Idealização de um projecto. Poderiam ajudar-me, informar-me?
-
Renato_Nippon
Autor do tópico - Membro

- Registado: quarta dez 01, 2010 11:10 am
Idealização de um projecto. Poderiam ajudar-me, informar-me?
Boa tarde,
Eu tenho um Opel Corsa C 1.3 CDTi de 2004 e estou a idealizar um projecto exequível...
A minha ideia seria por as rodas traseiras como rodas motrizes, e para além disso, não queria reduzir a potência da motorização, mantendo a potência igual ou superior a 70 Cavalos...
A minha ideia era colocar dois motores para o efeito.
Como o meu conhecimento é curto, tenho algumas dúvidas...
Poderiam ajudar-me?
As minhas dúvidas são as seguintes:
- Que motores seriam os mais adequados?
- Seria necessário usar caixa de velocidades?
- Que caracteristicas temos que ter em conta para selecionar um controlador?
- Dispositivos a adquirir (Motor (es), controlador, baterias, carregador...) ?
- Que deveria fazer para manter o fecho centralizado e o abs a funcionar?
- E não menos importante, onde arranjar os materiais de forma mais barata e com confiança?
Que acham do projecto?
Peço desculpa por fazer tantas perguntas e peço desculpa se algumas delas são básicas.
Com os melhores cumprimentos,
Renato
Eu tenho um Opel Corsa C 1.3 CDTi de 2004 e estou a idealizar um projecto exequível...
A minha ideia seria por as rodas traseiras como rodas motrizes, e para além disso, não queria reduzir a potência da motorização, mantendo a potência igual ou superior a 70 Cavalos...
A minha ideia era colocar dois motores para o efeito.
Como o meu conhecimento é curto, tenho algumas dúvidas...
Poderiam ajudar-me?
As minhas dúvidas são as seguintes:
- Que motores seriam os mais adequados?
- Seria necessário usar caixa de velocidades?
- Que caracteristicas temos que ter em conta para selecionar um controlador?
- Dispositivos a adquirir (Motor (es), controlador, baterias, carregador...) ?
- Que deveria fazer para manter o fecho centralizado e o abs a funcionar?
- E não menos importante, onde arranjar os materiais de forma mais barata e com confiança?
Que acham do projecto?
Peço desculpa por fazer tantas perguntas e peço desculpa se algumas delas são básicas.
Renato
-
Fidel
- Membro Gold

- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: Idealização de um projecto. Poderiam ajudar-me, informar
Tens de explicar melhor o que queres fazer, tipo queres ter o carro movido unicamente a electricidade? Porque que tem de ser traçao traseira? Se navegares nos tópicos dos projectos tens alguns projectos idênticos ao que tu queres e com bastante informação.
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
sergio ferraz
- Membro Silver

- Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
ola
tambem ja tinha pensado nisso
2 motores cada um ligado á roda por uma corrente,2 controladores,1pack de baterias e um acelarador junto ao que esta no carro
mas para legalizar seria complicado,muito trabalhoso,muito tempo,e pouco resultado
no fim preferias ter vendido esse e comprado um electrico de origem
2 motores cada um ligado á roda por uma corrente,2 controladores,1pack de baterias e um acelarador junto ao que esta no carro
mas para legalizar seria complicado,muito trabalhoso,muito tempo,e pouco resultado
- Anexos
-
- 800px-Nissan_Leaf_aan_Amsterdamse_laadpaal.jpg (116.29 KiB) Visto 2714 vezes
-
- Fotos-de-Opel-Corsa-13-CDTi-Enjoy-2004-175000-Kms_433746716_1.jpg (76.11 KiB) Visto 2714 vezes
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.
-
Renato_Nippon
Autor do tópico - Membro

