1º projeto e-bike

Responder

Autor do tópico
NMC
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta abr 02, 2014 11:20 pm

1º projeto e-bike

Mensagem por NMC »

olá a todos..

já a algum tempo que tenho ideia de montar uma bicla eletrica..
no entanto encontro muita informação mas muito dispersa e por vezes sem dados fiaveis.

já vi que a malta opta por baterias lipo,certo? porque? vantagens e desvantagens?

qual a desvantagem das baterias acidas?

a minha ideia era montar um motor no quadro da bicla, ligado por corrente a uma roda "livre" pedaleira para que os pedais nao rodem quando o motor acione. assim consigo fazer uso das mudanças traseiras.

a ideia inicial da parte eletrica era instalar dois magnetos de mota algures no quadro,que atraves de uma corrente com um multiplicador iria recarregar a bateria ao circular.
é certo que será mais rapido a descarga que a carga mas era uma maneira de aumentar um pouco a autonomia.

de resto ainda não percebi que peças são necessarias para o resto da parte eletrica.

agradeço qualquer conselho e critica..


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: 1º projeto e-bike

Mensagem por Ferra »

Olá, não estou por dentro desse assunto mas há por aqui gente que já o fez, decerto vão ajudar! A tua ideia da roda livre até é boa mas, a do magneto é para esquecer. Em andamento ia travar e o que recuperavas era sempre menos, por isso o saldo negativo!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: 1º projeto e-bike

Mensagem por Fidel »

Pois NMC, essa ideia dos magnetos ate podes exprimentar mas nao vai dargrande resultado.
Quanto as baterias, o pessoal escolhe as LiPo, posi sao as baterias que consegues ter mais capacidade de descarga e pelo peso, ou seja, sao muito leves e tem um poder de descarga fantastico e nem sao muito caras.
As de acido tem o problema do peso, que deve andar a volta de 8x mais do que as Lipo, tem muito pouco poder de descarga e ainda tem o problema de terem de estar sempre carregadas quando paradas, e nao podes baixar de 50% da carga quando a usar.
Ja tens ideia do motor que vais usar? controlador??
Como sabes eu tenho esse sistema da roda livre na pedaleira, mas estou a pensar muito seriamente a meter o motor a ir directo a um pinhao fixo na roda de traz, deixo de ter mudanças, mas acabam muitas dores de cabeça.


Autor do tópico
NMC
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta abr 02, 2014 11:20 pm

Re: 1º projeto e-bike

Mensagem por NMC »

Obrigado Fidel pela explicação. E as lipo não são perigosas? não existe o risco de rebentarem? acho que li isso algures..

Em relação ao motor e controlador não tenho ainda uma ideia definida, mas estou a ponderar reutilizar todas estas peças de uma trotinete eletrica pois parece que já se encontram baratas nos sites de classificados.
Quero gastar o minimo possivel neste 1º projeto..
Geralmente tem aqueles motores My1016 ou MY1018 conforme a potencia.

Que dores de cabeça tens tido com a pedaleira roda livre? a unica coisa que me vem assim à cabeça é que possa ser complicado trocar de mudança com o motor em altas..


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: 1º projeto e-bike

Mensagem por Fidel »

As minhas dores de cabeça tem pode ter a ver com a potência do meu motor, muita potência e este sistema de trocar mudanças não combina muito bem. É correntes partidas, correntes a saltar fora, estou constantemente a procura de uma solução que me deixe aliviado e sem medo de ficar apoiado, já gastei tanto dinheiro só no desenvolvimento dessa parte.
Eu tenho um motor desses que procuras, aliás até tenho 2 um de 250w directos, e outro de 450w com desmultiplicação. Ao preço que te posso fazer, prefiro dar.
Sim, as baterias lipo tem esse perigo, mas se as utilizares sempre dentro das margens de segurança e comprares umas minimamente boas, não te vai explodir/incendiar nenhuma... Se vais para lipo eu posso-te dar uma ajuda no site da hobbyking, são os mais baratos que podes encontrar.


luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 572
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: 1º projeto e-bike

Mensagem por luisdacosta »

As baterias de lipo foram a minha escolha. Um bom carregador e um cycle-analyst para controlares a descarga e boas voltas. Só para estar mais tranquilo, eu guardo e carrego as baterias dentro da lareira.

Luís.

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”