escolha mota/scooter eletrica

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm

Re: escolha mota/scooter eletrica

Mensagem por MVS »

A eficiência do motor BLDC (s/ escovas DC) é o quociente entre a potência mecânica extraída (binário x velocidade angular) no veio sobre a potência eléctrica que lhe é fornecida (tensão x corrente). Mantendo a tensão e a corrente nos valores nominais a eficiência será máxima quando o motor roda á maior velocidade possível quando lhe é pedido o binário nominal.

Não te confundas com os gráficos dos testes em banco de ensaio quando partes com o motor á velocidade máxima e vais aplicando um binário crescente no veio.

As engrenagens são sempre responsáveis por perdas mecânicas mas estas podem ser compensadas por podermos utilizar um motor muito mais pequeno e rotativo (+ leve e barato) para a mesma aplicação. A transmissão permite também mitigar o problema da baixa eficiência / performance das soluções direct-drive nos arranques.

Não tenho dúvidas que uma scooter "chinesa" com motor hub de última geração e controlador FOC seja ligeiramente mais eficiente (do ponto de vista estritamente energético) a uma velocidade estabilizada de 65Km/h do que por exemplo uma Vectrix apesar desta usar uma tensão nominal superior. Agora isto significa muito pouco no trânsito do dia.
Imagem

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

MVS Escreveu:A eficiência do motor BLDC (s/ escovas DC) é o quociente entre a potência mecânica extraída (binário x velocidade angular) no veio sobre a potência eléctrica que lhe é fornecida (tensão x corrente). Mantendo a tensão e a corrente nos valores nominais a eficiência será máxima quando o motor roda á maior velocidade possível quando lhe é pedido o binário nominal.

Não te confundas com os gráficos dos testes em banco de ensaio quando partes com o motor á velocidade máxima e vais aplicando um binário crescente no veio.

As engrenagens são sempre responsáveis por perdas mecânicas mas estas podem ser compensadas por podermos utilizar um motor muito mais pequeno e rotativo (+ leve e barato) para a mesma aplicação. A transmissão permite também mitigar o problema da baixa eficiência / performance das soluções direct-drive nos arranques.

Não tenho dúvidas que uma scooter "chinesa" com motor hub de última geração e controlador FOC seja ligeiramente mais eficiente (do ponto de vista estritamente energético) a uma velocidade estabilizada de 65Km/h do que por exemplo uma Vectrix apesar desta usar uma tensão nominal superior. Agora isto significa muito pouco no trânsito do dia.
Ora nem mais. ;)
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

(já tinha escrito isto antes do MVS intervir...) (afinal verifico que já havia outra pagina, e a minha afirmação que se segue está como que a explicar por palavras mais pobres o que o MVS disse... mesmo assim deixo o meu comentário para não o apagar na totalidade, pois pode sempre acrescentar mais alguma coisa)

jmal,
Estás a fugir ao tema. E sabes perfeitamente que existem motores directamente ligados às rodas (sem qualquer desmultiplicação) sem serem de origem chinesa, incluindo em carros (o mais antigo que conheço nasceu primeiro que o meu avó, em 1901 http://www.abve.org.br/destaques/2013/destaque13032.asp )

A eficiência de um motor nunca depende só da potência, mas sim em conjunto dessa com a rotação.

Baseado no exemplo que dei,
a rotação óptima de trabalho dos motores nas rodas (sem engrenagens) por volta das 70% das rotações máximas, em estradas planas e sem vento de frente, consegue-se a melhor eficiência possível (e é nestes exemplos que normalmente se fazem testes de autonomia, beneficiando os motores sem engrenagens)
rapidamente se verifica que o motor está a debitar uma determinada potencia e com uma rotação que lhe permite ter uma boa eficiência.

As minhas respostas são baseadas nas experiências que tenho.
Tudo por um mundo mais limpo!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:(já tinha escrito isto antes do MVS intervir...)

jmal,
Estás a fugir ao tema. E sabes perfeitamente que existem motores directamente ligados às rodas (sem qualquer desmultiplicação) sem serem de origem chinesa, incluindo em carros (o mais antigo que conheço nasceu primeiro que o meu avó, em 1901 http://www.abve.org.br/destaques/2013/destaque13032.asp )

A eficiência de um motor nunca depende só da potência, mas sim em conjunto dessa com a rotação.

