Por acaso estou a estudar bem a matéria para o auto aquecimento de um pack de baterias (isto em motas electricas)!labutess Escreveu:O_volt Escreveu:Na Noruega estão à venda vários furgões da Fiat que simplesmente no inverno com o frio....param!rocker_pt Escreveu:Na minha é igual. Se fizer uma carga com 2 carregadores e andar de seguida, não noto diminuição em relação ao verão. Posso fazer 50 seguidos sem sentir grande desgaste no nível da tensão.
Mas se fizer 10km mesmo a velocidade reduzida e deixar umas 5 horas parada com 5graus...quando pego nela, ao fim de mais 10km parece qeu estou completamente sem carga, e apenas tenho 20km feitos.
As minhas baterias não são feitas para baixas temperaturas.
O que me vale é consigo arranjar sempre carga por perto onde quer que vá e aproveito para fazer carga mais rápida.....et voilá..
O mal é de todos qdo não pensamos em ambientes frios.
A Bolloré tem feito uma coisa: autoalimentar a bateria para se manter quente.
Continuo a achar que a manta funciona melhor.
e um aquecedor destes já ajudava,tanto nas baterias ou nos pés![]()
![]()
http://www.ebay.co.uk/itm/390681371759? ... 1438.l2649
Verifico que nem seria assim tanto o gasto energético para manter um unico pack devidamente isolado, a uma diferença de temperatura de uns 15ºC mais quente em relação à exterior. E claro, desligando assim que ultrapassar dos 20ºC positivos.
Um pack de 4,6KWh poderia alimentar umas resistências de 46W durante umas 100 horas.
Isto para o uso diário entre o estacionar a mota no trabalho, e 8 horas depois pegar na mota, significaria apenas 368W (menos de 5Ah) e no caso de deixar a mota ao relento da noite por umas 14 horas gastaria 644W (8Ah).
Claro que se o isolamento fosse bom, muito provável, mesmo com temperaturas com diferenças de 20ºC( entre 0º e 20ºC), poderia haver momentos em que o térmico desligaria por ter atingido a temperatura máxima de 20ºC Positivos.
Este consumo, para a situação de se ter um carregador que mantenha a tensão por alto sem desligar, seria compensado pelo mesmo, sem que diminuísse a autonomia da carga completa.
Este meu interesse começou depois de começar a andar com uma mota de 5000W e com um pack de 3KW de ThunderSky a temperaturas perto dos 0ºC, depois de estacionada durante a noite de 12 horas de trabalho.
Cheguei a fazer 18km a menos de 40Km/h pois a tensão caia a ponto de desligar o controlador por tensão baixa. Foi muito aborrecido mas tive tempo para pensar em sua resolução.
Continuarei...