Procuro Motociclo Eléctrico Usado
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Re: Procuro Motociclo Eléctrico Usado
Em Braga há que as esteja a oferecer por 1.800e.
Digo oferecer porque sei que valem bem mais. Têm muito potencial escondido, a nível do controlador, e umas baterias de lítio que a mim não me satisfazem.
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Re: Procuro Motociclo Eléctrico Usado
eu diria que seja qual mota for, se servir o teu objectivo a 100% então é uma óptima compra
é rentabilizada rapidamente e que depois pode ser feito um upgrade para algo superior 


Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
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Re: Procuro Motociclo Eléctrico Usado
É uma dessas que vou buscar, precisamente!
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Re: Procuro Motociclo Eléctrico Usado
Em primeiro lugar recomendaria para esse pack de baterias, uma revisão a suas tensões. Se não estiver balanceado o problema pode comprometer a vida do mesmo.
A protecção do BMS é muito pouco eficaz para quando existe diferenças muito grandes de tensões entre as células.
Depois, o que eu aconselho é a fazer uma rodagem às baterias de forma a que a sua química se torne mais activa, pois já estão paradas há uns dois anos.
Nos primeiros 500Km andar sempre a baixas prestações.
Começar por fazer poucos kms e colocar logo à carga (pois o carregador é muito potente para as baterias que tem, quando já há muito tempo paradas).
Fazer uma descarga muito lenta e até o corte do BMS. Carregar logo depois durante 15 minutos descansar 1 hora, voltar a carregar 15 minutos, descansar outra hora, ... tudo para que as células não aqueçam muito nem criem muito gás internamente.
Essas células têm um fusível mecânico que se desliga com excesso de pressão interna da célula. Eu tenho aqui algumas centenas de células desligadas por esse fusível, e ficaram assim por terem sofrido um carregamento excessivo. Depois de violar as células, ligando internamente o fusível, a sua tensão estava nos 4,30V mesmo depois de paradas há uns meses.
O que dá para concluir que já devem ter colocado as células, desbalanceadas, na montagem do pack, e logo na primeira carga o problema sucedeu.
Algumas das células em vez de desligarem pelo fusível mecânico, ficam a aguentar com o excesso de tensão, e depois passam a sofrer de outros males, como o de terem uma resistência interna muito alta, aquecendo muito, terem também uma auto descarga muito exagerada e pouca capacidade em Ah.
A protecção do BMS é muito pouco eficaz para quando existe diferenças muito grandes de tensões entre as células.
Depois, o que eu aconselho é a fazer uma rodagem às baterias de forma a que a sua química se torne mais activa, pois já estão paradas há uns dois anos.
Nos primeiros 500Km andar sempre a baixas prestações.
Começar por fazer poucos kms e colocar logo à carga (pois o carregador é muito potente para as baterias que tem, quando já há muito tempo paradas).
Fazer uma descarga muito lenta e até o corte do BMS. Carregar logo depois durante 15 minutos descansar 1 hora, voltar a carregar 15 minutos, descansar outra hora, ... tudo para que as células não aqueçam muito nem criem muito gás internamente.
Essas células têm um fusível mecânico que se desliga com excesso de pressão interna da célula. Eu tenho aqui algumas centenas de células desligadas por esse fusível, e ficaram assim por terem sofrido um carregamento excessivo. Depois de violar as células, ligando internamente o fusível, a sua tensão estava nos 4,30V mesmo depois de paradas há uns meses.
O que dá para concluir que já devem ter colocado as células, desbalanceadas, na montagem do pack, e logo na primeira carga o problema sucedeu.
Algumas das células em vez de desligarem pelo fusível mecânico, ficam a aguentar com o excesso de tensão, e depois passam a sofrer de outros males, como o de terem uma resistência interna muito alta, aquecendo muito, terem também uma auto descarga muito exagerada e pouca capacidade em Ah.
