E vocês, separam o lixo em vossa casa??

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.

Separam o lixo e colocam no Ecoponto??

Sempre
21
55%
Ás vezes
12
32%
Nunca
2
5%
Ecoponto? O que é isso? Não existe na minha terra....
3
8%

Total de votos: 38

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

hum, ideia de uma taxa, por exemplo a valorsul, este ve no centro comercial vasco da gama a dar 0.025€ por cada 10 embalagens de plastico, garrafas pacotes etc atenção esse valor depois era enttregue a ami!

a adesão era enorme!

pelo menos existia algumas filas e algumas sessões de esclarecimentos...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

casta_baga
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jan 27, 2007 3:56 am

Mensagem por casta_baga »

serges Escreveu:hum, ideia de uma taxa, por exemplo a valorsul, este ve no centro comercial vasco da gama a dar 0.025€ por cada 10 embalagens de plastico, garrafas pacotes etc atenção esse valor depois era enttregue a ami!

a adesão era enorme!

pelo menos existia algumas filas e algumas sessões de esclarecimentos...

centro comercial vasco da gama, interessante...
quem foi o arquitecto?
1 abraço

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

arquitecto? como assim?
Mapa dos pontos de carga

casta_baga
Membro Silver
Membro Silver

serges Escreveu:arquitecto? como assim?

qual foi o arquitecto que desenho esse centro comercial?

acho interessante o facto de se chamar vasco da gama

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

se ainda não o viste não percebes o porque que se chama vasco da gama pois simboliza um barco e tem doi edificios ao lado que dão mais enfase ao mesmo pois são como um casco de um navio...

tens o site oficial aqui!

Imagem

Imagem

já estou a fugir ao tema, por isso, creio que a atitude da valor sul foi talvez chamar um pouco a atenção da reciclagem e seu beneficios...
Mapa dos pontos de carga

casta_baga
Membro Silver
Membro Silver

já sei, já lá fui varias vezes...

obra de álvaro siza vieira...

já estou a fugir ao tema, por isso, creio que a atitude da valor sul foi talvez chamar um pouco a atenção da reciclagem e seu beneficios...

sim concordo contigo, valor sul parece um projecto enorme...

casta_baga
Membro Silver
Membro Silver

escalavardo
para já te informo que estou a ouvir bitter and twisted, kinda like the twisted. amom tobim zencd29...
esta junção de sons convencionais e não convencionais são!!! ... nem tem palavras!!!

falando da iso14000.

sabes quais são as diferenças entre a iso14000 e iso 14001:2004 ?

hoje senti o chão a tremer, acho que foi a piore tempestade de relâmpagos em toda a minha vida, nothern lights... somente para nós... estes relâmpagos foram diferentes, parece que estavam a tirar fotos...
tendo eu mais de 30 litros de bd seco, cerca de 60 litros de óleo vegetal e methanol na minha garagem, e sem falar do resto...

perante a iso14001, os governos deveriam de obrigar os produtores de biodiesel ou outro tipo de fuel, incluindo oleo vegetal directo a corresponder a alguma certa norma que neste caso iria ser iso14001:2004:xxxx.pt

certo?

.. cada sitio e cada agua é diferente ..

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

estás a referir-te a que tipo de diferenças? as datas de publicação de cada uma? a facilidade ou não de interpretação e implementação de cada uma?

quanto ao facto dos produtores de bd ou ovd terem de obedecer a determinadas normas, isso de facto já é assim.. para o bd tens a norma en14214. a do ovd não tenho presente o número, mas sei que existe.
3º sócio novaenergia

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Mensagem por ajosemor »

soviet disse:
pois eu continuo a dizer que os portugueses são os mais atrasadinhos da europa,e em quase tudo.em civismo sou obrigado a dizer que somos os piores,talvez comparados a ciganos.
eh pá assim tanto tb não, embora dependa dos ciganos e dos outros portugueses em comparação!

há muito tempo que neste sub-fórum nada se escrevi-a mas senti-me tentado e ressuscitei-o.

