Perda de Autonomia - Scooter com 3000Kms
-
eurovestor
Autor do tópico - Membro

- Registado: segunda out 15, 2012 8:19 pm
Perda de Autonomia - Scooter com 3000Kms
Boa noite,
Possuo uma Batlight 2000 com baterias de gel e quando a scooter era nova conseguia fazer 50KMs e ainda não estava no limite da autonomia, aos 2000kms notei uma perda significativa de autonomia, fazia 40Kms e já estava no limite.
Entretanto a scooter foi à marca e levou uma bateria nova que supostamente não estaria a aceitar carga.
Em pouco tempo já fiz mais 1000kms, tem 3000kms, e novamente noto uma redução significativa de autonomia, com 30kms já está no limite.
Alguém que possua uma Scooter com baterias de gel me poderia dizer se esta situação é normal?
Quando a adquiri, pensei que conforme anunciado no site da marca, este modelo faria 10.000kms (o que a garantia das baterias cobre), sem perder autonomia de forma muito significativa.
É que se for algo normal, quem adquire um veículo deste tipo e que precise para os seus trajectos habituais de utilizar quase toda a autonomia, tem que levar em conta que a cada 2000kms, tem que colocar um novo pack de baterias, o que acaba por reduzir ou quase anular a poupança deste tipo de veículos.
Cumprimentos,
D. Duarte
Possuo uma Batlight 2000 com baterias de gel e quando a scooter era nova conseguia fazer 50KMs e ainda não estava no limite da autonomia, aos 2000kms notei uma perda significativa de autonomia, fazia 40Kms e já estava no limite.
Entretanto a scooter foi à marca e levou uma bateria nova que supostamente não estaria a aceitar carga.
Em pouco tempo já fiz mais 1000kms, tem 3000kms, e novamente noto uma redução significativa de autonomia, com 30kms já está no limite.
Alguém que possua uma Scooter com baterias de gel me poderia dizer se esta situação é normal?
Quando a adquiri, pensei que conforme anunciado no site da marca, este modelo faria 10.000kms (o que a garantia das baterias cobre), sem perder autonomia de forma muito significativa.
É que se for algo normal, quem adquire um veículo deste tipo e que precise para os seus trajectos habituais de utilizar quase toda a autonomia, tem que levar em conta que a cada 2000kms, tem que colocar um novo pack de baterias, o que acaba por reduzir ou quase anular a poupança deste tipo de veículos.
Cumprimentos,
D. Duarte
-
BondadeSua
- Membro Gold

- Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm
Re: Perda de Autonomia - Scooter com 3000Kms
Eu não sou grande "conhecedor", mas pelo que aprendi cá pelo fórum, aquilo que relatas, é próximo daquilo que muitos outros já verificaram. Infelizmente!
É ideia assente, que baterias de gel/chumbo, só em casos muito especiais é que atingem ou mesmo suplantam as estimativas das "lojas". Vê o diário de: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... =62&t=8119
que no final da página 17, mostra como chegou aos 15 000.
VE e gel, não tem sido a melhor escolha/aconselhamento, parece-me. Dá para desenrascar durante algum tempo!
Mas cada caso é um caso...acredito
Espera pelos comentários, mas acho que a maioria daqueles que optaram por gel, equacionaram a "mudança", mais cedo do que imaginaram.
BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]
-
rocker_pt
- Membro Gold

- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Reforço o que foi dito pelo BondadeSua. A tua situação é normal para baterias de gel. Já tive uma mota do tipo da tua Liberty e não duraram muito mais do que as tuas. Optei por baterias de lítio. Neste momento tenho quase 30.000km percorridos e na minha ideia actual estou crente que elas possam fazer 10x mais do que já fizeram.
Pode ser exagero estes 10x mais, mas é só para teres a ideia da diferença das baterias.
Não desistas dos VE, mas desiste apenas das baterias de chumbo (gel).
Pode ser exagero estes 10x mais, mas é só para teres a ideia da diferença das baterias.
Não desistas dos VE, mas desiste apenas das baterias de chumbo (gel).
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
marcopns
- Membro Gold

- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Mais um para confirmar o que foi dito. Mete lítio na mota, é caro mas vale cada cêntimo. Tenho uma mota com mais de 2 anos e quase 27 000km, no ultimo fim de semana fiz um check up as baterias e não revelaram qualquer perda de capacidade.
A mota que atingiu os 15 000 que o BondadeSua falou, é uma E-max com baterias de gel de superior capacidade. Nao recomendo, pois são quase tão caras como o lítio e são muito pesadas 100kg... muitos quadros acabam por ceder.
A mota que atingiu os 15 000 que o BondadeSua falou, é uma E-max com baterias de gel de superior capacidade. Nao recomendo, pois são quase tão caras como o lítio e são muito pesadas 100kg... muitos quadros acabam por ceder.
-
_rapt0r_
- Membro Silver

- Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm
Sim é normal, a tua situação é igual a minha.. 8000km e já esta a pedir o 3º pack.. Também o Inverno ja chegou e isso contribui significamente para a redução de autonomia porque quando a temperatura esta a menos de 20º por cada grau a menos perdes 2km de autonomia nas baterias de gel...
cumps
cumps
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Junto tudo o que os outros users escreveram e digo que chumbo é bom para começar mas rapidamente a mudar!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
pafi
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Ainda há a considerar quantos km seguidos conduzes (sem carregar). Um ciclo (uma descarga) em chumbo tira mais tempo de vida à bateria que um ciclo em baterias de lítio. Se a utilização diária for sempre descarga completa (ou quase...), então tens aí motivo para desgaste precoce do material.
Pelo que se tem dito aqui, as baterias de chumbo devem sofrer descargas até 50% da sua capacidade; mais que isso o material começa a degradar-se e a não recuperar, o que a longo prazo se traduz nessa perda de autonomia.
Claro que o pessoal gosta de ir aos encontros e fazer centenas de km seguidos, e aí não há hipótese, tem que se beliscar um bocadinho o material... mas também não fazemos isso todos os dias
.
Pelo que se tem dito aqui, as baterias de chumbo devem sofrer descargas até 50% da sua capacidade; mais que isso o material começa a degradar-se e a não recuperar, o que a longo prazo se traduz nessa perda de autonomia.
Claro que o pessoal gosta de ir aos encontros e fazer centenas de km seguidos, e aí não há hipótese, tem que se beliscar um bocadinho o material... mas também não fazemos isso todos os dias
Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
MRider
- Membro Platinium

- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Boas
Pois as baterias de gel ja se sabe como é, desenrasca por algum tempo mas se apanhas subidas ui e que vão mais rapido.
Se calhar com esses 50 km que fazias no incio ja estavas a puxar um bocado por elas .
Podes optar por meter mais um pequeno pack de litio junto com esse para ajudar, ou meter de uma vez um pack de litio ai de uns 40Ah, que não deve sair assim tão caro.
Abraço
Pois as baterias de gel ja se sabe como é, desenrasca por algum tempo mas se apanhas subidas ui e que vão mais rapido.
Se calhar com esses 50 km que fazias no incio ja estavas a puxar um bocado por elas .
Podes optar por meter mais um pequeno pack de litio junto com esse para ajudar, ou meter de uma vez um pack de litio ai de uns 40Ah, que não deve sair assim tão caro.
Abraço
Live long and prosper!
-
Mumia
- Moderador

- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Bom o que dizer... está td dito... a verdade... baterias de gel a meu ver NÃO deviam existir para os VE's são elas que fazem com que seja visto como uma má opção... (temos aqui um exemplo).
Não desistas... aproveita o que der esse pack... e assim que der muda para Litio.... e aí!!! Acredita mudas por completo a tua opiniao!!
P.S. - A todos os vendedores de motas eléctricas um pedido. ABANDONEM o chumbo/gel!!! Estão a denegrir a imagem dos VE's!!! Obrigado
Não desistas... aproveita o que der esse pack... e assim que der muda para Litio.... e aí!!! Acredita mudas por completo a tua opiniao!!
P.S. - A todos os vendedores de motas eléctricas um pedido. ABANDONEM o chumbo/gel!!! Estão a denegrir a imagem dos VE's!!! Obrigado
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km
-
eurovestor
Autor do tópico - Membro