Baseado no exemplo que dei,
a rotação óptima de trabalho dos motores nas rodas (sem engrenagens) por volta das 70% das rotações máximas, em estradas planas e sem vento de frente, consegue-se a melhor eficiência possível (e é nestes exemplos que normalmente se fazem testes de autonomia, beneficiando os motores sem engrenagens)
rapidamente se verifica que o motor está a debitar uma determinada potencia e com uma rotação que lhe permite ter uma boa eficiência.

As minhas respostas são baseadas nas experiências que tenho.
O que quero dizer é que actualmente só esses veiculos usam essa solução, não só por causa da eficiência, também pelas potências envolvidas, tamanho/potência, peso, componente electronica (controladores sob-dimensionados) e até funcionalidade, como por exemplo a regenerativa, uma regenerativa num motor hub é muito pouco funcional e eficiente, devido às baixas rotações com que se trabalha.

Imagina uma brammo, uma bmw, uma vectrix, uma zero com motor hub ?!?!?!? nenhuma delas tinha o binário que tem, nem tampouco atingir as velocidades que atingem, e quando falo em custos, provavelmente até estou enganado, porque um motor hub numa mota destas obrigaria a ter sistemas de arrefecimento bem mais complexo que num motor "inrun" com transmissão.

A transmissão faz atrito, atrito é perda, claro que sim, mas permite que os motores trabalhem, e bem que referes, a uma rotação mais elevada, maior binário...etc

O mesmo se passa com veiculos de 4 rodas, qualquer um que exista à venda, com motores hub !?!?!? não estou a imaginar carros como o leaf a ter motores na roda, pesados, lentos e caros devido aos sistemas a dobrar ou quadriplicar que tinham de ter.

Estás a dar um exemplo com mais de um século, a tecnologia evoluiu muito, procura também um dos mais antigos electricos, que está na garagem do Jay Leno, também era com motores hub.
Cumps Inovadores

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

jmal Escreveu: O mesmo se passa com veiculos de 4 rodas, qualquer um que exista à venda, com motores hub !?!?!? não estou a imaginar carros como o leaf a ter motores na roda, pesados, lentos e caros devido aos sistemas a dobrar ou quadriplicar que tinham de ter.
Leaf não, mas e um Mercedes?
Para quem não conhece:

http://www.proteanelectric.com/en/

O grande problema aqui, para já, é o peso (31kgs) e tamanho (só para jantes >18") do conjunto. Só o reforço da suspensão tem que ser muito bem feito para aguentar todo aquele peso.
Mas também tem benefícios:

http://www.proteanelectric.com/en/benefits/

Talvez um dia. Já estamos é a fugir um pouco ao tema...

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

sugarstorm Escreveu:
jmal Escreveu: O mesmo se passa com veiculos de 4 rodas, qualquer um que exista à venda, com motores hub !?!?!? não estou a imaginar carros como o leaf a ter motores na roda, pesados, lentos e caros devido aos sistemas a dobrar ou quadriplicar que tinham de ter.
Leaf não, mas e um Mercedes?
Para quem não conhece:

http://www.proteanelectric.com/en/

O grande problema aqui, para já, é o peso (31kgs) e tamanho (só para jantes >18") do conjunto. Só o reforço da suspensão tem que ser muito bem feito para aguentar todo aquele peso.
Mas também tem benefícios:

http://www.proteanelectric.com/en/benefits/

Talvez um dia. Já estamos é a fugir um pouco ao tema...
Sim, essa é tambem uma desvantagem, imagina o conforto que tem o veiculo com uma massa adicional de 34 kgs em cada roda motriz.

Bom, este video é bem ilustrador das desvantagens, e temos ainda o ruído que não entendo ser tão alto.

http://www.proteanelectric.com/en/video ... 71&gal=570
Cumps Inovadores

Autor do tópico
mso
Membro
Membro
Registado: terça jan 27, 2015 2:02 pm

Mensagem por mso »

boa noite

Não está fácil arranjar uma mota primeiro porque no distrito ( leiria) onde vivo nãjo encontro nenhuma loja onde possa ver e experimentar, segundo não á nenhuma mota que tenha autonomia de 100kms ou mais, apesar de só precisar de 60km gostava de ficar precavido para mais?
desta forma ainda não consegui ver nem experimentar nenhuma, não está facil.
Última edição por mso em sexta fev 06, 2015 9:36 am, editado 1 vez no total.

