AUTOCONSUMO
-
vmax69
Autor do tópico - Membro

- Registado: quinta mar 13, 2014 4:33 pm
AUTOCONSUMO
Boas,
sou novato nisto e não percebo nada, mas mesmo nada de electricidade, eolicas e paineis solares...
Mas uma coisa eu sei, preciso de reduzir a conta da luz ou mesmo de a eliminar.
Como não sei nada disto, nem tenho engenho para a construir, pergunto aos users deste forum:
- quanto poderá custar um sistema completo para deixar de ter a conta de electricidade?
- vale a pena colocar paineis e eolica, ou mesmo só paineis, visto não saber se a eolica irá produzir alguma coisa?
- acabar de vez com a fatura da electricidade ou baixar drasticamente o valor da mesma?
Desculpem alguma coisa. E se poderem dar as vossas opniões agradeço desde já.
Cumprimentos,
Júlio Santos
sou novato nisto e não percebo nada, mas mesmo nada de electricidade, eolicas e paineis solares...
Mas uma coisa eu sei, preciso de reduzir a conta da luz ou mesmo de a eliminar.
Como não sei nada disto, nem tenho engenho para a construir, pergunto aos users deste forum:
- quanto poderá custar um sistema completo para deixar de ter a conta de electricidade?
- vale a pena colocar paineis e eolica, ou mesmo só paineis, visto não saber se a eolica irá produzir alguma coisa?
- acabar de vez com a fatura da electricidade ou baixar drasticamente o valor da mesma?
Desculpem alguma coisa. E se poderem dar as vossas opniões agradeço desde já.
Cumprimentos,
Júlio Santos
-
Esteves
- Membro Gold

- Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Re: AUTOCONSUMO
Boas!
Talvez seja melhor passar por as apresentações AQUI isto para sabermos mais qual quer coisa, até porque falas em eólica e pode ser um local que não justifica o investimento.
Já anular a EDP isso é possível mas é preciso muitos mas muitos €€€€€ talvez acima dos 20mil.
Mas para reduzir a 100% em dias de bom sol um sistema como este AQUI AQUI resolve perfeitamente.
Mas com certeza que há por aqui mais pessoal mais experiente que te possa ajudar melhor.
Talvez seja melhor passar por as apresentações AQUI isto para sabermos mais qual quer coisa, até porque falas em eólica e pode ser um local que não justifica o investimento.
Já anular a EDP isso é possível mas é preciso muitos mas muitos €€€€€ talvez acima dos 20mil.
Mas para reduzir a 100% em dias de bom sol um sistema como este AQUI AQUI resolve perfeitamente.
Mas com certeza que há por aqui mais pessoal mais experiente que te possa ajudar melhor.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........
-
vmax69
Autor do tópico - Membro

Apresentação efectuada no sitio correcto.
Falei em éolica, porque os paineis solares durante parte do dia e nos dias nublados quase não darem nada... digo eu de que, tenho andado a ler, isso eu sei, ler e ler, mas fazer, NÃO.
Aqui na serra de Aires e Candeeiros, cada vez mais se veem Aerogeradores, julgo ser assim que se designam, na zona de Rio Maior, quem passa pela EN1-IC2, vê muitos, e a caminho de Fátima tambem existem muitos, na estrada de Porto de Mós para o Alto da Serra.
Falei em éolica, porque os paineis solares durante parte do dia e nos dias nublados quase não darem nada... digo eu de que, tenho andado a ler, isso eu sei, ler e ler, mas fazer, NÃO.
Aqui na serra de Aires e Candeeiros, cada vez mais se veem Aerogeradores, julgo ser assim que se designam, na zona de Rio Maior, quem passa pela EN1-IC2, vê muitos, e a caminho de Fátima tambem existem muitos, na estrada de Porto de Mós para o Alto da Serra.
-
Esteves
- Membro Gold

