Isolamento de sistemas solares p/ AQS a Raios eléctricos

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

o que é que eu qiz dizer é que as coisas não se reduzem a electrões. um raio não é um arco eléctrico simples. forma-se um plasma em que os iões também se deslocam. para complicar não há apenas descargas entre as nuvens e o solo mas também entre nuvens e dentro das próprias nuvens. ou seja não se trata apenas de ser positivo ou negativo, mas também das diferenças de potencial envolvidas. é possível haver uma descarga entre um meio negativo e outro mais negativo ainda.


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Mensagem por Oinq »

orbis Escreveu:é possível haver uma descarga entre um meio negativo e outro mais negativo ainda.
ya ya

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

oinq Escreveu:
orbis Escreveu:é possível haver uma descarga entre um meio negativo e outro mais negativo ainda.
ya ya
sim, é exactamente isso que é a energia eléctrica, chama-se isso de diferença de potencial.


Autor do tópico
toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

orbis Escreveu:é possível haver uma descarga entre um meio negativo e outro mais negativo ainda.
claro q sim nesse caso as cargas deslocar-se-ão do mais negativo(q tem mais electrões de valência para dar) para o menos negativo q passa a ser para melhor se perceber o "positivo" ou polo menos negativo a q convencionalmente chamamos positivo para melhor se conseguir interpretar. certo?

cumps


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Mensagem por Oinq »

normalmente as descargas até se dão para um potencial zero. não quer dizer que não haja dum potencial negativo para um positivo

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Isolamento Edificios

Mensagem por ajosemor »

toze-feup disse:

"injectei poliuretano ou algo do genero em toda a superficie do chão do sotão"

peço-lhe o favor de me dizer se contratou alguma empresa para executar esse trabalho, ou, se o fez pessoalmente. porque tenho algunas pequenos trabalhos desse tipo a fazer em minha casa gostaria de saber onde se adquirem os componentes e com que equipamento se executa o trabalho. é porque é fácil comprar uma lata tipo spray e injectar o produto em alguns locais mas, para trabalhos médios não sei como fazê-lo, embora tb saiba para os grandes, que não é o que pretendo.

saudações

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Aquecimento solar - noticia interessante

Mensagem por ajosemor »



parece-me interessante. vejam

http://www.estg.ipleiria.pt/files/35404 ... ff0cc6514b


saudações


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

não há bela sem senão já diz o velho ditado.

já agora será, que há algum estudo, para se saber quantos caso de queda de raios, em painéis solares e quantos há montados, só assim se pode dizer, se é ou não perigoso.
podemos tomar como exemplo as antenas exteriores de tv, não há divida que são perigosas, mas nestes anos todos, em que há tv em portugal, quantos foram os casos?
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Autor do tópico
toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Isolamento Edificios

Mensagem por toze_feup »

ajosemor Escreveu:toze-feup disse:

"injectei poliuretano ou algo do genero em toda a superficie do chão do sotão"

peço-lhe o favor de me dizer se contratou alguma empresa para executar esse trabalho, ou, se o fez pessoalmente. porque tenho algunas pequenos trabalhos desse tipo a fazer em minha casa gostaria de saber onde se adquirem os componentes e com que equipamento se executa o trabalho. é porque é fácil comprar uma lata tipo spray e injectar o produto em alguns locais mas, para trabalhos médios não sei como fazê-lo, embora tb saiba para os grandes, que não é o que pretendo.

saudações
embora n seja assunto para este tópico aki fica.
na altura q fiz isso há alguns anos foi uma pessoa q me instalou o revestimento, é injectado mas n é a spray de lata.fica uma pasta q depois até pode ser pintada q é injectada à pistola. de qq forma foi uma empresa q me instalou isso, aconselhada pelo instalador do aquecimento (foi a pessoa q achei por bem contactar pois devia saber qual a empresa da minha zona q o faria). no entanto a informação q tenho neste momento é q a empresa q instalou o isolante (q era um trabalhador independente) já não o faz neste momento.
de qq forma são umas placas tipo roof-mate q são postas no chão e depois todas as emendas e superficie é coberta pela tal pasta injectada a qual n é nada aconselhada ser pisada por nós (o q n é problema porque como disse o sotão não é habitavel e está em tijolo bruto).

quanto ao painel dos alunos parece-me interessante mas a noticia já data de 2005, seria interessante era ter acesso aos ganhos q os alunos conseguiram em relação a 1 painel estático e quem sabe se os ganhos fossem compensatórios comercializar o produto nem q fosse só o suporte automatizado q parece ser a grande diferença para todos os outros paineis térmicos q se vêm. mas como sempre em portugal as coisas n andam pra frente nem são publicados os dados todos do estudo, fica-se sempre pelo politicamente bem falado, mas qd se pedem resultados ficam no segredo dos deuses pra bem ou pra mal.. de qq forma a carta do presidente do executivo também n prima pelo rigor cientifico e o descuido n sei ser será desculpável numa nota de imprensa cujo intuito é cativar a atenção e não ficar caída no desprezo... ora leiam este excerto: "trata-se de um colector solar de 2m2 por 1 m"...como somos maus a matemática já nem há nada mais a dizer qd o problema vem de cima e mais grave ainda de cima e da classe académica...

ps: a diferença entre as antenas e os sist solares é q se o raio cair e queimar a tv ou outro aparelho ligado à linha n há problema a n ser o prejuizo monetário, se cair no painel e a pessoa estiver no banho poderá n ser propriamente assim...

cumps!


Autor do tópico
toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

parece q já existe uma solução ainda q rudimentar para o problema dos raios nos paineis então aki fica a sugestão q me deram:

"em dias de tempestades e trovoadas, o local mais seguro é perto do chefe: não há raio que o parta!!! "


cumps!


Jotoli
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: terça nov 20, 2007 2:47 pm

Mensagem por Jotoli »

boas, toze, essa é uma solução incontestável. eheheheh
a minha opinião é que mais vale prevenir, ora se há pessoas que desligam os aparelhos eléctricos quando há trovoadas, precisamente para os proteger, porque é que alguém que tem um sistema solar para aqs, quando está a trovejar se vai meter no banho???
cya.

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Painel solar - ligação do apoio eléctrico

Mensagem por ajosemor »

pela primeira vez este ano liguei hoje de manhã cedo a resistência de apoio do painel durante 1 hora. depois de 3 dias quase sem sol e temperaturas baixas, foi necessário.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

é certo que o seguro já é muito velhinho e ainda não vai morrer .
o que se passa frequentemente é que quando o material não é instalado, por pessoal competente e nas devidas normas um dia pode dar barraca. ainda assim na natureza por vezes existem fenómenos excepcionais e as normas não estão à dimensão
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”