Tráfego de veículos de combustão causador de cancro

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Tráfego de veículos de combustão causador de cancro

Mensagem por RJSC »

Chamaram-me radical quando dizia que um dia os veículos a combustão vão ser tão mal vistos como o tabaco, mas os cientistas já não hesitam em colocar o fumo dos dos motores de combustão na mesma categoria:

Link

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm

Re: Tráfego de veículos de combustão causador de cancro

Mensagem por ricardocruzs2 »

Esta notícia não traz nada de novo... um conselho, daqui em diante já não podes usar mais o teu CI ou andar noutro a combustão...

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

Para lazer praticamente não o uso, e quando tenho que o usar tenho o cuidado de queimar 3.5 L/100 km num carro com 11 anos.
Há 8 anos que não vou a Lisboa de carro (CI), e nos últimos 10 fui uma vez ao Porto por altura de um encontro de VE's na Póvoa do Varzim porque houve greve da CP. O previsto era ir de comboio e metro.
Já fui mais vezes ao Porto de carro, mas de boleia num Leaf, ou com outra pessoa que ia fazer a viagem de CI mesmo que eu não fosse.

Faço o que posso... Se todos fizessem o que podiam (incluindo o governo): um VE no resto da Europa custa menos 5000€ a 7000€ que em Portugal.
Nos EUA, com gasolina a 0.80€ o litro fica mais barato andar um VE. :roll:
Por cá, se não se andar mais de 20000~30000 km/ano fica mais barato andar de CI... :roll:

Se não existissem subsídios à micro-produção tenho a certeza que hoje nem 5% das instalações haviam
Última edição por RJSC em sábado out 19, 2013 3:40 pm, editado 1 vez no total.

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold

Então praticamente nunca viajas ou nunca sais de casa, estarei correcto?

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

Saio para trabalhar e para passeios de mais de 40 km tenho ido à boleia ou de comboio.

Há pouco tempo fiz as contas para comprar um VE e vi que o meu carro faz 1250 km por mês, média de 40 km por dia e faço 22 para cada lado para o trabalho ou alguma outra obrigação em Aveiro.

Importa também dizer que nem sequer comprei um CI: o que uso era do meu pai, que em vez de o vender quando trocou de carro o guardou para mim.

Se não me calhar a desgraça de ter que ir trabalhar a 150 ou 200 km de casa como muita gente, quando for comprar um veículo com o meu dinheiro será um VE.

Se tivesse um VE viajava muito mais.

Este ano a única extravagância que fiz nas férias com o CI foi ir visitar a barragem do alto lindoso.

Se o resto da sociedade não fizer esforço nenhum é muito difícil tentar levar a vida de outra maneira.

É melhor assobiar para o lado e fingir que não tem mal nenhum andar de CI?
Última edição por RJSC em sábado out 19, 2013 4:17 pm, editado 1 vez no total.

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

O caso da micro-produção solar é um exemplo de como uma mudança nos apoios existentes na sociedade afeta a utilização de uma tecnologia:

No início era necessário forte subsidiação para que o investimento se pagasse em sensivelmente 5 anos.
Com a subsidiação a procura aumentou, levando ao aumento de produção que fez com que o preço dos painéis solares caísse a ponto de hoje em dia praticamente não precisar de subsidiação para haver retorno do investimento no mesmo horizonte temporal.

Sem estes apoios provavelmente o número de microprodutores seria inferior ao de proprietários de VE's.

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold

Se és feliz assim quem sou eu para dizer o contrário, são opções...

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

As pessoas da minha idade já se estão a habituar a viver com pouco (especialmente no que toca aos salários)...

Se andasse a fazer mais viagens de CI não seria mais feliz, depois pesava-me a consciência por andar a queimar petróleo sem nenhuma razão muito forte.

Também não faço como muito pessoal que está bem na vida e vai buscar comida que passou a validade por 1 ou 2 dias ao caixote do lixo nos hipermercados por princípio, mas também não os condeno.
Pelo menos quando cozinho faço só aquilo que sei que consigo comer.

