A minha "Mula"

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: A minha "Mula"

Mensagem por marcopns »

BondadeSua Escreveu::mrgreen:
Penso que o marco já deu a dica. Eu ainda não fiz mais nada a não ser aconselhar e "agendar" interversão. É que pode ser mais do que isso. Tenho optado por fazer pressão repetidas vezes (sem rodar) na chave. O facto é que em andamento só deu sinal, mais, uma ou duas vezes. Se não acende as luzes ao rodar a chave, repito, e tem sido bastante!

BondadeSua
Vou contar o que se passou comigo. Como trabalho na praia queria proteger o material da corrosão e logo nos primeiros dias de vida da mota coloquei um lubrificante, concorrente barato do WD40 no canhão. Com o tempo, aquela substancia transformou-se numa espécie de massa consistente que isolou os contactos da chave. Tinha muitas dificuldades em ligar a mota, raramente ligava a primeira e em estradas de paralelos chegou mesmo a desligar. Contactei a assistência, expliquei a situação e foi-me recomendado que colocasse WD40 com fartura. No inicio aplicava WD40 todas as semanas, os resíduos foram saíndo e o problema foi-se resolvendo. Até agora, nao voltei a ter problemas

fkd
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am

Mensagem por fkd »

meus caros
depois de 3 horas de trabalho, tenho o problema resolvido, pelo menos aparentemente.
Fiquei contente pois além de ter ficado tudo a funcionar não sobrou nenhum parafuso...
Desmontei, abri o canhão, limpei os contactos, voltei a montar. Agora liga à primeira!
Antes disso experimentei o WD40 mas o resultado não foi positivo. Logo de seguida ainda foi mais dificil a mota ligar. Comecei a ficar com medo de ficar no caminho e decidi arriscar. Dentro do canhão os contactos estavam gastos além de sujos. Limpei com wd40 e troquei as peças. Tinha 2 polos, um bastante gasto e outro praticamente novo. Inverti-os, colocando o polo mais novo no local do mais desgastado, fazendo as vezes deste. A primeira vez que voltei a montar o canhão, coloquei mal a peça e não funcionou. Experimentei ao contrário e Voilá...depois voltar a montar tudo... 3 horas de trabalho MAS valeu a pena. Obrigado
;)
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Vamos lá actualizar isto.

Actualmente 14 560 Km. Pouca coisa mas de muito bom grado! ;)

A questão do "mau contacto na ignição", parece ter sido minimizado com óleo de limpeza! Pelo menos em andamento tem-se aguentado!

Verificou-se o nível da células. Parecem equiparáveis às de outros. Isto é, a primeira mantêm-se um pouco mais baixa que o resto da pack. Também não chegou a ser possível realizar um balanceamento individual da "Primeira", mesmo depois da intervenção nos cabos e no BMS.
1ª - 3,3 V
uma 3,5 V
restantes 22 3,6 V

No BMS o led da primeira, não chega a acender durante a fase de balanceamento. Provavelmente como a tensão total está boa, considera que 3,3 é "boa carga" também e termina o processo. O carregador, (é o de origem), é desligado. O que se instalou depois deixou de funcionar. Só deixa passar até 6 W. Não liga a ventoinha como fazia automaticamente quando se "conectava".

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

BondadeSua Escreveu:... Provavelmente como a tensão total está boa, considera que 3,3 é "boa carga" também e termina o processo. ...
Pensamento este menos correto!
O bms pode estar a fazer um bom trabalho, bastando apenas o carregador não estar a elevar a tensão sufcientemente para que todas as celulas fiquem iguais. Isto é fundamental, e posso explicar, fazendo um pequeno problema de escola primária:

Materiais:
2 celulas LiFePO4 em série com a tensão de carga a 100% aos 3,60v
1 bms para 2 celulas aferido para balanceamento ou descarga (depende do bms), aos 3,60v e com corte por tensão aos maxima aos 3,90v
1 carregador aferido a desligar aos 6,90v

1ª Pergunta: Sabendo que uma das celulas tem uma auto-descarga superior a outra, haverá alguma possibilidade de este pack ficar balanceado?
Resposta: Nunca.

