CARREGAMENTOS NO CONDOMINIO

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

nmarques
Membro
Membro
Registado: segunda mar 15, 2010 11:40 am

Re: CARREGAMENTOS NO CONDOMINIO

Mensagem por nmarques »

Alguem utliliza a electricidade do condomnio que vem da entrada principal do predio?com uma extensão para rua?

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Não aconselho...

O condomínio não gostar e ser alvo de brincadeiras por invejosos.

Sent from my MB526 using Tapatalk
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

t3lmo
Moderador
Moderador
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm

Mensagem por t3lmo »

nmarques Escreveu:Alguem utliliza a electricidade do condomnio que vem da entrada principal do predio?com uma extensão para rua?
Eu uso a proveniente da rede de iluminação. Em qualquer dos casos terás que pedir autorização para usar.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

nmarques
Membro
Membro
Registado: segunda mar 15, 2010 11:40 am

Mensagem por nmarques »

A utilizar seria como já foi aqui referido com um contador e tomada e aprovado em reunião de condomínio!
Procuro alternativa ao velho método "extensão pela janela"... os vizinhos de baixo é que não iam gostar muito deste método.

ilharco
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta jun 12, 2013 4:54 am

Mensagem por ilharco »

Boas,

Tenho uma situação mais ou menos semelhante, mas em que colocámos um contador monofásico 10(30)A desse género no sótão da casa, por ser muito usado e querermos fazer contas separadas cá em casa.
Foi tudo feito por um electricista que nos colocou esse contador de obras. O problema é que faz imenso barulho e como não é uma garagem faz-me mesmo muito diferença à noite ao adormecer, porque é um sítio amplo (de dia dá mesmo dores de cabeça este zumbido constante!). Há alguma coisa que se possa fazer para "abafar" mais o som da electricidade? Não sei se é da caixa, se do contador em si. Ou é possível comprar outro menos barulhento ou alguém que o coloque?

Todas as sugestões são bem-vindas :)

Obrigada

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

ilharco Escreveu:Boas,

Tenho uma situação mais ou menos semelhante, mas em que colocámos um contador monofásico 10(30)A desse género no sótão da casa, por ser muito usado e querermos fazer contas separadas cá em casa.
Foi tudo feito por um electricista que nos colocou esse contador de obras. O problema é que faz imenso barulho e como não é uma garagem faz-me mesmo muito diferença à noite ao adormecer, porque é um sítio amplo (de dia dá mesmo dores de cabeça este zumbido constante!). Há alguma coisa que se possa fazer para "abafar" mais o som da electricidade? Não sei se é da caixa, se do contador em si. Ou é possível comprar outro menos barulhento ou alguém que o coloque?

Todas as sugestões são bem-vindas :)

Obrigada
Não percebi, o que faz barulho ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

t3lmo
Moderador
Moderador
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm

Mensagem por t3lmo »

ilharco Escreveu:O problema é que faz imenso barulho ...
Só pode ser um contador com algum problema. É novo ou usado? O meu contador monofásico é dos antigos (de disco), comprei usado mas já reciclado (contador a zero) por 30€ numa casa da especialidade, está como novo e ruído zero!
A única coisa que faz ruído ao lado do contador é a tomada do IKEA com o temporizador para só carregar de noite :)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

ilharco
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta jun 12, 2013 4:54 am

Contador monofásico que emite barulho/zumbido

Mensagem por ilharco »

t3lmo Escreveu:
ilharco Escreveu:O problema é que faz imenso barulho ...
Só pode ser um contador com algum problema. É novo ou usado? O meu contador monofásico é dos antigos (de disco), comprei usado mas já reciclado (contador a zero) por 30€ numa casa da especialidade, está como novo e ruído zero!
A única coisa que faz ruído ao lado do contador é a tomada do IKEA com o temporizador para só carregar de noite :)
O que faz barulho é mesmo contador e sim, foi comprado novo. Não sei onde comprar um semelhante aqui na zona de Coimbra. Alguém conhece alguma casa?
Obrigada uma vez mais.
Anexos
O "bicho" que emite um zumbido de eletricidade horrível é o que se encontra na imagem:
O "bicho" que emite um zumbido de eletricidade horrível é o que se encontra na imagem:

leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Mensagem por leitao_da_bairrada »

Eu pedi ao gestor do prédio. Pago 10€ fixos por mês, além dos 40€ de aluguer de lugar de garagem - carrego o meu carro Smart eléctrico.
Tive de pagar 200€ a um electricista para fazer uma instalação eléctrica, incluindo um quadro com protecções eléctricas.

