A minha Super-ZEV

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por e_bike »

Abranda aí um bocado, não quero que me ultrapasses com esta! 8-)

A máquina com esse novo software parece finalmente estar a 100%!

PS-Já convocaste as Vectrix da margem sul para o dia 7 de Abril? Não podem faltar!
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Por acaso nesse fim-de-semana estarei em Proença-a-Nova a ver se preparamos o encontro nacional aqui dos nossos VE a 11 de Maio. Vou ver se consigo estar cá a tempo de também participar nisso. :-).

PS: E descansar, a Super-ZEV já descansou os dois meses finais do ano passado. :-). Espero já só voltar a dar-lhe descanso no Verão quando tirar uns dias de férias. ;-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

rocker_pt Escreveu:
pnunes Escreveu: Se voltas a falar nessa bebada aqui no forum ainda és banido :lol:
lol, pnunes...parece que assustaste o Emanuel Couto.
Òh Emanuel Couto podes voltar :))

Sou pouco assustado!!!!

Ainda não tinha visto estes comentários!!!!!

Bem não vamos a exagerar!!!!! Mas realmente a bicha anda bem......

Ser banido por ter uma mota a combustão! :mrgreen:

Haja democracia!!!!!!!! :mrgreen:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

t3lmo
Moderador
Moderador
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm

Mensagem por t3lmo »

Haja espaço para todas as opções, desde que com respeito e consciência do futuro que deixamos :)

Volt, como sempre, mobilidade em grande! Parabéns ;)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Não sei se vem a calhar, mas recentemente pediram-me auxílio num estudo que procura perceber onde fica o Breakeven do VE face a um CI, bem como o respectivo TCO.

Primeiro que tudo, tenho de explicar os termos, pois quando oiço (ou leio) alguém falar em termos (ou siglas) que desconheço, fico irritado. E não quero irritar ninguém que venha por bem. ;-).

Por "Breakeven" pode-se entender que é o estado em que se chega quando se "anula" a diferença entre o valor de compra do VE e o de um CI equivalente. Como é que isto se faz? Ora, com tempo e quilómetros, pois o VE tem um gasto diário menor que o CI. Logo, à medida que se faz quilómetros, podemos considerar que o "investimento" vai sendo "amortizado".

Relacionado com isso, está o TCO. "Total Cost of Ownership": Custo total de posse. É que ter um veículo na nossa posse implica gastos de uso e de manutenção. O valor da compra, mais o valor que se gasta enquanto se usa, menos o valor residual que se recebe na sua venda ou no seu abate, dará o tal TCO (Custo total de posse).

Para quem trabalha no ramo das novas energias, falar deste assunto para chegar a conclusões no que diz respeito aos veículos de 4 rodas, não é muito complicado. A informação está em diversos locais e, para não variar, como há muitos condutores de carros no mundo globalizado, é fácil estimar por si próprio... O mesmo já não acontece com os VE de duas rodas. Daí que, perante a minha (já relativamente vasta) experiência nestes veículos (de duas rodas, quer VE, quer CI), foi-me pedido estas informações que partilho agora também convosco, e que comparam a Vectrix VX-1 à Burgman 400cc (motos da mesma gama):
Este é o link para a minha folha de cálculo:
https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... ydnc#gid=3

Todos os dados da minha actual Vectrix estão na folha Dados e na folha Dados2. A folha Dados tem a informação relativa aos primeiros 646 carregamentos, feitos nos primeiros 453 dias de vida da mota. A folha Dados2 tem a informação actual, desde início deste ano, quando recebi a mota depois do "Recall".

A informação das colunas é: Data de carregamento; KM totais no odómetro; KM parciais; Percentagem de carga gasta nessa viagem; Barras gastas nessa viagem; Autonomia estimada para essa viagem; Flag de descarga completa; Local onde a mota foi recarregada; Preço do kWh pago (1); Tensão da bateria antes do carregamento; Tensão média por célula; Tensão da célula mais alta; Tensão da célula mais baixa; Diferença de tensão entre a célula mais alta e a mais baixa; Barras de carga cheias (2); Flag de carga completa; Carga medida; Carga medida depois de corrigidas as perdas no contador (3); Tempo de carregamento (4); Total pago pelo carregamento; Média de valor pago por cada 100 KM; Tensão da bateria depois do carregamento; Tensão média por célula; Tensão da célula mais alta; Tensão da célula mais baixa.

