Boas,jmal Escreveu:Se leres bem os teus argumentos vais chegar à mesma conclusão que eu, "que confusão anda aqui", repara que ambos os veiculos usam a mesma tecnologia (as baterias da vectrix são recomendadas também para hibridos) e com tratamento diferente. Porque é que no prius os cristais são quebrados com descargas parciais e na vectrix só os tira com descargas profundas ?? estranho não, sabendo ainda que os hibridos carregam super-rapidamente as baterias, sim alguns segundos, na maioria das vezes nas travagens, portanto a vectrix nem suga assim tantos C's das baterias. Um prius tem um motor(até mais que um) que é 3 vezes mais potente que o da vectrix, no entanto tem um pack 3 vezes mais pequeno. Estranho não ?zointz Escreveu: Boas,
Eu acho que ainda se está a criar mais confusao assim, vamos por partes.
- As baterias NI-MH não sofrem de efeito de memoria, sofrem sim de "Voltage depression" que basivamente deve-se à formação de cristais grandes que fazem aumentar a resistência interna e pr sua vez baixar a tensão e disponibilizar menos corrente. Isto acontece porque nas descargas parciais algum do material reactivo dentro da bateria não e usado na descarga, e ao carregar junta-se mais material nessa zona criando os cristais grandes. (Isto é uma simplificação do que acontece).
Para "desfazer" esses cristais faz-se um ou duas descargas profundas. No caso da vectrix isto é praticularmente importante porque usa correntes muito elevadas, e ao fazer essa descarga nota-se que até passa a ter mais potência como alguns users têm descrito.
No caso dos hibridos nomeadamente o Prius que conheco bem, usam uma tecnica que consiste no seguinte. O ponto médio do estado de carga vamos dizer 60% varia conforme indicação do computador de bordo, ora poderá estar a 50% e todas as cargas e descargas terão como objectivo esse valor, ora poderá estar a 70%. Ao que parece essa variação do ponto médio quebra os cristais (explicação ainda mais simplificada se alguém quiser tenho algures um documento a explicar isso).
Pronto, espero ter explicado, e se alguem conseguir pôr a Vectrix a comportar-se como o prius as baterias vão durar mais.
Agora algo que nunca vi aqui falado.... Cargas lentas segundo os especialistas aumentam a criação de cristais grandes, portanto cuidados com essas cargas lentas.
As cargas lentas não são prejudiciais, tanto que o fabricante recomenda 6 ah até 15 ah, e recomenda também usar 3 metodos de finalização da mesma.
Lê o paragrafo "TOYOTA'S REMEDY – MOVE TARGET SOC" Infelizmente não consegui identificar o documento original
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 32&t=15075
E isto tb. é interessante
http://www.buchmann.ca/Chap4-page5.asp
mais concretamente no paragrafo
iniciado por "NiMH batteries should be rapid charged rather than slow charged." mas é necessário ler tudo para compreender.
Lamento mas não tive tempo para traduzir para a lingua de camões.
Relativamente ás especificações do fabricante das VX, não as vi em detalhe pelo que não sei o quanto poderá se chamar carga lenta. Mas como tem reinado a confusão em alguns detalhes da Ni-Mh que resolvi alertar, foi com boas intenções.
Espero estar contribuir para o aumento de informação.