Govecs S2.4

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: Govecs S2.4

Mensagem por jmal »

Esse bms pelo que se consegue ver nas fotos não faz balanceamento.

Conseguem ver as referencias dos 2 chips ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Mensagem por karamelo »

jmal Escreveu:Esse bms pelo que se consegue ver nas fotos não faz balanceamento.

Não consigo porque as fotos não são do meu, Jorge tu tens alguma foto com mais detalhe que possas disponibilizar?

Supostamente no manual da scooter há uma fase de equalização que pode aparecer durante a carga...

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am

Mensagem por cuttysark76 »

karamelo Escreveu: Supostamente no manual da scooter há uma fase de equalização que pode aparecer durante a carga...
Estava à procura do código especifico dessa equalização e encontrei este service manual, bastante mais completo do que o que eu tenho em casa:
http://www.ecooltra.com/wp-content/uplo ... N_V1.2.pdf
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

karamelo Escreveu:
jmal Escreveu:Esse bms pelo que se consegue ver nas fotos não faz balanceamento.

Não consigo porque as fotos não são do meu, Jorge tu tens alguma foto com mais detalhe que possas disponibilizar?

Supostamente no manual da scooter há uma fase de equalização que pode aparecer durante a carga...
Cá estão as resistências para sangramento.
Cá estão as resistências para sangramento.
2015-01-21 16.30.09.jpg (549.08 KiB) Visto 3092 vezes
Algumas alterações que já vinhas atamancadas.
Algumas alterações que já vinhas atamancadas.
2015-01-21 16.29.59.jpg (553.38 KiB) Visto 3092 vezes
Nota-se que existiu algum cuidado em fazer o BMS, mas deve ter faltado qualquer coisa para que o torna-se 100% fiável.
Nota-se que existiu algum cuidado em fazer o BMS, mas deve ter faltado qualquer coisa para que o torna-se 100% fiável.
2015-01-21 16.29.25.jpg (545.9 KiB) Visto 3092 vezes
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por karamelo »

Para que é essa pilha? Manter alguma memória do estado das células? Então e quando se acabar? Porra. Que boa ideia andarem a tapar tudo o que é referência nos chips, enfim.

Aquela referência a um 26K22 deve ser a um PIC que deve ser o integrado maior, e ao lado deve ser uma eeprom, para isso é que é o bus i2c, para lhe chegar provavelmente.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Este BMS é o de 1,5KWh. Penso que só estes têm a pilha.

O verniz protege da corrosão, mas torna dificil nas reparações, verificar e fazer leituras dos componentes. (mas os componentes não estão raspados, dando para ler com alguma dificuldade)

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Continuo a achar que o bms não tem balanceamento por sangramento, essas resistências não me parecem ser, alem disso faltam componentes para que possa efectuar essa função, a não ser que estejam do outro lado, tens alguma foto do lado de cima da placa maior, e do lado de baixo da placa do micro-controlador?

Quanto à pilha deve ser de um relógio, consegue-se ver o ic do relógio e o seu cristal, muitas aplicações têm um relógio para guardar dados em log com calendário.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por karamelo »

Parecia-me que tinham andado a meter gosma por cima dos chips...

Será que o pack de 1,5KW não tenha essa funcionalidade de equalização?

As fotos que eu meti eram do pack de 3KW, parecem-me iguais...

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

jmal Escreveu: tens alguma foto do lado de cima da placa maior, e do lado de baixo da placa do micro-controlador?
Do que eu vejo, parece-me ter tudo para poder fazer o balanceamento.
Do que eu vejo, parece-me ter tudo para poder fazer o balanceamento.
2015-01-21 16.30.48.jpg (549.36 KiB) Visto 2965 vezes
Se for necessário tiro fotos com maior detalhe.
Se for necessário tiro fotos com maior detalhe.
2015-01-21 16.29.37.jpg (551.32 KiB) Visto 2965 vezes
O verniz até é muito bom, por se manter um pouco flexível (sendo mais fácil de retirar por contacto físico, mas sem danificar os componentes).

Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por karamelo »

Que integrados grandes são esses? OZ890 ? O pic é apenas para a gestão RS232?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Ahhh, agora sim, com esses "borrões" todos já tudo é possível (ic's e transístores), presumo que sejam BQ7x da TI, o pic serve de "master" a eles, inicializando-os, configurando-os, etc, serve também para executar as operações necessários do bms, ligar-desligar, cortes, etc, portanto tem sw e firmware proprietário, só com sw de configuração saberás se pode ou não fazer balanceamento, o barramento I2C serve de comunicação entre todos eles, para fora do bms deve sair RS232, um dos ic's na placa do pic parece ser um driver TTL-RS232.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por karamelo »

jmal Escreveu:Ahhh, agora sim, com esses "borrões" todos já tudo é possível (ic's e transístores), presumo que sejam BQ7x da TI, o pic serve de "master" a eles, inicializando-os, configurando-os, etc, serve também para executar as operações necessários do bms, ligar-desligar, cortes, etc, portanto tem sw e firmware proprietário, só com sw de configuração saberás se pode ou não fazer balanceamento, o barramento I2C serve de comunicação entre todos eles, para fora do bms deve sair RS232, um dos ic's na placa do pic parece ser um driver TTL-RS232.
Sim a placa mais pequena parece ser só para essa comunicação diz mesmo RS232 COMM, se fossem os OZ havia software para eles...

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold

Ficaste com algum contacto da Prio? Pode ser que eles tenham lá mais motos, CDs ou componentes...
Se eles tivessem um quadro ou uma moto avariada 2.4+ ou uma 3.4 resolvia logo a minha homologação! Pode se que tenham lá um CD na prateleira...

Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver

Re:

Mensagem por karamelo »

cuttysark76 Escreveu:Ficaste com algum contacto da Prio? Pode ser que eles tenham lá mais motos, CDs ou componentes...
Se eles tivessem um quadro ou uma moto avariada 2.4+ ou uma 3.4 resolvia logo a minha homologação! Pode se que tenham lá um CD na prateleira...
O vendedor arranja-te esses contactos de certeza...

Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por karamelo »

Bom, depois de uma conversa com o Jorge Rocha e com as ideias de quem sabe da coisa, lá fiz um primeiro mod:

A mostrar a temperatura do motor (26º)
IMG_0842.JPG
IMG_0842.JPG (24.58 KiB) Visto 2852 vezes
E a percentagem da bateria (65%)
IMG_0841.JPG
IMG_0841.JPG (24.7 KiB) Visto 2852 vezes
Aproveitei as representações em MPH que não me servem para nada para usar para dar essa informação.

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold

Cool!

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

É de se lhe tirar o chapéu!

Essas informações são mesmo muito úteis. Gostava de poder ver todas essas Govecs que por aí andam com esses menus extra.

Muitos parabéns pelo fantástico trabalho!

Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por karamelo »

Vou alterar a velocidade actual (em mph) para mostrar ou os RPMs ou o Torque.

Se encontrasse um display CAN a preços decentes ainda pensava em colocá-lo por baixo do gancho dos sacos...

A tensão da bateria, corrente e afins é mais chato, consigo mostrar mas a escala tinha de ser ajustada, porque o controlador transmite isso na escala de 1:0.0625 ou em 1:0.25.

Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por karamelo »

Bom, hoje consegui ligar a regeneração em idle, mas a 20% já é muito intrusiva. O controlador suporta 3 tipos de regeneração, esta em idle, uma com interruptor de travão por exemplo e outra variável tipo vectrix. A do interruptor de travão precisávamos de uns travões tipo ekoway, a variável de um acelerador tipo vectrix mas que em vez de fazer PWM fosse linear (0-5v).

Entretanto coloquei o velocimetro a mostrar a corrente do controlador. Chega aos 175A. Ao vir para o trabalho (3km sempre a subir), o motor chegou cá com 37º bateria a 91%, picos de 175A a acelerar, e picos de 20A a regenerar.

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Tens sempre a solução que se usou nas predators: um outro punho de acelerador montado do lado esquerdo para travar.
Fica logo com o curso invertido: para travar giras no sentido oposto ao acelerador.

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”