Mais um cá no Norte...
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Re: Mais um cá no Norte...
O jmal tem meia razão no aspeto em que graças aos motorzinhos de combustão, cada vez mais há chuvas ácidas...
E essas sim, já têm uma condutividade jeitosa.
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Re: Mais um cá no Norte...
Tenho o meu disjuntor a dar as últimas. (a foto mostra a posição dele em Ligado) e a pedir uma substituição urgente.
Penso que foi por aquecimento pois circulava com pendura, numa subida e a cerca de 80km/h.
Inicialmente não deixava ligar o disjuntor, mas após uns 15min, como já estava mais frio deixou ligar...mas basta bufar...e desliga, pois está ligado mesmo pelas pontas....a qualquer momento dispara e tenho receio que seja de vez.
Sei que já foi falado por aqui sobre este disjuntor mas não me lembro que alternativas foram feitas.
Não existe nas lojas de eletricidade disjuntor de ac e muito menos de dc para o calibre de 125A
Aceito sugestões....pois não me deve dar para fazer muitos kilometros tal como está.
Disparou numa numa subida da A1 (gaia/carvalhos). Por sorte, consegui arrastar-me para a bomba da Repsol, e depois saí por uma saída privada para a Nacional...Penso que foi por aquecimento pois circulava com pendura, numa subida e a cerca de 80km/h.
Inicialmente não deixava ligar o disjuntor, mas após uns 15min, como já estava mais frio deixou ligar...mas basta bufar...e desliga, pois está ligado mesmo pelas pontas....a qualquer momento dispara e tenho receio que seja de vez.
Sei que já foi falado por aqui sobre este disjuntor mas não me lembro que alternativas foram feitas.
Não existe nas lojas de eletricidade disjuntor de ac e muito menos de dc para o calibre de 125A
Aceito sugestões....pois não me deve dar para fazer muitos kilometros tal como está.
Última edição por rocker_pt em quinta dez 20, 2012 4:32 pm, editado 2 vezes no total.
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Re: Mais um cá no Norte...
Eu não disse isso, eu disse que água da chuva não é água destilada. Mas tens razão nesse aspecto.RJSC Escreveu:O jmal tem meia razão no aspeto em que graças aos motorzinhos de combustão, cada vez mais há chuvas ácidas...
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Re: Mais um cá no Norte...
O e-bike trocou o dele por um fusível, vê no db dele
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... &start=440
O meu nunca deu problemas, mas se calhar também o trocava por precaução...
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... &start=440
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Re: Mais um cá no Norte...
Eu comprei desta marca chint DZ158-1-100C10 que é de 100A.
Custou +/- 25-30euros (não me recordo ao certo)
Telefonei para o representante em Portugal da Chint: http://www.chintportugal.pt/ para me informarem onde poderia comprar o disjuntor. Perguntaram-me eu onde morava e fui comprar ao revendor que ficava ao lado de casa a 300 metros. Enconendei e no dia seguinte já o tinha porque o revendedor ia lá nesse dia (tive sorte).
Custou +/- 25-30euros (não me recordo ao certo)
Telefonei para o representante em Portugal da Chint: http://www.chintportugal.pt/ para me informarem onde poderia comprar o disjuntor. Perguntaram-me eu onde morava e fui comprar ao revendor que ficava ao lado de casa a 300 metros. Enconendei e no dia seguinte já o tinha porque o revendedor ia lá nesse dia (tive sorte).

Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
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[»» Pontos de carga ««]
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Re: Mais um cá no Norte...
E eu a pensar que Chint era material Chinês fraco...
Fiquei impressionado com as instalações e certificado que mostram no vídeo.
O fusível desenrasca, o problema é que se disparar, fica-se a pé (ou então é ter na mota uns 2 fusíveis de reserva).
Esse disjuntor apanhou água para avariar assim em pouco tempo?
Fiquei impressionado com as instalações e certificado que mostram no vídeo.
O fusível desenrasca, o problema é que se disparar, fica-se a pé (ou então é ter na mota uns 2 fusíveis de reserva).
Esse disjuntor apanhou água para avariar assim em pouco tempo?
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Re: Mais um cá no Norte...
Ó rocker_pt, quando pensar em ir ao Gaia e carregar, tenho k te ligar antes a ver se lá estás a carregar lá hehehe
Ontem foi a 2ª vez hehehe
Ontem foi a 2ª vez hehehe
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Re: Mais um cá no Norte...
Encontrar disjuntores DC para 125A é difícil em Portugal. Há quem tenha posto AC de 100A ou então 2 de 50A em paralelo.
Eu preferi a solução do fusível e até agora não me arrependo. O fusível não rebenta a menos que haja um curto-circuito grave. Para evitar qualquer percalço ando sempre com um de reserva na mota, mas acho que nunca será preciso.
Os disjuntores cada vez que se ligam fazem um arco interno e vão derretendo os contactos. A corrente que passa por eles também os vai degradando com o tempo. O meu primeiro foi substituído em garantia e o segundo também começou a dar problemas, quase fiquei apeado longe de casa uma vez em que ele disparou e já não queria ligar.
Assim com o fusível resolvi de vez o problema. A única chatice é desligar as baterias para qualquer intervenção, mas isso raramente acontece por isso não me chateia.
Eu preferi a solução do fusível e até agora não me arrependo. O fusível não rebenta a menos que haja um curto-circuito grave. Para evitar qualquer percalço ando sempre com um de reserva na mota, mas acho que nunca será preciso.
Os disjuntores cada vez que se ligam fazem um arco interno e vão derretendo os contactos. A corrente que passa por eles também os vai degradando com o tempo. O meu primeiro foi substituído em garantia e o segundo também começou a dar problemas, quase fiquei apeado longe de casa uma vez em que ele disparou e já não queria ligar.
Assim com o fusível resolvi de vez o problema. A única chatice é desligar as baterias para qualquer intervenção, mas isso raramente acontece por isso não me chateia.

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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: Mais um cá no Norte...
era uma boa ideia para tomar um café lá em cima...hehhehe. Quando vires a minha mota, eu tou por perto.boostpt Escreveu:Ó rocker_pt, quando pensar em ir ao Gaia e carregar, tenho k te ligar ....
O engraçado de ter uma mota branca e fora do usual é que as pessoas que me conhecem reparam sempre onde eu estou ... é impossível viajar invisível...
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Re: Mais um cá no Norte...
Quando combinarem avisemrocker_pt Escreveu:era uma boa ideia para tomar um café lá em cima...hehhehe. Quando vires a minha mota, eu tou por perto.boostpt Escreveu:Ó rocker_pt, quando pensar em ir ao Gaia e carregar, tenho k te ligar ....
O engraçado de ter uma mota branca e fora do usual é que as pessoas que me conhecem reparam sempre onde eu estou ... é impossível viajar invisível...
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: Mais um cá no Norte...
A minha predator com leds não funciona!
Hoje dediquei-me a alterar as luzes todas para leds. Retiro o painel de trás esquerdo, troco a lâmpada minimo/stop para leds, e de seguida monto o panel, e digo para mim: Fixe! Deste lado já está.
Repito o mesmo do lado direito. Retiro o painel da direita, troco a lâmpada minimo/stop para leds, e de seguida monto o painel. E digo para mim: Fixe tá altamente.
Depois coloco-me em cima da mota para a estacionar para no dia seguinte pegar nela...e....Bolas, não funciona!
Se tiver as luzes apagadas funciona na perfeição. Se tiver as luzes acesas não funciona. Se estiver o motor a funcionar e ligar entretanto as luzes, é ativada a regenerativa até que o motor pára.
E lá tive eu de fazer mais uma desmontagem não planeada de um dos paineis. Voltei-lhe a colocar uma lâmpada de filamento, daquelas lâmpadas boas que aquecem gastam muito e não iluminam nada, pelo menos a predator já gosta e até sorri.
Conclusão...não interessa onde...mas pelo menos uma lâmpada de filamento tem de ter no circuito. Porque?
Hoje dediquei-me a alterar as luzes todas para leds. Retiro o painel de trás esquerdo, troco a lâmpada minimo/stop para leds, e de seguida monto o panel, e digo para mim: Fixe! Deste lado já está.
Repito o mesmo do lado direito. Retiro o painel da direita, troco a lâmpada minimo/stop para leds, e de seguida monto o painel. E digo para mim: Fixe tá altamente.
Depois coloco-me em cima da mota para a estacionar para no dia seguinte pegar nela...e....Bolas, não funciona!
Se tiver as luzes apagadas funciona na perfeição. Se tiver as luzes acesas não funciona. Se estiver o motor a funcionar e ligar entretanto as luzes, é ativada a regenerativa até que o motor pára.
E lá tive eu de fazer mais uma desmontagem não planeada de um dos paineis. Voltei-lhe a colocar uma lâmpada de filamento, daquelas lâmpadas boas que aquecem gastam muito e não iluminam nada, pelo menos a predator já gosta e até sorri.
Conclusão...não interessa onde...mas pelo menos uma lâmpada de filamento tem de ter no circuito. Porque?
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Re: Mais um cá no Norte...
São lâmpadas mínimo/stop numa só com duas intensidades ou separadas?
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Re: Mais um cá no Norte...