Boa a todos,
Muito obrigado pelas vossas respostas, não esperava tanto feedback tão rápido, e sinto-me realmente compreendido.
Tudo o que cada um disse é verdade, não utilizo a carga total todos os dias, mas pelo menos 2 dias na semana isso foi feito nos 3000kms. Ainda por cima 2000 desses kms foram feitos em Janeiro e Fevereiro deste ano, os meses mais frios do ano.
Em relação à minha opinião sobre os VE's, realmente estava a ficar desanimado, agora vejo que o problema é do tipo de baterias...
Houve alguém que mencionou a possibilidade de adicionar algumas baterias de lítio a este pack, teria que colocar também outro controlador + bms certo?
Ainda não sei o que vou fazer, também estou a pensar mudar-me para um apartamento e aí fica difícil carregar a scooter, alguém aqui vive num apartamento sem garagem? Como fazem para carregar?
Muito obrigado,
David Duarte
Muito obrigado pelas vossas respostas, não esperava tanto feedback tão rápido, e sinto-me realmente compreendido.
Tudo o que cada um disse é verdade, não utilizo a carga total todos os dias, mas pelo menos 2 dias na semana isso foi feito nos 3000kms. Ainda por cima 2000 desses kms foram feitos em Janeiro e Fevereiro deste ano, os meses mais frios do ano.
Em relação à minha opinião sobre os VE's, realmente estava a ficar desanimado, agora vejo que o problema é do tipo de baterias...
Houve alguém que mencionou a possibilidade de adicionar algumas baterias de lítio a este pack, teria que colocar também outro controlador + bms certo?
Ainda não sei o que vou fazer, também estou a pensar mudar-me para um apartamento e aí fica difícil carregar a scooter, alguém aqui vive num apartamento sem garagem? Como fazem para carregar?
Muito obrigado,
David Duarte
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Aproveita que agora o chumbo já dá uns 50 centimos/Kg para a reciclagem! Compra umas baterias de litio e anda tranquilamente por uma infinidade de km.
Podes verificar o meu DB da minha antiga Flash 2000, igual à tua.
Comprei-a com 2000km, já com problemas nas baterias! Coloquei-lhe 80Ah de litio e fiquei com 120km de autonomia! Em 10 meses fiz-lhe 16 000 km. Ainda não existe qualquer diferença de autonomia, após esses km, e espero que faça uns 200 mil km com as mesmas celulas!
Eu acho bem que haja motas com baterias de chumbo gel, só por um motivo! Assim pode-se esperimentar esta fantastica mobilidade, podendo certificar o bom investimento que será, sendo estas convertidas a baterias de litio!
Bons investimentos!
Podes verificar o meu DB da minha antiga Flash 2000, igual à tua.
Comprei-a com 2000km, já com problemas nas baterias! Coloquei-lhe 80Ah de litio e fiquei com 120km de autonomia! Em 10 meses fiz-lhe 16 000 km. Ainda não existe qualquer diferença de autonomia, após esses km, e espero que faça uns 200 mil km com as mesmas celulas!
Eu acho bem que haja motas com baterias de chumbo gel, só por um motivo! Assim pode-se esperimentar esta fantastica mobilidade, podendo certificar o bom investimento que será, sendo estas convertidas a baterias de litio!
Bons investimentos!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
Mumia
- Moderador

- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
São opiniões e aceito... 
Porem sem qq duvida que quem compra um VE paga X e faz contas ao que tem de fazer para amortizar esse X, não compra a pensar.... "agora gasto X e daqui a 2mil km gasto + Y". É claro que depois vem o mau pensamento "isto realmente não presta fui deita dinheiro ao lixo". E lá se vai a imagem dos VE's.....
Porem sem qq duvida que quem compra um VE paga X e faz contas ao que tem de fazer para amortizar esse X, não compra a pensar.... "agora gasto X e daqui a 2mil km gasto + Y". É claro que depois vem o mau pensamento "isto realmente não presta fui deita dinheiro ao lixo". E lá se vai a imagem dos VE's.....
Queimo, mas apenas electrões....
-
BondadeSua
- Membro Gold

- Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm
O Mumia tem razão.
Mas o conhecimento e a forma como individualmente nos ajustamos a ele, varia muito. E não quero dizer que "as lojas" nos estejam a querer ludibriar. A opinião que emiti logo no inicio, tem a ver com a minha experiência e o conhecimento que cá se vai partilhando. Dou-o como muito útil para a minha escolha quando tive que a fazer.
Mas não se admirem de continuarem a ouvir, afirmações contrárias aquilo que "nós" afirmamos!
Tenho um filho que acabou o curso de saúde ambiental o mês passado. Em Agosto, tive uma longa conversa com ele, mas não acreditou na minha tese de "como tratar as baterias", pois nos seus manuais da disciplina que fizera algum tempo antes, afirmava-se que tinha-se que as descarregar até ao limite "sempre". Só depois é que se metiam à carga.
Ora esta teoria, não é a mais ajustada. Pelo menos na grande maioria "delas".
Ainda há muita confusão! Vejam aquela referência dos nosso "amigos" do norte, em relação ao tratamento que ainda é dado às ("siguei") dos hipermercados!
BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