(1) – Há uma tabela na folha DadosAux que contém os preços do kWh. Nos casos onde não se paga está a zero, mas tem uma coluna ao lado com uma estimativa de quanto seria caso se pagasse.
(2) – São 17 no total.
(3) – Neste momento a variação é zero, pois o meu actual contador portátil está a devolver o mesmo valor dos contadores dos postos Mobi.E.
(4) – Quando completo, inclui equalização das células.

Tem uma folha chamada Estimativas (Estimativas2 para os Dados2) que contém uma tabela resumo com: Total de ciclos de carga feitos pela bateria até agora; KM feitos até agora; Estimativa de tempo de vida contando os ciclos garantidos; Média de KM por carga; Custo total pago até agora; Custo a cada 100 KM; Dias de utilização da mota; percentagem face aos dias de vida; Média de quilómetros diária; Wh gastos por KM.

Entretanto, aqui está o tal post que fiz com os gastos da minha Burgman:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... an#p163300

Resumidamente, paga selo (18,58€ no caso das 400cc: http://impostosobreveiculos.info/tabela ... -iuc-2013/) todos os anos, paga regularmente uma manutenção a cada 12 mil quilómetros (cerca de 250 euros) onde se trocam o óleo e os filtros, e meia manutenção a cada 6 mil (cerca de cento e vinte euros) onde se troca apenas o óleo. Tem outros gastos que são semelhantes à Vectrix (pneus, pastilhas, rolamentos, óleo de travões e suspensão), mas tem também gastos que a Vectrix não tem (kit de transmissão de corrente ou veio a cada 30 ou 40 mil KM, velas a cada 20 mil KM, limpeza de injectores a cada 20 mil KM). Se somarmos estas estimativas por cada 100 mil KM dará sensivelmente: 8*250+8*120+3*400+5*150=4910€. Se dividirmos este valor pelos 100 mil KM, teremos cerca de 0,05€ por quilómetro em manutenção (não contando pneus, pastilhas, rolamentos, óleo de travões e suspensão).

Em gasolina, actualmente, cada 100 KM está a custar 8,5€ a quem gasta 5 litros (provável para uma 400cc). A minha Vectrix gasta cerca de 90Wh por KM (eu gasto muito, pois peso 100KG e ando quase sempre em AE e com pendura). O utilizador comum deve gastar 70 ou 80 Wh por KM. Isto dará, com o kWh a 0,17€, entre 1,19€ 1,36€ por cada 100 KM. São cerca de 7€ de diferença para as motas CI a cada 100 KM…

O resto, é igual. Um pneu dianteiro a cada 40 ou 50 mil KM e dois traseiros para o mesmo período. Os pneus variam muito conforme a borracha e a sua utilização (vou considerar pneus intermédios para o dia-a-dia de uma scooter). Custam actualmente cerca de 70€ os de trás e 60€ os dianteiros. Dá 200€ a cada 40 ou 50 mil KM, 400€ para o dobro. Os restantes gastos são insignificantes… As pastilhas são uns 10 ou 15 euros a cada 20 ou 30 mil KM.

Resultado:
Burgman 400cc = Manutenção rotineira de 0,05€/KM; Gasolina a 0,085€/KM; Pneus e outras pequenas manutenções a 0,0045€/KM. Dá cerca de 0,14€/KM.
Vectrix VX-1 Li+ = Manutenção rotineira praticamente inexistente; Electricidade a 0,013€/KM; Pneus e outras pequenas manutenções a 0,0045€/KM. Dá cerca de 0,02€/KM.

Ao fim de 100 mil KM, ambas as motas VE e CI necessitarão de um gasto acrescido, pois a VE precisará de bateria nova ou células novas e a CI precisará de motor novo ou “arranjado”…
Alguém tem coragem de ler isto tudo? ;-).
Se acharem algum gato, digam-me.

:-).

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

eu li... e interessante ehehehe ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

Muito bom, sim senhor! ;)
Belo comparativo. :)
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Muito bem... o Rui vai ficar satisfeito..

Pois só tu fazes contas destas com total exactidão...

