ecoliberty 2.0kw em viseu

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am

Re: ecoliberty 2.0kw em viseu

Mensagem por civic »

Mais um update.
Depois de ter tirado o BMS à mais de 1000 km's tenho notado que a primeira bateria do pack que tinha menos cerca de 5 centesimas de volt em relação às outras já ía em 8 centésimas, Como até estou de férias decidi carregá-la isoladamente e assim depois da carga ficaram todas precisamente com a mesma carga, já lhe fiz uns 100 km's depois disso e mantêm-se todas precisamente iguais.
Decididamente não vou ligar mais o BMS, vou estar atento às diferenças mas duvido que o ligue de novo.
A descarga nos arranque consegue chegar aos 65A, na DT isso vais aos 85A e de facto as headway mesmo sendo apenas de 15Ah parece-me que são bem melhores na disponibilidade.
Estas na durabilidade têm sido 5 estrelas, é só carregar e rolar.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

civic Escreveu:Mais um update.
Depois de ter tirado o BMS à mais de 1000 km's tenho notado que a primeira bateria do pack que tinha menos cerca de 5 centesimas de volt em relação às outras já ía em 8 centésimas, Como até estou de férias decidi carregá-la isoladamente e assim depois da carga ficaram todas precisamente com a mesma carga, já lhe fiz uns 100 km's depois disso e mantêm-se todas precisamente iguais.
Decididamente não vou ligar mais o BMS, vou estar atento às diferenças mas duvido que o ligue de novo.
A descarga nos arranque consegue chegar aos 65A, na DT isso vais aos 85A e de facto as headway mesmo sendo apenas de 15Ah parece-me que são bem melhores na disponibilidade.
Estas na durabilidade têm sido 5 estrelas, é só carregar e rolar.

Boas,
Uma pergunta, como verificas essa diferença de 0,08volts ? em repouso? se é em repouso com que nível de carga ? E ao fim quanto tempo medes ?
Eu na minha nunca consegui uma medida tão exacta.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

Esses 0.08V era apenas na primeira célula, que penso que serve de alimentação à electrónica do BMS, a questão é que o seu desbalanceamento tem vindo a aumentar, por isso fiz o acerto.
Faço medições aleatoriamente, já fiz após a carga, logo quando chego de alguns km's ou até em repouso, o facto de medir em décimas é facílimo, é só colocar o multímetro em auto e ele lá se desenrasca.
O facto é que depois de acertar a célula que andava mais baixo tem-se mantido igual às outras, cada vez mais acho o BMS dispensável. Até na DT após puxar por ela a 80A, mais de 5C e as células mantêm-se muito unidas.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

civic Escreveu:Esses 0.08V era apenas na primeira célula, que penso que serve de alimentação à electrónica do BMS, a questão é que o seu desbalanceamento tem vindo a aumentar, por isso fiz o acerto.
Faço medições aleatoriamente, já fiz após a carga, logo quando chego de alguns km's ou até em repouso, o facto de medir em décimas é facílimo, é só colocar o multímetro em auto e ele lá se desenrasca.
O facto é que depois de acertar a célula que andava mais baixo tem-se mantido igual às outras, cada vez mais acho o BMS dispensável. Até na DT após puxar por ela a 80A, mais de 5C e as células mantêm-se muito unidas.

Boas,
Não vi se já foi falado neste DB, mas partindo do principio que o teu carregador carrega uma média de 3,6volts por célula, experimenta ver as diferenças a partir dos 3,5v e vai acompanhando até o carregador desligar, vais verificar que as diferenças serão bem maiores. e será a altura certa para perceberes o que se está a passar.

Em repouso a tendência de todas independente do valor da carga é rondar os 3,2v, na minha e em repouso por um tempo sempre superior a 2 horas, a diferença entre uma célula totalmente carregadas e a mesma célula quando está descarregada é de apenas 0,16 volts, assim 0,08 v seria equivalente a 50% de carga.

Outra forma de medir seria quando estão descarregadas, mas não as deixar repousar (ao chegar de uma viagem). mas eu prefiro na carga.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

Acho que nao percebeste, os 0,08V refere-se a uma celula em relacao as restantes em repouso, actualmente estao todas com a mesma tensao porque tive que carregar uma isoladamente.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Mensagem por Nunio »

Boas.

Acho que o Zointz percebeu e bem.
Se fizeres essa mesma medição no final da carga, quando a maioria das células está acima dos 3,5v podes ter diferenças significativamente maiores. Mas nada como medir tu mesmo.

