energia solar para tótós !!!!

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
fjes
Membro
Membro
Registado: segunda jan 13, 2014 12:27 pm

energia solar para tótós !!!!

Mensagem por fjes »

Olá a todos e parabéns pelo grupo que aqui conseguiram juntar .... mas ...faltava o tópico para tótós !!!!! Loolololoo ...
Depois de ter tirado muitas duvidas passeando por aqui .... algumas questões ficaram por responder ... e devido aos meus escassos conhecimentos fica a questão: não existe algum diodo para colocar depois do contador para evitar que a energia colocada á disposição saia para a rede ??? Obrigado desde já ....

Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm

Re: energia solar para tótós !!!!

Mensagem por Alves10 »

Boas, há na realidade uns equipamentos que fazem o efeito "díodo" que falas, são as smartbox.
O díodo é uma peça que só deixa passar a corrente num sentido, mas como a corrente electrica que temos nas nossas redes domesticas é alternada ou seja troca de polaridade 50 vezes por segundo o díodo não se "pode" aplicar, se o colocarmos o efeito que temos é metade da corrente a passa (ele conduz a mesma numa certa polaridade e quando a corrente inverte ele entra ao corte e deixa de conduzir).

PS:não sei se fui explicito, mas deve dar para ficar com uma ideia.

Autor do tópico
fjes
Membro
Membro

Mensagem por fjes »

Olá ... obrigado pela resposta simples e concisa .... fiquei esclarecido ... mas ... será viável utilizar essa box para não permitir a saida de energia para a rede ???? Se assim fosse com um painel, um carregador, uma bateria e um inversor ligados a uma ficha de casa não estaria-mos a fornecer energia da bateria que seria "sugada"do inversor pelos nossos consumos ???? ou estarei a se tótó ???? Mais uma vez obrigado !!!!!

Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm

Mensagem por Alves10 »

Sim isso é possível, aqui no fórum há relatos de varias instalações dessas. Dou uma sugestão procura no Google por autoconsumo, vais encontrar quem venda kits já com o painel, o inversor e a tal smatbox. Com mais alguma investigação chegas mesmo aos esquemas elétricos e á explicação dos mesmos.
Na minha opinião não ia pela opção de teres um banco de baterias, é uma opção que encarece muito e com uma vida útil curta, (não é rentável).

PS: isto é apenas uma opinião e não vendo kits destes :D

Autor do tópico
fjes
Membro
Membro

Mensagem por fjes »

Obrigado Alves10 .... conciso e preciso !!!! (mais uma vez...) vou assim "googlar" um pouco para ver se encontro assim esses kit`s (se me deres mais umas dicas sobre eles ...Agradecia!!!! ).... parece-me assim ser a opção mais simples e rápida de rentabilizar a utilização das energias alternativas .... um kit desses e um par de relógios para controlar os horários de maior consumo parece-me o caminho a seguir .... Obrigado !!!!!!

Autor do tópico
fjes
Membro
Membro

Mensagem por fjes »

Olá de novo .... encontrei algo que me parece corresponder com o que foi descrito ... será que a tal smartbox referida corresponde a algo do género Axpert MKS ou outras do género ???? Obrigado....

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Mensagem por JMLorenzo »

fjes Escreveu:Olá de novo .... encontrei algo que me parece corresponder com o que foi descrito ... será que a tal smartbox referida corresponde a algo do género Axpert MKS ou outras do género ???? Obrigado....
O Axpert MKS é um inversor hibrido, a smartbox podes ver aqui:
http://revosolar.com/solar-shop/es/acce ... a-red.html" onclick="window.open(this.href);return false;
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Autor do tópico
fjes
Membro
Membro

Mensagem por fjes »

Perfeito .... JMLorenzo.... perfeito .... pelo que percebi este "aparelho" o que faz é assim retirar do circuito a energia a mais enviando-a para um circuito alternativo .... (Certo?) ... então se pusermos um sistema grid-tie (pelo que vi parece que será o mais facilmente rentabilizavel ...) e uma smartbox com a saída da "energia a mais" ligada a (por ex.) a um termoacumulador ou a um carregador de baterias, teremos um sistema praticamente sem perdas (onde estarei a falhar ????) .... será assim este o sistema mais facilmente rentabilizavel ???? Mais uma vez obrigado pelas prontas respostas ....

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

Alves10 Escreveu: O díodo é uma peça que só deixa passar a corrente num sentido, mas como a corrente electrica que temos nas nossas redes domesticas é alternada ou seja troca de polaridade 50 vezes por segundo.
Só um pequeno reparo!
A corrente não troca de polaridade (50) vezes por segundo, mas sim (120).

Força aí neste projeto (fjes)....
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Emanuel Couto Escreveu:
Alves10 Escreveu: O díodo é uma peça que só deixa passar a corrente num sentido, mas como a corrente electrica que temos nas nossas redes domesticas é alternada ou seja troca de polaridade 50 vezes por segundo.
Só um pequeno reparo!

120?

nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm

Mensagem por nunopaulo1975 »

Emanuel Couto Escreveu:
Só um pequeno reparo!

Oh Emanuel, explica lá essa cena das 120 alternancias por segundo. :?:

Se calhar estavas a pensar no limite de velocidade nas autoestradas. :D

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Sim a tensão "pode" mudar de polaridade (120) vezes!!