o que a mim me parece é que começamos com campanhas fortes mas depois não lhes damos seguimento com outras acções. já imaginaram o que aconteceria se cada autarquia divulgásse os resultados económicos obtidos em cada uma das suas freguesias e as premiásse com as benfeitorias que os cidadãos escolhessem? seria um óptimo reforço positivo para os que são socialmente motiváveis. para os que não o são não me repugnava muito a solução apresentada dos sacos identificativos dos munícipes. e parece que ainda ninguém tomou em linha de conta que em portugal a percentagem dos que têm casa própria é a mais (ou das mais) altas da europa o que quér dizer que podiam fazer reflectir no imposto sobre a propriedade o comportamento dos moradores. actualmente estão quase todas nas taxas mais altas. e... divulgar tudo isto mas tb os erros que se estão a cometer pois acredito que alguns são por pura ignorância (sobre os contaminantes por ex). fui dos que indicou não separar sempre, porque efectivamente não separo tudo. separo o lixo doméstico, o papel, o vidro, as lâmpadas, as roupas, as pilhas, etc, mas por exemplo não separo todas as embalagens de refrigerantes e leite. ou seja, cuidado com as estatísticas! há os mais e os menos exigentes em relação ao ideal.

saudações

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

oi, porque não adoptar o sistema que existe noutros países tipo a suíça, em que não existe caixotes do lixo, as pessoas compram os sacos dos lixo e com isto existem muitas vantagens;

-os habitantes já estão a pagar o imposto e todo o sistema de reciclagem na taxa dos sacos.

-os sacos são identificados e assim é possível determinar a quantidade de lixo que cada 1 gasta, eu aqui fazia algumas adições tipo uma bonificação pra quem fizesse menos lixo, um prémio para o menos poluidor da rua, da vila, da freguesia, enfim penso que existem algumas vantagens nessa identificação. é claro que quem tem casa, apartamento, moradia, etc, tem de produzir lixo, se não produz algo tá mal e é verificado.

-este método faz com que cada 1 trate o lixo como deve ser tratado, ou seja separado, e devidamente acondicionado, as embalagens são dobradas, porque quanto mais espaço e peso ocupar o lixo mais se vai pagar.

-a recolha é em muito facilitada devido á utilização universal dos sacos.

-a separação e reciclagem é muito mais fácil.

-quem não o fizer e despejar o lixo na rua é multado, claro que lá as pessoas têm uma cultura diferente e as próprias pessoas denunciam as prevaricadoras.

assim o poluidor é que paga e não como é cá em portugal que o não poluidor é que paga.

aqui fica uma solução que não é nova e que funciona perfeitamente.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

penso que este post se enquadra no tema. se acharem que é publicidade estejam à vontade para apagar. hoje fui trocar a bateria da minha h1 à norauto e eles dão 2 euros pela entrega da bateria usada.

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

podera ser que um dia portugal se compare com a suica ja tivemos bem pior e fomos mais( porcos ) a suica é realmente um caso à parte os jornais estao à disposicao e o cidadao livremente mete o dinheiro correspondente na caixa .é raro ver lixo no chao sobretudo nos terrenos agriculas mas bom eles estao no centro da europa e tem bastante poder economico lisboa quando foi o centro do mundo deixava-nos umas certas regalias hoje ha que acreditar de novo e reciclar o mais possivel para respeito mutou e melhor hambiente e tambem pagar menos impostos mas parece que nao ha a nocao de que cada actividade pague e gira as propias despesas o contribuinte paga mas nao tem a noçao de para onde vai o capital e é que alguem se interessa? e é que adiantava se interessar? todos achamos que pagamos muito mas na realidade nao sabemos se até pagamos pouco
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm

Mensagem por katzilla »

jmal Escreveu:oi, porque não adoptar o sistema que existe noutros países tipo a suíça, em que não existe caixotes do lixo, as pessoas compram os sacos dos lixo e com isto existem muitas vantagens;
na suiça não tem tantos cães e gatos vádios como por cá.
em portugal com tantos animais abandonados na rua, não se deve ter o lixo em sacos (apenas) por ser obviamente anti-higienico e um ninho de doenças que podem ser transmitidas pelos animais aos humanos.
dou como exemplo a cidade de braga, caixotes do lixo são praticamente inexistentes, as pessoas colocam os sacos do lixo no passeio e aquilo começa a montoar apesar da recolha diária.
por vezes é um cheiro de fugir, e depois temos caes, gatos, ratos, pombos, etc. a revirar aquela imundiçe.

