contador da EDP Vs grid tie

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
vampvamp
Membro
Membro
Registado: terça jan 06, 2015 8:32 pm

contador da EDP Vs grid tie

Mensagem por vampvamp »

ola grandes mestres das energias renováveis.
Preciso de uma ajudinha numa questão estou a pensar começar num projecto de 2 Painéis solares de 250W e um Soladim 600 para ligar directamente numa tomada mas eu tenho uma duvida depois o que vai acontecer com o contador da edp não me vai contar a mais em vez de diminuir?
O contador é dos modernos sera que me vai fazer a contagem do que eu gasto e adicionar o que eu injecto na rede?
Ou será que tenho que pedir que me alterem o contador?

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: contador da EDP Vs grid tie

Mensagem por CrOhN »

Só experimentando. O meu contava sempre para a frente. Isto é, ofereci kWh à EDP e ainda paguei por isso.

LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

CrOhN Escreveu:Só experimentando. O meu contava sempre para a frente. Isto é, ofereci kWh à EDP e ainda paguei por isso.
O que fizeste para resolver isso? Conseguiste re-aproveitar o teu sistema?

Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Mensagem por Silverio28 »

CrOhN Escreveu:Só experimentando. O meu contava sempre para a frente. Isto é, ofereci kWh à EDP e ainda paguei por isso.
Qual a marca e modelo?

Autor do tópico
vampvamp
Membro
Membro

Mensagem por vampvamp »

CrOhN Escreveu:Só ex. rimentando. O meu contava sempre para a frente.. Isto é, ofereci kWh à EDP e ainda paguei por isso.
Á pois é isso é que eu não queria isso eracomo dar um tirono pé

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

Silverio28 Escreveu:Qual a marca e modelo?
Janz HJ93
LeNnOxLeWiS Escreveu:O que fizeste para resolver isso? Conseguiste re-aproveitar o teu sistema?
O sistema foi desmontado e vendido, e depois resolvi assim: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 96&t=17819
vampvamp Escreveu:Á pois é isso é que eu não queria isso eracomo dar um tirono pé
Mais ou menos, ofereci alguns kWh, nada de grave. O que não foi exportado foi muito superior a isso.

Autor do tópico
vampvamp
Membro
Membro

Mensagem por vampvamp »

Olá amigos o meu contador ė ITROM ACE3000 tipo 520 sera que tenho alguma sorte?
Alguem tem um sistema grie tie com um contador destes?.logo agora que eu tinha descoberto a polvora levo com um balde de agua fria.

Autor do tópico
vampvamp
Membro
Membro

Mensagem por vampvamp »

olá companheiros não há alguém que tenha este tipo de contador que me possa dar umas dicas .

ENGJAIRO
Membro
Membro
Registado: sexta fev 13, 2015 11:29 pm

Mensagem por ENGJAIRO »

Acho que estou com este mesmo problema. Instalei o sistema com 3 painéis de 140W e só atinge no máximo 210W. Além disso não houve redução de meu consumo na EDP, tenho notado um aumento.
Será que o inversor não estar retirando o máximo de energia (MPPT) ?

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

ENGJAIRO Escreveu:Acho que estou com este mesmo problema. Instalei o sistema com 3 painéis de 140W e só atinge no máximo 210W. Além disso não houve redução de meu consumo na EDP, tenho notado um aumento.
Será que o inversor não estar retirando o máximo de energia (MPPT) ?
O só atingires os 210W pode ter a haver com o inversor, a orientação e a inclinação dos painéis, secção dos cabos etc.
Quanto ao aumento do consumo pode ter a haver com o que vai para a rede o contador estar a contar como entrada.
Sabes quanto é que tens de consumo em stand bay? é que se produzires mais do que o que consomes o excesso vai para a rede e o contador pode estar a contar como entrda ou seja estas a pagar a electricidade que estas a produzir e não estas a consumir.
De que marca é o inversor?