Na minha terra isso chama-se "fidelidade"!



Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: Mais um cá no Norte...
São lâmpadas de duplo filamento. Agora tem de um lado tem estas de duplo filamento e do outro LED de dupla intensidadeRJSC Escreveu:São lâmpadas mínimo/stop numa só com duas intensidades ou separadas?
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Re: Mais um cá no Norte...
Segundo o comportamento que descreves, o controlador está a detetar tensão na linha de STOP quando acendes as luzes, e portanto age como se se estivesses a travar (não acelera, e se estiver a andar, trava/regenera).
À distância sem ver o material na mão posso concluir o seguinte (que dependendo da lâmpada pode não estar correto):
Provavelmente nas tuas lâmpadas de LEDs de dupla intensidade, a entrada de mínimos é a mesma da de STOP mas simplesmente com um resistência intercalada para reduzir a intensidade, e como tal quando ligas os mínimos deixa passar corrente para a linha de STOP do controlador. Com uma lâmpada incadescente no circuito, ela absorve toda essa corrente sem sequer acender.
A solução então é colocar um díodo no fio do STOP que vai para a lâmpada, para que a corrente só possa passar do fio de STOP para a lâmpada e não para trás.
Um díodo vulgar como o 1N4007 serve.
Como não sei quais são os teus conhecimentos de eletrónica, deixo aqui um esquema:
À distância sem ver o material na mão posso concluir o seguinte (que dependendo da lâmpada pode não estar correto):
Provavelmente nas tuas lâmpadas de LEDs de dupla intensidade, a entrada de mínimos é a mesma da de STOP mas simplesmente com um resistência intercalada para reduzir a intensidade, e como tal quando ligas os mínimos deixa passar corrente para a linha de STOP do controlador. Com uma lâmpada incadescente no circuito, ela absorve toda essa corrente sem sequer acender.
A solução então é colocar um díodo no fio do STOP que vai para a lâmpada, para que a corrente só possa passar do fio de STOP para a lâmpada e não para trás.
Um díodo vulgar como o 1N4007 serve.
Como não sei quais são os teus conhecimentos de eletrónica, deixo aqui um esquema:
- Anexos
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- Travao_Predator.png (14.61 KiB) Visto 3353 vezes
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Re: Mais um cá no Norte...
A orientação do díodo conta, o risco tem que apontar para o lado das lâmpadas, que é a direção para onde a corrente flui.
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: Mais um cá no Norte...
Obrigado,
Para existir tensão na linha de stop é porque a lampada led que foi usada, deixa passar tensão do mínimo para o borne de máximo. Faz todo o sentido a explicação. Esse díodo é dos mais usuais e baratos
Vou colocar..acho que devo ter esse díodo lá para a caixa.
Mas segundo essa linha de pensamento, precisaria de ter esse díodo em ambas as lâmpadas. Mas bastou-me ter uma lampada de filamento em uma das oticas para funcionar. Do outro lado tenho uma lampada led e a mota funciona, não será estranho?
Para existir tensão na linha de stop é porque a lampada led que foi usada, deixa passar tensão do mínimo para o borne de máximo. Faz todo o sentido a explicação. Esse díodo é dos mais usuais e baratos

