Sistema autonomo Painel solar + bateria
-
chora2
Autor do tópico - Membro

- Registado: terça set 03, 2013 1:58 pm
Sistema autonomo Painel solar + bateria
Preciso de ajuda para dimensionar um painel com bateria......
carga: alimentada a 48vdc e potencia máxima de 15W
Que potencia de painel solar e que amperagem de bateria devo ter para a carga trabalhar sempre 24h / dia?
carga: alimentada a 48vdc e potencia máxima de 15W
Que potencia de painel solar e que amperagem de bateria devo ter para a carga trabalhar sempre 24h / dia?
-
Emanuel Couto
- Moderador

- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Re: Sistema autonomo Painel solar + bateria
Isto é para algum exame de energias alternativas!?
Até que se fazia as contas! (Multiplicar/Dividir) mas se for para uma situação real, estas contas não serviriam para nada
Pois o tempo é muito imprevisível, e levando várias horas do dia, (sem radiação), ou (muito calor) com grandes perdas na eficiência do painel, logo faltaria energia! Teria que colocar mais potencial (PV/BT) para compensar estas perdas.
Tb dependendo da estação do ano etc.
Sem falar nas perdas do conversor.
Até que se fazia as contas! (Multiplicar/Dividir) mas se for para uma situação real, estas contas não serviriam para nada
Pois o tempo é muito imprevisível, e levando várias horas do dia, (sem radiação), ou (muito calor) com grandes perdas na eficiência do painel, logo faltaria energia! Teria que colocar mais potencial (PV/BT) para compensar estas perdas.
Tb dependendo da estação do ano etc.
Sem falar nas perdas do conversor.

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
JMLorenzo
- Membro Silver

- Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm
Emanuel acabaste por não ajudar o rapaz
Mas como ele diz não é tão linear assim, vejamos fazendo as contas por baixo:
15W x 24h = 360W dia, como um painel carrega 5 a 6 horas por dia a bateria teria de fornecer cerca de 270W/48V= 5.6A
para 48V - 4 baterias em serie de 12V/10A = 48V x 10A = 480W
2 paineis de 100/120Wx24V ligados em serie com um regulador de 48V
eu iria mais por baterias de 15 ou 20A e paineis de 150/180W
Mas como ele diz não é tão linear assim, vejamos fazendo as contas por baixo:
15W x 24h = 360W dia, como um painel carrega 5 a 6 horas por dia a bateria teria de fornecer cerca de 270W/48V= 5.6A
para 48V - 4 baterias em serie de 12V/10A = 48V x 10A = 480W
2 paineis de 100/120Wx24V ligados em serie com um regulador de 48V
eu iria mais por baterias de 15 ou 20A e paineis de 150/180W
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão)
.
-
chora2
Autor do tópico - Membro

2 paineis de 24v em serie (180w) + 1 regulador de carga 48v + 4 baterias 12v 20 A.
Com este cenario e se no inverno surgirem 3 a 4 dias sem "sol" a carga de 15w está garantida?
Com este cenario e se no inverno surgirem 3 a 4 dias sem "sol" a carga de 15w está garantida?
-
JMLorenzo
- Membro Silver

A 48V x 20A = 960W e como sabes não convém descarregar as baterias até ao limite se quiseres que elas durem, eu por mim não as descarregava mais de 50% que nos dias sem sol te daria energia para 32 horas, mas se as descarregares até 80% daria para cerca 50 horas.
Como eu disse acima, estava a fazer as contas por baixo.
E como diz o Emanuel isto depende de muitos fatores como o local onde moras pois se for no norte convém ter painéis mais potentes, se surgirem 3 a 4 dias sem sol ter baterias com mais amperes, etc.
Como eu disse acima, estava a fazer as contas por baixo.
E como diz o Emanuel isto depende de muitos fatores como o local onde moras pois se for no norte convém ter painéis mais potentes, se surgirem 3 a 4 dias sem sol ter baterias com mais amperes, etc.
.
-
chora2
Autor do tópico - Membro

O equipamento de 15w de consumo máximo é para ser instalado em todo o país..................quero considerar o pior cenario para num mês de inverno com 3 a 4 dias sem sol.
2 paineis de 180w (a 24v) + 4 bat de 20A + regulador de carga..........resolve este cenario ou terei de colocar 8bat de 20A?
2 paineis de 180w (a 24v) + 4 bat de 20A + regulador de carga..........resolve este cenario ou terei de colocar 8bat de 20A?
-
JMLorenzo
- Membro Silver

Em vez de aumentares o nº de baterias, aumentas a sua capacidade 4 de 40A por exemplo.
E se isso é para todo o país, cada caso é um caso.
.
-
E_MAN
- Membro Silver

- Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm
Solução muito menos complicada.JMLorenzo Escreveu:Em vez de aumentares o nº de baterias, aumentas a sua capacidade 4 de 40A por exemplo.