A minha Super-ZEV

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por serges »

Os Muffs se é aquela coisa das mão, comprem umas boas luvas... pois aquilo exerce alguma força na manete do travão, nunca gostei mas em países nórdicos ui ui!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Isso de fazer força no travão, depende um pouco do formato e da qualidade dos muffs... Há muffs para todo o tipo de guiador, mas, normalmente, os mais baratos e universais são os mais vendidos... :-D.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

Pois pois...

Sent from my XT910 using Tapatalk
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Volt Escreveu:
ricardocruzs2 Escreveu:E tu muito preocupado com o aumento de quilómetros que terás que fazer diariamente :lol:

Volt, posso saber quanto é que deste pelo cobre pernas e onde o encomendaste?

O inverno està aí à porta e aqui para os lados de Viseu acreditem que faz bastante frio... :)
Ora, acho que tenho as respostas a isso aqui:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... 46#p178346
:-).

Segunda-feira passo por cá para te dizer o modelo específico que comprei (e que serve para as Vectrix) e dar-te um site onde o podes encomendar a preços decentes.

Vivas a todos. :-).

Já estou a escrever este post há alguns dias...

Acabei por não encontrar a referência ao modelo exacto que comprei, mas, se bem me lembro, acho que era o "G". Segundo um recente comprador (aqui do fórum) de Vectrix e OJ, é o "OJ PRO-LEG G". Este cobre-pernas foi feito para o modelo mais recente da Burgman 400 e serve bem nas Vectrix. Apenas a abertura para a chave fica ligeiramente fora do sítio. Nada de grave. :-).

Entretanto, já volto com fotos...

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

Aqui estão as fotos vindas directamente do telelé.
ImageUploadedByTapatalk1350990007.504327.jpg
ImageUploadedByTapatalk1350990007.504327.jpg (23.36 KiB) Visto 3359 vezes
ImageUploadedByTapatalk1350990047.833052.jpg
ImageUploadedByTapatalk1350990047.833052.jpg (41.15 KiB) Visto 3359 vezes
ImageUploadedByTapatalk1350990073.235307.jpg
ImageUploadedByTapatalk1350990073.235307.jpg (30.23 KiB) Visto 3359 vezes

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Bom, a primeira foto está muito tremida. Acho que dá para perceber porquê... :-D. Foi dos primeiros 23 mil quilómetros da Super-ZEV finalizados em plena A2 (entrada no top 15 dos VE da NE). E tenho mesmo de trocar o pneu e as baterias e combinar uma semana para mandar a minha menina e receber uma de substituição... Enfim. Está para ser marcado. :-).

As segundas fotos são daquilo que eu reconheço como uns muffs "como deve de ser". O preço, obviamente, é elevado. Custava 63 euros na Motorway, que é um stand da Honda aqui em Campolide, perto do meu trabalho.

Bem, já volto para continuar o post...

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Desculpem a fraca qualidade das fotos.

Chegando o Inverno e as primeiras chuvas, a estrada fica em péssimas condições para quem anda de mota. Ainda este fim-de-semana andei à procura da próxima compra de duas rodas CI que vou fazer, e algo que me preocupou foi o sistema de travagem. Como as CI não têm o maravilhoso sistema de travagem regenerativa da Vectrix, e como a mota é para oferecer a uma condutora inexperiente, não fico descansado sem ter, pelo menos, um CBS. O CBS distribui a força de uma travagem pelas duas rodas da mota. Não é um ABS, pois não é anti-bloqueio, mas já ajuda imenso, pois normalmente as rodas bloqueiam porque aplicamos força a mais no travão errado. O ideal, é nem travar ou travar pouco (o sistema progressivo do "travão" regenerativo da Vectrix é óptimo, porque aplica a força no motor perto do centro de gravidade, além de ser progressivo, no entanto, não é suficiente para safar de um erro quem não tem experiência).