Ficou assim:
Imagem

Imagem

Imagem

Mais informações aqui: viewtopic.php?f=62&t=17021

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

leitao_da_bairrada Escreveu: Tive de pagar 200€ a um electricista para fazer uma instalação eléctrica, incluindo um quadro com protecções.

Mais informações aqui: viewtopic.php?f=62&t=17021
Mas não saía mais barato seres tu mesmo fazer esta instalação eléctrica?!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

urraisse
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm

Mensagem por urraisse »

No meu caso estou no r/c cujo parqueamento é subterrâneo e comum, e o lugar de garagem do apartamento está localizado por baixo da sala. Apenas foi realizado um furo na sala e puxar electricidade directamente do quadro.
Conforme o DL n.º 39/2010 Artigo 29.º nenhum condómino pode opor-se à instalação eléctrica para fins de abastecimento de V.E.. É só procederem conforme o que está na lei e ninguém vos pode impedir.
Na altura comuniquei por escrito à empresa administradora do condomínio e fiz questão de contratar o electricista que já fazia reparações no condomínio. Depois de verificar que tal instalação não interferia na estrutura do prédio avancei sem precisar de qualquer autorização/aprovação dos restantes condóminos. É claro que na assembleia anual estava preparado para intervir caso alguém ousasse contra as tomadas eléctricas, mas tal não aconteceu porque felizmente é um condomínio com malta porreira ;)
Já agora para os interessados consultem o endereço www.mobie.pt/pt/o-carregamento especialmente a secção:
"Carregamento Doméstico
Os locais de estacionamento em edifícios novos ou reconstruídos são já obrigados por lei a dispor de um ponto de carregamento ou de uma tomada eléctrica para o carregamento de baterias de veículos eléctricos (DL n.º 39/2010 de 26 de Abril, art.º 28.º). No entanto, a maioria dos locais de estacionamento privados encontram-se em edifícios construídos antes da publicação deste decreto-lei. No caso de edifícios já existentes, os locais de estacionamento que tiverem tomadas eléctricas com ligação exclusiva da fracção podem, em princípio, ser adaptadas para o carregamento de veículos eléctricos. Porém, o seu proprietário deverá verificar se a instalação eléctrica cumpre com os requisitos técnicos e legais exigidos por uma questão de segurança (Portaria n.º 252/2011. D.R. n.º 121, Série I de 2011-06-27). Os veículos eléctricos têm exigências e especificações diferentes das dos electrodomésticos, pelo que o uso indevido da instalação eléctrica pode ser perigoso.

É ainda possível solicitar a instalação do sistema MOBI.E em condomínios. Consulte as condições na página de documentos (http://www.mobie.pt/documents/10156/133 ... ia_2522011).
"
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

Muito bem Urraisse.....
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm

Mensagem por Edu_Rod »

espectáculo, ainda não tinha visto isto, vou já por-me em acção... :)
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

Edu_Rod Escreveu:espectáculo, ainda não tinha visto isto, vou já por-me em acção... :)
No meu condominio fiz o mesmo.
Disse que ia usar a electricidade das tomadas, como queriam controlar.
O pessoal foi porreiro e disse para eu controlar e ir transferindo para a conta condominio, alem disso eu expliquei que a mota por cada 1000km gasta cerca de 7eur, para tal bastava verem os km da mota e os valores transferidos, mesmo que eu carregasse fora do condominio eu disse que nao me importava de pagar os km reais da mota por mes....

