A minha Super-ZEV

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

pena33
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça ago 14, 2012 7:36 pm

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por pena33 »

Muitos parabéns.

E venham muitos mais KMs, em 2 rodas ou 4 rodas, tanto faz.

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

Volt Escreveu:Gostava de um dia chegar aqui e dizer, antes de ter o meu primeiro filho, fiz cem mil quilómetros a zero emissões. Mas acho que já não vou a tempo.
É pá, isso são excelentes notícias.
E não te preocupes. Mesmo que voltes a ter um fumarento de 4 rodas por causa de um rebento, farás como eu de certeza:

CI para levar ao colégio -> Voltar para casa -> Pegar na Vectrix e fazer o dia -> CI para ir buscar o rebento :lol:

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Hummm! isso não me parece o perfil do Volt! mais depressa ele adquire um elétrico de 4 rodas.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

urraisse
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm

Mensagem por urraisse »

Parabéns pela meta dos 91000 kms eléctricos e pelo rebento que vem a caminho !
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

:D
Muitos Parabéns pela atitude e pelo filho! Que corra tudo bem... mas ainda podes fazer mains uns kms... e se faltarem apenas uns poucos depois de rebentarem as águas, leva-a de mota... 100.000 é uma bela marca ;-)
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

[quote="Volt"]Vivas a todos. :-)....

Gostava de um dia chegar aqui e dizer, antes de ter o meu primeiro filho, fiz cem mil quilómetros a zero emissões. Mas acho que já não vou a tempo.
:-).
Obrigado por seguirem estas minhas histórias.
[/quote]

Só vi agora.... :o
Pelo menos vais poder dizer que és mais um que não chegou aos 100k...mas quase! E a contribuição para minorar o desequilibro populacional que a minha geração cavou é uma grande noticia! :P

Parabéns!

BondadeSua

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

Muitos parabéns e que corra tudo muito bem com o futuro "Little Volt", ou "Little Electric", ou... enfim, terão muitos meses para decidir :lol: !

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Obrigado a todos. :-).

Cheguei a mais um dia 8. De Setembro agora. Este é um dos que, por um lado, queria evitar, por outro, já sabia, que lá teria de ser...

A Super-ZEV está de quarentena. Não tem nenhuma avaria, nem está com dificuldade alguma. Já os seus habituais ocupantes, não podem dizer o mesmo... O que se passa é que, a necessidade de transportar a minha pendura (com o nosso futuro descendente), num meio mais cómodo (para quem começa a sentir o peso no umbigo), bem como o receio de um solavanco mais intenso poder ser prejudicial à saúde de ambos, levou-me a ponderar regressar às quatro rodas ou a vir trabalhar de Goldwing todos os dias (com o contra de na Goldwing ser necessário a pendura descer de uma altura significativa)... Assim, mudámos para as quatro rodas durante estes próximos meses. A SZ está, para já, em quarentena e o culpado está num DB aqui ao lado (viewtopic.php?f=62&t=17409). :-).

Entretanto, fiz mais 1500 KM. A SZ fez os 36 mil quilómetros no dia 21 de Agosto, e está agora com cerca de 36800 KM.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

Esta é a oportunidade que o recordista está a dar ao pessoal de recuperar terreno! :lol:

Mas agora a sério, é uma boa opção, não se brinca com a descendência e para mais, continuas a ser fiel à mobilidade eléctrica, ainda que com o dobro das rodas...

Que tudo vos corra bem! :D
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

Agora é que eu alcanço a super-zev em termos de Km's :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: ......... (ou não) :roll:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Como era expectável, a Super-ZEV vai ter muitos meses pela frente em que poucos são os quilómetros de incremento ao odómetro.

Este último mês (de 8 de Setembro a 8 de Outubro), contabilizou 438.9 KM (4º menor valor mensal de sempre). No próximo deverá contar ainda menos. O mais provável é ela andar apenas nos fins-de-semana em que eu vá fazer alguma coisa que não implique levar pendura, como ir à bola ou algo parecido. Talvez a empreste um dia ou outro a ver se convenço mais alguém a aderir a este "mundo". Assim sempre roda um pouco, mas nunca terá o andamento a que estava habituada.

Noto que agora, rara é a vez em que a ligo à tomada e não faz as 9 horas máximas de balanceamento das células. De resto, de notar também que, cada vez que pego nela, é necessário corrigir a pressão dos pneus (parados os pneus "acamam" e, nunca acamam "direitos", o que além de deformar o pneu, faz perder alguma pressão).

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

se for pra lhe dar Km's eu posso ajudar se for preciso :lol: :lol:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Mais um mês se passou e poucas novidades haviam para contar, não fosse eu ter tido a iniciativa de me fazer à aventura no passado sábado... Mas já lá vamos.