Temos de ser coerentes! Eu também disse que só conhecia uma razão...
Podem estar a confundir as coisas... Uma coisa é o mau dimencionamento, e outra é a qualidade dos materiais!
Que fique bem claro uma coisa, para qualquer modelo de bateria, as melhores do mercado, se forem colocadas em esforço para o qual não estão dimencionadas, vão à vida em dois tempos!
Independentemente dos tratos de descarga (em percentagens), mesmo para as de chumbo gel, sendo estas descargas muito inferiores aos limites que as baterias podem chegar, durarão muito!
O que se passa na Flash 2000, se for igual à que eu tinha, chega aos 60A, se for em arranque ou numa subida forte ou até com vento contra. Ora verificando a potencia disponivel das baterias Greensaver de 2x20Ah, que lhes vem aplicadas, nessas motas, claro está que não durarão muito tempo! (mesmo que só lhes seja descarregado 30% de cada carregamento)
Verifiquem aqora a e-max 110S com 60Ah de Greensaver, igual à que eu tenho, mas com uma potencia nominal saida do controlador de 40A (sem bost)!
Daí andarem por cá algumas destas e-max 110S já com mais de 15 mil kms, e ainda com autonomia consideravel!
Para as baterias da Flash durarem tantas descargas quanto as da e-max, teriam que ter porpocionalmente os mesmos Amperes, que seria por volta dos 90Ah( e têm apenas 40Ah).
Depois não digam que não sabem o porquê de as coisas acontecerem...
Não estou com isto a dizer que não melhore ainda, se as descargas forem apenas até os 50%!
Podem estar a confundir as coisas... Uma coisa é o mau dimencionamento, e outra é a qualidade dos materiais!
Que fique bem claro uma coisa, para qualquer modelo de bateria, as melhores do mercado, se forem colocadas em esforço para o qual não estão dimencionadas, vão à vida em dois tempos!
Independentemente dos tratos de descarga (em percentagens), mesmo para as de chumbo gel, sendo estas descargas muito inferiores aos limites que as baterias podem chegar, durarão muito!
O que se passa na Flash 2000, se for igual à que eu tinha, chega aos 60A, se for em arranque ou numa subida forte ou até com vento contra. Ora verificando a potencia disponivel das baterias Greensaver de 2x20Ah, que lhes vem aplicadas, nessas motas, claro está que não durarão muito tempo! (mesmo que só lhes seja descarregado 30% de cada carregamento)
Verifiquem aqora a e-max 110S com 60Ah de Greensaver, igual à que eu tenho, mas com uma potencia nominal saida do controlador de 40A (sem bost)!
Daí andarem por cá algumas destas e-max 110S já com mais de 15 mil kms, e ainda com autonomia consideravel!
Para as baterias da Flash durarem tantas descargas quanto as da e-max, teriam que ter porpocionalmente os mesmos Amperes, que seria por volta dos 90Ah( e têm apenas 40Ah).
Depois não digam que não sabem o porquê de as coisas acontecerem...
Não estou com isto a dizer que não melhore ainda, se as descargas forem apenas até os 50%!
-
eurovestor
Autor do tópico - Membro

