Comprar bicicleta elétrica
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Então, mas se os pedais dão indicação ao motor para funcionar (pedalec) e o motor move os pedais, como é que se deixa de pedalar para parar a bicicleta?
Acho que só vou perceber como funciona quando experimentar uma...
Acho que só vou perceber como funciona quando experimentar uma...
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Pelo que percebi neste caso é com um sensor de velocidade, que pode não estar na pedaleira.Nunio Escreveu:Então, mas se os pedais dão indicação ao motor para funcionar (pedalec) e o motor move os pedais, como é que se deixa de pedalar para parar a bicicleta?
Acho que só vou perceber como funciona quando experimentar uma...
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Re: Comprar bicicleta elétrica
A medida que baixas a rotação dos pedais o motor também vai baixando. E pode ainda ser um sistema idêntico ao meu em que o motor atua na pedaleira mas não nos pedais, tem roda livre na pedaleira.
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Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Sim. Queria referi-me a motores direct drive.MVS Escreveu:Isto é verdade nos motores de cubo "direct drive" (s/ redução).Afreitas Escreveu:No caso da bicicletas como motor no cubo, existe sistematicamente o atrito dos imãns sobre o stator e não é atrito despiciendo!!!.
Quando o motor de cubo é geared (com redutor planetário) também tem roda livre e não existe "cogging" (o tal atrito magnético) quando o motor está parado (fase de deslize com a enércia, pedalar sem motor ou pedalar acima da velocidade do motor) Artur.
afreitas
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Não. E não faria sentido o motor também puxar pelas pernas do ciclista.jmal Escreveu:O motor é que move os pedais.Nunio Escreveu:Entre os pedais e a roda, todas as bicicletas têm roda livre. Elétricas ou não.jmal Escreveu:Sendo assim não tem regenerativa, tem 2 rodas livres uma entre os pedais e o motor e outra entre os pedais e a roda, pensa bem Nunio.
A minha dúvida é entre o motor e os pedais. Só pode ter roda livre num dos sentidos:
Ou o motor move os pedais e os pedais não movem o motor.
Ou os pedais movem o motor e o motor não move os pedais.
Se tiver roda livre nos dois sentidos o motor não chega aos pedais nem à roda.
O que é que eu estou a ver mal aqui?
O sistema funciona com duas rodas livres:
-Roda livre tipo casset na própria roda.
-Roda livre no motor.
O que está a dificultar a compreensão do funcionamento do sistema é um excelente obra de engenharia que consiste em inverter o sistema tradicional.
O sistema tradicional fixa os cranks e a roda pedaleira, tornando-os em uma só peça quase homogénea.
Este revolucionário sistema, separa o eixo pedaleiro da roda pedaleira.
Dada a dificuldade em explicar todo o sistema por palavras, vou tentar fazer um video oportunamente.
De facto este sistema é quase uma obra de relojoaria e por isso merece ser discutido amplamente até total compreensão.
Eu diria que até poderá constituir um bom material para desenvolvimento de tese.
afreitas
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Olá Jmal.jmal Escreveu:Pelo que percebi neste caso é com um sensor de velocidade, que pode não estar na pedaleira.Nunio Escreveu:Então, mas se os pedais dão indicação ao motor para funcionar (pedalec) e o motor move os pedais, como é que se deixa de pedalar para parar a bicicleta?
Acho que só vou perceber como funciona quando experimentar uma...
Não é um sensor de velocidade, mas sim um sensor rotacional.
É sensível aos 360º duma circunferência e está situado no motor, não na pedaleira.
afreitas
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Afreitas Escreveu: Não. E não faria sentido o motor também puxar pelas pernas do ciclista.
O sistema funciona com duas rodas livres:
-Roda livre tipo casset na própria roda.
-Roda livre no motor.
O que está a dificultar a compreensão do funcionamento do sistema é um excelente obra de engenharia que consiste em inverter o sistema tradicional.