Se a frequência da rede for (60) hertz, a polaridade muda (120) vezes num segundo.
Mas esta frequência é mais utilizada na América, algumas partes de Brasil etc.
Mas como (fjes) deve ser de território Nacional, (50 hertz) e efectivamente (100) vezes.

A senóide vai (50) vezes ao semiciclo positivo, (50) ao negativo (100 mudanças de polaridade), formando um ciclo completo (50) vezes por segundo.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver

Tens razão Emanuel, mas como misturaste redes de 50Hz com 60Hz, o pessoal ficou baralhado, inclusivamente eu.

Um abraço.

Autor do tópico
fjes
Membro
Membro

Mensagem por fjes »

Boa !!!! este pequeno debate já me fez compreender o que é assim aquele valor de 50hz que nos aparece tantas vezes e que fáz com que alguns aparelhos sejam ou não compatíveis com a nossa rede eléctrica !!!!!
Mas .... e continuando a minha busca pelo meu sistema de produção ....
Pergunta: qual é a melhor maneira de armazenar energia ???? baterias???? termo-acumuladores ???? e condensadores???? quais são os tipos de baterias que melhor se adaptam a este tipo de produção???

Mais uma vez obrigado!!!!

freitasnuno
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta nov 23, 2012 1:43 pm

Mensagem por freitasnuno »

Bom dia
Existem Baterias de ácido chumbo (com 70% de Pd), de gel ( com 80% de Pd) e as estacionadas( com90% de Pd)
Estas últimas São as melhores e mais caras, mas tem uma tensão de 2v. O que para fazerem uma baterias com 12v teria de ligar 6 em série. ( 2v+2v+2v+2v+2v+2v=12v)
O (Pd) é a profundidade de descarga que as baterias admitem
Resumindo as estacionadas tem um Pd de 90% (podem ser descarregadas até 90% da sua capacidade )
Mas eu escolha as de gel, São mais baratas e existem já com 12v e 24v.
Boa sorte.

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

freitasnuno Escreveu: Mas eu escolha as de gel, São mais baratas e existem já com 12v e 24v.
Boa sorte.
Freitasnuno!
O barato sai caro!!!
As baterias de gel para sistemas de energias alternativas são uma porcaria!!

Com as condicionantes que um sistema destes impõe, em pouco tempo estão no lixo!! Pois são impossíveis de recuperar.
Muito melhor seriam as (OPzS) ou mesmo as ( VRLA) boa tolerância nestes regimes, livres para fazermos manutenção etc.....
Imagem

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

nunopaulo1975 Escreveu:Tens razão Emanuel, mas como misturaste redes de 50Hz com 60Hz, o pessoal ficou baralhado, inclusivamente eu.

Um abraço.
Muito pessoal, mesmo da área técnica, tem alguma dificuldade em perceber como se processam algumas coisas!

Na eletrónica são estas pequenas coisas que podem fazer toda a diferença, por exemplo numa  retificação em corrente (AC/50 hertz) obteremos corrente (DC) pulsante a (100 hertz).

Outra dificuldade que muitos têm em perceber, falando numa linguagem simples, e não querendo entrar em pormenores é o facto de que quando se liga a corrente (AC) a um transformador (o que devia haver era um curto circuito)...! Já que vamos fechar o circuito.

Isto não acontece porque em (AC) a corrente vem com um ligeiro atraso em relação à tensão, e quando ligamos a um transformador, este atraso é ainda maior, derivado ao efeito eletromagnético  que condensa parte desta energia, que chamamos  (reatância capacitiva) do enrolamento primário, que sempre desfasa (90 graus) das senoides, derivado há grande impedância que a corrente sofre em passar pelo enrolamento!

Quando a tensão muda de polaridade, a corrente ainda está na polaridade inversa, do transformador, quando a corrente finalmente inverte, já a tensão foi invertida para o outro lado, e se repete o ciclo continuamente (a diferença de  ângulo é de (90 graus).
Por este fato ouvimos aquele barulho que caracteriza os transformadores, de "quase" curto circuito.

Abraço.
Imagem

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am

Mensagem por Marco P G Silva »

Emanuel, muito bons os teus esclarecimentos,estou sempre a aprender......(parabens ao forum)
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.

nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver

Emanuel Couto Escreveu:
nunopaulo1975 Escreveu:Tens razão Emanuel, mas como misturaste redes de 50Hz com 60Hz, o pessoal ficou baralhado, inclusivamente eu.

Um abraço.
Isto não acontece porque em (AC) a corrente vem com um ligeiro atraso em relação à tensão, e quando ligamos a um transformador, este atraso é ainda maior, derivado ao efeito eletromagnético  que condensa parte desta energia, que chamamos  (reatância capacitiva) do enrolamento primário, que sempre desfasa (90 graus) das senoides, derivado há grande impedância que a corrente sofre em passar pelo enrolamento!
Tudo muito bem explicadinho, mas neste exemplo que deste, a reatância não é capacitiva mas sim reatância indutiva, porque a componente de indução é superior á capacitiva.

Um abraço.

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Obrigado pelo reparo!
Sim.... a (reatância maioritária é de fato a indutiva), já que se trata de um indutor, e não de um capacitor, (mesmo assim continua a ter a sua capacitância).

Abraço.
Imagem

Responder

Voltar para “Autoconsumo”