Entre dia 9 de Outubro e 8 de Novembro a Super-ZEV fez 73 KM. Carregou de dois em dois fins-de-semana.
chart_1 (3).png
chart_1 (3).png (11.62 KiB) Visto 2500 vezes
No sábado, resolvi entrar numa aventura inconscientemente. Meti-me a caminho do Colombo e fui devagar (a velocidade calma) na AE, o que me permitiu gastar apenas um terço da carga nestes primeiros 30 e picos KM. Ao chegar ao Colombo, mal havia lugar para estacionar quanto mais para carregar a mota... Como tinha dois terços de carga para os 30 e tal KM de regresso, resolvi pará-la lá num canto sem recarregar e seguir para o estádio da Luz, onde vi o Benfica - Sporting para a taça. Foi um bom jogo e fiquei muito agradado ao ver, os jogadores do meu clube, lutarem com mérito para que no fim recebêssemos a justa vitória. Acho que a emoção e o contentamento inspirou-me a confiança que resultou em tudo o que fiz no resto da noite...
IMG_8293.JPG
IMG_8293.JPG (96.65 KiB) Visto 2500 vezes
Iniciei a viagem de regresso de forma "menos calma", pois havia muita carga para gastar. Já na AE, comecei a pensar que era melhor acalmar o punho, pois a mota esteve duas semanas sem carregar e, o facto das células ficarem "desbalanceadas" graças a isso, poderia correr mal... E correu. Ainda acalmei a viagem, mas já era tarde. Logo logo desapareceram as 8 ou 9 barras de carga que ainda tinha e acendeu a luz da bateria. Estava ainda na A2. Numa espécie de "ponto-morto", consegui chegar à saída do Fogueteiro. Faltavam cerca de 10 quilómetros até casa. A bateria estava com uns 128v no total. A célula mais alta tinha mais de 3.2v e a mais baixa aproximava-se rapidamente dos 2.3v (em esforço).
IMG_8300.JPG
IMG_8300.JPG (129.54 KiB) Visto 2500 vezes
Talvez inspirado pelo espírito guerreiro dos bravos que venceram o jogo, decidi continuar e fazer algum exercício físico. Ainda eram umas 23 horas, não chovia, a noite estava bonita e eu, apesar de não ter jantado, sentia-me revigorado e com vontade de dar uso aos 95 quilos que equipam a minha alma aventureira.

Foi com relativa facilidade que fiz a primeira subida. Subi para o viaduto que dá para o Casal do Marco e resolvi não parar na bomba de gasolina. Afinal ainda mal tinha suado. A segunda subida é logo a seguir, mas é suave e, ainda por cima, a ela se segue uma descida longa até ao fim do Casal do Marco. A meio da descida há a "rolote dos hambúrgueres" onde se pode deixar a mota a carregar enquanto se trinca qualquer coisa. Como estava embalado pela descida, não quis parar. Foi um erro, admito já. Ainda assim, embalado, fiz a subida seguinte. Já me sentia um pouco cansado. As raízes das árvores que ocupam a berma incomodavam o andamento. Mas a noite ainda tinha muito para dar.
IMG_8328.JPG
IMG_8328.JPG (77.02 KiB) Visto 2500 vezes
Esta zona é muito escura. Empurrei a mota com as luzes ligadas, enquanto espreitava os valores da célula mais baixa. Eu sabia que se ela se aproximasse dos 2.00v teria de desligar a mota. Entretanto, lá a ia empurrando...

A primeira peça de equipamento a desistir da viagem, foi o capacete. Rapidamente o coloquei na bagageira enquanto descansava uns segundos. Mantive o casaco no corpo, não fosse a humidade e o orvalho, que habitualmente se instala, fazer das suas.

Comecei a necessitar de repouso frequentemente. À medida que o cansaço se apoderava de mim, começava a ser mais difícil desviar das pancadas, que as peseiras da pendura nos dão nas pernas, quando empurramos a mota... Ainda assim, resolvi não parar na bomba que fica a 6 quilómetros de casa, onde há mais de 5 anos atrás parei para "abastecer" ao ficar sem carga pela primeira vez na minha ZEV. Talvez orgulhoso por nunca ter necessitado chamar reboque por falta de carga, ou pedido ajuda para a arte de dar ao empurrão, resolvi, mesmo cansado, continuar.

Alternava constantemente o lado em que empurrava, pois as peseiras massacravam a lateral das pernas junto aos joelhos e era "à vez" que dava a perna seguinte ao manifesto.