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

ricardocruzs2 Escreveu:Esta notícia não traz nada de novo... um conselho, daqui em diante já não podes usar mais o teu CI ou andar noutro a combustão...
Uma coisa não tem nada a ver com outra...
Milhões de pessoas dizem que fumar e beber faz mal e também fumam e bebem...
O RJSC diz que CIs fazem mal e ...... É por isso que não pode andar de CI? :mrgreen:
sergiomms

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

O pior que já vi foi um médico que na sala de espera tinha um cartaz a dizer não fume e outro a listar os malefícios do tabaco e no intervalo das consultas ia fumar para uma salinha com uma ventoinha de exaustão como se usa nos WC's. :lol:

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Achei piada a parte dd dizeres que se tivesses um ve passearias muito mais... talvez com um gerador atras!!
Estas numa fase da vida em que o alinhamento das ideias se baralha facilmente com outras poluçoes, o tempo ajudar te-a concerteza, vais perceber como se definem prioridades, umas por opção outras nem por isso.
Tu que estas numa universidade nao seria tempo de comecares a apresenter ideias concretas acerca do que defendes? Estas num sitio otimo para isso, ias ver que enriquecias muito mais a comunidade!!
Cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

Com os quilómetros que faço atualmente não era necessário nenhum gerador para fazer mais uns quilómetros ao fim de semana.

Conheço um caso de uma pessoa em Portugal que o único carro que tem é um VE só que já há muito tempo passou a minha idade: já está reformado.
Outra, o Jorge Rocha, também só tem as motas elétricas e só pede um carro CI emprestado meia dúzia de vezes por ano.

Não são só ideias minhas...

Com tanta reação negativa a uma notícia como esta quase parece que fui coloca-la num fórum dedicado a veículos de combustão!

Parece causar tanto ou mais incómodo que os posts que por cá apareceram a pedir ajuda para converter trotinetes elétricas em combustão.

Qualquer dia mais vale passar só a leitor para não incomodar ninguém...

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Não fiques assim :-) a tua contribuição e muito positiva para o fórum.

Olha eu a uns anos atrás gostava de modificar os carros para ter mais potência colocava turbos maiores e intercooler e claro mais gasóleo que era igual a mais fumo...

Daí ao nick que tenho " visitante2team".

Mas depois de ter conduzido um twizy uma vez fiquei convertido e agora gasto quase todos os meus recursos em VEs e energias renováveis :-).

Já pensei vender o meu carro a combustão, só não o fiz porque ainda não apareceu a oportunidade.

E mais na minha profissão todos os carros que passam pelas minhas mãos tento reduzir ao máximo as suas emissões poluentes , afinando os seus motores ou simplesmente mudando o filtro de ar.

O meu objetivo no meus caso é gerar energia limpa suficiente para as minhas deslocações mas isso ainda está longe :-)
Live long and prosper!

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Uma realidade inconveniente...

Eu que uso um VE tanto a cara metade ainda usa o vegetariano. Já não é vegetariano a 100% pois o biodiesel já não se encontra como antes...

Agora o de todos somos poluidores... Somos... O que nos distingue é o tamanho da nossa pegada...

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
É bom que se traga aqui a realidade em que vivemos, para que mais alguns dos frequentadores, e visitantes, saibam os riscos das consequências e do tamanho do poço que andamos construindo. Acho errado que se misture mobilidade, uma necessidade que temos de enfrentar diária mente com os meios que temos, (cada um sabe de si), e o esforço que deve ser colectivo de diminuir a nossa pegada. São dois assuntos diferentes. Eu não posso ignorar, que foram os derivados do petróleo que permitiram (a maior parte) das mudanças tecnológicas dos últimos 50 anos. E vamos continuar a precisar "dele".
Mas, é bem possivel que tenhamos de proibir/racionar/justificar, o uso dos combustíveis fosseis, como principal fonte de energia na mobilidade. Se não massificar-mos o uso doutras fontes energéticas com alguma celeridade (e a imagem usada é exemplificativa), as consequências na saúde e clima, serão tão catastróficas e que pode haver desacatos nas ruas por insistirem em fazer "fumaça". :evil:

BondadeSua

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

Os principais avanços que o petróleo trouxe e que não têm mesmo substitutos foi com a enorme variedade de plásticos, tecidos de fibras sintéticas, as resinas que unem os materiais como fibra de vidro e de carbono, as tintas e até compostos químicos usados como medicamentos.
Há alguns plásticos feitos de matéria vegetal mas são bastante frágeis comparativamente aos feitos de petróleo.

Quando tivermos que voltar a fazer isolamento de cabos elétricos em tecido fazer electrodomésticos e partes de veículos em madeira vamos-nos arrepender de termos queimado o petróleo em vez de o guardar para fabricar bens duráveis.

Os materiais alternativos que temos não se podem injetar em moldes para fazer produtos a preços acessíveis.

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”