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Re: Procuro Motociclo Eléctrico Usado
Caro Jorge Rocha, muito obrigado pelos conselhos. Vou seguir à risca as suas instruções!
Como é que posso fazer a revisão das tensões do pack?
Como é que posso fazer a revisão das tensões do pack?
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Re: Procuro Motociclo Eléctrico Usado
Aqui somos todos baratinhos (retire o "caro" por favor).
Eu até lhe dizia, mas isso implicaria abrir o pack das baterias e isso faria perder a garantia (garantia essa que penso não existir, ou muito difícil de recuperar, ficando sempre sem a mota por uma temporada).
Se quiser mesmo, posso abrir um tópico novo a explicar os procedimentos a tomar num pack como esse. Eu tenho 4 pack desses e todos sobreviveram, tendo que lhes fazer essas medidas que relatei. Dois outros já chegaram até mim degradados, e nisso não há volta a dar.
Eu até lhe dizia, mas isso implicaria abrir o pack das baterias e isso faria perder a garantia (garantia essa que penso não existir, ou muito difícil de recuperar, ficando sempre sem a mota por uma temporada).
Se quiser mesmo, posso abrir um tópico novo a explicar os procedimentos a tomar num pack como esse. Eu tenho 4 pack desses e todos sobreviveram, tendo que lhes fazer essas medidas que relatei. Dois outros já chegaram até mim degradados, e nisso não há volta a dar.
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Re: Procuro Motociclo Eléctrico Usado
O meu emprego fica a 3 km de casa ( ida) e a apenas 1,5kms no regresso (sentidos das ruas na baixa lisboeta).
Vou fazer a rodagem como indicou. Presumo que a bateria esteja carregada quando a for buscar/testar.
Quando estiver em Lisboa com a moto, ando a baixas rotações até esgotar a bateria por completo? Seguido de um carregamento faseado de 15m e 1 hora de espera?
Ou sempre que andar com a moto, carrego-a dessa forma, independentemente da carga existente?
Muito obrigado, novamente!
Vou fazer a rodagem como indicou. Presumo que a bateria esteja carregada quando a for buscar/testar.
Quando estiver em Lisboa com a moto, ando a baixas rotações até esgotar a bateria por completo? Seguido de um carregamento faseado de 15m e 1 hora de espera?
Ou sempre que andar com a moto, carrego-a dessa forma, independentemente da carga existente?
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Re: Procuro Motociclo Eléctrico Usado
Tens 2 tópicos por aqui de scooters desse tipo (que vieram da mesma origem que essa que vais buscar), o mais perto de Lisboa (zona oriente) podes acompanhar por aqui: viewtopic.php?t=18463
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
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Re: Procuro Motociclo Eléctrico Usado
Já os li de uma ponta à outra! Obrigado.
Já agora, se não for indiscrição, qual é a história destas motos?
Já agora, se não for indiscrição, qual é a história destas motos?
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Re: Procuro Motociclo Eléctrico Usado
Para essas distancias nao ponderou uma ebike? Reduzia para metade a ida e reduzia o consumo de energia para um valor completamente residual nas deslocações para o trabalho. Melhor ainda seria ir a pé! Mais ecologico é impossivel!
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Re: Procuro Motociclo Eléctrico Usado
A empresa Prio.e, que tinha uma grande loja no Porto, cheia de viaturas destas, e entre outras, como Brammo, Etropolis, Tohqi, e também bicicletas, terminou.cuttysark76 Escreveu:...
Já agora, se não for indiscrição, qual é a história destas motos?
Vendeu tudo a metade do preço, e de seguida em leilão, pela melhor oferta, no ebay.
O facto de terem estado empacotadas muito tempo, e de terem tido poucas indicações por parte dos fabricantes ou importadores, levou a que algumas baterias perdessem a boa forma.
Por isso mesmo faço estas recomendações, pois fui um dos que comprou e se viu obrigado a agir rapidamente para não ficar com mais packs de baterias danificados. As Govecs foram as que mais problemas lhes deram comas baterias.