Sent from my MB526 using Tapatalk
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Não é bem total exactidão, mas procuro sempre estimar o mais próximo possível de uma situação real. Tenho muitas experiências, mas estou muito longe de ter as suficientes para ser exacto. :-D.

PS: Foi mesmo ele que me ligou. É óptimo saber que o pessoal da EDP e da Mobi.E quer publicitar as vantagens em trocar o CI pelo VE, tenha ele 4 ou 2 rodas... :-). Vai dar, certamente, uma visibilidade muito grande. Daquelas que só eles conseguem dar.

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

Muito bem Volt... ;)
A taxa de utilizacao dos postos pode vir a tornar-se num elevado custo.... o resto parece-me justo.
A fiabilidade dos postos da EDP têm de melhorar.
:roll:
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Já passou mais um mês e eu aproveitei e construí uma pequena tabela resumo onde se actualizarão automaticamente os meus quilómetros mensais (de dia 8 a 7 de cada mês). Como recebi a mota no dia 8 de Janeiro, até dia 7 de Fevereiro fiz 2209.6 KM, no mês seguinte 1526.8 KM, e este último mês, 1760.1 KM. Ou seja, este mês passei os 29 mil quilómetros e já vou a caminho dos 30 mil. Sem ser no primeiro mês destas novas baterias, em que a média foi maior (81.84 KM por dia) devido à habitual necessidade de descargas profundas, tenho tido uma rotina estável, fazendo diariamente cerca de 76.5 KM.

Aqui vai a tabela:
Até - KM - Dias - KM.Dia - D.Uso - KM.Dia
8-Feb-2013 - 2209.6 - 31 - 71.28 - 27 - 81.84
8-Mar-2013 - 1526.8 - 28 - 54.53 - 20 - 76.34
8-Apr-2013 - 1760.1 - 31 - 56.78 - 23 - 76.53
8-May-2013 - 76.8 - 30 - 2.56 - 1 - 76.80

O link.

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

Boa idéia!
E sem dúvida muitos km :shock:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

E o record da autonomia... está em quanto?
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Continua a ser o da primeira viagem (de todas), quando comprei a mota. Fiz 105 quilómetros com uma só carga. Como não tenho muita paciência para andar devagar, não tenho feito mais testes. Passei, no entanto, dos 80 quilómetros com uma única carga por duas vezes desde que a mota regressou em Janeiro. Foi na viagem a Cheganças com o pessoal do fórum, e este fim-de-semana quando fui à FIL sem recarregar a meio. Em ambas as situações não gastei a carga toda. Mas andei calmamente (coisa que é raro fazer). :-).

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Desculpem a ausência. Já passou mais de mês e meio desde que não dou novidades. E foram feitos muitos quilómetros entretanto.
Cheguei aos 30 mil no dia 17 de Abril; aos 31 mil a 6 de Maio; e aos 32 mil a 17 de Maio.
Estive de férias entretanto, mas não dei descanso à S-ZEV, pois a pendura continuou em trabalho e eu levava-a na mesma como se a rotina não tivesse sido interrompida.
Assim, há nova linha no quadro dos quilómetros deste ano:

Até ------------ KM - Dias - KM.Dia - D.Uso - %Uso - KM.Dia
8-Feb-2013 - 2209.6 - 31 - 71.28 - 27 - 87.10% - 81.84
8-Mar-2013 - 1526.8 - 28 - 54.53 - 21 - 75.00% - 72.70
8-Apr-2013 - 1760.1 - 31 - 56.78 - 24 - 77.42% - 73.34
8-May-2013 - 1720.9 - 30 - 57.36 - 23 - 76.67% - 74.82

