Tenho uma casa pequena, com sala e cozinha na mesma partição (ou seja, sem divisão física, sem parede a dividir os espaços) e 3 quartos e uma pequena casa de banho. Além de ter a pré-instalação para o Aquecimento Central toda concluía (no momento de construção da casa) nunca cheguei a concluir essa construção, faltando meter um recuperador e os radiadores. Tenho lareira aberta neste momento.
Nunca houve muita necessidade, a casa tem um bom isolamento, janelas de vidro duplo, etc. No entanto, nestes ultimos 2 anos o inverno sentiu-se de forma rigorosa dentro de casa, e queria resolver esse problema.
Mas estou num dilema: recuperador de calor ou AC inverter?
Quanto a lenha consigo grande parte dela de graça. Espaço para a guardar também não falta.
Em relação ao AC não sei como seria a instalação, se preciso de colocar um "extrator" ou lá como aquilo se chama (ehehe) em cada divisão da casa (ou seja, nos 3 quartos e na sala). E também tenho um filho asmático e com bastantes alergias, não sei se o AC iria prejudicar devido à qualidade do ar e assim..
O que me aconselham?
Obrigado desde já