2ª Pergunta: Se for aferido o carregador para os 7,20v, haverá agora a possibilidade de este pack ficar balanceado?
Resposta: Sim, embora ainda dependa do tempo em que a corrente de carga do carregador e a corrente de descarga do bms estejam em trabalho!

Portanto, o carregador será uma peça importantissima para o bom funcionamento do conjunto/pack de baterias. Terá que estar muito bem aferido para que a tensão seja suficiente para que todas as celulas fiquem a 100%, e que o seu final de carga seja feito de forma muito lentamente, dando assim tempo para que o bms faça a descarga nas celulas mais carregadas, até que as menos, se nivelem às outras.

Alguns bms têm uma descarga maxima de uns 150mA, outros nem por isso... mas normalmente é mais que suficiente.
Mesmo sabendo que certos bms se alimentam apenas das primeiras celulas, para seu funcionamento, promovento logo ele um desequilibrio, ainda assim, estando tudo bem aferido nas tensões e correntes de carga, tudo fica certinho direitinho!

Vamos por vezes por culpas aos materiais quando eles por vezes não estão a ser bem utilizados!

Em breve aí passarei para analizar o verdadeiro problema!

Até breve e bons kms!
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold

Jorge Rocha Escreveu:..........

Portanto, o carregador será uma peça importantissima para o bom funcionamento do conjunto/pack de baterias. Terá que estar muito bem aferido para que a tensão seja suficiente para que todas as celulas fiquem a 100%, e que o seu final de carga seja feito de forma muito lentamente, dando assim tempo para que o bms faça a descarga nas celulas mais carregadas, até que as menos, se nivelem às outras.
............
Vamos por vezes por culpas aos materiais quando eles por vezes não estão a ser bem utilizados!

Até breve e bons kms!
;)
Ok
...eu sóó quêria entendê...

BondadeSua

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

Foste muito claro Jorge!
Como se costuma dizer "É disto que o meu povo gosta!".

Há uma pergunta que me surgiu:
Existe alguma vantagem em fazer desligar/ligar o carregador durante a noite, tendo em conta que o meu carregador depois de desligar não volta a ligar?
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Vamos lá actualizar isto.

Actualmente 14 560 Km. Pouca coisa mas de muito bom grado! ;)

A questão do "mau contacto na ignição", parece ter sido minimizado com óleo de limpeza! Pelo menos em andamento tem-se aguentado!

Verificou-se o nível da células. Parecem equiparáveis às de outros. Isto é, a primeira mantêm-se um pouco mais baixa que o resto da pack. Também não chegou a ser possível realizar um balanceamento individual da "Primeira", mesmo depois da intervenção nos cabos e no BMS.
1ª - 3,3 V
uma 3,5 V
restantes 22 3,6 V

No BMS o led da primeira, não chega a acender durante a fase de balanceamento. Provavelmente como a tensão total está boa, considera que 3,3 é "boa carga" também e termina o processo. O carregador, (é o de origem), é desligado. O que se instalou depois deixou de funcionar. Só deixa passar até 6 W. Não liga a ventoinha como fazia automaticamente quando se "conectava".

BondadeSua

Essas medições não estão corretas, tinhas o voltímetro na escala de 200 v, e deves medir na escala de 20v, essa com 3.3 v deve fazer-te perder muita autonomia.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold

jmal Escreveu:....
.........

Essas medições não estão corretas, tinhas o voltímetro na escala de 200 v, e deves medir na escala de 20v, essa com 3.3 v deve fazer-te perder muita autonomia.
;) Sim é isso. Mas, desde Julho quando foi identificada a situação, ao fim de mais de 70 Km, "ainda" não foi possivel fazer um balanceamento completo da 1ª. Como não tenho precisado de mais de 70... No dia a dia 30 tem chegado! :oops: ...foi andando
Vamos lá ver se é esta semana.