Ainda há duas semanas passou perto da minha casa, numa zona residencial, uma Vectrix Li+ com uma condução imprudente e uma velocidade completamente desadequada para esta zona em que as vivendas estão à beira da estrada onde frequentemente brincam crianças ou se passeiam animais. Reconheci-a e recordo-me de ter dito que este tipo de condução não reflectia experiência de quem já caiu à chuva e aproveitei para aconselhar a futura condutora de duas rodas cá de casa... Não se conduz uma mota como se conduz um carro. Especialmente com estrada molhada. "Fechar os olhos, travar e desejar que o carro pare", é comportamento para esquecer. Em duas rodas, o que há a fazer é travar devagar e progressivamente. E se precisarmos de travar forte e rapidamente, nunca se faz com apenas um travão! Há que usar os dois e manter a mota direita, na vertical (mesmo que seja em curva). Entretanto, essa Vectrix sofreu uma queda. Não sei se os meus conselhos lá chegam, mas também só os deixo a quem por eles se interessar. A culpa de um despiste ou derrapagem, raramente é da mota. Ou é do estado a que o condutor permitiu que os materiais chegassem (pneus por exemplo), ou é erro do condutor. Normalmente, um motard aprende com os erros e depois tenta ensinar os outros para que não tenham o azar de os cometer. Mas, se quase todos podem ser motociclistas, nem todos podem ser motards.

Já conduzi grandes e pequenas motas. As maiores e mais potentes, Kawazaki Ninja ZX6R, Suzuki Hayabusa GSX1300R, Yamaha R1, não vinham (nem vêm) com ABS ou CBS. A margem para errar sempre foi diminuta. Ainda é. Mas quando se anda de mota, é preciso ter consciência. Muito mais consciência.

Há pouco falei sobre motards. Nem todos podem ser motards. Hoje, ao ultrapassar dezenas de carros, agradeci dezenas de vezes, pois quase todos eles me cederam passagem. A determinada altura, vi à minha frente um outro motociclista que buzinava para pedir passagem e depois de passar nem agradecia. Lembro-me de abanar a cabeça e dizer para mim mesmo que este tipo não percebe o meio que o envolve. O motard, não agradece só porque o carro lhe cedeu passagem nesse momento... O motard agradece, porque o carro lhe cedeu passagem nesse momento e também porque quer que esse mesmo carro ceda passagem a todos os outros motards que futuramente queiram, por ele, passar... Será que deu para perceber o que quero dizer?

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Bem, o post anterior era para ser sobre o punho da Vectrix. Pelo menos, essa era a minha intenção. Mas por vezes perco-me na minha própria conversa...

O punho regenerativo da Vectrix é fantástico. Tenho um exemplo de como o utilizo aqui neste vídeo e que disponibilizei na página anterior deste DB (reparem como estou sempre a agradecer as cedências de passagem).

Resumo seguidamente a minha opinião sobre as suas vantagens e desvantagens:
- A força da travagem é executada no motor perto do centro de gravidade (vantagem);
- A mão direita pode não estar "preparada" para regenerar e usar o travão da frente em simultâneo (desvantagem que se resolve com alguma experiência e bons conselhos);
- É bastante intuitivo e torna a condução extremamente agradável e divertida (vantagem);
- A borracha do punho tende a estragar-se e descolar (desvantagem no modelo NiMH que foi corrigida entretanto nos modelos mais recentes);
- O punho está bem doseável e progressivo, o que permite uma aceleração calma e suave, tal como a travagem (vantagem);
- Não existe o perigo de acelerar e travar (no punho) em simultâneo (vantagem).

PS: Tenciono falar futuramente sobre outras características da Vectrix, agora que estou próximo de completar os 80 mil quilómetros de experiência com ela(s).

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

Volt Escreveu:Desculpem a fraca qualidade das fotos.
...............