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

Quase que aposto que são 3 paineis ligados em paralelo a um inversor chinês.

Se te apercebes de aumento (acho dificil, mas...) é porque está a acontecer o que já foi sobejamente falado por aqui: Injectando, além de não descontar, ainda conta como consumo.

ENGJAIRO
Membro
Membro

Mensagem por ENGJAIRO »

A orientação e a inclinação dos painéis estão muito boas. Estou usando cabo de 4 mm2 com 5 metros de comprimento. Estou usando 3 painéis com um inversor chinês. Não sei quanto estou consumindo em stand by, mas acredito que estou gerando mais do que o consumo. Vou verificar.
O diâmetro e o comprimento do cabo está bom?

borllock
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Mensagem por borllock »

Esse inversor chinês é que deve ter um rendimento muito baixo.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

ENGJAIRO Escreveu:A orientação e a inclinação dos painéis estão muito boas. Estou usando cabo de 4 mm2 com 5 metros de comprimento. Estou usando 3 painéis com um inversor chinês. Não sei quanto estou consumindo em stand by, mas acredito que estou gerando mais do que o consumo. Vou verificar.
O diâmetro e o comprimento do cabo está bom?
O cabo de 4mm para o comprimento de 5m está a ligar o inversor a entrada de corrente da casa? se assim for não está mal até fio de 2,5mm dava, se dizes que a orientação e inclinação estão bons o problema deve ser mesmo do "chinês" tambem podes colocar um relógio para desligar o inversor quando não está a produzir sempre poupas o que o inversor consome em stand by.
Os paineis estão todos com a mesma inclinação e orientação?
Tenho um amigo que com um painel de 195W e um inversor Involar 250 em janeiro chegou a produzir mais de 1150W num dia e o painel chegou a produzir 179,55w/h não sei se a inclinação seria a ideal para esta altura do ano, mas de qualquer maneira as tuas produções estão muito baixas em comparação com esta.
Qual é a marca e modelo do teu contador de electricidade?

ENGJAIRO
Membro
Membro

Mensagem por ENGJAIRO »

Boa noite.

O cabo de 4mm2 está ligando o painel ao inversor distantes entre si em 5 metros. Meu inversor por ser chinês não tem marca definida. Todos os painéis estão com a mesma inclinação. O contador de minha residência é ELO 2101L Classe B. A tensão de entrada em minha residência é de 110V monofásico.
Você conhece algum inversor grid tie entre 1000 e 1500W. Poderia me indicar o link no e-bay, mercadolivre, etc?

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

ENGJAIRO Escreveu:Boa noite.

O cabo de 4mm2 está ligando o painel ao inversor distantes entre si em 5 metros. Meu inversor por ser chinês não tem marca definida. Todos os painéis estão com a mesma inclinação. O contador de minha residência é EO 21L01L Classe B. A tensão de entrada em minha residência é de 110V monofásico.
Você conhece algum inversor grid tie entre 1000 e 1500W. Poderia me indicar o link no e-bay, mercadolivre, etc?
boa noite

Se procurares no Ebay encontras de certeza inversores grid tie a 110v, para a potência que queres, falta e saber se vale a pena por causa da alfandega (não sei como é onde vives) nós cá temos 230V e o contador estive a ver no google mas não aparece nada com a refª que dizes.

ENGJAIRO
Membro
Membro

Mensagem por ENGJAIRO »

Desculpe-me, errei ao digitar o modelo do contador de minha residência. O correto é ELO 2101L.
Segue o link para facilitar: http://www.elonet.com.br/downloads/Manual_2101L_002.pdf

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

Boas

Tenta ligar para a assistência da ELO eles no manual falam em contactar a assistência quando se tem alguma duvida, no manual falam em Caso o fluxo de energia ativa for reverso, a indicação Partida passa a alternar ligada e desligada, mas não dizem se conta nestas situações.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”