BonmdadeSua

paulogil
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jun 16, 2010 11:15 pm

Mensagem por paulogil »

1ª - 3,3 V
uma 3,5 V
restantes 22 3,6 V

BondadeSua
Boas
Só tenho uma questão, essas medições foram feitas logo a seguir ao carregamento ou passado algumas horas?
Eu pergunto isto pois eu quando faço as medições as minhas ao final de algumas horas elas têm uma voltagem de 3,33v +-. E já tenho visto mais pessoal em falar em voltagens iguais as tuas.
O meu carregador desliga quando atinge os 87v+-.

Abraço
ImagemPREDATOR GTI Bordô
25000KM Percorridos
Com a Janaina percorro todo o Mundo
Diário de Bordo http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=62&t=13406

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold

A medição foi feita imediatamente a seguir ao desligar do carregador.
O BMS também apaga os leds quase ao mesmo tempo que o carregador. Desliga quase logo. Embora o "contador" que tenho, não seja de precisão, no final vai descendo até desligar. Tenho visto +/- 108 W, (acho que só mostra W e A).
Quando tive o carregador mais recente a funcionar, sei que depois do de origem desligar, ainda ficava cerca de 20 minutos a carregar . E desligava a ventoinha por volta dos 40 w. Ainda ficava a marcar no contador passagem de corrente residual, (13-15 W e 0,03 A +/-).
Esse estava regulado para ir até aos 86,4 V, mas deixou de funcionar!
O de origem deve estar regulado para bastante menos que 86,4, pois desligava bastante antes.
Mas eu nestas coisas sou apenas aprendiz ;) e posso não estar a explicar correctamente!

BondadeSua

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

Eu tb ainda tenho essa questão da primeira célula igual que o BMS a poe a descarregar antes de carregar, mas a diferença de carregamento não é muito elevada, pois a primeira célula só fica com menos 0.2 v do que as restantes.
E o multimetro que te arranjei sempre te desenrrasca para medires as células?

E o problema de te desligar em andamento nunca mais aconteceu então. Poderá ser que esteja resolvido.
Eu ainda pensei que poderia ser um problema semelhante ao que eu já tive, que foi uma solda solta nos fios da ignição.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold

Os valores das células que indiquei, são os que conferimos juntos. Não dei mais importância ao assunto, do que aquela que já vinha dando!
Parece que a ignição se tem aguentado...antes assim!

BondadeSua

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold

Aqui por estas bandas, é quase uma rotina. Um "passeio" aqui e mais outro ali...carrega, consome, carrega, consome... vida de "Mula" é o que é!
Mas só fez 14 898 Km (Volt não te incomodes) ;)

De vez em quando, como na Sábado, se lhe "pica a mosca", solta dois coices... relincha ( Hhhiiiiiii bbrrrr ) e sai correndo! Nem olha para trás!

Na realidade acabei por ganhar! Ficou-me mais barato o jantar e fiquei mais tempo com a família.

Na Sexta preparando o encontro, cerca de 3 h após a carga, fez-se medição. Estava deste modo:

3,35/6 - 3,43 - 3,43 - 3,43 - 3,45 - 3,44 - 3,44 - 3,44 - 3,44 - 3,45 - 3,43 - 3,45 - 3,44 - 3,45 - 3,44 - 3,45 - 3,44 - 3,45 - 3,44 - 3,44 - 3,44 - 3,45 - 3,44 - 3,45 (numa outra, a medição subia uma centésima)

Apesar de já se ter tentado fazer um balanceamento (directo) da 1ª, por falta de tempo, não foi levado até ao fim. Por outro lado, se a alimentação do conjunto, (incluindo alarme), estiver a ser feito a partir dela, parece natural ir aparecendo algum desnivelamento...(pensoeudeque) :(
Vigilância e tratamento adequado. Suponho!

