Comprar bicicleta elétrica

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

Autor do tópico
jose2004
Membro
Membro
Registado: sexta ago 29, 2014 10:56 pm

Comprar bicicleta elétrica

Mensagem por jose2004 »

Boa noite!

Vou comprar uma bicicleta elétrica para diariamente me deslocar entre casa e o local de trabalho. São cerca de 10km entre um ponto e outro, com perto de 3 km de subida média/alta, sendo que pretendo fazer 4 viagens (40km diários).
Já testei testei o modelo abaixo da decathlon:
http://www.decathlon.pt/bicicleta-urban ... 00084.html" onclick="window.open(this.href);return false;
- motor de 250W (tração atrás), bateria de 24V/8A Simplo/Samsung?, 6 velocidades e roda 26";
- tem autonomia, carregando diariamente;
- a bicicleta que testei já tinha uma "chiadeira" ao pedalar;
- tem boa iluminação;
-> penso que satisfaz a minha necessidade de deslocação e de exercício diário, por um preço bastante competitivo.
Por estes dias ando com o modelo abaixo da sportzone:
http://www.sportzone.pt/desporto/ciclis ... e1-eletric" onclick="window.open(this.href);return false;
- tem motor de 250W (tração à frente), bateria de 37V/8A Zhenlong, 3 velocidades no cubo e roda 28";
- é 100€ mais cara que a anterior;
- é mais "engraçada" (punhos em cabedal, assento mais confortável e com duas cores e com materiais de melhor qualidade);
- não faz ruídos em andamento;
- iluminação fraca,
-> estou também agradado com esta bike, apesar de a sentir mais presa quando ando sem o motor ligado. Parece-me que tem mais força e dá mais velocidade. A bateria também é mais pesada e é made in china tal como a da decathlon.
O quadro é em alumínio ao contrário da outra que é de aço.

Estou mesmo decidido a comprar ou uma das duas ou então outra mas com limite de preço nos 800€, quem pode ajudar nesta decisão?

Obrigado.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Comprar bicicleta elétrica

Mensagem por serges »

Ui tens aqui tanta malta para te ajudar...

O Fidel vai ja começar seguidos de.muitos outros...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Mensagem por Nunio »

Não começou o Fidel, mas tenho a certeza que ele aparece!

Em relação à escolha entre esses 2 modelos, o modelo da sportzone tem uma bateria 50% maior que o outro (37V vs 24V), o que dá para fazer mais kms, ou os mesmos kms mais depressa, ou mais kms e mais depressa. Tu que testaste os 2 o que achas?
O modelo de 24v, tenho sérias dúvidas que consigas fazer os 40 kms anunciados na vida real, mas como já testaste... Confirmas?

Tanto num como noutro modelo, eu optava por dar uma carga intermédia na hora de almoço e a carga total à noite. É o que faço na minha, apesar de ter autonomia para cerca de 2 dias.

Outra coisa que deves ter atenção antes de comprar é o tempo das viagens. Ou seja, sair para almoçar, almoçar e voltar para o trabalho. Quanto tempo tens na realidade para estar sentado a almoçar? Agrada-te? Ainda são 20 kms...

Tal como o meu caso concreto, eu optava por comprar uma bicicleta usada sem baterias, ou com baterias "azedas" muito mais barata, e colocava eu mesmo as baterias a gosto/necessidade.
Há também por aqui malta que converteu a bicicleta comum em eletrica, que também não é muito complicado, uma vez que se conseguem comprar kits com tudo incluído.

Nunio
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nunio »

E boa sorte com a compra.

Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Mensagem por Fidel »

Antes de mais, queres comprar a bike já pronta a andar ou tens uma bike sem ser eléctrica que possas converter?
Pode ficar mais barato e melhor servido com uma conversão.

Autor do tópico
jose2004
Membro
Membro

Mensagem por jose2004 »

Obrigado pelas vossas opiniões.

Ambos os modelos que referi têm autonomia para as minhas necessidades de 40 km dia, sendo que não vou sempre com o motor ligado. O exercício físico faz parte desta opção de mobilidade, diariamente tenho que "suar as estopinhas"...

Em relação ao tempo para almoço, faço uma hora e meia (uma de deslocação e meia sentado à mesa a comer...)

Já tinha pensado numa usada, mas não é fácil de encontrar... Em casa tenho 3 bicicletas, duas delas já velhinhas e uma recente de BTT, mas essa pretendo mantê-la como está para percursos mais radicais. Adaptar uma das velhas não é fácil, só se aproveitaria o quadro, que é pesado...

Alguém tem um manual de utilização da bike da sportzone?

Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

Se queres uma dessas deves ir para a da SportZone, parece ser a melhor escolha.
Quanto ao manual, nao me parece que alguem to consiga arranjar, mas ja agora, para que queres o manual?

Autor do tópico
jose2004
Membro
Membro

Mensagem por jose2004 »

Quero o manual porque na sportzone ficaram de mo enviar e até agora nada, acho que vai ser um dos motivos para a devolver depois de andar mais a próxima semana...

Nunio
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nunio »

Não percebi.