Caro Jorge Rocha,
Obrigado pelo seu comentário.
De facto no início fiquei impressionado com os arranques e desenvolvimento da Scooter, em pouco tempo por vezes chegava aos 65kms/hora, algo que eu não esperava possível com esta Scooter...
Depois da primeira revisão na Batlight, notei que isso já não acontecia mais.
Agora o limite são mesmo os 50kms e os arranques ligeiramente mais calmos, percebi que deveriam ter afinado o controlador para poupar as restantes baterias.
Sinceramente, na altura não adquiri o modelo com baterias de lítio, porque nas pesquisas que fazia, encontrava vários utilizadores com problemas de BMS, por exemplo dos modelos Thunder, e fiquei com receio de investir tanto para depois ter problemas.
Agora não sei bem o que fazer, além desta situação tenho a mudança de casa para fazer...
De qualquer forma, sem dúvida que os vossos comentários me ajudarão a tomar uma decisão futura.
Se alguém tiver interesse em adquirir a Scooter, enviem uma mensagem, tenho já ua pessoa muitíssimo interessada, mas pelo peso que tem, penso que não ficará satisfeito com a compra, algo que eu não quero que aconteça...
Muito obrigado,
David Duarte
Obrigado pelo seu comentário.
De facto no início fiquei impressionado com os arranques e desenvolvimento da Scooter, em pouco tempo por vezes chegava aos 65kms/hora, algo que eu não esperava possível com esta Scooter...
Depois da primeira revisão na Batlight, notei que isso já não acontecia mais.
Agora o limite são mesmo os 50kms e os arranques ligeiramente mais calmos, percebi que deveriam ter afinado o controlador para poupar as restantes baterias.
Sinceramente, na altura não adquiri o modelo com baterias de lítio, porque nas pesquisas que fazia, encontrava vários utilizadores com problemas de BMS, por exemplo dos modelos Thunder, e fiquei com receio de investir tanto para depois ter problemas.
Agora não sei bem o que fazer, além desta situação tenho a mudança de casa para fazer...
De qualquer forma, sem dúvida que os vossos comentários me ajudarão a tomar uma decisão futura.
Se alguém tiver interesse em adquirir a Scooter, enviem uma mensagem, tenho já ua pessoa muitíssimo interessada, mas pelo peso que tem, penso que não ficará satisfeito com a compra, algo que eu não quero que aconteça...
Muito obrigado,
David Duarte
-
eurovestor
Autor do tópico - Membro

Caro Jorge Rocha,
Seria possível partilhar que modelo de baterias e BMS colocou?
Abraço
Seria possível partilhar que modelo de baterias e BMS colocou?
Abraço
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

As baterias que lhe coloquei vieram da http://www.ev-power.eu/
Como lhe coloquei 80Ah o seu equilibrio estava muito constante, andando sempre a confirmar, a cada passo! Agora, como um amigo quis ficar com ela, comprei um bms em BMSBattery, para lhe colocar, mas como não vinha regulado para os parametros que pretendia, ainda não o apliquei. Estou à espera que chegue o um equipamento para então poder programar nos parametros nesse tipo de bms!
Como lhe coloquei 80Ah o seu equilibrio estava muito constante, andando sempre a confirmar, a cada passo! Agora, como um amigo quis ficar com ela, comprei um bms em BMSBattery, para lhe colocar, mas como não vinha regulado para os parametros que pretendia, ainda não o apliquei. Estou à espera que chegue o um equipamento para então poder programar nos parametros nesse tipo de bms!
-
eurovestor
Autor do tópico - Membro

Teria que colocar 15 baterias de 3,2V (com a amperagem desejada) em série para conseguir os 48V certo?
-
eurovestor
Autor do tópico - Membro

Já faz muito tempo que não utilizo a teoria que aprendi de electricidade no curso que tirei.
Mas deixe ver se acerto, adquiriu 30 x 3,2V LFP040AHA e colocou um (pack de 15 em série) em paralelo com o outro (pack de 15 em série), obtendo os 48V e 80Ah.
A vantagem em relação a adquirir mais baterias com menor amperagem, é que quando avaria uma bateria, o custo é inferior, estarei certo?
Mas deixe ver se acerto, adquiriu 30 x 3,2V LFP040AHA e colocou um (pack de 15 em série) em paralelo com o outro (pack de 15 em série), obtendo os 48V e 80Ah.
A vantagem em relação a adquirir mais baterias com menor amperagem, é que quando avaria uma bateria, o custo é inferior, estarei certo?
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

Inicialmente coloquei-lhe 60 celulas de 20Ah cada, que estavam em promoção (mais baratas uns 4€ e celula). Ficando 4 em paralelo, com série de 15 desses conjuntos de 4. Depois coloquei mais 2 conjuntos, ficando com 17 elementos! Ficou com maior arrenque e com mais 7 km/h da velocidade maxima anterior! (Pelo GPS ficou a dar 57km/h) Podes ver no meu diário de bordo...eurovestor Escreveu:Já faz muito tempo que não utilizo a teoria que aprendi de electricidade no curso que tirei.