procurei e não encontrei... daí a criação deste tópico.
Existe algum aparelho que evite que a produção caseira de eletricidade seja injetada na rede pública?
Em corrente continua era fácil, bastante um diodo
mafgod Escreveu:Pois.... e algo automático que corte/limite a injecção caseira?
Boas
Tambem ando á procura de algo parecido, segundo um instalador há um inversor que só injecta o que se está a consumir, e nesse caso já não há injecção do excesso na rede.
Estou a ver se é assim na realidade.
Uma maneira fáil de saber é que eles necessitam de ser instalados entre a rede publica e a entrada do quadro elétrico ou então se forem para colocar à frente têm um sensor de corrente para colocar à entrada do quadro.
Se a corrente começar a ser negativa (a sair para a rede) eles baixam a injeção.
Com inversores grid-tie normais só há uma solução: como não temos maneira de regular o que injetam, pode-se colcoar um sensor de corrente à entrada do quadro (pinça amperimétrica) e fazer um circuito que para quando a corrente começar a sair de casa desligar o inversor da rede.
Tem o problema de ser um controlo Tudo ou Nada.
Se toda a produção for absorvida em casa é ligado o inversor, se houver excesso, é desligado e passa a ser consumido da rede.
Se é expectável que praticamente nunca haja excesso de produção, ate não se deve perder muita energia.
Se o contador ainda for dos mecânicos puros não há problema, é só ir vendo se todos os dias ele nunca recua no total.
Quando vier o homem das leituras ver o contador, desde que ele não apresente um valor inferior ao da última contagem não tem como saber que ele andou para trás.
Ter em atenção que os contadores digitais medem energia importada e energia exportada.
Cumps
Boas
Pois aí é que está o meu problema o meu contador tem uma seta que indica o sentido da corrente e tem uma porta onde dá para ler os erros, só não sei se fica registado o que vai em sentido contrário.