuas instalações e poder aprender alguma coisa contigo.
já vendes-te o teu processador.
como sou de leiria e tu és da figueira, ou seja, relativamente perto, qual é a possibilidade de me receberes nas tuas instalações e poder aprender alguma coisa contigo.
já vendes-te o teu processador.
-
- Membro Silver
- Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am
boas luis filipe
a melhor forma de aprofundar o tema é mesmo começar a fazer testes porque se aprende muito brincando com "tachadas de 1 a 5 litros" e as burradas que todos fazê-mos têm custo irrisório em vez de asneiras com 100 litros de oleo e 22 litros de metóxido a exemplo.
isto em especial é por demais válido para a segurança, os métodos que se aprendem evitam mais tarde acidentes e complicações.
outra coisa que está muito longe da realidade da maioria dos que aqui se encontram é esse valor de 1500€ para um processador. por uns 400€ constróis um processador capaz do que pretendes, 200€ para a cuba, 150€ para resistência, termostato, bomba e filtros e uns 50€ para tubagens.
abraço
a melhor forma de aprofundar o tema é mesmo começar a fazer testes porque se aprende muito brincando com "tachadas de 1 a 5 litros" e as burradas que todos fazê-mos têm custo irrisório em vez de asneiras com 100 litros de oleo e 22 litros de metóxido a exemplo.
isto em especial é por demais válido para a segurança, os métodos que se aprendem evitam mais tarde acidentes e complicações.
outra coisa que está muito longe da realidade da maioria dos que aqui se encontram é esse valor de 1500€ para um processador. por uns 400€ constróis um processador capaz do que pretendes, 200€ para a cuba, 150€ para resistência, termostato, bomba e filtros e uns 50€ para tubagens.
abraço
Verde por Excelência
-
Autor do tópico - Membro
bio
olá!!
obrigado pela resposta elios
luis
obrigado pela resposta elios
luis