Baterias de litio
-
zepereira
Autor do tópico - Novo membro

- Registado: quarta dez 12, 2012 2:58 pm
Baterias de litio
Boas Pessoal, preciso de ajuda, tenho uma scooter electrica da teycars catabrinco 4kw e baterias de litio de 40h da thundersky e acontece que com 13400 klms as baterias ja não fazem 10klms, alguem ja teve problemas com as baterias de litio?onde posso trocar?preços?como posso ver se é so algum pack que esteja avariado ou se é o conjunto completo?obrigado
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Re: Baterias de litio
Conheço um caso igual ao teu e chegou a este estado por falta de bms, as baterias aguentam muito mais que isso.zepereira Escreveu:Boas Pessoal, preciso de ajuda, tenho uma scooter electrica da teycars catabrinco 4kw e baterias de litio de 40h da thundersky e acontece que com 13400 klms as baterias ja não fazem 10klms, alguem ja teve problemas com as baterias de litio?onde posso trocar?preços?como posso ver se é so algum pack que esteja avariado ou se é o conjunto completo?obrigado
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
BondadeSua
- Membro Gold

- Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm
Como vês, este é o lema... daqueles que por cá se movimentam! Saber ... Conhecimento ... Pioneirismo ... Partilha ... Entre-Ajuda!jmal Escreveu:Conheço um caso igual ao teu e chegou a este estado por falta de bms, as baterias aguentam muito mais que isso.zepereira Escreveu:Boas Pessoal, preciso de ajuda, tenho uma scooter electrica da teycars catabrinco 4kw e baterias de litio de 40h da thundersky e acontece que com 13400 klms as baterias ja não fazem 10klms, alguem ja teve problemas com as baterias de litio?onde posso trocar?preços?como posso ver se é so algum pack que esteja avariado ou se é o conjunto completo?obrigado
E logicamente, quem por cá passa como eu, sempre vai aproveitando!
Creio que falta alguma informação, que convém que partilhes.
Onde estás?
Que medições foram feitas das "baterias"? (historial)
Como tem sido a manutenção?
Tens diário de bordo no fórum ou noutra parte?
Várias questões que importam, até para quem não tendo VE, necessita "aprofundar" o seu conhecimento. Eu tive alguma dificuldade para aparecer nos encontros e ressinto-me disso! Fiz mal!
Dá pormenores e espera um pouco a ver se aparece resposta
BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]
-
zepereira
Autor do tópico - Novo membro

- Registado: quarta dez 12, 2012 2:58 pm
eu tenho bms, mediçoes inda não fiz nenhumas, manutençao nunca teve, eu comprei a mota ja tinh 3000klms
-
jmal
- Membro Platinium

Tens mas não é completo, não faz corte por tensão baixa, é apenas um balanceador e muito pouco preciso, estou a falar das experiência que tive com essas motas.zepereira Escreveu:eu tenho bms, mediçoes inda não fiz nenhumas, manutençao nunca teve, eu comprei a mota ja tinh 3000klms
Faz medições para despistar qual o problema.
Cumps Inovadores
-
BondadeSua
- Membro Gold

Curiosidade minha. Se houver alguma célula degradada, ela pode ser substituída (por elemento igual/semelhante em valores e forma) mantendo as restantes? Ou tem que se ir mais longe?jmal Escreveu:Tens mas não é completo, não faz corte por tensão baixa, é apenas um balanceador e muito pouco preciso, estou a falar das experiência que tive com essas motas.zepereira Escreveu:eu tenho bms, mediçoes inda não fiz nenhumas, manutençao nunca teve, eu comprei a mota ja tinh 3000klms
BondadeSua
-
jmal
- Membro Platinium

Depende de como estejam as restantes, mas pode ser substituída.BondadeSua Escreveu:
Curiosidade minha. Se houver alguma célula degradada, ela pode ser substituída (por elemento igual/semelhante em valores e forma) mantendo as restantes? Ou tem que se ir mais longe?jmal Escreveu:Tens mas não é completo, não faz corte por tensão baixa, é apenas um balanceador e muito pouco preciso, estou a falar das experiência que tive com essas motas.zepereira Escreveu:eu tenho bms, mediçoes inda não fiz nenhumas, manutençao nunca teve, eu comprei a mota ja tinh 3000klms
BondadeSua
Cumps Inovadores
-
marcopns
- Membro Gold

- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
A mota pode mesmo continuar a funcionar com menos uma célula 
Algumas motas dessas tinham baterias de litio de 12V, será o caso?
Algumas motas dessas tinham baterias de litio de 12V, será o caso?
-
BondadeSua
- Membro Gold

Obrigado (a ambos) pela resposta
Eu tb estava a tentar incentivar o dono!
-
Barrocas
- Membro Gold

- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Motas sem qualquer tipo de protecção é apenas uma questao de tempo até terem problemas.
Tenho uma ca em casa que chegou sem BMS, com 10mil km, continha uma celula morta e as restantes "cozidas a vapor" por excessos de carga/descarga desgovernados.
Mudei todo o pack, e aproveitei algumas das "cozinhadas" para uma scooter mais fraquita, mas perderam muita capacidade...
Tenho uma ca em casa que chegou sem BMS, com 10mil km, continha uma celula morta e as restantes "cozidas a vapor" por excessos de carga/descarga desgovernados.
Mudei todo o pack, e aproveitei algumas das "cozinhadas" para uma scooter mais fraquita, mas perderam muita capacidade...
-
Flamingo
- Membro Silver

- Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Boas...
Nesta parte do fórum estou praticamente a zero, como tal peço desde já desculpa por alguma pergunta descabida.
Estive até esta hora à procura de informação onde se falasse da aperagem das baterias, de quantos Ah devem de ser em função da conversão que se pretende fazer e do motor que as mesmas vão alimentar, mas não encontrei nada.
Explicando de outra forma, se eu decidir converter um carro a gasolina para VE, pelo que sei as baterias devem somar uma tensão equivalemte a tensão com que o motor trabalha, mas em termos de Ampéres,...? De que forma sei de quantos ampére as baterias devem ser?

Nesta parte do fórum estou praticamente a zero, como tal peço desde já desculpa por alguma pergunta descabida.
Estive até esta hora à procura de informação onde se falasse da aperagem das baterias, de quantos Ah devem de ser em função da conversão que se pretende fazer e do motor que as mesmas vão alimentar, mas não encontrei nada.
Explicando de outra forma, se eu decidir converter um carro a gasolina para VE, pelo que sei as baterias devem somar uma tensão equivalemte a tensão com que o motor trabalha, mas em termos de Ampéres,...? De que forma sei de quantos ampére as baterias devem ser?
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
É relativamente facil para quem tem algum conhecimento na matéria! Vou dar algumas dicas...Flamingo Escreveu: De que forma sei de quantos ampére as baterias devem ser?![]()
Se por exemplo o motor tiver uma potencia nominal de 20KW, suas baterias (tomando como principio as mais utilizadas, com uma descarga nominal igual à sua potencia) sendo bem dimencionadas (quer dizer sem as colocar em grandes apertos) terão a mesma potencia, de 20KWh.
Claro que normalmente este tipo de baterias aguenta bem até 3 vezes sua potencia (em descarga por poucos minutos), o que traduz em uma capacidade minima de baterias de aproximadamente 7KWh.
Dando um exemplo de um motor com a tensão nominal de 72v, seu pack de baterias teria 24 em série (arredondando 24 x 3V = 72V). Para 7KWh, cada celula (das 24S (em série)) teria de ter 90Ah (90Ah x 3,2V x 24S = 6912Wh).
Seguindo este exemplo podemos obter dados para outra potencia do motor.
Quanto mais potente for o motor, seguindo as mesmas porpoções, mais reforço terá de baterias (pois dificilmente se andará sempre no seu maximo regime).
Tudo por um mundo mais limpo!
-
Flamingo
- Membro Silver

- Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Boas...
Já tive semeado na ideia fazer a conversão de um carro para electrico, deixei de ter, voltei a ter, voltei a deixar de ter, e a ideia acabou por ficar as voltas na minha cabeça. Inicialmente esbarrei no preço das baterias, mais tarde no tempo que disponho para me enterter com isso, mas a ideia não saíu e neste momento estou a refazer o projecto, no entanto não afirmo já que vou fazer alguma coisa, a ver vamos...
Com respeito a questão que coloquei no presente momento estou muito cru, mas desde já posso adiantar uma ou duas coisas. Não é minha intenção utilizar motor de corrente continua mas sim de corrente alterna. Outra coisa prende-se cm as baterias, à partida as que pretendo utilizar, se chegar a meter-me no projecto, não são as baterias mais usuais como falou no seu post, serão sim outras consideravelmente diferentes e de amperagem muito inferior. Nesse sentido, para conseguir a amperagem desejada terei de colocar várias baterias em paralelo, será isso?
Vou ter que efectuar muitas traduções para poder obter mais informações sobre as ditas baterias, logo que tenha feito isso coloco aqui o link para as mesmas...
Já tive semeado na ideia fazer a conversão de um carro para electrico, deixei de ter, voltei a ter, voltei a deixar de ter, e a ideia acabou por ficar as voltas na minha cabeça. Inicialmente esbarrei no preço das baterias, mais tarde no tempo que disponho para me enterter com isso, mas a ideia não saíu e neste momento estou a refazer o projecto, no entanto não afirmo já que vou fazer alguma coisa, a ver vamos...
Com respeito a questão que coloquei no presente momento estou muito cru, mas desde já posso adiantar uma ou duas coisas. Não é minha intenção utilizar motor de corrente continua mas sim de corrente alterna. Outra coisa prende-se cm as baterias, à partida as que pretendo utilizar, se chegar a meter-me no projecto, não são as baterias mais usuais como falou no seu post, serão sim outras consideravelmente diferentes e de amperagem muito inferior. Nesse sentido, para conseguir a amperagem desejada terei de colocar várias baterias em paralelo, será isso?
Vou ter que efectuar muitas traduções para poder obter mais informações sobre as ditas baterias, logo que tenha feito isso coloco aqui o link para as mesmas...