o problema penso que já foi referido é falta de civismo.
não abandonem os vossos bichinhos
Última edição por katzilla em quarta dez 26, 2007 11:09 pm, editado 1 vez no total.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

katzilla Escreveu:
jmal Escreveu:oi, porque não adoptar o sistema que existe noutros países tipo a suíça, em que não existe caixotes do lixo, as pessoas compram os sacos dos lixo e com isto existem muitas vantagens;
na suiça não tem tantos cães e gatos vádios como por cá.
em portugal com tantos animais abandonados na rua, não se deve ter o lixo em sacos (apenas) por ser obviamente anti-higienico e um ninho de doenças que podem ser transmitidas pelos animais aos humanos.
dou como exemplo a cidade de braga, caixotes do lixo são praticamente inexistentes, as pessoas colocam os sacos do lixo no passeio e aquilo começa a montoar apesar da recolha diária.
por vezes é um cheiro de fugir, e depois temos caes, gatos, ratos, pombos, etc. a revirar aquela imundiçe.

o problema penso que já foi referido é falta de civismo.
então já temos mais 2 problemas pra resolver, penso, em relação á falta de civismo é mais um facto do que um problema.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

aninhax
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta jan 03, 2008 12:43 pm

:)

Mensagem por aninhax »

bem sou nova por aqui, e tenho estado atenta á opinião de todos..a primeira coisa a mudar na minha opiniao era a mentalidade das pessoas.. não cs perceber se são ignorantes ou apenas n querem ter trabalho. mas se o pais nao muda como poderá mudar a atitude das pessoas? acho k as pessoas precisam de ser informadas. acho k deveriam demostrar um maior interesse pelo nosso ambiente e cuidar muito mais. deveria existir uma lei ou algo do género que castigasse talves assim as pessoas abram os olhos.

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

além da mentalidade, podia-se também começar por mudar a forma como se escreve o português hoje em dia.. é um assassínio..!

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

mudar para pior....já basta assim

por falar em leis. essa é a maneira tradicional de fazer as coisas em portugal: fazer papéis que poucos conhecem e que menos cumprem. temos um edifício legislativo enorme que serve de pouco. para quem quer mudar mentalidades e fala em trabalho, pecas por duas coisas: não queres ter o esforço de tentar escrever português correctamente e continuas com uma visão muito tradicional das coisas. e o velho sou eu.

katzilla
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por katzilla »

mudar é bom, incentiva a criatividade. coisa que hoje não se vé nas crianças, é só playstations e tv (a culpa não é delas é nossa que não ensinamos nem educamos, empurrando hoje essa responsabilidade para as escolas, assim os culpados não somos nós mas sim os professores e o estado).
nós os velhos também temos de evoluir (mesmo a nivel de escrita).
as leis servem para melhorar a convivencia das pessoas, no entanto têm falhas, como nós também falhamos muitas vezes.
o legislador após aprovação de uma lei, informa os cidadãos sobre essa lei, atraves de diário da republica electronico e reuniões com associações e outras entidades. as associações têm a obrigação de informar os seus associados sobre eventuais alterações legislativas atraves de circulares, revistas e reuniões (é para isso que pagamos as quotes). quem não ler o diario da republica nem for associado não é informado obviamente.
imaginemos que eu tenha uma oficina e que, para poupar umas coroas, não esteja ligado a uma associação como a antral ou outra, após o lançamento de uma lei, eu não sou informado e por isso não faço alterações nem me adapto a eventuais modificações legislativas. acontece que fico á margem da lei sem saber. a seguir vem uma fiscalização e passa uma multa, eu como bom portugues que sou, pago a multa e fico a falar mal do estado e do sistema. como dei o exemplo de uma oficina, podia dar um exemplo de um restaurante ou outro tipo de empresa. o unico responsavel pela falta de informação sou eu, mas é mais facil culpar os outros pelos nossos erros.

katzilla
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por katzilla »

mudar mentalidades deve começar na idade pré-escolar em casa. a arrogancia de que sabemos tudo e o comodismo de que os outros que trabalhem é tipico de um país civilizado, aconteceu o mesmo na alemanha e mais recente na frança. queixamo-nos do desemprego mas não queremos trabalhos inferiores é preferivel estar desempregado que lavar escadas ou trabalhar na construção civil. devido á falta de mão de obra chegam ao nosso país emigrantes da europa, africa e asia, em vez de estarmos agradecidos por nos livrarem das tarefas menores, exploramo-os e maltratamo-os. é o que sabemos fazer, explorar e maltratar o ambiente, os animais e as pessoas. é claro que todos irão dizer "mas eu não sou assim", o problema é que é mais facil falar mal dos outros. chegou a hora de cada um asumir as suas responsabilidades ambientais para que os nossos filhos e netos possam crescer num ambiente saudavel.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

muito bem katzilla. fiquei sem palavras.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Ambiente”