Se tiver a dizer algum disparate corrijam-me por favor, é só mais uma ideia para ajudar a resolver um problema.
Desvantagem das baixas temperaturas e possiveis soluções
-
Alves10
- Membro Silver

- Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Re: Desvantagem das baixas temperaturas e possiveis soluções
Mas se bem entendi sais de casa com as baterias a 20º e com uma utilização de 5Km estas ficam perto de 0º , quer dizer que perdem todo o calor que tinham inicialmente mas o calor que entretanto as baterias criam pela sua utilização. Isso deve-se a falta de isolamento, tenta "aconchegar" as baterias com um isolante térmico. sinceramente nunca vi o espaço onde as baterias ficam, mas deve ter uma folga suficiente para por aquele tipo de isolamento que tem umas bolhas de ar e no meio e prata no exterior. Até estava a pensar numa solução mais dificil mas muito mais eficiente que era por as baterias dentro de dois sacos de plástico para servir de molde e no meio dos sacos encher de espuma de plurioretano (ficariam as baterias numa mini geleira)
Se tiver a dizer algum disparate corrijam-me por favor, é só mais uma ideia para ajudar a resolver um problema.
-
MVS
- Membro Silver

- Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
O que cada controlador faz quando perde os sensores de efeito Hall durante a marcha varia imenso. Alguns continuam sensorless, outros param de diversas formas, outros rebentam com os MOSFET... é uma situação que é melhor evitar.Jorge Rocha Escreveu:Lanço também uma pergunta off topic, será que um termostato deste género (para 110ºC) dentro dos motores na roda não seria a solução para evitar o passar de mais um fio do térmistor pelo estreito espaço dedicado à passagem dos cabos de alimentação do motor e seus sensores hall? Este poderia ficar em série com o +5V dos sensores, que em caso de desligar, faria o controlador deixaria de fornecer corrente ao motor.

-
Jorge Rocha
Autor do tópico - Membro Platinium

- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Obrigado pela partilha de sua experiência. Também já notei alguns comportamentos que até parecia que o motor se estava a desfazer por dentro, por apenas ter uma falha de contacto num dos sensores (ficando apenas com dois a funcionar)!MVS Escreveu:O que cada controlador faz quando perde os sensores de efeito Hall durante a marcha varia imenso. Alguns continuam sensorless, outros param de diversas formas, outros rebentam com os MOSFET... é uma situação que é melhor evitar.Jorge Rocha Escreveu:Lanço também uma pergunta off topic, será que um termostato deste género (para 110ºC) dentro dos motores na roda não seria a solução para evitar o passar de mais um fio do térmistor pelo estreito espaço dedicado à passagem dos cabos de alimentação do motor e seus sensores hall? Este poderia ficar em série com o +5V dos sensores, que em caso de desligar, faria o controlador deixaria de fornecer corrente ao motor.
Mas não seria este o caso, uma vez que ficariam todos desligados!(ainda vou fazer a experiência)
O que queria era que se pudesse solucionar o problema do aquecimento sem a colocação de mais um fio para o termistor e para os controladores que não tenham esta opção de termistor.
Tudo por um mundo mais limpo!
-
Jorge Rocha
Autor do tópico - Membro Platinium

- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Este tema pode incluir todos os tipos situações.MVS Escreveu:Como as baterias em repouso não produzem calor não há isolamento (viável neste caso - custos, atravancamento, etc.) que resista a uma noite ao relento a -5 graus Celsius. Isolamento especial de corrida obriga a fazer uma nova caixa para as baterias. Uma coisa é pensar em algo novo de raiz outra coisa será dar solução a um pack já a rolar. Em que caso estamos Jorge?
Para os que estão a rolar, sem que se queira substituir as caixas, o trabalho não deixa de ser dificil, acabando por não justificar tanto.
Eu estou a tentar fazer alguns melhoramentos neste tipo de motas (as convertidas a eléctricas feitas na china) por achar que se pode obter um muito melhor produto final. Nada melhor que nós próprios que andamos todos os dias com as motas para idealizarmos alguma melhoria.
(trabalho numa fabrica onde se fazem caixas de velocidade para carros, entre outros, e que muitas das máquinas, algumas com mais de 30 anos de trabalho, estão cheias de melhoramentos citadas pelos operadores, afim de se obter a perfeição, coisa que os grandes engenheiros das marcas não o conseguiram prever no seu fabrico por falta do contacto com elas durante varias horas por dia a operar)
Este melhoramento está associado ao melhoramento de espaço interior debaixo do banco e na distribuição de peso, tornando o centro gravítico mais baixo e centrado, passando assim a ficar com:
*Mais espaço (para poder colocar 2 capacetes) debaixo do banco, ou um cesto cheio de compras da mercearia.
*Mais segurança e conforto pela melhor distribuição de peso e pelo centro gravítico mais baixo.
*Melhoria de performance (por manter a temperatura ideal para a disponibilidade energética do pack).
*Mais estanquidade a humidades e poeiras no pack.
*Menor peso total da mota, logo mais potencia/quilograma, e mais eficiência.
Já que não há cá empresários com visão nem incentivos do estado a combinar, se os chineses soubessem que estes melhoramentos lhe iriam fazer vender 10 vezes mais, já estavam a copiar as ideias, e era bom para todos.
Tudo por um mundo mais limpo!
-
MVS
- Membro Silver

- Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Eu percebi Jorge. A ideia é óptima. Tem é que ser validada por tipo de controlador e com muitos testes. Eu colocaria um térmico de teste para uma temperatura baixa (50ºC) e faria-o abrir umas dezenas de vezes até me sentir confortável. Acho que vale a pena testar. Depois de validada a solução colocaria o definitivo (80ºC a 90ºC, o que pensas colocar?). Eu sei que dá uma trabalheira abrir duas vezes o motor...