Há pouco falei sobre motards. Nem todos podem ser motards. Hoje, ao ultrapassar dezenas de carros, agradeci dezenas de vezes, pois quase todos eles me cederam passagem. A determinada altura, vi à minha frente um outro motociclista que buzinava para pedir passagem e depois de passar nem agradecia. Lembro-me de abanar a cabeça e dizer para mim mesmo que este tipo não percebe o meio que o envolve. O motard, não agradece só porque o carro lhe cedeu passagem nesse momento... O motard agradece, porque o carro lhe cedeu passagem nesse momento e também porque quer que esse mesmo carro ceda passagem a todos os outros motards que futuramente queiram, por ele, passar... Será que deu para perceber o que quero dizer?

Como te entendo! Mas isto sou eu, que sou um "nabo" a conduzir. ;)

BondadeSua

Markito
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jun 13, 2012 9:56 pm

Mensagem por Markito »

Percebi perfeitamemte o que queres dizer Volt ;)

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

Volt Escreveu:Desculpem a fraca qualidade das fotos.

Chegando o Inverno e as primeiras chuvas, a estrada fica em péssimas condições para quem anda de mota. Ainda este fim-de-semana andei à procura da próxima compra de duas rodas CI que vou fazer, e algo que me preocupou foi o sistema de travagem. Como as CI não têm o maravilhoso sistema de travagem regenerativa da Vectrix, e como a mota é para oferecer a uma condutora inexperiente, não fico descansado sem ter, pelo menos, um CBS. O CBS distribui a força de uma travagem pelas duas rodas da mota. Não é um ABS, pois não é anti-bloqueio, mas já ajuda imenso, pois normalmente as rodas bloqueiam porque aplicamos força a mais no travão errado. O ideal, é nem travar ou travar pouco (o sistema progressivo do "travão" regenerativo da Vectrix é óptimo, porque aplica a força no motor perto do centro de gravidade, além de ser progressivo, no entanto, não é suficiente para safar de um erro quem não tem experiência).

Ainda há duas semanas passou perto da minha casa, numa zona residencial, uma Vectrix Li+ com uma condução imprudente e uma velocidade completamente desadequada para esta zona em que as vivendas estão à beira da estrada onde frequentemente brincam crianças ou se passeiam animais. Reconheci-a e recordo-me de ter dito que este tipo de condução não reflectia experiência de quem já caiu à chuva e aproveitei para aconselhar a futura condutora de duas rodas cá de casa... Não se conduz uma mota como se conduz um carro. Especialmente com estrada molhada. "Fechar os olhos, travar e desejar que o carro pare", é comportamento para esquecer. Em duas rodas, o que há a fazer é travar devagar e progressivamente. E se precisarmos de travar forte e rapidamente, nunca se faz com apenas um travão! Há que usar os dois e manter a mota direita, na vertical (mesmo que seja em curva). Entretanto, essa Vectrix sofreu uma queda. Não sei se os meus conselhos lá chegam, mas também só os deixo a quem por eles se interessar. A culpa de um despiste ou derrapagem, raramente é da mota. Ou é do estado a que o condutor permitiu que os materiais chegassem (pneus por exemplo), ou é erro do condutor. Normalmente, um motard aprende com os erros e depois tenta ensinar os outros para que não tenham o azar de os cometer. Mas, se quase todos podem ser motociclistas, nem todos podem ser motards.

Já conduzi grandes e pequenas motas. As maiores e mais potentes, Kawazaki Ninja ZX6R, Suzuki Hayabusa GSX1300R, Yamaha R1, não vinham (nem vêm) com ABS ou CBS. A margem para errar sempre foi diminuta. Ainda é. Mas quando se anda de mota, é preciso ter consciência. Muito mais consciência.

Tenho de dizer q concordo e percebo.... é o que faço SEMPRE que me cedem passagem.... agradeço não custa nada e a boa educação é sempre bem vinda... ;) como tb sei chamar mt nomes (pouco ou nada carinhosos) quando se mando pra cima de mim só pq vou de mota.. :P
E ainda ha outra coisa... o cumprimento entre motards ( V )... cada vez se vê menos :( às vezes dou por mim a fazer e pensar... "será que me acham anormal ao ver-me cumprimentá-los?" :?

