a Flaviense.

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Moro em Rio Tinto, mas sou de Barcelos!

Fica atento aos encontros que vão sendo programados! E não te esqueças de ir "colaborando/construindo" a nossa rede de pontos de carga!

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

jmal Escreveu:
sugarstorm Escreveu:
jasmim Escreveu:Hoje antes de ir dar uma voltinha, história de conhecer a minha nova aquisição, eis as informações de que dispunha:

Imagem

36.5 km mais tarde...

Imagem

128v e 20º. São valores normais? Qual a tensão mínima (é assim que se diz? :oops: ) recomendável?

Imagem
Boas,

Antes de mais parabéns e bem-vindo à mobilidade eléctrica. :D
Tudo normal com a tua moto. Os valores de tensão são indicativos de um pack saudável.
Tem atenção para não deixares subir muito a temperatura do pack. Tudo o que for acima de 35º é mau para as baterias.
A tensão não deverá baixar dos 120v.
Faz sempre um pré arrefecimento do pack antes de o carregares. Carregas no travão e desligas a moto ainda a carregar. Assim ela começa o arrefecimento antes de carregar.
Evita andar a puxar demasiado pela scooter pois as baterias Nimh não gostam de esforços elevados durante muito tempo seguido. Se for momentâneo, ok.
E agora dou-te o conselho que dou o todos que têm Vectrix Nimh com SW original. Se tens o software original, pensa seriamente em instalar o do jmal. Mais tarde ou mais cedo esse software vai destruir as baterias. :|

Abraço eléctrico :lol:
Sugar quanto à tensão não te esqueças que é a reportada pelo controlador, além disso estamos a falar de um veiculo com 5.000 kms, 129-130 v parece-me o normal para 7 barras restantes e 22ºC, podes inclusive comparar com a cinza que tens, tem +- os mesmos kms. Jasmim, esta foto foi tirada imediatamente após paragem ?
jmal,

Por isso é que eu começo com aquela frase a bold.
Tás a ficar velho :lol: :lol: :lol: A ternura está a porta e os neurónios já não leêm tudo? :D
Eu só o estou a alertar para o verão que se aproxima e o SW que ele tem. Quais os cuidados a ter para minimizar danos.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm

Mensagem por jasmim »

sugarstorm Escreveu:Mas o mais importante é que não faz aqueles períodos estúpidos de várias horas de equalização a 3 amperes que rebenta com as células Nimh.
Sempre que puderes evitar a equalização, evita. Carrega até 95% e desliga. Para teu próprio bem!
Abraço
Há alguma informação no display a informar dessa fase de equalização?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

sugarstorm Escreveu:jmal,

Por isso é que eu começo com aquela frase a bold.
Tás a ficar velho :lol: :lol: :lol: A ternura está a porta e os neurónios já não leêm tudo? :D
Eu só o estou a alertar para o verão que se aproxima e o SW que ele tem. Quais os cuidados a ter para minimizar danos.

Ai, lê lá outra vez o que eu escrevi. :lol: :lol: :lol:
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

Até que enfim, depois de tanto tempo a namorar um Ve, ei-lo que surge entre nós!
Parabéns!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

jasmim Escreveu:
sugarstorm Escreveu:Mas o mais importante é que não faz aqueles períodos estúpidos de várias horas de equalização a 3 amperes que rebenta com as células Nimh.
Sempre que puderes evitar a equalização, evita. Carrega até 95% e desliga. Para teu próprio bem!
Abraço
Há alguma informação no display a informar dessa fase de equalização?
Há. Podes ver tudo em pormenor aqui neste post:

http://visforvoltage.org/forum/7494-vec ... -add-yours" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;

As fases de carregamento da Vectrix são:

CO - Cooling. Arrefecimento; Tempo programável como já sabes.
CP - Charging Process. Carga propriamente dita (o carregador varia a tensão final pedida de acordo com a temperatura ambiente. Ne verão podes ver CP 147, no inverno pode chegar a pedir CP 152); Pode durar até 2h45'. Mais coisa, menos coisa; Carga a 10 amperes;
Tr - Transition. Fase de transição de 15 minutos. É mais uma fase de arrefecimento do pack;
CC - Completing Charge. Carga final. Cerca de uma hora; Carga a 3 amperes;
EO - Equalização. Pode durar uma eternidade. Literalmente! As Vectrix Nimh fazem normalmente uma equalização regular de 30 minutos, uma hora, hora e meia. Depende muito do pack. De vez em quando, após X horas de utilização, ela faz uma equalização longa, que pode prolongar-se por muitas horas mesmo. 6/7/8 horas em casos extremos. É a 3 amperes; Nas Vectrix Lítio há relatos de motos que passaram dias na fase de equalização!!! :o Se houver uma célula de lítio mais fraca, é claro que vai rebentar com as outras 41 que estão 3 ou 4 dias a levar carga! Pode não ser nas primeiras vezes, mas eventualmente...PIMBA!
CO - Cooling. Arrefecimento final. Cerca de uma hora.

A evitar a fase de EO, assinalada a bold. E mesmo CC também. Tudo o que gera calor é mau. Quando vires a temperatura do pack a começar a subir 2/3º está na hora de desligar da parede :D
Se não necessitares de fazer percursos regulares de mais de 50 kms, eu sugeria que, enquanto tens esse software, não deixes chegar muitas vezes às fases de CC e EO. Só com a fase de CP ela ficará 90% carregada. Para teres os 10% finais tens de rebentar com o pack. Por isso, se puderes, EVITA!
De vez em quando (tipo uma vez por mês) podes fazer um carregamento completo. De preferência durante a noite para evitar calor.
E mais uma pequena informação. A chave é para estar na posição OFF durante todo o processo de carga.
Boas curvas :lol:

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm

Mensagem por ricardocruzs2 »

Parabéns pela aquisição ;)

Gostei da tua viseira, dá imenso jeito em dias de geada :D o teu banco também me parece ser diferente ou estarei enganado?