BondadeSua

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

BondadeSua Escreveu: Por outro lado, se a alimentação do conjunto, (incluindo alarme), estiver a ser feito a partir dela, parece natural ir aparecendo algum desnivelamento...(pensoeudeque) :(
Vigilância e tratamento adequado. Suponho!

BondadeSua
O que pode estar a fazer o desnivelamento é, ou a celula tem uma auto-descarga superior às outras, ou o bms está a alimentar-se apenas da primeira celula, que é comum em muitos bms.
Agora o alarme e o que mais haja, estará a ser alimentado por todas as celulas ao mesmo tempo. A energia que sai de uma, será exactamente igual para as outras, e a que entra, também! Havemos de completar o balanceamento, que nunca foi feito desde a colocação do desvio das correntes do bms, para então depois poder chegar a alguma conclusão verdadeira!
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold

Parece que chegou a minha vez! :cry: :cry: :cry:

A semana passado quando fui verificar a pressão dos pneus, notei que tinha na traseira, apenas 1,8 B. Estranhei mas tinha cerca de um mês a última verificação/ajuste. Corrigi e continuei!

Hoje quandoi ia saìr, vi que tinha um parafuso a mais no pneu. Fui confirmar e já tinha perdido pressão. Desceu dos 2,2 B (33 Psi max recomendado), para 1,9. Parece fuga lenta!

Andava a planear a troca desse pneu, já gasto, só em Fevereiro. Vou ter que antecipar... é a vida!

Pergunto, alguém interessado numa compra em grupo para algo como:
PIRELLI SL 26 130/60-13 53L F/R TL

Rocker_pt, foi esta a tua escolha?
Podes ajudar nos contactos? É que sendo o trazeiro a oficina (para a troca),também é um aspecto importante! Vou pedir a tua recomendação!
Como estou de férias até ao fim do ano, gostava de resolver isto enquanto teno alguma disponibilidade ;)

BondadeSua

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

Eu vou ter de comprar .. ainda aguenta perfeitamente mais uns meses mas dependendo do preço tambem compro ja

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

Já pensaram num pneu com as medidas 130/70 R13. Eu instalei a trás e estou muito satisfeito, porque a velocidade de ponta aumenta.... ;)

Já agora, eu comprei o da michelin City Grip muito boa aderência em seco e molhado e menos atrito no relamento com o chão.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

boostpt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am

A minha "Mula"

Mensagem por boostpt »

Eu estou interessado em comprar 2 :)
Também aceito propostas

Sent from my iPhone using Tapatalk

boostpt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am

A minha "Mula"

Mensagem por boostpt »

galt Escreveu:Já pensaram num pneu com as medidas 130/70 R13. Eu instalei a trás e estou muito satisfeito, porque a velocidade de ponta aumenta.... ;)

Já agora, eu comprei o da michelin City Grip muito boa aderência em seco e molhado e menos atrito no relamento com o chão.
Eu já pensei nisso. Mas o problema é que a '' forca '' do motor tambem diminui. E na minha zona tenho muitas subidas.
Notas muito a perda de potência em subidas?

Sent from my iPhone using Tapatalk

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

Eu comprei numa compra conjunta com o renateves. Comprei o pirelli SL 26 por cerca de 40€.
A loja foi http://www.bikepor.com/contactos_bikepor.php, e eu montei numa oficina de motas na Madalena-Gaia, tanto o Sr Nelson da loja de venda como o da oficina foram pessoas impecáveis. Repetiria o mesmo, para um novo pneu.
Mas o facto de ser pneu de trás...só mesmo falando como a oficina, pois não tenho dados sobre se eles mudam com os devidos cuidados.
No caso de pneu da frente, este pode ir à máquina. Mas no caso de ser de trás...tem de ser à mão (conselho do marcopns)
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”