A máquina com esse novo software parece finalmente estar a 100%!
PS-Já convocaste as Vectrix da margem sul para o dia 7 de Abril? Não podem faltar!
rocker_pt Escreveu:lol, pnunes...parece que assustaste o Emanuel Couto.pnunes Escreveu: Se voltas a falar nessa bebada aqui no forum ainda és banido
Òh Emanuel Couto podes voltar)
Alguém tem coragem de ler isto tudo?Este é o link para a minha folha de cálculo:
https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... ydnc#gid=3
Todos os dados da minha actual Vectrix estão na folha Dados e na folha Dados2. A folha Dados tem a informação relativa aos primeiros 646 carregamentos, feitos nos primeiros 453 dias de vida da mota. A folha Dados2 tem a informação actual, desde início deste ano, quando recebi a mota depois do "Recall".
A informação das colunas é: Data de carregamento; KM totais no odómetro; KM parciais; Percentagem de carga gasta nessa viagem; Barras gastas nessa viagem; Autonomia estimada para essa viagem; Flag de descarga completa; Local onde a mota foi recarregada; Preço do kWh pago (1); Tensão da bateria antes do carregamento; Tensão média por célula; Tensão da célula mais alta; Tensão da célula mais baixa; Diferença de tensão entre a célula mais alta e a mais baixa; Barras de carga cheias (2); Flag de carga completa; Carga medida; Carga medida depois de corrigidas as perdas no contador (3); Tempo de carregamento (4); Total pago pelo carregamento; Média de valor pago por cada 100 KM; Tensão da bateria depois do carregamento; Tensão média por célula; Tensão da célula mais alta; Tensão da célula mais baixa.
(1) – Há uma tabela na folha DadosAux que contém os preços do kWh. Nos casos onde não se paga está a zero, mas tem uma coluna ao lado com uma estimativa de quanto seria caso se pagasse.
(2) – São 17 no total.
(3) – Neste momento a variação é zero, pois o meu actual contador portátil está a devolver o mesmo valor dos contadores dos postos Mobi.E.
(4) – Quando completo, inclui equalização das células.
Tem uma folha chamada Estimativas (Estimativas2 para os Dados2) que contém uma tabela resumo com: Total de ciclos de carga feitos pela bateria até agora; KM feitos até agora; Estimativa de tempo de vida contando os ciclos garantidos; Média de KM por carga; Custo total pago até agora; Custo a cada 100 KM; Dias de utilização da mota; percentagem face aos dias de vida; Média de quilómetros diária; Wh gastos por KM.
Entretanto, aqui está o tal post que fiz com os gastos da minha Burgman:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... an#p163300
Resumidamente, paga selo (18,58€ no caso das 400cc: http://impostosobreveiculos.info/tabela ... -iuc-2013/) todos os anos, paga regularmente uma manutenção a cada 12 mil quilómetros (cerca de 250 euros) onde se trocam o óleo e os filtros, e meia manutenção a cada 6 mil (cerca de cento e vinte euros) onde se troca apenas o óleo. Tem outros gastos que são semelhantes à Vectrix (pneus, pastilhas, rolamentos, óleo de travões e suspensão), mas tem também gastos que a Vectrix não tem (kit de transmissão de corrente ou veio a cada 30 ou 40 mil KM, velas a cada 20 mil KM, limpeza de injectores a cada 20 mil KM). Se somarmos estas estimativas por cada 100 mil KM dará sensivelmente: 8*250+8*120+3*400+5*150=4910€. Se dividirmos este valor pelos 100 mil KM, teremos cerca de 0,05€ por quilómetro em manutenção (não contando pneus, pastilhas, rolamentos, óleo de travões e suspensão).
Em gasolina, actualmente, cada 100 KM está a custar 8,5€ a quem gasta 5 litros (provável para uma 400cc). A minha Vectrix gasta cerca de 90Wh por KM (eu gasto muito, pois peso 100KG e ando quase sempre em AE e com pendura). O utilizador comum deve gastar 70 ou 80 Wh por KM. Isto dará, com o kWh a 0,17€, entre 1,19€ 1,36€ por cada 100 KM. São cerca de 7€ de diferença para as motas CI a cada 100 KM…
O resto, é igual. Um pneu dianteiro a cada 40 ou 50 mil KM e dois traseiros para o mesmo período. Os pneus variam muito conforme a borracha e a sua utilização (vou considerar pneus intermédios para o dia-a-dia de uma scooter). Custam actualmente cerca de 70€ os de trás e 60€ os dianteiros. Dá 200€ a cada 40 ou 50 mil KM, 400€ para o dobro. Os restantes gastos são insignificantes… As pastilhas são uns 10 ou 15 euros a cada 20 ou 30 mil KM.
Resultado:
Burgman 400cc = Manutenção rotineira de 0,05€/KM; Gasolina a 0,085€/KM; Pneus e outras pequenas manutenções a 0,0045€/KM. Dá cerca de 0,14€/KM.
Vectrix VX-1 Li+ = Manutenção rotineira praticamente inexistente; Electricidade a 0,013€/KM; Pneus e outras pequenas manutenções a 0,0045€/KM. Dá cerca de 0,02€/KM.
Ao fim de 100 mil KM, ambas as motas VE e CI necessitarão de um gasto acrescido, pois a VE precisará de bateria nova ou células novas e a CI precisará de motor novo ou “arranjado”…