Obrigadomauri Escreveu:A partir de agora (5mng) tens todos os direitos incluindo enviando mp.
Scooter Eléctrica ou não?
-
CoolZeroFCP
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am
Re: Scooter Eléctrica ou não?
-
ICEM4N
- Membro Platinium

- Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
CoolZeroFCP Escreveu:Tendo mota eléctrica esses km vao aumentar muito. So necessito de fazer 800km mes e estou a fazer cerca de 1400 km.... para onde vou?? Sei la bemmauri Escreveu:A partir de agora (5mng) tens todos os direitos incluindo enviando mp.
Obrigado
Icem4n - Ricardo
Predator 40ha -- 11.000km
On tapatalk
ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km
A cantar desde 17-Setembro de 2011
-
hmma
- Membro Silver

- Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
O Volt também tocou num ponto importante - a desvalorização que se tem verificado nas VEs é menor do que nos equivalentes a CI (sem contar com aqueles que foram comprados com incentivos do estado e depois são vendidos já com esse "desconto" incluido - fazendo baixar o valor artificialmente)... ou seja, convém entrar nas contas também o valor para retoma em "fim-de-vida"
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Mobilidade Sustentável
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Mobilidade Sustentável-
BondadeSua
- Membro Gold

- Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm
ICEM4N Escreveu:...
Tendo mota eléctrica esses km vao aumentar muito. So necessito de fazer 800km mes e estou a fazer cerca de 1400 km.... para onde vou?? Sei la bem
...
... foi um ar que lhes deu!
Foi o que eu disse logo a princípio. Eu sei e sei que vocês sabem que eu sei, que acabamos sempre por ir muito além do que iríamos, se o combustível fosse outro! É a vida.
Verdades de "meia tigela", mas é assim que funcionou com todos...
BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]
-
machado
- Membro

- Registado: quinta jun 05, 2008 9:13 pm
Ola pessoal
tenho andado a ler muito sobre os ve, para decidir a comprar um, neste topico tem se feito muitas contas.quero acrescentar um dado novo aqui que ninguem falou.Nas contas dos consumos dos ve nao se devia meter as baterias? É q elas ao fim de da sua vida util teem q ser substituidas por umas novas certo? Por isso o valor delas tb teem q entrar no consumo das ve.
tenho andado a ler muito sobre os ve, para decidir a comprar um, neste topico tem se feito muitas contas.quero acrescentar um dado novo aqui que ninguem falou.Nas contas dos consumos dos ve nao se devia meter as baterias? É q elas ao fim de da sua vida util teem q ser substituidas por umas novas certo? Por isso o valor delas tb teem q entrar no consumo das ve.
-
ICEM4N
- Membro Platinium

Se comprares uma 125cc gasolina também teras entao de trocar o motor aos 100.000 kms costumas fazer essas contas?machado Escreveu:Ola pessoal
Icem4n - Ricardo
Predator 40ha -- 13.000km
On tapatalk
ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km
-
CoolZeroFCP
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am
Mesmo não falando de troca de motores, poderás fazer a conta mudando as baterias aos 75.000km gastando cerca de 2.000€ em baterias que muito provavelmente serão bastante superiores às anteriores, quer a nível de autonomia quer a nível de durabilidade.
Sent from my LG-P990 using Tapatalk 2
Sent from my LG-P990 using Tapatalk 2
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Se me fosse oferecida (custo zero) uma scooter a gasolina (equivalete á que tenho electrica), ao final de 50 000 km já estaria mais cara (só contabilizando a gasolina) que todo o investimento que farei na minha em igual quilometragem (incluindo o custo da scooter electrica, todo o desgaste de pneus, pastilhas de travão, electricidade e revisões nesses mesmos 50 000 km, etc.).machado Escreveu:Ola pessoal
Eu já tive varias a gasolina, sei o que a casa gasta!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Epá, eu nem sou grande utilizador de facebook, mas tenho de meter um like neste comentário que acima cito... É que mais ninguém pensa nisto! As pessoas quando começam a perceber que sai mais barato andar ecologicamente bem disposto do que o contrário, sentem-se pobres e desconfiam porque acham que esta natureza é uma esmola (e procuram mais razões para não acreditar)...ICEM4N Escreveu:Se comprares uma 125cc gasolina também teras entao de trocar o motor aos 100.000 kms costumas fazer essas contas?machado Escreveu:Ola pessoal
Icem4n - Ricardo
Predator 40ha -- 13.000km
On tapatalk
Não há que ter receios dos factos e há sim, que aceitá-los. Depois, já que fomos ajudados e informados, podemos procurar ajudar os outros informando-os.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
marcopns
- Membro Gold

- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Ok... mais um like para o Volt, Icem4n e para o JR
A questão da troca das baterias é a primeira duvida de qualquer pessoa que começa a analizar o mercado dos VEs. Quando começamos a perceber que as baterias de Litio podem fazer mais de 2 ou 3 mil ciclos equivalente a 100 ou 200 mil kms, rapidamente percebemos que essa questão não faz sentido e passamos a duvida nº2: "É possível colocar um dínamo na roda como as bicicletas e carregar em andamento?"
Faltam exemplos práticos que comprovem os 100 000km, penso que os pioneiros do forum andam actualmente próximos dos 40 000km
A questão da troca das baterias é a primeira duvida de qualquer pessoa que começa a analizar o mercado dos VEs. Quando começamos a perceber que as baterias de Litio podem fazer mais de 2 ou 3 mil ciclos equivalente a 100 ou 200 mil kms, rapidamente percebemos que essa questão não faz sentido e passamos a duvida nº2: "É possível colocar um dínamo na roda como as bicicletas e carregar em andamento?"
Faltam exemplos práticos que comprovem os 100 000km, penso que os pioneiros do forum andam actualmente próximos dos 40 000km
-
BondadeSua
- Membro Gold

E se por acaso...digamos que por mero acaso, a "ciclistica" acabar antes das baterias?marcopns Escreveu:Ok... mais um like para o Volt, Icem4n e para o JR![]()
Aí o que fazemos?
Que mais contas é que tenho que fazer?
Libertem-se do dizimo!
BondadeSua
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Bom, deixamo-nos de ironias e voltamos ao tópico, afinal as questão do machado é real e todas as pessoas que se informam acerca dos ve's têm essas perguntas, e são muito bem colocadas, porque afinal serão um custo vamos ter.
Quanto duram em kms ou anos ??? acho que é especular um pouco, não temos numeros correctos para afirmar, nem os fabricantes, mas seguramente estão a portar-se bem conforme se pode ver pelos diários de bordo, e afinal estão para ficar....
Se sai mais barato que outra tecnologia ??? depende da questão anterior.
Portanto a meu ver são questões que ainda estão no ar, e quem as faz não merece uma resposta fria ou ironica, porque são reais, para todos nós.
Edit:
PS: Só para lembrar que quando os ve's traziam baterias de chumbo, também todos diziam que ficava mais em conta do que com gasolina, e que as baterias de lítio eram muito caras, o que afinal se veio a confirmar o contrário.....
Quanto duram em kms ou anos ??? acho que é especular um pouco, não temos numeros correctos para afirmar, nem os fabricantes, mas seguramente estão a portar-se bem conforme se pode ver pelos diários de bordo, e afinal estão para ficar....
Se sai mais barato que outra tecnologia ??? depende da questão anterior.
Portanto a meu ver são questões que ainda estão no ar, e quem as faz não merece uma resposta fria ou ironica, porque são reais, para todos nós.
Edit:
PS: Só para lembrar que quando os ve's traziam baterias de chumbo, também todos diziam que ficava mais em conta do que com gasolina, e que as baterias de lítio eram muito caras, o que afinal se veio a confirmar o contrário.....
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
BondadeSua
- Membro Gold