Alem do mais tambem já sabia da lei do carregamento de VE em condominios caso me complicassem a vida

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm

Mensagem por Edu_Rod »

tenho de analisar bem, porque na garagem comum não existe uma única tomada disponível....
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

urraisse Escreveu:No meu caso estou no r/c cujo parqueamento é subterrâneo e comum, e o lugar de garagem do apartamento está localizado por baixo da sala. Apenas foi realizado um furo na sala e puxar electricidade directamente do quadro.
Conforme o DL n.º 39/2010 Artigo 29.º nenhum condómino pode opor-se à instalação eléctrica para fins de abastecimento de V.E.. É só procederem conforme o que está na lei e ninguém vos pode impedir.
Na altura comuniquei por escrito à empresa administradora do condomínio e fiz questão de contratar o electricista que já fazia reparações no condomínio. Depois de verificar que tal instalação não interferia na estrutura do prédio avancei sem precisar de qualquer autorização/aprovação dos restantes condóminos. É claro que na assembleia anual estava preparado para intervir caso alguém ousasse contra as tomadas eléctricas, mas tal não aconteceu porque felizmente é um condomínio com malta porreira ;)
Já agora para os interessados consultem o endereço www.mobie.pt/pt/o-carregamento especialmente a secção:
"Carregamento Doméstico
Os locais de estacionamento em edifícios novos ou reconstruídos são já obrigados por lei a dispor de um ponto de carregamento ou de uma tomada eléctrica para o carregamento de baterias de veículos eléctricos (DL n.º 39/2010 de 26 de Abril, art.º 28.º). No entanto, a maioria dos locais de estacionamento privados encontram-se em edifícios construídos antes da publicação deste decreto-lei. No caso de edifícios já existentes, os locais de estacionamento que tiverem tomadas eléctricas com ligação exclusiva da fracção podem, em princípio, ser adaptadas para o carregamento de veículos eléctricos. Porém, o seu proprietário deverá verificar se a instalação eléctrica cumpre com os requisitos técnicos e legais exigidos por uma questão de segurança (Portaria n.º 252/2011. D.R. n.º 121, Série I de 2011-06-27). Os veículos eléctricos têm exigências e especificações diferentes das dos electrodomésticos, pelo que o uso indevido da instalação eléctrica pode ser perigoso.

É ainda possível solicitar a instalação do sistema MOBI.E em condomínios. Consulte as condições na página de documentos (http://www.mobie.pt/documents/10156/133 ... ia_2522011).
"

Muito obrigado pela partilha...

Passei pelo mesmo processo mas são todos uns porreiros os condóminos e assim tenho um contador em que faço contas ao final do ano do consumo feito...

Podia fazer buracos poder podia mas como me facilitaram agradeci!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

urraisse
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm

Mensagem por urraisse »

Edu_Rod Escreveu:tenho de analisar bem, porque na garagem comum não existe uma única tomada disponível....
Puxa a electricidade do teu quadro por fora ou por dentro do prédio, desde que não ponhas em causa a estrutura ou em última análise a estética do prédio ninguém pode impedir a tua mobilidade el. Esta lei é clara e diz não há discriminação dos V.E.’s.
Houve muita borrada no tempo do Sócrates mas uma coisa é certa houve audácia e evoluiu-se muito, isso é inegável ! Agora com estes “tacanhos “ “cegos” e “burros” não vamos a lado nenhum senão andar ao reboque dos outros quando nesta altura já deveríamos ser líderes!
Desculpem se ofendi alguém ou alguma ideologia, mas doí-me a alma ao ver tanta apatia dos nossos responsáveis. Há que ser pró-activo !!!
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).

leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Mensagem por leitao_da_bairrada »

urraisse Escreveu:
Edu_Rod Escreveu:Esta lei é clara e diz não há discriminação dos V.E.’s.
Houve muita borrada no tempo do Sócrates mas uma coisa é certa houve audácia e evoluiu-se muito, isso é inegável ! Agora com estes “tacanhos “ “cegos” e “burros” não vamos a lado nenhum senão andar ao reboque dos outros quando nesta altura já deveríamos ser líderes!
É off topic, mas, concordo contigo. Eu sinto que sou sortudo por causa da evolução no tempo do Sócrates no apoio aos VEs (o meu Smart eléctrico esteve à venda em poucos países sendo um deles Portugal, nem nos EUA esteve primeiro) e vejo tudo a ir por água abaixo com este governo.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”