Mas segundo essa linha de pensamento, precisaria de ter esse díodo em ambas as lâmpadas. Mas bastou-me ter uma lampada de filamento em uma das oticas para funcionar. Do outro lado tenho uma lampada led e a mota funciona, não será estranho?
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Re: Mais um cá no Norte...
A lâmpada de filamento absorve toda a corrente que sai da lâmpada de LED para a linha de STOP sem conseguir acender e por isso a tensão na linha de STOP não sobe.
É uma boa explicação.
Experimenta lá os díodos e se quiseres liga a lâmpada de LED com o mínimo em 12V e mede o terminal de máximo com um multimetro para veres a tensão que lá anda.
É uma boa explicação.
Experimenta lá os díodos e se quiseres liga a lâmpada de LED com o mínimo em 12V e mede o terminal de máximo com um multimetro para veres a tensão que lá anda.
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Re: Mais um cá no Norte...
Boas
Na minha fiz exactamente isso quando coloquei os led's. Coloquei um díodo mas penso que foi no circuito de travão.
Abraço
Na minha fiz exactamente isso quando coloquei os led's. Coloquei um díodo mas penso que foi no circuito de travão.
Abraço

25000KM Percorridos
Com a Janaina percorro todo o Mundo
Diário de Bordo http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=62&t=13406
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Re: Mais um cá no Norte...
Numa passagem hoje pelo LAB JR, foi resolvido do problema do disjuntor que disparava por um sopro de ar.
Para remover o disjuntor anterior de 120A DC, foi necessário retirar toda a carenagem... Posteriormente foram colocados 2 disjuntores de 50A AC em paralelo.
Claro que todo o trabalho minucioso foi obra do nosso Jorge Rocha com todos os cuidados que já estamos habituados...
Acabamos por retirar o xenon avariado da otica esquerda pois só estava a fazer peso na parte da frente da mota. Colocamos em sua substituição uma lâmpada incandescente normal, que vai ter de servir para andar de noite. E deste modo deixo de utilizar o xenon que só me deu dores de cabeça, a primeira fundiu com 6 meses de uso e a segunda fundiu com um ano e meio. Livro-me das descargas no DC/DC no arranque e livro-me do aquecimento da lâmpada de 35W.
Já que estavamos a mexer nas oticas foram limpas no seu interior pois já estavam cheias de pó. E ficaram impecáveis, super transparentes.
Mas visivelmente (do exterior) a maior mudança foi isto: Apesar da foto ter sido tirada com telemóvel dá para ver os dois novos leds, super pequeninos, diametro metade de uma caneta bic mas com uma luminusidade brutal. Estão apontados para a frente mas ainda permitem projetar a luz para o chão.
Para conseguir tirar uma foto mais perto com eles ligados, tive de tirar a seguinte foto da parte superior pois senão ofuscava a objetiva. E foi tudo por hoje. Já está pronta para a próxima concentração
Para remover o disjuntor anterior de 120A DC, foi necessário retirar toda a carenagem... Posteriormente foram colocados 2 disjuntores de 50A AC em paralelo.
Claro que todo o trabalho minucioso foi obra do nosso Jorge Rocha com todos os cuidados que já estamos habituados...
Acabamos por retirar o xenon avariado da otica esquerda pois só estava a fazer peso na parte da frente da mota. Colocamos em sua substituição uma lâmpada incandescente normal, que vai ter de servir para andar de noite. E deste modo deixo de utilizar o xenon que só me deu dores de cabeça, a primeira fundiu com 6 meses de uso e a segunda fundiu com um ano e meio. Livro-me das descargas no DC/DC no arranque e livro-me do aquecimento da lâmpada de 35W.
Já que estavamos a mexer nas oticas foram limpas no seu interior pois já estavam cheias de pó. E ficaram impecáveis, super transparentes.
Mas visivelmente (do exterior) a maior mudança foi isto: Apesar da foto ter sido tirada com telemóvel dá para ver os dois novos leds, super pequeninos, diametro metade de uma caneta bic mas com uma luminusidade brutal. Estão apontados para a frente mas ainda permitem projetar a luz para o chão.
Para conseguir tirar uma foto mais perto com eles ligados, tive de tirar a seguinte foto da parte superior pois senão ofuscava a objetiva. E foi tudo por hoje. Já está pronta para a próxima concentração

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