Comecei então hoje a estudar o caso através do forum e do nosso amigo google faz agora 5 horas, portanto peço-vos que sejam condescendentes com o meu nível de conhecimento atual sobre o assunto!
Grid-tie é simplesmente a melhor opção para mim neste momento, vivendo em apartamento com acesso ao telhado e tendo um jardim num predio de apenas R/C e 1º andar. Se fosse vivenda ou uma quintinha pensaria noutras hipoteses.
O facto de não precisar de investimento inicial em baterias é algo que ainda me agrada mais. Para vos situar, sou um ferveroso adepto da auto sustentabilidade contudo ainda não tive a capacidade economica para o fazer, nem uma casa na qual eu queira investir a longo prazo.
Neste momento, o que me interessa é investir lentamente no grid-tie para um sistema evolutivo. A minha ideia é começar com o mais básico de tudo, 1 painel e 1 inversor e ir somando à medida que posso. É neste sentido que escrevo este post, solicitando a vossa ajuda para me sugerirem algumas hipoteses dentro do bom e barato (QB) porque já vi dezenas de referencias e marcas e não consigo ter uma base de referencia para continuar com a pesquisa.
Já agora algumas questões:
- vi que em caso de falha de energia por parte da rede, injectar energia seria perigoso. calculo que os inversores tenham um dispositivo que os desliga caso eles não consigam injetar?
- em termos de segurança para os aparelhos ligados em casa, tudo passa na mesma pelo quadro, não preciso de ter nada mais para não correr o risco de queimar algo em casa no caso de sobrecarga?
- os inversores ligam-se directamente às tomadas de casa ou preciso de ligar ao quadro?
Obrigado pela vossa paciencia e parabéns ao forum, estou há horas a ler com bastante interesse apesar de me escaparem muitos termos técnicos (obrigado google)