Bem no caso de ser numa serra pode ser bom, mas o melhor é fazer testes durante uns meses, há uns pequenos anemómetros para fazer os registos.vmax69 Escreveu:Apresentação efectuada no sitio correcto.
Quanto aos painéis se na zona onde moras for virada a sul o aproveitamento é bom.
Mas se não entendes nada de eletricidade é mais complicado, mas por aqui no forum há sempre quem ajude, basta haver força de vontade que tudo se faz, mas pode ser que alguém dessa zona esteja dentro do assunto e queira dar uma ajuda física.
Ainda no caso da eólica é fácil, por ai deve ter árvores, se nos dias de pouco sol nomeadamente no inverno se as árvores abanarem com alguma intensidade já é bom sinal, caso isso não aconteça horas seguidas a eólica não resolve a situação de ficar totalmente autónomo.
-
vmax69
Autor do tópico - Membro

Que aparelho aconselha para medir o vento, algum anemómetro em concreto, para ter total noção dos valores medidos.
Aqui eu tenho sempre, ou quase sempre vento, nem que seja uma brisa, mas que pode não ser o suficiente para produzir electricidade.
Aqui eu tenho sempre, ou quase sempre vento, nem que seja uma brisa, mas que pode não ser o suficiente para produzir electricidade.
-
Esteves
- Membro Gold

vmax69 Antes de avançar com o projeto tem noção de quanto pode custar um gerador eólico para alimentar uma casa???vmax69 Escreveu:Que aparelho aconselha para medir o vento, algum anemómetro em concreto, para ter total noção dos valores medidos.
É assim... eu tenho um de 1000W que eu considero de "brincar" já tem um diâmetro de pás de 180cm, até o tenho desmontado porque na minha zona não dá nem para cobrir as despesas de manutenção, que por acaso foi feita na totalidade, mas como digo se não tiver vento acima dos 8 m/s constante nem vale a pena investir, porque para dar o rendimento total tem de ter ventos a 14 m/s o que dá +/- 50km/h.
Valores +/- de um igual ao meu (€1,500.00) um de 2000W +/- (€2,500.00) agora um que talvez comece a ser o adequado para o efeito é um de 3000W +/- (€4,500.00) o ideal 5000W +/- (€7,000.00)
Já agora fica a informação mais completa:
Para ter uma noção do diâmetro de cada um mencionado acima.
O de 1000W, Número de pás 5, Diâmetro 1,80 metros
O de 2000W, Número de pás 3, Diâmetro 3,70 metros
O de 3000W, Número de pás 3, Diâmetro 4,00 metros
O de 5000W, Número de pás 3, Diâmetro 4,50 metros
Agora outro pormenor que pode ser importante, é o ruído que faz, no caso ficar muito próximo da habitação ui ui...
-
JMLorenzo
- Membro Silver

- Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm
Aqui tens um baratovmax69 Escreveu:Que aparelho aconselha para medir o vento, algum anemómetro em concreto, para ter total noção dos valores medidos.
http://www.coisas.com/categories.php?op ... ic_search=" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;
se o link não for permitido, favor apagar.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão)
.
-
Esteves
- Membro Gold

JMLorenzo Escreveu:Aqui tens um baratovmax69 Escreveu:Que aparelho aconselha para medir o vento, algum anemómetro em concreto, para ter total noção dos valores medidos.
http://www.coisas.com/categories.php?op ... ic_search=" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;
Atenção, para um investimento como o vmax69 quer fazer esse anemómetro não serve, a não ser que ele fique com ele na mão 24h por dia durante uns meses no local exato onde vai ficar o aerogerador, contando com a altitude do mesmo.
Dai eu ter formulado a pergunta no meu post, ((tem noção de quanto pode custar um gerador eólico para alimentar uma casa??? )))
-
vmax69
Autor do tópico - Membro

Eu só estava a pedir algo que ajude a "medir" o vento, algum aparelho que me possa dar valores do vento... Nunca iria fazer um investimento no escuro...
Queria um aparelho que me vá registando os valores do vento, para ter uma base para um possivel investimento.
Queria um aparelho que me vá registando os valores do vento, para ter uma base para um possivel investimento.
-
Esteves
- Membro Gold

