Estavam lá 3 EV's para test drive e ainda fui almoçar num outro. Conclusão: 4 test drives num só dia! Que grande estreia em 4 rodas.
1- VW e-UP

Aposta citadina da VW para se iniciar na aventura eléctrica.
É pequeno mas ágil. Gostei da genica do motor e a habitabilidade não é nada má. Mala com 250L.
Não deixa de ser um citadino. Mas um adulto cabe bem atrás.
As baterias têm 18.7 kw e a autonomia anunciada é de 99 milhas, ou seja 158 kms.
0-100 em 12 segundos.
Preço ainda não divulgado.
2- Renault ZOE

Já muito conhecido. Já tinha a sorte de ter estado junto a muitos na apresentação mundial.
O grande trunfo é sem dúvida a autonomia. Todos são unânimes a afirmar que é fácil fazer mais de 200 kms com uma carga.
Peguei no de testes com 187 kms andados e ainda mostrava 58 kms de autonomia. Claro que eram só pequenas voltinhas de 10 minutos, mas aposto que todos os outros testadores anteriores também fizeram (como eu) algumas valentes acelerações para ver se o bicho andava. E anda. As prestações são próximas do VW.
A grande vantagem é mesmo ser um B. Tem mais espaço, mais mala, é agradável à vista, os cabos estão incluídos. E o carregador camaleão é um must.
Claro que tem um senão. O aluguer de baterias. Mas durante a conferência tive a oportunidade de passar a mensagem que na comunidade EV NINGUÉM é a favor do modelo de negócio actual da Renault a um dos altos responsáveis da marca em Portugal. Foi-me dito que hoje é assim mas no futuro pode ser diferente. É uma porta aberta. Eu deixei bem claro que NUNCA comprarei um VE com aluguer de bateria. E que este poderia ser uma forte hipótese para mim, não fosse esse "pequeno" detalhe. Afirmei a Nissan devia divulgar qual a percentagem de Leafs vendidos com e sem aluguer de bateria. Aposto que as vendas com aluguer são residuais.
3- Nissan Leaf

Acho que não é necessário fazer muitos comentários. Existe aqui malta que pode dar muito melhor informação sobre esta pérola da tecnologia. Um deles é o dono da unidade ensaiada. O seu nome começa por G, acaba em T e pelo meio tem as letras AL
Pois é, encontrei um dos ilustres membros do NE lá que me deixou levar o Leaf para o local de almoço.
Não tenho nada a dizer excepto que se tivesse a mesma autonomia do ZOE era imbatível!
Grande carro.
4- Mitsubishi Outlander PHEV

A surpresa do dia.
QUE GRANDE CARRO!
QUE GRANDE SURPRESA!
Arrisco mesmo afirmar que é uma excelente opção para a transição CI->VE.
Com ele não existe o problema de ansiedade de autonomia. E é 4WD.
Tem 2 motores eléctricos (um em cada eixo com cerca de 60Kw, 80cv) e um CI de 2.0L, 121Cv. A potência vai variando de acordo com o que está a trabalhar. Falaram que pode gerar cerca de 200cv.
Pack de 12 Kw. A autonomia VE é de 52 kms.
Mas ele tem 3 modos de funcionamento:
Puro VE -> até aos 120 kms/h e enquanto houver bateria (se não for abusado o pedal do acelerador)
Geração de energia -> até aos 120 kms/h, depois de não haver bateria
CI+VE -> a velocidades superiores a 120 kms/h ou em caso de aceleração bruta.
Modo Puro VE. Funciona como um VE normal, mas com um twist. Se for MESMO necessário, prego a fundo por exemplo, o CI entra em funcionamento, dando mais 121cv de potência. Foi testado e nota-se a entrada do CI. A autonomia é de 52 kms, o que me parece possível visto o pack ter 12Kw. O isolamento é irrepreensível e o motor CI em alta rotação ouve-se ao longe. Este Outlander tem vidros mais espessos que o normal.
Modo de Geração de Energia. Funciona como o Volt/Ampera. Quando a bateria se esgota, o motor CI entra em funcionamento para carregar o pack. Isto se o andamento for até 120 kms/h. Pelos vistos até essa velocidade é mais rentável esta forma de trabalhar.
Modo CI+VE. A velocidades superiores a 120 kms/h o motor CI dá 95% de potência ao eixo dianteiro e o VE traseiro dá 5%. A velocidade máxima é de 170 kms/h.
Agora o resto. A comercialização começa brevemente (Janeiro?) e existe uma unidade para teste. Parece que foi uma luta para a conseguirem. Na Holanda, o único país da Europa onde está aberta a comercialização, já existem 12.000 pré-reservas! Logo a Mitsubishi está concentrada nesse mercado.
A qualidade é boa, a mala é um pouco mais pequena do que o esperado pois o chão está uns cms elevado. O espaço interior é o esperado no segmento, mas este PHEV só tem versão 5 lugares (desculpa Telmo). Aconselho vivamente o test drive.
Preço: 43.000€
Pois é, tinha de ter um senão. Mas vamos comparar o que é comparável. Este é um carro de família. É um carro grande, que pode ser utilizado de 2ª a 6ª para ir para o trabalho e levar os putos à escola e passar a semana sem gastar uma gota de combustível. Mas ao fim de semana, transforma-se no carro perfeito. É para ir ao Algarve, check! É para ir à praia e levar a tralha toda mais as pranchas de surf, check! É para ir ao campo, até fazer um pouco de off road, check!
Ou seja, ainda não existe mais nenhum VE que tenha as características deste Outlander. Tem o melhor dos dois mundos. Não há compromissos a fazer. Excepto o preço. Mas como tudo na vida, não há bela sem senão...
Link
Vejam o video e percebam melhor o porquê de eu estar apaixonado. A minha mulher só quer um SUV. Eu só quero um VE. Tenho de a meter dentro de um e depois assaltar um banco