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver

mso Escreveu:boa noite

Não está fácil arranjar uma mota primeiro porque no distrito onde vivo não encontro nenhuma loja onde possa ver e experimentar, segundo não á nenhuma mota que tenha autonomia de 100kms ou mais, apesar de só precisar de 60km gostava de ficar precavido para mais?
Boas mso,

Scooters apenas a Vectrix Li+ e a BMW C Evolution têm mais de 100 kms de autonomia de origem, com calma no punho. :D
Vectrix Li+ podes encontrar usadas quer um Portugal (nos classificados do Nova Energia ou na Fuel Free Motos), ou em Espanha (Motos.coches.net).
BMW C Evolution também existem, novas e usadas, mas a um preço bastante superior, ou seja cerca de 15.000€.
Outra hipótese serão as naked como as Brammo Empulse ou as Zero. Ambas podem ser compradas novas por preços a partir dos 10.000€. Brammo na Zevtech e Zero na ZEEV.

Outro caminho é a conversão. Podes comprar uma scooter com baterias gastas (Vectrix ou chinesa), a um preço simpático e depois pedes para converter. Os grandes "convertedores" :D de VE's de 2 rodas cá no burgo são a FFM no sul de Portugal (Caldas da Raínha), e o Jorge Rocha (JRLAB) no norte, em Aveiro.

Pronto, sem deixar nenhuma empresa de fora, são estas as opções reais. Agora a escolha é tua.
Proponho que apareças num encontro eléctrico algures que a malta terá toda o prazer de te mostrar as opções ao vivo.
Tens é de fazer o esforço de aparecer. Existe um tópico próprio para encontros e eventos. Procura.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

faço só um pequeno reaparo.

O Nuno Santos de Camarate também o faz!
Lol no outro dia esqueci me eu, hoje esqueces te tu!

Mas acho que vem aí outra Empresa para essas conversões também em lisboa... aguardemos!

Voltando ao tema, desculpa o offtopic mso!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver

Sim. Obrigado Serges pelo reparo.
E a Ecocritério também tem a TL6000 que faz mais de 100 kms.
As minhas desculpas pelo esquecimento.

Autor do tópico
mso
Membro
Membro

Mensagem por mso »

sugarstorm Escreveu:

Não está fácil arranjar uma mota primeiro porque no distrito onde vivo não encontro nenhuma loja onde possa ver e experimentar, segundo não á nenhuma mota que tenha autonomia de 100kms ou mais, apesar de só precisar de 60km gostava de ficar precavido para mais?
Boas mso,

Scooters apenas a Vectrix Li+ e a BMW C Evolution têm mais de 100 kms de autonomia de origem, com calma no punho. :D
Vectrix Li+ podes encontrar usadas quer um Portugal (nos classificados do Nova Energia ou na Fuel Free Motos), ou em Espanha (Motos.coches.net).
BMW C Evolution também existem, novas e usadas, mas a um preço bastante superior, ou seja cerca de 15.000€.
Outra hipótese serão as naked como as Brammo Empulse ou as Zero. Ambas podem ser compradas novas por preços a partir dos 10.000€. Brammo na Zevtech e Zero na ZEEV.

Outro caminho é a conversão. Podes comprar uma scooter com baterias gastas (Vectrix ou chinesa), a um preço simpático e depois pedes para converter. Os grandes "convertedores" :D de VE's de 2 rodas cá no burgo são a FFM no sul de Portugal (Caldas da Raínha), e o Jorge Rocha (JRLAB) no norte, em Aveiro.

Pronto, sem deixar nenhuma empresa de fora, são estas as opções reais. Agora a escolha é tua.
Proponho que apareças num encontro eléctrico algures que a malta terá toda o prazer de te mostrar as opções ao vivo.
Tens é de fazer o esforço de aparecer. Existe um tópico próprio para encontros e eventos. Procura.
Vectrix li+ segundo já disseram neste topico nao faz 100.
De resto tenho reparado que as motas têm um preço muito grande em relação a uma de combustão.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Já agora, para preencher mais o nosso pequeno país, ficam os irmãos MVS e RVS no grande Porto (que têm feito grandes trabalhos e aplicando seus proprios BMS com 5 anos de garantia).
Fica também o nosso amigo Barrocas em Viana do Castelo, e o Nios26 em Fafe (ambos com bons trabalhos feitos também).

Sei que deve existir mais pessoas, mas não sei onde e não conheço seus trabalhos de perto, daí não poder dizer muito mais...