O sistema tradicional fixa os cranks e a roda pedaleira, tornando-os em uma só peça quase homogénea.
Este revolucionário sistema, separa o eixo pedaleiro da roda pedaleira.
Dada a dificuldade em explicar todo o sistema por palavras, vou tentar fazer um video oportunamente.
De facto este sistema é quase uma obra de relojoaria e por isso merece ser discutido amplamente até total compreensão.
Eu diria que até poderá constituir um bom material para desenvolvimento de tese.
Então, tem 2 correntes ?
Se reparar, foi o que eu disse.
Exacto, que serve para medir velocidade.Afreitas Escreveu:Olá Jmal.jmal Escreveu:Pelo que percebi neste caso é com um sensor de velocidade, que pode não estar na pedaleira.Nunio Escreveu:Então, mas se os pedais dão indicação ao motor para funcionar (pedalec) e o motor move os pedais, como é que se deixa de pedalar para parar a bicicleta?
Acho que só vou perceber como funciona quando experimentar uma...
Não é um sensor de velocidade, mas sim um sensor rotacional.
É sensível aos 360º duma circunferência e está situado no motor, não na pedaleira.
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Uma imagem vale mais que mil palavas. Um vídeo é um conjunto de imagens com bónus de som.Afreitas Escreveu:Dada a dificuldade em explicar todo o sistema por palavras, vou tentar fazer um video oportunamente.
Que venha o vídeo!
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Mas se o sensor estiver no motor temos de puxar pelo motor para acionar o controlador certo?
Os que eu tenho visto o sensor fica na pedaleira e não no motor.
Os que eu tenho visto o sensor fica na pedaleira e não no motor.
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Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Jmal, não precisa de ter duas correntes para fazer o que o Afreitas descreveu, desde que estejam as duas na mesma pedaleira é exactamente igual ter duas ou uma corrente.
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Sim, já percebi, a cremalheira é que tem 2 rolamentos roda livre, um para o motor e outro para os pedais, as 2 fontes de força accionam a cremalheira independentemente.Fidel Escreveu:Jmal, não precisa de ter duas correntes para fazer o que o Afreitas descreveu, desde que estejam as duas na mesma pedaleira é exactamente igual ter duas ou uma corrente.
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Então a bike ao todo tem 3 rodas livre.
2 no eixo pedaleiro e 1 na cassete da roda.
2 no eixo pedaleiro e 1 na cassete da roda.
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Bem grande discussão sobre o sistema do motor na pedaleira... tenham calma amanhã vou a Vagos experimentar a e-Bike e posso fazer um video.
O que me desiludiu foi o comentário final do Freitas, ao dizer que vão deixar de produzir esse sistema (por razões de custo), então mas se é tão bom e inovador, porquê abandoná-lo? Realmente a grande maioria das e-Bikes tem motor nas rodas e se este sistema inovador vai ser abandonado, mais difícil vai ser resolver problemas que venham a ocorrer a quem adquirir e-Bikes com esse sistema, não?
O que me desiludiu foi o comentário final do Freitas, ao dizer que vão deixar de produzir esse sistema (por razões de custo), então mas se é tão bom e inovador, porquê abandoná-lo? Realmente a grande maioria das e-Bikes tem motor nas rodas e se este sistema inovador vai ser abandonado, mais difícil vai ser resolver problemas que venham a ocorrer a quem adquirir e-Bikes com esse sistema, não?
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Re: Comprar bicicleta elétrica
José.jose2004 Escreveu:Bem grande discussão sobre o sistema do motor na pedaleira... tenham calma amanhã vou a Vagos experimentar a e-Bike e posso fazer um video.
O que me desiludiu foi o comentário final do Freitas, ao dizer que vão deixar de produzir esse sistema (por razões de custo), então mas se é tão bom e inovador, porquê abandoná-lo? Realmente a grande maioria das e-Bikes tem motor nas rodas e se este sistema inovador vai ser abandonado, mais difícil vai ser resolver problemas que venham a ocorrer a quem adquirir e-Bikes com esse sistema, não?