Pelo meio, houve a viagem a Proença-a-Nova. O Município é fantástico e espero lá voltar para o ano.
A viagem de eléctrica foi tranquila. Houve alguns problemas pelo caminho, mas isso deveu-se ao facto da minha "pendura" não ter ido à pendura e ainda estar a aprender a conduzir, daí que, por ela ter levado a 125cc que lhe dei (Honda Vision), tenhamos demorado muito mais tempo do que o planeado. Saímos de casa às 16h de sexta (não conseguimos sair mais cedo porque eu tinha de ir ao estádio da Luz levantar os bilhetes para a final de Amesterdão e porque ficámos a fazer a mala no último dia (o que é sempre um erro)... Assim fomos da margem-sul até Santarém com uma única carga (gastei 83% segundo o mostrador da SZ) e a um ritmo de 50 kph. Foram 103.2 km até à Praça do Município, onde deixámos a mota a carregar. Só saímos depois de jantar (com 94% da mota carregada) e já era noite. Como não contei com a dificuldade da "novata" em conduzir à noite, apenas chegámos a Vila de Rei já de madrugada. Eram umas 2 da manhã se não estou em erro. A mota fez 98.7 km (gastando 72% da carga que tinha). Descansámos uma hora no sofá dos bombeiros enquanto a SZ aproveitou para recarregar. Saímos com 50% da mota carregada. Os restantes 39 km até ao hotel das Amoras foram feitos também muito devagar. Chegámos já próximo das 5 da manhã (Gastei cerca de 33% da carga). Infelizmente, como me deitei muito tarde, resolvi "faltar" à parte matinal do encontro. Antes do almoço ainda vi (estava a tomar um café na vila) o pessoal silenciosamente passear em fila de veículos eléctricos a caminho do hotel. Almoçámos com os restantes iluminados e saímos para o centro Ciência Viva junto com o restante comboio. A mota tinha 100% da carga, pois esteve a carregar durante a noite. No centro tivemos a palestra, que foi (obviamente) muito interessante. :-). Obrigado a todos os que participaram.
Fizemos a viagem de regresso juntamente com o grupo das Vectrix da capital. :-). A táctica deles era fazer viagens mais curtas e carregar uma hora de cada vez. Assim, saímos do hotel (em Proença-a-Nova) com 100% da carga às 11h, fizemos 39.2 km e gastámos 28% de carga até aos bombeiros de Vila de Rei, onde carregámos até aos 94%. Depois fizemos 33.7 km até Rio de Moinhos, gastando 16% de carga. A mota ficou a carregar na escola (ponto de carga que o e_bike arranjou) e nós fomos almoçar. Saímos com 94% de carga e fizemos 34.7 km até aos bombeiros da Chamusca, onde carregámos os 22% de carga gasta. Depois foram mais 53.5 km até aos bombeiros de Salvaterra de Magos, gastando 38% de carga. Jantámos e carregámos até aos 94% como habitual, despedimo-nos dos restantes companheiros de viagem (a minha pendura voltou a pegar na sua mota que tinha sido trazida até então pelo Mumia) e fizemos os últimos 64.7 km até casa. Já passavam das 23h quando chegámos. :-).

Foram 485.3 km de viagem. Não foi nenhum recorde, pois a viagem a Mangualde com A minha ZEV (a NiMH) leva clara vantagem. :-).

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

O homem dos logs... :D

Parabéns pelas marcas!
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

urraisse
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm

Mensagem por urraisse »

Sim Sr., muito bem! Esse recorde de Mangualde em Ni-Mh é muito encorajador para um dia me lançar na aventura :)
Continuação de muitos e bons km's ;)
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm

Mensagem por ricardocruzs2 »

Este homem é mesmo um papa léguas...correção...papa electrões... :)

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Léguas e Eletrões!

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Já passaram dois dias 8 e não dei novidades. Desculpem-me. No primeiro, tive a desculpa da preparação de alguns projectos, um deles relativo às férias do mês de Junho, pelo que, só agora faço esta actualização. A Super-ZEV fez, entretanto, os 33 mil quilómetros no dia 5 de Junho, parando no dia 12 de Junho e não mais andando nesse mês. No dia 2 de Julho, ao regressar destas férias, onde fiz 6500 km numa outra mota (a Goldwing, a combustão interna), as baterias estavam quase com a mesma tensão (132v) que costumam ter depois de um fim-de-semana sem andar (133v), ou seja, quase não perderam energia entre serem carregadas na noite de dia 12/06 e voltarem à estrada no dia 02/07.
Na próxima viagem (em princípio será segunda-feira) a SZ chegará aos 34 mil quilómetros.

Foto dos 33.333,3:
SZ@33.333,3k
[email protected],3k
photo.JPG (85.61 KiB) Visto 2545 vezes
Imagem da estatística mensal desde que comprei a SZ:
SZ@stats20130712
SZ@stats20130712
Untitled2.png (26.41 KiB) Visto 2548 vezes

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”