ah sim senhor, gostei !!!!joao.prates Escreveu:
no chão para além dos isolamentos que o empreiteiro já deve ter posto, nomeadamente pedragulhos enormes (enroncamento), pedra menor, massa de base, isolamento acrílico (contra humidade), isolamento térmico, betão e sei lá mais o quê que eu vi fazerem, os tipos do aquecimento ainda colocaram umas placas de cortiça por cima disto tudo, e uma folha de plástico fina que serve de "papel milimétrico", e foi na cortiça que que agrafaram o circuito radiante. por isso todo o aquecimento é forçado a subir, para baixo não tem para onde ir.
a cortiça a ser aplicada, pela cor transparece pelo papel no solo é granulado negro de cortiça.
este tipo de granulado, caros leitores, é 100 % natural, foi descoberto po r um sr ingles, que fazia coletes salvavidas de cortiça, antes da era do plastico, para encher as bolsas dos coletes salva vidas, existia um molde metálico que introduzia a cortiça nas bolsas.
durante um incendio nessa fabrica, os moldes estavam cheios de granulado de cortiça, que cozeram durante o fogo, no rescaldo , recuperaram os moldes e verificaram que saíam blocos de cortiça dos moldes, foi assim que nasceu o granulado negro de cortiça.
o processo é muito simples, num autoclave como formato pretendido, aquece-se a cortiça até aos 300ºc, aqui as ceras existens na cortiça transformam-se expandindo-se e colam os granulos uns aos outros, a energia necessária provém dos resíduos de biomassa da transformacao de cortiça em granulos, logo o processo é auto suficiente em energia e dentro do ciclo neutro de co2.
infelizmente, só os paises nordicos utilizam a cortiça pra isolar, uma vez que tem factores ambientais em conta, apos a demolicao da casa o isolamento pode ser transformado em outras aplicações , o que nao acontece com o esferovite....
abraço a todos
mtavares