Não disse que íamos abandonar o sistema de motor centralizado. O que eu disse é que provavelmente o próximo modelo pode ser com motor hub por razões de custos para alargar a gama e para abraçar maior número de consumidores, mas manteremos o modelo de motor centralizado.
O José disse atrás que o seu target price era de 800,00. A aumentar a gama, será sensato criar um modelo com motor hub por ser mais barato chamando-lhe apenas GIX, mas manter o modelo GIXpro com motor centralizado do qual gosto MUITO mais.
É como termos scooters de 1000 / 4000 / 6000 / e 9000W com preços desde 1500 a 7000 eur.
Como prometido, eis o video
http://youtu.be/-yK_YctTJyQ" onclick="window.open(this.href);return false;
afreitas
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Re: Comprar bicicleta elétrica
OK Freitas, obrigado pela explicação e pelo vídeo. Mas não há nada como experimentar, amanhã dou o meu feedback e quiça já terei feito a escolha da e-Bike que vou comprar...
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Não Jmal, a cremalheira só tem uma roda livre, quando o motor roda (uma só corrente), roda também a roda de traz, no entanto como tem uma roda livre na pedaleira os pedais não rodam. Não é fácil explicar, mas deu para perceber?jmal Escreveu:Sim, já percebi, a cremalheira é que tem 2 rolamentos roda livre, um para o motor e outro para os pedais, as 2 fontes de força accionam a cremalheira independentemente.Fidel Escreveu:Jmal, não precisa de ter duas correntes para fazer o que o Afreitas descreveu, desde que estejam as duas na mesma pedaleira é exactamente igual ter duas ou uma corrente.
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Não foi o que o sr Freitas disse, ele disse que nesta havia a vantagem do utilizador não puxar pelo motor quando este não é usado.Fidel Escreveu:Não Jmal, a cremalheira só tem uma roda livre, quando o motor roda (uma só corrente), roda também a roda de traz, no entanto como tem uma roda livre na pedaleira os pedais não rodam. Não é fácil explicar, mas deu para perceber?jmal Escreveu:Sim, já percebi, a cremalheira é que tem 2 rolamentos roda livre, um para o motor e outro para os pedais, as 2 fontes de força accionam a cremalheira independentemente.Fidel Escreveu:Jmal, não precisa de ter duas correntes para fazer o que o Afreitas descreveu, desde que estejam as duas na mesma pedaleira é exactamente igual ter duas ou uma corrente.
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Basta ter roda livre no motor.
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Re: Comprar bicicleta elétrica
o sistema de motor centralizado tem roda livre na cremalheira para o motor não fazer rodar os pedais, só faz rodar a cremalheira e a cassete.
tem outra roda livre no motor para quando só se pedala não estar a "empurrar" o motor.
sobre a travagem regenerativa acho que numa bicicleta não compensa, pelas reviews que vi a ebikes , provocam atrito quando só se pedala, compensa sim em carros ou motos.
tem outra roda livre no motor para quando só se pedala não estar a "empurrar" o motor.
sobre a travagem regenerativa acho que numa bicicleta não compensa, pelas reviews que vi a ebikes , provocam atrito quando só se pedala, compensa sim em carros ou motos.
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Isso faz todo o sentido quando se está a falar com utilizadores em boa forma física.jordison Escreveu:...sobre a travagem regenerativa acho que numa bicicleta não compensa, pelas reviews que vi a ebikes , provocam atrito quando só se pedala, compensa sim em carros ou motos.
Quando pensamos em utilizadores que apenas querem acompanhar com uns movimentos a pedais para não enferrujar muito as articulações, então poderíamos ter um motor mais potente e capaz de fazer a regeneração quando se trava.
Isso iria ajudar muito em circuitos montanhosos, poupando nos travões e aumentando a segurança também.
Tudo por um mundo mais limpo!