Quanto ao resto ui ui estas primeiras chuvas eu ate tremo ando direito que nem uma vara e bem mais lento.. venha de la chuva para limpar estas estradas.. ;)

E como eu digo quando ando de carro conduzo com 4 olhos... de mota sao uns 8... ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Muitos bons exemplos aqui se falam! O civismo e a educação é sempre algo que fica bem!

Existe uma falta desse tipo de actitudes em todo o tipo de condutores, até nos que andam a pé! A ultima que me aconteceu, e que não foi a primeira vez, foi levar com o jato de detergente limpa-vidros nos olhos (vinha com a viseira aberta), que um automobilista fez questão de oferecer gratuitamente! Já vinha a algum tempo atrás dele, estaria mesmo distraido, pois mesmo depois de eu apitar momentaneamente, ele voltou a faze-lo, e a repetir vezes sem conta! Para o final eu já estava a buzinar em protesto :evil: , quando ele encosta à berma pensando ter alguma coisa mal no carro, e acho que ficou sem perceber... Seria mesmo pitosga?! Também já levei com piriscas de cigarros a arder para os olhos... pardais... morcegos... uma data de coisas!:shock: :o
Desculpa este off topick!
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Obrigado a todos pelas vossas palavras. Infelizmente, não é incomum levarmos com algo projectado de um carro. E tanto pode ser algo líquido (detergente do pára-brisas, água, cuspo) como sólido (beata de cigarro, restos de comida, lenços de papel usados). A civilização vai sempre ter alguns animais menos civilizados. É mesmo assim. Vale-nos o facto de serem uma minoria. :-).

A lei das 125 veio trazer mais civismo e compreensão aos automobilistas pois, hoje em dia, já todos devem ter um familiar ou amigo muito próximo que sofreu na pele as desventuras da falta de bom-senso de um qualquer colega das quatro rodas... A lei foi um excelente avanço também por este motivo.

Bem, esta manhã foi muito mal "regada". Desde que saí da garagem, até estacionar no emprego, acumulei litros e litros de água suja na mota e na roupa de viagem. O casaco voltou a deixar entrar água na zona dos antebraços e, por estupidez e achar que não era necessário o impermeável interior, passei meia hora a promover uma conversa entre o secador e as mangas da camisa. :-).

Pois é, o meu casaco topo de gama, companheiro de viagem destes últimos 7 ou 8 Invernos (já nem sei ao certo) está a precisar de ser substituído. Vem aí despesa das grandes. :-(.

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

Jorge Rocha Escreveu:A ultima que me aconteceu, e que não foi a primeira vez, foi levar com o jato de detergente limpa-vidros nos olhos (vinha com a viseira aberta), que um automobilista fez questão de oferecer gratuitamente! Já vinha a algum tempo atrás dele, estaria mesmo distraido, pois mesmo depois de eu apitar momentaneamente, ele voltou a faze-lo, e a repetir vezes sem conta! Para o final eu já estava a buzinar em protesto :evil: ,
tambem ja me aconteceu e de viseira aberta tive de fechar bem rapido... e apitar ou não foi igual voltou a fazer.... a sorte foi q entrou na rotunda e eu tive de parar pq vinha um dentro da rotunda... pq se me punha ao lado del... :evil: :evil: é cada anormal grrrrrrr

ui ui volt como te percebo a minha branquinha está num estado... :oops: vi ontem qd teve "sol"... até arrepia e dá-me dó (nem parece uma mota minha)... lol th de a lavar... que tem levado cada molhaaaaaaaaaa eheheh