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm

Mensagem por Celestino »

sugarstorm Escreveu:...Scooters apenas a Vectrix Li+ e a BMW C Evolution têm mais de 100 kms de autonomia de origem, com calma no punho. :D
...
Outra hipótese serão as naked como as Brammo Empulse ou as Zero. Ambas podem ser compradas novas por preços a partir dos 10.000€. Brammo na Zevtech e Zero na ZEEV...
...
Esqueceste a Gingabike que tem scooter(s) reais com mais de 100Km de autonomia anunciados, ou achas que não são opção para o mso e por isso deixaste de fora?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm

Mensagem por rnlcarlov »

Celestino Escreveu: Esqueceste a Gingabike que tem scooter(s) reais com mais de 100Km de autonomia anunciados, ou achas que não são opção para o mso e por isso deixaste de fora?
Realmente essa é um das primeiras hipóteses que me veio logo à cabeça, tanto mais não seja porque têm vários agentes por todo o país. Na zona de Leiria têm esta lista:

Código: Selecionar todos

Regra n.º 6. 
Pode ser que algum tenha uma das Scooter Vortex para test-drive. Provavelmente não terão ainda a última versão da NWR, que faz 150km a 60-70km/h, mas penso que as outras poderão servir para o percurso pretendido.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Pensei que o sugarstorm se estivesse a referir a motas com mais de 5 KWh, por não ter mencionado a Ecocritério também.
Assim também existirão outros, como Ecoglady...

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

mso Escreveu:
sugarstorm Escreveu:

Boas mso,

Vectrix li+ segundo já disseram neste topico nao faz 100.
De resto tenho reparado que as motas têm um preço muito grande em relação a uma de combustão.
Não tem nada a ver...!

Faça a comparação o que uma vai consumir num ano em relação à outra, vai poupar muitos_€€€€ em combustível/mudanças de óleo/etc... ao longo dos anos nem se fala...

Sim... um VE tem um custo inicial superior a um CI, mas em alguns anos anulas esta diferença.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Paulo J. Neves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jan 08, 2015 11:06 am

Mensagem por Paulo J. Neves »

Fui hoje à Gingabike para comprar a Ficha Menekes. Não a comprei ainda porque me disseram que tem de ser preparada electronicamente com uma resistencias para poder funcionar nos postos mobi-E.

Vi lá umas super scooters de 4000, 6000 e 9000w com 150km de autonomia mas são muito caras pro meu bolso. deve servir pra si.
Tem 5 anos de garantia ou 100.000 km. Deixaram me dar uma volta com uma 4Kw quando peguei na minha RS na velocidade máxima pensei que estava parado.

Autor do tópico
mso
Membro
Membro

Mensagem por mso »

Paulo J. Neves Escreveu:Fui hoje à Gingabike para comprar a Ficha Menekes. Não a comprei ainda porque me disseram que tem de ser preparada electronicamente com uma resistencias para poder funcionar nos postos mobi-E.

Vi lá umas super scooters de 4000, 6000 e 9000w com 150km de autonomia mas são muito caras pro meu bolso. deve servir pra si.
Tem 5 anos de garantia ou 100.000 km. Deixaram me dar uma volta com uma 4Kw quando peguei na minha RS na velocidade máxima pensei que estava parado.

:D qual era o preço da NWR? 150KMS A QUE VELOCIDADE? Tinham alguma de cerviço ou usada com melhor preço? Qual o preço dessa ficha menekes para a mobie? Obrigado.

Paulo J. Neves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jan 08, 2015 11:06 am

Mensagem por Paulo J. Neves »

mso Escreveu:
Paulo J. Neves Escreveu:Fui hoje à Gingabike para comprar a Ficha Menekes. Não a comprei ainda porque me disseram que tem de ser preparada electronicamente com uma resistencias para poder funcionar nos postos mobi-E.

:D qual era o preço da NWR? 150KMS A QUE VELOCIDADE? Tinham alguma de cerviço ou usada com melhor preço? Qual o preço dessa ficha menekes para a mobie? Obrigado.
A que faz 150Km de autonomia falaram-me em 6.000 euros. tem uma de serviço com 16.000 km mas não estava lá.
A ficha menekes custa 74 euros mas tem de se preparada para dar nos mobi-ES e custa mais 12 euros o cabo + electronica + ficha normal.

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm

Mensagem por rnlcarlov »

Como eu disse mais atrás, as autonomias apresentadas aplicam-se a velocidades da ordem do 60-70 km/h
Eles têm duas versões para cada mota. Penso que as NWR+ são 6k ou 6,8k
Depois há outras mais baratas com autonomias de 130, 100 e 80km. Para 100km de autonomia penso que o mais barato é na ordem do 4500. Sendo modelos novos não creio que haja ainda um grande mercado de usados, mas sabe-se lá se não haverá alguma oportunidade.

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”