Sugarstorm, é isso mesmo, tá tudo dito, infelizmente são cargas elevadas, ainda por cima aquelas horas todas...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Tá quase tudo certo sugar, só uma pequena correção;

CP quer dizer constant power, carga a uma potência constante de 1500w, dai quando tem menos tensão ela debitar mais amperes (ponteiro da velocidade indicando mais kmh) e quando quase carregada o ponteiro que indica os amperes (velocidade/10) com valor mais baixo.

CC quer dizer constant current ou corrente constante, nesta fase o ponteiro esta sempre fixo em valores que dependem do SW instalado, nalguns é 2 e noutros é 3.

Outro ponto que não esta correcto é o tempo equalização nas de lítio, podem passar dias equalização por alguma célula estar mais baixa, mas as restantes 39 (40 no total) não estão em sobrecarga, nessa altura é o bms que está a dissipar a energia das restantes 39, mantendo-as a tensão de carga máxima de equalização.
Cumps Inovadores

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

essa viseira smp fiquei curioso... mas será q tb n faz mais atrito ao vento?

mas deve ajudar e mt as maos ehehehe
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Mumia Escreveu:essa viseira smp fiquei curioso... mas será q tb n faz mais atrito ao vento?

mas deve ajudar e mt as maos ehehehe
Essa viseira é muito boa no inverno, já testei, o senão é que temos de ver a estrada através dela, o que pode-se tornar chato, cobre mais as mãos que a normal, praticamente nao bate o vento nas mãos, parede que vamos dentro de um carro, e respondendo a ti múmia, acho o contrario, penso que faz menos porque não nos encontra pelo caminho. :P
Cumps Inovadores

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

jmal Escreveu:Essa viseira é muito boa no inverno, já testei, o senão é que temos de ver a estrada através dela, o que pode-se tornar chato, cobre mais as mãos que a normal, praticamente nao bate o vento nas mãos, parede que vamos dentro de um carro, e respondendo a ti múmia, acho o contrario, penso que faz menos porque não nos encontra pelo caminho. :P
uhm... interessante entao ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por jasmim »

Tive a oportunidade de andar com a viseira normal e de facto esta tem uma melhor proteção. No meu caso, que meço 1,81 mas com tronco/pescoço maior do que o normal para a minha altura :roll: vejo por cima da viseira e portanto não interfere o campo de visão.

Sugarstorm, obrigado por todos os esclarecimentos sobre as várias fases de carregamento. Fiquei elucidado! :D

Ontem fiz 16 km e o display indicava 130 v e 20ºc

Pus à carga e na fase de equalização (penso eu) o display apresentava o código EO 152, 146 v 22ºC. O ponteiro estava ligeiramente abaixo dos 10 km/h. Será que significa que estava a fazer equalização a 1 ah? Se assim é o software que tenho não danifica as células nesta fase tão crítica?

Imagem

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Essa é a tal fase que o sugarstorm falou, equalização mais leve que ela faz em todas as cargas, de tempos a tempos, faz a outra a mais amperes.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por jasmim »

Hoje decidi dar uma volta seguida de forma a verificar a autonomia. Andei sempre em velocidade constantes variando entre os 50 e 70 km/h tendo atingido um pico a 90km/h. Fiz sempre acelerações muito suaves.
Assim consegui 47,6 km tendo ainda 5 barras e não me apareceu a luz vermelha da bateria.

Imagem

A voltagem era de 126V e 21ºC

Imagem

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

jasmim Escreveu:Hoje decidi dar uma volta seguida de forma a verificar a autonomia. Andei sempre em velocidade constantes variando entre os 50 e 70 km/h tendo atingido um pico a 90km/h. Fiz sempre acelerações muito suaves.
Assim consegui 47,6 km tendo ainda 5 barras e não me apareceu a luz vermelha da bateria.

Imagem

A voltagem era de 126V e 21ºC

Imagem
Tem de vir ao porto mostrar a menina ou vamos a ovar em mini encontro no shopping

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por jasmim »

ricardocruzs2 Escreveu:Parabéns pela aquisição ;)

o teu banco também me parece ser diferente ou estarei enganado?
Não tenho termo de comparação. Como é o seu banco?

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por jasmim »

ICEM4N Escreveu:
Tem de vir ao porto mostrar a menina ou vamos a ovar em mini encontro no shopping
Sim havemos de marcar um encontro. ;)

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por jasmim »

jmal Escreveu:Essa é a tal fase que o sugarstorm falou, equalização mais leve que ela faz em todas as cargas, de tempos a tempos, faz a outra a mais amperes.
Como se faz essa carga a mais amperes? É ela que "decide"?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

jasmim Escreveu:
jmal Escreveu:Essa é a tal fase que o sugarstorm falou, equalização mais leve que ela faz em todas as cargas, de tempos a tempos, faz a outra a mais amperes.
Não é carga mas equalização, normalmente ao fim de 12 horas rodadas.
Cumps Inovadores

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

jasmim Escreveu:
Sim, é ela que decide tudo. Você não tem qualquer controlo ou opções para alterar parâmetros. Esse firmware é oficial.
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”