Nunio

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

civic Escreveu:Acho que nao percebeste, os 0,08V refere-se a uma celula em relacao as restantes em repouso, actualmente estao todas com a mesma tensao porque tive que carregar uma isoladamente.
Boas, eu percebi, o que te estava a dizer é que a diferenca entre uma celula quando está carregada e quando está descarregada é 0, 16v, ou seja se a dif. entre duas celulas for de 0, 16v em repouso isso significa que está completamente desbalanceada.

faz o teste que disse, e devois conta os resultados.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Certo será que o Civic tenha feito as leituras das células depois de bem carregadas e em repouso (mas passado muito pouco tempo do final da carga).
Por vezes uma diferença menor que 0,5Ah numa célula de 40Ah pode fazer até mais diferença que 0,20V, por exemplo:
Uma célula carregada (a 99%) com 3,40V e outra bem carregada (a 100%) com 3,60V (leituras após 1 minuto do término do carregamento).

Diferenças de desbalanceamento que eu já assisti recentemente em motas que tinham o bms a funcionar e com poucos km percorridos, (na exPredator do Mumia) onde uma celula de 40Ah leva 28Ah depois do pack ter sido carregado. E como referi, o bms está a funcionar!

Para reforçar a ideia do Civic, recebi de volta a Swen (Flash) e já não tinha sido feito um balanceamento há mais de 8 meses (15.000km) e com apenas uma hora de balanceamento de 50mAh ficaram todas iguais até às centésimas de Volt no final da carga. Todas a 3,50V!
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

É isso mesmo, a ultima leitura que fiz com essa bateria desbalanceada davam todas 3,33V e essa dava 3,25V, fosse em que situação fosse essa andava sempre bem abaixo. Agora sem BMS e depois de a balancear andam todas certinhas, seja em que situação for.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

Faz a experiência... durante o final da carga, e quando chegarem aos 3,5v começa a comparar....tens de ser rápido. O que o Jorge diz relativamente à leitura está corretíssimo, mas não te diz o real desbalanceamento....dá apenas para ter uma ideia.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

Nessa situação todas elas andam com diferenças no máximo de 3 centésimas, por isso falei da situação dessa primeira. Até na DT e depois de andar acima dos 5C das baterias elas nunca passam de diferenças de 4 a 5 centésimas, medindo assim que paro.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

Mais uma entrada no db, estava quase a ser uma má entrada, pois pensei que tinha que gastar uns cobres, afinal a coisa ainda é mais robusta do que pensava.
E foi assim, prestes a atingir a marca dos 18 000 kms comecei a notar o esgotamento precoce das baterias, por 2 vezes que disjuntor vai abaixo, lá decido verificar a tensão de cada uma delas. Todas a uns 3.3 +/- e a primeira do pack a 1.1, fiquei logo a fazer contas de cabeça.
Deu para perceber que conforme se pode ver pela imagem, os cabos para o motor passam por cima dos bornes da primeira bateria, e aconteceu o invitavel, uma xispa que mandava o disjuntor abaixo, não sei se danificou a bateria ou não.
Imagem

o borne ficou assim

Imagem

Com isto voltei a ligar o BMS, pois pelo menos dá para a manter mais perto das outras e só no verão vou fazer uns testes mais a sério, até lá vou tratar destas bateria de forma individual.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

Hum... 1.1V não é nada bom sinal :?
Nem sei se ela não te vai prejudicar as outras.
Vai monitorizando a coisa nos próximos dias ;)
Abraço,

Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

Já tenho andado a fazer isso pois estava com esse receio, mas parece que se está a aguentar, ou seja, depois de fazer uns 30 kms vou medi-la e a tensão não está muito diferente das restantes, vou mantê-la o mais carregada possível nestes tempos em que mota anda menos.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

Entretanto a minha piquena já ultrapassou outro marco histórico, há uns tempos.

Imagem

A bateria depois de uns tratamentos tem-se comportado como as restantes, tenho a dizer que estas baterias são muito robustas. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Os meus parabéns desejo te sorte e muitos kms...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

e mais uma bela marca!!! dá gosto ver estas marcas por este país fora :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

Mais um update da vermelhinha, levou umas pastilhas à frente, deixo aqui a referência, pois não foi fácil de dar com umas iguais.
Alguns modelos que levam as mesmas pastilhas.

Imagem

Imagem

Imagem

E aqui os kms com que ela vai atualmente, sempre a rolar.

Imagem

Durante o próximo inverno vai ser alvo de uma intervenção profunda, desmontar e pintar.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Bela partilha!

Só para salientar, que se tivesses travagem regenerativa, as pastilhas e os calços ainda estariam como novos. A minha já com mais de 60.000Km, conserva os originais e ainda com mais de metade para desgastar.
Tudo por um mundo mais limpo!

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

Obrigado!
Daqui a algum tempo também irei precisar.
Quando meti os discos o outro ano lembro-me de ter encontrado umas iguais, mas acho que já não conseguia ir dar com elas...
Isso anda a rolar bem... notas alguma "fadiga" nas baterias?
Abraço e bons kms! ;)

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”