Sim, gostaria de ter o carro movido unicamente a electricidade. A tração traseira é simplesmente por uma questão de gosto. Os motores elétricos têm um binário elevado e este encontra-se disponivel para ser empregue desde o momento em que se cessa o repouso. Logo, são bons ingredientes para um carro de tração traseira.Fidel Escreveu:Tens de explicar melhor o que queres fazer, tipo queres ter o carro movido unicamente a electricidade? Porque que tem de ser traçao traseira? Se navegares nos tópicos dos projectos tens alguns projectos idênticos ao que tu queres e com bastante informação.
Admito que seja um pouco parcial, mas na minha opinião, a tração traseira é algo que se deveria desejar num veículo.
Obrigado pela direção.
Renato
-
Renato_Nippon
Autor do tópico - Membro

Sim, percebo o que quer dizer.sergio ferraz Escreveu:ola
De momento estou a tirar uma formação em Tecnologia e Manutenção Automóvel e desde miudo que gosto de modificar o que obtenho, não tudo, claro, mas veículos fazem-me querer modificar os sistemas. Os projectos dão-me uma satisfação diferente de ter um carro de origem. Não tem nada a ver, o facto de termos algo para o qual trabalhámos e fizemos à nossa concepção, incrementam aos nossos olhos o valor do que temos e possuimos.
Mas entendo perfeitamente o que diz.
Renato
-
Njay
- Membro Gold

- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
É complicado fazer essa adaptação às rodas, é muito mais fácil usar a transmissão que já existe.
Também não é muito simples usar 2 motores; no mínimo ambos têm que ser "matched", ou seja, escolhidos de fábrica para serem o mais iguais possível.
Também não é muito simples usar 2 motores; no mínimo ambos têm que ser "matched", ou seja, escolhidos de fábrica para serem o mais iguais possível.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
-
Renato_Nippon
Autor do tópico - Membro

Pois, a transmissão às rodas é algo que realmente me tem intrigado um pouco... Quer dizer, não tanto a transmissão do movimento em si, isso é mais simples, mas fazer com que o motor e a transmissão acompanhe a roda sem problemas é realmente um pouco engenhoso de se fazer...Njay Escreveu:É complicado fazer essa adaptação às rodas, é muito mais fácil usar a transmissão que já existe.
Sim, os motores têm ligeiras diferenças entre eles, todos eles, teria que mantê-las a um minimo possivel para não haver trajectórias estranhas.
-
sergio ferraz
- Membro Silver

- Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
o beirao respondeu neste forum sobre o seu projecto...
Quanto ao efeito diferencial, funciona muito bem! realizamos varios testes ao mesmo, e obtivemos os resultados esperados! na nossa apresentacao "oficial" do projecto apresentamos uns graficos onde esta demonstrado o bom funcionamento..
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=192&t=15215
Quanto ao efeito diferencial, funciona muito bem! realizamos varios testes ao mesmo, e obtivemos os resultados esperados! na nossa apresentacao "oficial" do projecto apresentamos uns graficos onde esta demonstrado o bom funcionamento..
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Quais as vantagens em ter tracção traseira ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Renato_Nippon
Autor do tópico - Membro

Já é uma boa noticia, embora deva ser um sistema um pouco complexo, é algo merecedor de ser visto e estudado.sergio ferraz Escreveu:o beirao respondeu neste forum sobre o seu projecto...
Obrigado pelo link e pela informação.
-
Renato_Nippon
Autor do tópico - Membro

Depende do que estivermos a considerar... Neste caso seria uma questão de gosto, a meu ver, nada iguala o comportamento da tração traseira num veículo.jmal Escreveu:Quais as vantagens em ter tracção traseira ?
Mas as vantagens da tração traseira poderão ser as seguintes:
- Rodas traseiras motrizes e rodas dianteiras com função direccional. Não há um grupo de rodas encarregues de ambas as funções;
- Não sofre do fenómeno de o volante puxar para o sitio para onde está virado quando o binário é aplicado;
- Melhores condições de tracção em aceleração;
- Melhor inserção em curva.