Autonomia do Renault Twizy

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
turbolento_4R1V
Membro
Membro
Registado: quinta mai 23, 2013 5:53 pm

Autonomia do Renault Twizy

Mensagem por turbolento_4R1V »

Oi pessoal. Peço desculpa pela ausencia mas tenho andado ocupado. De qualquer forma resolvi voltar respondendo a uma pergunta importante: qual é a real autonomia de um Renault Twizy? Algo que há muito andava a querer fazer e enfim consegui. Tentei ser o mais realista possivel e irei atualizar o post do diario de bordo aqui no forum assim que possivel. Para já fica o link para o artigo no 4rodas1volante http://www.4rodas1volante.com/2013/04/r ... bordo.html .

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Re: Autonomia do Renault Twizy

Mensagem por BE-COOL »

Teres as janelas ajuda bastante na autonomia pois melhora a aerodinâmica. Foi uma tolice a Renault ter lançado o Twizy sem janelas. Estes CEOs ganham muito, mas não são muito espertos :?

Há 2 mercados onde os eléctricos facilmente podem vender mais que os de combustão interna. Nos veículos de luxo, onde o custo não é o mais importante, podemos ter carros com baterias de 85KWh como os Tesla Model S. E nos veículos de 2 lugares (em tandem), que por serem leves e aerodinâmicos não precisam de baterias grandes e isso possibilita um preço baixo e tempo de carregamento reduzido.

Por menos de 10.000€ o Opel Rak-e e o Volkswagen Nils (só tem 1 lugar) fariam sucesso para quem quer um veiculo para as deslocações casa-trabalho-casa. Muitos jovens que hoje em dia têm anti-corpos aos carros por serem poluentes e de manutenção cara pensariam duas vezes.

Opel Rak-e

Imagem

Volkswagen Nils

Imagem

Com a entrada dos alemães no mercado dos VEs neste ano, pode ser que a Renault repense a estratégia do aluguer obrigatório das baterias e o torne opcional. É o que terão que fazer para não perder terreno. "The Germans are coming"...
PushEVs.com

marciopinto
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm

Mensagem por marciopinto »

BE-COOL Escreveu:
Opel Rak-e

Imagem
Já há muito que ando de olho nesse opel, adoro opel...
Quando sair sou capaz de aderir a esse, caso ainda esteja a trabalhar até lá :)
Márcio

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Naaaaa

Compra um MIEV ou um primo na Europa por esse preço...

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
turbolento_4R1V
Membro
Membro

Enfim consegui arranjar tempo para responder a uma pergunta muito importante - qual é a autonomia máxima do Renault Twizy? Não vou dizer já não passem para o fim, deixem primeiro explicar como é que este teste foi feito.
De maneira a melhor equilibrar o realismo com a economia fiz este ensaio da seguinte forma - tentar manter uma média de 50km\h, um percurso o mais plano possível e feito em ida e volta, ou seja, reduzir ao máximo a recuperação de energia e qualquer vantagem que tenha na ida é anulada no regresso.
Só há um problema - decidir quando voltar para trás. É que o indicar da autonomia engana um pouco ou seja tenho que me reger pela escala de barras que é mais fiável. Só que se a ida for mais económica e virar quando chegar a meio da bateria o mais certo é ficar pelo caminho...algo que não quero claro.
A temperatura estava um pouco fresca, mantive as janelas para efeito de chuva que podia cair e eu peso uns 95 quilos graças ao Natal.
Arranque - eis aqui a informação à partida. Notem os quilómetros totais (5485 km) e a hora de partida (11:07).
Os 67 km de autonomia estimada devem-se a alguma condução desportiva do dia anterior...mea culpa.
Imagem
Imagem
E fiz-me à estrada. Como podem ver tinha a estrada um pouco só para mim, mas como disse tentei manter os 50km\h de velocidade - podia ir mais devagar e ganhar quilómetros mas na vida real seria um chicane móvel e isso seria perigoso. Tentei equilibrar essa velocidade com o indicador de consumo (manter na 1ª barra).
Imagem
Meio caminho - e eis que vejo a 6ª barra desaparecer e viro logo para trás - devia esperar para chegar a meio da 5ª mas como não tinha maneira de o saber exactamente e as minhas contas de cabeça não batiam certo simplesmente inverti a marcha.
Imagem
E acabei por ver que inverti um pouco cedo demais já que quase 10 km depois e aquilo ainda indicava metade da bateria...mais vale a mais que a menos!
Imagem
E cai o primeiro aviso - a bateria entra na ultima barra, o que faz soar um bip e o carro entra em modo de conservação de bateria, ou seja, limita a potência e velocidade máxima. Infelizmente foi também este o momento em que a minha bexiga atingiu capacidade máxima e apesar do Renault Twizy ser à prova de água e o assento ter um orifício para escorrer água do banco tive que parar. Ainda não cheguei a casa....
Imagem
Fim - e eis a chegada de volta à garagem, onde tinha arrancado 2 horas e 15 minutos antes.
Imagem

Concluindo
Fazendo as contas então:
- autonomia verificada: 85 km
- empo de viagem: 2 horas e 16 minutos
- Velocidade média: 42.5 km/h (não descontei a paragem necessária)
- ao carregar a bateria o mostrador indica que ainda tinha 1% da bateria
- custo de electricidade: 54 cêntimos ;)

85 quilómetros - podia ser mais?
Sim, podia : não sou propriamente leve, a pressão dos pneus dianteiros não era a do manual (2 quando devia ser 2,3 bar logo mais atrito) para um pouco de conforto, acho que viagem de ida estava a ser um pouco menos consumista que a de regresso, a temperatura era baixa e estive a apontar para uma média de 50km\h (se tivesse ido sempre a 40km\h provavelmente iria mais longe). Mas como disse no início esta a tentar ser o mais "realista" possível.
Agora já sabem - a autonomia do Renault Twizy é de 85 quilómetros.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Obrigado por este testemunho no minimo desmachei me a rir por causa da autonomia da bexiga ao que parece sofro do mesmo nas viagens longas e conheço um certo artista que faz o mesmo para e não avisa a malta e depois quando faz um português... fazem dois ou tres!...

Obrigado pelo testemunho!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
turbolento_4R1V
Membro
Membro

Depois de pensar sobre o assunto e de trocar algumas ideias com outro colega decidi que vou tentar melhorar os 85 quilometros que consegui atingir no outro fim-de-semana. Para isso terei que fazer algumas alterações:
- fazer em tempo mais ameno: ou seja tentar ter uma temperatura um pouco mais elevada e mais próxima da optima de funcionamento da bateria
- subir pressões de pneus: menos atrito logo mais autonomia. O manual indica 2,3 à frente e 2 atras, quando fiz o meu teste tinha 2,0 à frente e atrás para conforto (e normalmente ando com 1,8 para melhorar conforto) mas para esticar um pouco mais a autonomia um colega diz para usar 2,6 à frente e 2,3 atrás. Infelizmente menos atrito significa menos aderencia logo vou arriscar um pouco o pescoço, mas só desta vez para fins da ciencia.
- estou ainda a pensar se aponto para 45km\h de média ou mantenho o alvo de 50km\h de média.

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Mensagem por BE-COOL »

turbolento_4R1V obrigado pela partilha. Mantém-nos informados.
PushEVs.com

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”