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Re: Procuro Motociclo Eléctrico Usado
Percebo o argumento de andar a pé, mas a minha vida não se esgota no emprego... Tenho de fazer vários percursos na cidade. Inicialmente quero seguir as indicações do Jorge Rocha para tentar salvar as baterias. Depois... Conto fazer 25 a 30kms diários, que fazia com a minha moto anterior, a gasolina, com cargas intermédias, se necessário.
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Re: Procuro Motociclo Eléctrico Usado
Farás depois seguramente 35Km com uma só carga (penso que até aos 45Km dará), mas como tem um carregador que carrega quase os 100% em pouco mais de 2 horas cada 30 minutos de carga são mais 10Km de autonomia.
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Re: Procuro Motociclo Eléctrico Usado
Ok, no fim tudo se resume a aproveitar um bom negocio. Mas que sirva. Se para o trabalho não é relevante que seja para poder fazer o resto com relativo conforto.
Boa sorte na compra!
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Re: Procuro Motociclo Eléctrico Usado
Há alguma dica para verificar a saúde do pack de baterias, no momento da compra? Vou a Braga e volto a Lisboa no mesmo dia. Na melhor das hipóteses, disponho de 3 horas na bela cidade dos arcebispos.
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Re: Procuro Motociclo Eléctrico Usado
Pede para que tenham a mota carregada quando a fores buscar.
Quando lá chegares certifica-te que está carregada, colocando-a à carga. Ela deverá carregar um pouco e depois desligar logo.
De seguida faz um pequeno teste de estrada, de poucos km. Coloca-a novamente à carga, com um contador de energia a acompanhar o processo. Os consumos deverão andar pelos 650W, e em poucos minutos deverá desligar.
Por vezes o carregador, já no final, mantém uns 12W durante muito tempo, ou até nem desligando, significando um desbalanceamento do pack. Nesse caso é já um risco trazer a mota com esse pack.
Coloca-a no descanso central e acelera para que se possa verificar algum empeno na roda de trás (isso já aconteceu com outras irmãs).
Quando lá chegares certifica-te que está carregada, colocando-a à carga. Ela deverá carregar um pouco e depois desligar logo.
De seguida faz um pequeno teste de estrada, de poucos km. Coloca-a novamente à carga, com um contador de energia a acompanhar o processo. Os consumos deverão andar pelos 650W, e em poucos minutos deverá desligar.
Por vezes o carregador, já no final, mantém uns 12W durante muito tempo, ou até nem desligando, significando um desbalanceamento do pack. Nesse caso é já um risco trazer a mota com esse pack.
Coloca-a no descanso central e acelera para que se possa verificar algum empeno na roda de trás (isso já aconteceu com outras irmãs).
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Re: Procuro Motociclo Eléctrico Usado
Isso pouco ou nada poderá indicar quanto ao estado das baterias.Jorge Rocha Escreveu:Pede para que tenham a mota carregada quando a fores buscar.
Quando lá chegares certifica-te que está carregada, colocando-a à carga. Ela deverá carregar um pouco e depois desligar logo.
De seguida faz um pequeno teste de estrada, de poucos km. Coloca-a novamente à carga, com um contador de energia a acompanhar o processo. Os consumos deverão andar pelos 650W, e em poucos minutos deverá desligar.
Por vezes o carregador, já no final, mantém uns 12W durante muito tempo, ou até nem desligando, significando um desbalanceamento do pack. Nesse caso é já um risco trazer a mota com esse pack.
Coloca-a no descanso central e acelera para que se possa verificar algum empeno na roda de trás (isso já aconteceu com outras irmãs).
Se a mota não tem garantia cuttysark76 terás de assumir os respectivos riscos. Depois o Jorge Rocha faz o tutorial de o que deves fazer antes de andares com a mota e vês como ela se porta nos primeiros tempos.
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Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas
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