Resultado do teste 3/27 ao biodiesel...

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
FLGFLG
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 29, 2006 9:58 am

Resultado do teste 3/27 ao biodiesel...

Mensagem por FLGFLG »

viva a todos,

depois de se ter feito o teste 3/27 a uma mostra de biodiesel e o resultado final ser este:

Imagem

Imagem

quem me pode traduzir isso para "português"... (estará proprio para consumo...quais as percentagens maximas recomendadas... é necessario adicionar algo mais além dos 2% de gasolina recomendados...)

CumprimenTTos,

Filipe Garcia
[email protected]
962327370
Viana do Castelo

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

viva.

vai aqui.

http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=3564

o 3/27 serve para ver quanto oleo existe no biodiesel.

o que está no fundo é oleo, o bio ficou dissolvido no metanol.

não esquecer que o teste dvee ser feito com os reagentes a uma temperatura enre 20 a 25 graus.

segundos as normas astm um bio de qualidade não provoca formação de gotas no fundo.

quanto ao ph, eu tenho uma fita dessas para medir o meu bio, e essa cor corresponde ao 7 mas está demasiado intenso, penso que está um pouco acima de 7.
o melhor é comprares tiras de medição de ph com um intervalo de medição mais apertado tipo 6 a 8 ou 5 a 9 pois estas tem maior precisão na medida.

Autor do tópico
FLGFLG
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por FLGFLG »

viva "red baron",

já tinha visto este video,

"segundos as normas astm um bio de qualidade não provoca formação de gotas no fundo"

tendo então em conta o resultado obtido pergunto se mesmo assim estará proprio para consumo...quais as percentagens maximas recomendadas... o que poderá acontecer se se proceder a utilização desse bio... é necessario adicionar algo mais além dos 2% de gasolina recomendados...
CumprimenTTos,

Filipe Garcia
[email protected]
962327370
Viana do Castelo

RED BARON
Staff Member
Staff Member

Mensagem por RED BARON »

tendo então em conta o resultado obtido pergunto se mesmo assim estará proprio para consumo
não consigo perceber pela foto que quantidade de oleo não reagiu.

podes fazer uma estimativa aumentando a quantidade de bio a testar e mantendo sempre a relação 3/27. depois medes com uma pipeta a quantidade de oleo não reagido.

no bio que eu uso, se contiver até 5% de oleo, uso sem problemas.

se contiver mais que 5% podes misturar com outro lote de melhor qualidade ou usar misturado com gasóleo.
se usares bio com 10 0u 15% de oleo é melhor leres a secção do ovd que tem lá toda a informação, pois o uso de ovd requer algumas regras para não danificar os motores.

é necessario adicionar algo mais além dos 2% de gasolina recomendados...
não é preciso mais nada e os 2% de gasolina é para quem usa b100 ou percentagens muito elevadas.

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

não é preciso mais nada e os 2% de gasolina é para quem usa b100 ou percentagens muito elevadas
com o frio que está, aconselho 3 a 4% de gasosa, e b80.

Autor do tópico
FLGFLG
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por FLGFLG »

o meu obrigado...
CumprimenTTos,

Filipe Garcia
[email protected]
962327370
Viana do Castelo

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

fry Escreveu:
não é preciso mais nada e os 2% de gasolina é para quem usa b100 ou percentagens muito elevadas
com o frio que está, aconselho 3 a 4% de gasosa, e b80.
boas fry,

como andam as temperaturas por aí? já a rondar o negativo?
eu estou no b75 mas sem gasosa,... mas em lisboa o frio não tem apertado nada. aliás a mínima mais mínima até à data foi +9ºc porque antes a mínima até andava nos +13ºc, +14ºc.

bem e em relação ao 3/27 as coisas têm corrido bastante bem porque normalmente o bio dissolve por completo no álcool

em relação ao oleo por dissolver também se o quantificasse na ordem dos 5% a 10% não me chateasse muito.
a solução é quantificar e diluir isso com petrodiesel, por exemplo:
- a b50 se o bio tiver 10% de oleo por reagir então no depósito do carro só haverá 5% de oleo
- a b25 se o bio tiver 20% de oleo por reagir então no depósito do carro também só haverá 5% de oleo

abraço
Verde por Excelência

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

à uma cena que ainda não percebi, porquê utilizar 2 % de gasolina em b100.