pois eu é sempre fato de chuva por cima... dá trabalho e tal a vestir mas não me agrada relembrar molhas doutros tempos :lol:
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Pois é, pois é. Já tenho mais algumas novidades. Em princípio, a minha Super-ZEV e a Faísca do futurewatt vão ser chamadas a fazer uns testes de diagnóstico na primeira semana de Novembro, de forma a encomendar o que não estiver bom (as baterias, provavelmente) e trocar ainda no mesmo mês. Este teste vai ser feito num dos novos concessionários Vectrix. É verdade, vamos ter concessionários novos. Dois aqui para a minha zona. Um (na zona norte de Lisboa) ainda não se pode adiantar muito sobre ele pois estão a decorrer negociações. Mas o outro já se pode revelar. É na margem-sul. Em Fernão-Ferro, a Motomercado. Creio que é uma óptima aposta da Masac, pois há muitas Vectrix nesta margem e o pessoal desse stand até se dá bem com as novas tecnologias, coisa que não é muito frequente entre os mecânicos. :-).

Entretanto, soube que estão a haver dificuldades no envio de peças da fábrica da Polónia... É pena para nós, que somos quem sofre com o facto. Temos um mercado muito pequeno, que está metido numa crise financeira (e não só), que o torna fraco e pouco prioritário. Mas vou falar melhor sobre isso amanhã, num outro tópico. :-).

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

uhm boa... que fiquem logo finas ehehehe :P

ui mais concessionários... boa boa.... começo a divagar e pensar... porque não arranjarem tipo um "bloco operatório" algures por Lisboa ou Margem sul... seria interessante da parte da Masac visto ficarem bem distantes... e assim haveria smp quem soubesse mexer nas ditas.. mas va.. sou eu a divagar ;)

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

Ai o stock de peças...

Não devia haver, antes dessa crise, stock de peças na masac... digo eu... se calhar exijo muito!!!

Quanto a tua super zev não me digas que vem a minha e pimba vai a tua...

Boa sorte!!!
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Haver, há... Há stock de peças. Não há é de todas as peças, em todas as cores... E é muito difícil convencer uma empresa no meio desta crise a fazer um stock completo para um número de motas vendidas que se pode contar pelos dedos... Era bom que não fosse assim, mas a realidade é outra... A Masac tem uma ideia de que peças podem ser necessárias no imediato, e vai jogando com essas necessidades. Mas a probabilidade de podermos necessitar de uma peça que não haja stock é muito grande. A parte boa, é que a fábrica consegue mandar uma peça nova em cerca de 10 dias úteis. Pelo menos, isto era o que acontecia até agora... Neste momento, há uma incógnita (que eu gostava de ver respondida em breve), no motivo da demora das últimas encomendas...

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

Poi... é a guerra dos Stcok's de hj em dia.... nem as farmácias.... enfim....

P.S. - que tenha uma de cada em branco... :lol: :mrgreen: (P.s. -mas que nuncaaaaaaa precise...)

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm

Mensagem por ricardocruzs2 »

Volt Escreveu:Haver, há... Há stock de peças. Não há é de todas as peças, em todas as cores... E é muito difícil convencer uma empresa no meio desta crise a fazer um stock completo para um número de motas vendidas que se pode contar pelos dedos... Era bom que não fosse assim, mas a realidade é outra... A Masac tem uma ideia de que peças podem ser necessárias no imediato, e vai jogando com essas necessidades. Mas a probabilidade de podermos necessitar de uma peça que não haja stock é muito grande. A parte boa, é que a fábrica consegue mandar uma peça nova em cerca de 10 dias úteis. Pelo menos, isto era o que acontecia até agora... Neste momento, há uma incógnita (que eu gostava de ver respondida em breve), no motivo da demora das últimas encomendas...
Olá volt

Permite-me que discorde por completo quando dizes que existe uma parte boa, quando te referes que eles mandam as peças em 10 dias úteis, nem agora e nem antes e sabes porquê?

Embora já não me recorde muito bem mas quando mandei vir o suporte para a base do topcase tive que esperar pelo 6 semanas!!

Incompreensível...

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”