Já era meia-noite quando entendi ligar à patroa a avisar que a viagem ainda estava longe de terminar. Nessa altura já a disponibilidade de engolir o orgulho era grande. Doíam-me vários músculos e pensei logo em recarregar a mota nas bombas da Socrabine, que ficam a cerca de 3 quilómetros de casa. As bombas estavam fechadas! Já era muito tarde. Ora, na altura em que eu estava prestes a desistir, a noite tinha se apoderado da população. Já estava tudo fechado à minha volta. Mas estava em Coina, era a última localidade que tinha de atravessar (antes da minha). Fiz grande parte desta zona por cima do passeio largo que ali existe. Aqui tive de parar durante bastante tempo. Estava sem forças.
IMG_8327.JPG
IMG_8327.JPG (100.83 KiB) Visto 2500 vezes
Quando voltei ao caminho, atravessei uma zona de areia (era mais "terra fina"), pois não quis meter-me a empurrar a mota na estrada nacional que, aqui, não tem berma. Resolvi, meio toldado com o cansaço, passar a mota por cima de uma tampa de cimento que estava imediatamente antes do acesso ao alcatrão. O resultado fez-me chamar uns quantos nomes a mim mesmo durante uns minutos. Então não é que, quando a roda de trás estava quase a subir para cima da tampa, a da frente tinha acabado de descer? Assim, fiquei com a mota encaixada numa placa de cimento. Não andava nem para a frente, nem para trás... Isto quando os nossos braços já não aguentam mais o esforço, ser obrigado a pegar nos 200 quilos da mota é obra para o Hércules... Enfim. Lá arranjei uns picos de hercúleo feito e safei-me, nem sei bem como. Depois, tive de atravessar a estrada nacional para o lado contrário, pois só lá teria berma novamente.

Estava na última das subidas mais inclinadas que tinha pelo caminho. Fi-la na berma, mas em "contramão". As próximas subidas eram todas mais suaves, mas nem por isso menos difíceis... Completei-a com várias paragens, e depois passei pela nova fábrica das tortas de Azeitão. Pela primeira vez desde há anos que aqui passo, não pensei no paladar delas, mas sim na aventura que resolvi fazer. O que é que me passou pela cabeça?!

Obras inacabadas da EDP (ou REN ou CME), levaram-me a ter de voltar a atravessar novamente as três faixas da nacional 10, pois já só teria berma no lado oposto. Fi-lo e continuei. Antes de chegar ao Retail Planet do Barreiro, já a berma tinha acabado, dando lugar a uma vala de escoamento de água, onde tive de fazer umas dezenas de metros todo torto...

Ao chegar à Quinta do Conde, saí da Nacional 10 e fiz o resto do percurso por dentro da vila. Umas vezes ia pelo passeio (onde havia), outras vezes tinha de ir na estrada e, nas curvas cegas, convinha fazê-lo a correr, não fosse vir lá algum carro entretanto.
IMG_8336.JPG
IMG_8336.JPG (106.87 KiB) Visto 2500 vezes
Quando faltavam menos de 300 metros para chegar a casa (já a conseguia ver ao longe), a subida, que até era das suaves, parecia não acabar. Foi a mais difícil de todas. Parei várias vezes para descansar. Acho que já mal fazia 5 metros sem parar para descansar. As lombas eram um sacrilégio... Por fim, lá cheguei. Sem forças, logo após o último esforço para subir o passeio e a rampa de acesso à garagem. A patroa estava à porta, à minha espera, com uma garrafa de água na mão, que eu tinha pedido por sms há metros e metros atrás...

Era para aí uma hora da noite. Fazendo as contas por alto, estes 5 quilómetros por hora a empurrar, deve ser recorde nacional de uma espécie de maratona eléctrica dos teimosos.

Agora tenho estado a meter a mota à carga todas as noites. Espero não ter estragado nenhuma célula. É, claramente uma necessidade, recarregar a mota antes de sair de casa, ao fim de duas semanas parada...

Espero que este exemplo sirva (perdoem o pleonasmo), de exemplo...

PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Mensagem por PepeLegal »

Isso é que é exercício nocturno...que aventura :-)

O que o Benfica não faz ao ego quando ganha. Se tivesse perdido (cruzes-canhoto) tinhas logo pedido o reboque sem pensar duas vezes :-)

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Ou parava logo ao pé da primeira tomada que encontrasse... Enfim. Não sei. Não vou especular. :-D.

aljesus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 13, 2011 11:23 pm

Mensagem por aljesus »

E eu aproveitei, enquanto toda a gente estava no jogo, para ir a Benfica e regessar, precisamente por essa estrada! :D
Porque não ligaste?
Teria voltado atrás, com uma corda!:-D

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Mensagem por ogadiv »

Que grande desventura, estou a pensar se o "nosso" benfica tivesse perdido já onde estaria a mota.

Depois de passada a aventura, como se costuma dizer, dá para contar aos netos :lol: Obrigado pela partilha
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

flautinha
Membro
Membro
Registado: terça abr 10, 2012 4:28 pm

Mensagem por flautinha »

grande benfiquista!

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Se não fosse do Benfica talvez se safasse looooool :-D
Live long and prosper!

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

LOL. Ganda maluco! Sabes que já se inventaram os ginásios? Obrigado pelo aviso de qualquer maneira :D

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”