Elios
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Elios »

jmal Escreveu:à uma cena que ainda não percebi, porquê utilizar 2 % de gasolina em b100.
acerto do ponto de injecção

depois em temperaturas mais baixas 5% ou mais (isto agora já depende de cada um, para servir de anti-congelante e claro que também faz o acerto do ponto de injecção, aliás no manual dos carros vem lá isso referido em relação ao petrodiesel que na falta de gasoleo de inverno haverá que juntar gasolina sem chumbo (nos carros com catalizador) até um máximo definido pelo fabricante do motor (por exemplo para o meu motor posso colocar concentrações bem superiores de gasolina do que 5% sem problemas)

claro que se tiveres um carro com electrónica podes sempre ter duas programações na centralina seleccionáveis, uma para bio outra para petro e claro que podes sempre afinar o carro para bio mas depois se tiveres que abastecer petro este irá trabalhar desafinado

existem também outros produtos no mercado para servirem de anticongelante mas a gasolina está mesmo há mão no posto

abraço
Verde por Excelência

RED BARON
Staff Member
Staff Member

Mensagem por RED BARON »

a gasolina tambem ajuda a queimar melhor o bio ajudando, a baixar o ponto (temperatura) a que o bio inflama dentro da camâra de combustão.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

ok, esclarecido, no meu corsa não meto nada disso e ando a b100, na potência não notei e nestes ultimos dias até notei que pega muito melhor com bio. será mera impressão minha.

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

jmal Escreveu:ok, esclarecido, no meu corsa não meto nada disso e ando a b100, na potência não notei e nestes últimos dias até notei que pega muito melhor com bio. será mera impressão minha.
eu sei como é, o meu corsa é igual. aquilo tanto faz andar com bio como com gasoleo não tem diferença nenhuma.
já andei com ele a b100 sem adição de gasolina e anda perfeitamente, a unica coisa é que o consumo dispara. com adição de 2% a 3% de gasolina o carro bebe menos. não sei porque mas é assim.

outra coisa que notei, foi que a adição de gasolina aumenta o cheiro do biodiesel expelido pelo escape. também não sei porque, mas dá-me ideia que sim. pode ser o tal efeito psicológico.

uma coisa que eu posso garantir como certa é: quando ando semanas seguidas a bio, e este se acaba e volto a meter só petrodiesel, o carro fica com um comportamento horrivel, estremece muito, pega pior e o motor trabalha muito menos suave, parece que está em esforço. com bio o trabalhar é muito mais suave e silencioso.

marco.

RED BARON
Staff Member
Staff Member

Mensagem por RED BARON »

não deve ser psicológico porque isso tambem me acontece a mim.

em casa bebo pinga da boa e anda tudo sobre rodas. mas quando bebo uma mistela pior começo logo aos soluços e até tenho arrepiaços de frio.

e para pegar ao trabalho então....

Elios
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Elios »

mnunespt Escreveu: já andei com ele a b100 sem adição de gasolina e anda perfeitamente, a unica coisa é que o consumo dispara. com adição de 2% a 3% de gasolina o carro bebe menos. não sei porque mas é assim.
marco.
bem, o ponto de injecção um pouco desajustado tem dessas consequências
mnunespt Escreveu: uma coisa que eu posso garantir como certa é: quando ando semanas seguidas a bio, e este se acaba e volto a meter só petrodiesel, o carro fica com um comportamento horrivel, estremece muito, pega pior e o motor trabalha muito menos suave, parece que está em esforço. com bio o trabalhar é muito mais suave e silencioso.
eu tenho é outra sensação, quando anda a bio em elevada concentração, o relenti sobe um pouco logo menos vibrações e o trabalhar no geral é mais silencioso, quando só leva petro volta ao normal com vibrações e barulhento

abraço
Verde por Excelência

BioPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça nov 27, 2007 1:09 pm

Mensagem por BioPower »

penso que o facto de o comportamento com gasóleo ser menos "redondo" se deve ao facto de que normalmente o número de cetano do biodiesel ser ligeiramente superior ao do gasóleo o que provoca menos vibrações e menos ruído.
nota: o número de cetano é o equivalente ao número de octanas mas neste caso para biod/gasóleo.

cumprimentos
Green fuel is the right choice

Responder

Voltar para “BioDiesel”