Turbina e os seus passos 1 a 1

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Turbina e os seus passos 1 a 1

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas amigos sou novato nesta área, e queria mesmo fazer uma turbina eólica porreira, mas já vi aqui muitos bons posts a ensinar muita coisa, mas falta 1 post com o essencial que é ensinar como fazer a mesma passo a passo para pessoas como eu que estão no ínicio possam aprender em condições e sem terem muitas dúvidas.

Percebo um pouco de electrónica, desde de pequeno que é uma área que admiro, mas não sou um experto em todas as áreas..

O desafio que faço aos mais experts no assunto é que se puderem insiram fotos ou melhor links em videos que serão mais fáceis para perceber toda a montagem e neste caso com boa resolução se possível, e mostrarem os passos desde o 1º parafuso como se costuma dizer.

Por exemplo 9 passos a realizar :

1º - mostar os componentes a serem utilizados no projecto e explicar os mesmos
2º - preparacao para adição dos imanes a uma placa e como serão colocados
3º - Colagem dos mesmos
4º - preparação e elaboração de uma bobine de 6, e as ligações entre elas com as respectivas soldas, as vezes mostram fotos com elas já prontas ou mesmo só em pontas e as pessoas ficam na dúvida como juntar todos os cabos entre eles.
5º - montagem da estrutura ( neste caso o motor ) " imanes + bobines "
6º - preparação das hélices e estrutura
7º - instalação de todos os componentes
8º - ligações das fases a um controlador e baterias e material a utilizado, ( se for também instalado a um quadro electrico pode mostar também as ligações ).
9º - mostrar o funcionamento da turbina e apresentar os volts e amperes com um multimetro digital ou analogico.

Como mencionei é sempre preferível todas as apresentações que sejam feitas em videos para se perceber melhor todo o processo, espero não me ter esquecido de nada.

Os que já tem a turbina instalada e a funcionar podem apresentar a sua e mostar as ligações feitas para que se possa perceber o processo feito, e mencionar também que tipo de turbina foi feita, quantos watts produz e os volts, se é 12v ou mais e por aí fora..

Não quero estar aqui a abusar ou tentar ser alguém que ainda agora aqui chegou e já esteja a mandar bitaques aos outros, mas acho que muita gente irá concordar que seria uma boa ideia que fizessem isso pq iria concerteza ajudar muitos de nós, porque em aulas práticas e com videos aprende-se 10 x mais rápido..

Para os que querem mostrar os passos por imagens tentem fazer uma pasta com todas elas em ( 1, 2 ,3 ,4 ,5 etc.. para se perceber a sequencia ) e façam um ficheiro em zip ou e rar que será também mais fácil e seguir as imagens todas uma a uma e não andarem no forum aos poucos e depois perder-se o rasto as mesmas.

Prometo que assim que começar com a minha, vou filmar tudo direitinho e insiro depois aqui os videos com os passos todos desde o ínicio..

Espero ter dado aqui uma boa ideia para que assim haja uma aprendizagem mais rápida..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Responder

Voltar para “Energia Eólica”