Compraste a bicicleta e queres devolver? Não ficaste satisfeito porquê?
Pensei que a tinhas a titulo de emprestimo para testar se servia?

Autor do tópico
jose2004
Membro
Membro

Mensagem por jose2004 »

Comprei mas vou devolver (tenho 15 dias) porque era a bicicleta de exposição e já tinha sinais de utilização.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

José2004,
Deverás ter uma ideia muito mais precisa de qual para ti será a melhor escolha, uma vez que já andaste nos dois modelos.
Poderias ser tu a dar-nos indicações, tal como já fizeste no começo, desse comparativo, podendo ajudar na escolha de mais alguém com os mesmos interesses.
Quanto ao manual, realmente alguns ajudam muito! Só pena serem só alguns... e para os veículos em questão, não será muito difícil encontra-los em suporte informático. Já procuraste?
Faz uma boa escolha e vai dando mais retorno aqui à malta, que te agradeceremos.
Tudo por um mundo mais limpo!

Afreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta dez 26, 2013 4:07 pm

Mensagem por Afreitas »

Sugeria uma bicicleta com motor centralizado pois tem muitas vantagens face às que dispõem do motor nas rodas
1- Melhor distribuição de peso.
2- O motor beneficia do sistema de 21 velocidades na transmissão à roda de tracção.
3- Facilita a troca de rodas, substituição de pneus ou reparação de furos.
4- As vibrações, são agentes físicos nocivos. Em pavimentos irregulares, os níveis de vibração sofridos pelo motor quando instalado no sistema pedaleiro, reduz cerca de 50%

Código: Selecionar todos

Moderado, Infringida regra n.º 6
afreitas

apr
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Mensagem por apr »

Eu acho que uma ebike de 250w nao tem potencial para ser usada no dia a dia. Eu começei com 750w e subia algumas ladeiras pouco mais depressa que a pé.

Nunio
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nunio »

Isso depende dos 250w.

A minha bike tem um motor de 250w e sobe ladeiras consideraveis e eu só "faço de conta que pedalo" em 5ª. A bike só tem 6 mudanças em que a 6ª equivale à 7ª tripla da minha outra bike de montanha.
Mas falta dizer que o controlador é de 36V 17A. É uma questão de fazer as contas... (+-600w)

Já agora, a bike que eu tenho não é uma mota, é uma bike com ajuda eletrica.

Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

Se ele já testou as de 250w e chegou para o que ele queria ótimo.
Eu também sou da opinião de motor ao centro, mas são mais difíceis de encontrar. Mas o amigo Afreitas já mostrou um bom exemplar.

Autor do tópico
jose2004
Membro
Membro

Mensagem por jose2004 »

Nunio Escreveu:Isso depende dos 250w.

A minha bike tem um motor de 250w e sobe ladeiras consideraveis e eu só "faço de conta que pedalo" em 5ª. A bike só tem 6 mudanças em que a 6ª equivale à 7ª tripla da minha outra bike de montanha.
Mas falta dizer que o controlador é de 36V 17A. É uma questão de fazer as contas... (+-600w)

Já agora, a bike que eu tenho não é uma mota, é uma bike com ajuda eletrica.
Boas Nunio!

Onde compras-te essa e-bike?

Autor do tópico
jose2004
Membro
Membro

Mensagem por jose2004 »

Já estive no representante da Gingabike em Coimbra, mas não tem a GIXpro City que me interessa, só pedindo à Gingabike, ficou de me contactar...

O preço mais pesado é desmotivador, no entanto o facto de ter o motor na pedaleira (não será mais dificil resolver avarias?), ter amortecedor na roda da frente e uma bateria de 36V/9A Panasonic poderá compensar a diferença de 210€.

Como é uma bike para rodar diáriamente, inclusive com chuva, procuro um produto com melhor qualidade, no entanto só experimentando é que consigo avaliar a máquina e nisso a decathlon e a sportzone não têm concorrência (que eu saiba).

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Nada como experimentares e creio que a gingabike não tem um só agente em Lisboa, contacta o afreitas por mp que te pode indicar alguem que tenha em stock!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

apr
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Mensagem por apr »

O motor na roda pedaleira não tem só vantagens, na minha opiniao se estivermos a falar de uma ebike para performance como a do fidel faz sentido, mas numa ebike para o dia a dia o motor hub tem muitos pontos fortes, é um sistema simples, nao tem nenhum sistema de transmissao o que o torna mais fiavel. E o ponto mais importante de todos é a travagem regenerativa que em conjunto com a travagem normal traz segurança acrescida - mas com uns torque arms em condições, claro.

Nunio, a minha ebike tb tem 250watts! Ora 75v x 30A = ... 250watt :):)

Nunio
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nunio »

jose2004 Escreveu:Boas Nunio!

Onde compras-te essa e-bike?
No olx. Foi oportunidade única.

Se fosse hoje comprava uma parecida com baterias de chumbo, nem que tivesse que trocar o controlador e acrescentar um acelerador. São peças relativamente baratas.
As baterias eram para trocar de certeza, mas aproveitava a caixa delas.

Foi mais ou menos isso que fiz com a outra bike que tive antes desta.

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”