Para ser algo que faça um trabalho +/- de jeito é o seguinte, precisas de ter um anemómetro, que obtenha os dados para um armazenamento ou que tenha essa função para um computador.
E o que encontrei mais em conta e que faz o se é preciso pode ser o que está no link.
http://www.inspeed.com/wind_data_loggin ... ta_kit.asp" onclick="window.open(this.href);return false;
E o que encontrei mais em conta e que faz o se é preciso pode ser o que está no link.
http://www.inspeed.com/wind_data_loggin ... ta_kit.asp" onclick="window.open(this.href);return false;
-
vmax69
Autor do tópico - Membro

Pronto assim com um aparelho desses já poderei indagar se valerá a pena ou não, o investimento na eolica.
Pena é não haver ninguem que tenha um para emprestar, isso sim é que era espectaculo.
Pena é não haver ninguem que tenha um para emprestar, isso sim é que era espectaculo.
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Para teres leituras minimamente fiáveis, terias que medir, pelo menos, um ano completo. POrtanto, empréstimos para um ano....
Tenho em casa uma destas http://www.pce-medidores.com.pt/fichas- ... -fws20.htm" onclick="window.open(this.href);return false; , mas é só naquela da carolisse meteorológica. De qualquer forma serviu para tirar qualquer ideias de colocar eólica.
Pode ver leituras de uma igual aqui: http://www.wunderground.com/weatherstat ... =IAVEIROG2" onclick="window.open(this.href);return false;
Tenho em casa uma destas http://www.pce-medidores.com.pt/fichas- ... -fws20.htm" onclick="window.open(this.href);return false; , mas é só naquela da carolisse meteorológica. De qualquer forma serviu para tirar qualquer ideias de colocar eólica.
Pode ver leituras de uma igual aqui: http://www.wunderground.com/weatherstat ... =IAVEIROG2" onclick="window.open(this.href);return false;
-
vmax69
Autor do tópico - Membro

Já percebi que esse é um bom aparelho para fazer várias medições.CrOhN Escreveu:Para teres leituras minimamente fiáveis, terias que medir, pelo menos, um ano completo. POrtanto, empréstimos para um ano....
Quanto aos registos ai já feitos, nesse caso é viavel uma eolica?
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
No meu caso, só se a eólica fosse de graça:)
-
vmax69
Autor do tópico - Membro

O assunto do anemometro, está a ser resolvido, vão-me emprestar um para testes.
Mas para os valores que o Esteves, indica, duvido que consiga... mas vamos ver depois das medições.
O que aconselham para reduzir a fatura da luz, nem que seja só para os periodos "mortos", para auto-sustentar consumo para:
- 1 PC de secretária
- 1 portatil
- 1 router MEO
- 1 frigorifico
- 1 Arca congeladora
- 2 aquarios pequenos
- stanby de alguns aparelhos electricos
Por exemplo, para estes equipamentos, mas sabendo que num futuro a ideia é ir aumentando para mais capacidade.
Isto para não andar a comprar coisas hoje e depois daqui por uns meses ter que trocar e ficar com uma peça que não irá ter mais "interesse".
Mas para os valores que o Esteves, indica, duvido que consiga... mas vamos ver depois das medições.
O que aconselham para reduzir a fatura da luz, nem que seja só para os periodos "mortos", para auto-sustentar consumo para:
- 1 PC de secretária
- 1 portatil
- 1 router MEO
- 1 frigorifico
- 1 Arca congeladora
- 2 aquarios pequenos
Por exemplo, para estes equipamentos, mas sabendo que num futuro a ideia é ir aumentando para mais capacidade.
Isto para não andar a comprar coisas hoje e depois daqui por uns meses ter que trocar e ficar com uma peça que não irá ter mais "interesse".
-
Esteves
- Membro Gold

Aqui está um pensamento acertado
Começar com material que tenha sempre evolução, então para começar até podes arrancar com 1 ou 2 painéis, um sistema funcional para autoconsumo será de 24V.
Painéis de 30V = 250Wp ( iguais aos que usam os micro produtores, venda EDP)
Controlador de carga, de preferência MPPT, mas de qualidade, tipo: Outback, Steca, Midnite, Victron, Phocos, o resto também são reguladores mas ......
Inversor, aqui é mais complicado, há uma coisa que tem de ser, Onda Pura, agora potencias e marcas, já não posso falar muito, para eu dizer este ou aquele é bom não!!! posso sim falar do que eu tenho (trambolho) sim é este o nome que eu e outro amigo lhe demos, é um Power Star W7 24V-3000W, relação qualidade preço é muito bom mas muito bom, agora sei que há material melhor, mas também o valor triplica.
Baterias, estacionarias.
O resto é proteções cabos adequados as potencias a usar e mão há obra.
Começar com material que tenha sempre evolução, então para começar até podes arrancar com 1 ou 2 painéis, um sistema funcional para autoconsumo será de 24V.
Controlador de carga, de preferência MPPT, mas de qualidade, tipo: Outback, Steca, Midnite, Victron, Phocos, o resto também são reguladores mas ......
Inversor, aqui é mais complicado, há uma coisa que tem de ser, Onda Pura, agora potencias e marcas, já não posso falar muito, para eu dizer este ou aquele é bom não!!! posso sim falar do que eu tenho (trambolho) sim é este o nome que eu e outro amigo lhe demos, é um Power Star W7 24V-3000W, relação qualidade preço é muito bom mas muito bom, agora sei que há material melhor, mas também o valor triplica.
Baterias, estacionarias.
-
vmax69
Autor do tópico - Membro

Conforme disse, eu não percebo patavina disto!!!!Esteves Escreveu:Aqui está um pensamento acertado![]()
![]()
![]()
Baterias, estacionarias.
Então resumindo:
-2 paineis, cada um de 30v=250wp
- Controlador... digam o que acham de razoavel, média-alta, nada de topos de gama, porque sei logo que não lhe posso pegar, qual?
- Inversor, Power Star W7 24v-3000W
- Baterias, quantas? quais?
- protecções, cabos???
preciso mesmo de ajuda, não percebo nada disto.
Se não poderem dizer por aqui, agradeço em privado.
-
accoelho
- Membro Silver

- Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm
Penso que seria bom um resumo dos consumos desses aparelhos.
Pra depois teres uma ideia do mínimo necessário.
Acho que um sistema grid tie, é o mais barato e pra começar o mais indicado.
Se futuramente houver a intenção de melhorar, aí sim:paineis, baterias, regulador de carga mppt e afins.
Pra depois teres uma ideia do mínimo necessário.
Acho que um sistema grid tie, é o mais barato e pra começar o mais indicado.
Se futuramente houver a intenção de melhorar, aí sim:paineis, baterias, regulador de carga mppt e afins.
-
visitante1
- Membro Platinium

- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Até podes começar com 2 paineis como o Esteves indicou, mas para conseguires algo que se veja, e para os aparelhos que indicaste pelo menos 2 kw de potencia instalada tens que ter, caso contrario quase nem vais notar que tens apoio de energias renovaveis.vmax69 Escreveu:O assunto do anemometro, está a ser resolvido, vão-me emprestar um para testes.
- 1 PC de secretária
- 1 portatil
- 1 router MEO
- 1 frigorifico
- 1 Arca congeladora
- 2 aquarios pequenos
Um bom regulador, tal como foi referido em cima, baterias e um inversor que suporte os picos instantaneos dessas cargas além dum sistema de gestão da energia que proteja a bateria de descargas profundas seria o ideal.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
JMLorenzo
- Membro Silver

- Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm
E porque não ir para um inversor híbrido com mppt.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão)
.