sorry
-
machado
- Membro

- Registado: quinta jun 05, 2008 9:13 pm
Ola
Parece q há por aqui gente q nao consegue ouvir uma verdade, por mais q tentem fechar os olhos, essa é a verdade nua e crua,um dia as despesas com umas novas baterias vao aparecer...muita coisa escrita nos consumos q sao de a.50 aos 100km...muita coisa escrita q os ve nao tem manutençao quase nenhuma,agora pergunto! se as baterias nao vao para o consumo nem para a manutençao? Só vejo uma maneira, devem ser oferecidas pela marca...
P.S. Continuo interesado em adquirir um ve logo q possivel,mas tb sei q nem tudo é um mar de rosas.
Parece q há por aqui gente q nao consegue ouvir uma verdade, por mais q tentem fechar os olhos, essa é a verdade nua e crua,um dia as despesas com umas novas baterias vao aparecer...muita coisa escrita nos consumos q sao de a.50 aos 100km...muita coisa escrita q os ve nao tem manutençao quase nenhuma,agora pergunto! se as baterias nao vao para o consumo nem para a manutençao? Só vejo uma maneira, devem ser oferecidas pela marca...
P.S. Continuo interesado em adquirir um ve logo q possivel,mas tb sei q nem tudo é um mar de rosas.
-
ICEM4N
- Membro Platinium

Quando falamos em consumo vai para os 0.70 pois eu nao consigo andar devagar e é sempre em auto estrada. Quanto as baterias. Bato na mesma tecla, tenho um bmw que normalmente leva turbo aos 200.000 e nunca fiz contas a esse problema, o mesmo faco com baterias que tem uma durabilidade estimada de 100.000 km e a mota em si aos 50.000 deve estar a caminhar p o sucateiro.
Manutenção o meu sogro de 4000 em 4000 vai ao mecânico trocar de óleo e eu tenho 15000 em 1 ano e nem calços troquei sequer.
Tenta perceber nao é um mar de rosas o ve mas com muito cuidado e bom tratamento apenas tens o custo inicial mais calços e pneus.
Esta é a.minha humilde opinião. Quando tiveres uma vais ver que ainda vens as nossas concentrações e vais rir dos próximos que vao ter as tuas duvidas.
Icem4n - Ricardo
Predator 40ha -- 15.000km
On tapatalk
Manutenção o meu sogro de 4000 em 4000 vai ao mecânico trocar de óleo e eu tenho 15000 em 1 ano e nem calços troquei sequer.
Tenta perceber nao é um mar de rosas o ve mas com muito cuidado e bom tratamento apenas tens o custo inicial mais calços e pneus.
Esta é a.minha humilde opinião. Quando tiveres uma vais ver que ainda vens as nossas concentrações e vais rir dos próximos que vao ter as tuas duvidas.
Icem4n - Ricardo
Predator 40ha -- 15.000km
On tapatalk
ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Quer-me parecer que a unica pessoa que não quer ouvir as verdades és tu! Mas isso passa quando tu mesmo verificares na tua futura VE.machado Escreveu:Ola
Aviso-te já que ter um VE não é um mar de rosas! Ainda não existem muitas infra-extruturas para postos de carregamento, oficinas para sua manutenção, substituição de pneus em rodas com motor e seu calibramento, etc....
A maior parte dos modelos são de origem chinesa e sem qualquer rigor de construção. Se leres por aí fora nesses diarios de bordo verificarás montes de melhorias que o pessoal teve de fazer, e ainda continua...
Mas se me dessem a escolher, eu faria de novo esse investimento num VE (há falta do m€lhor, mesmo umas chinoca). Viaturas de combustão? Jamais!!!
Faz uma boa escolha, e já sabes que aqui, por vezes, é o unico local onde recebe algum apoio completamente gratuito!
Boa sorte
Tudo por um mundo mais limpo!
-
marcopns
- Membro Gold

- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
E qual deve ser o intervalo de troca de baterias a ter em conta?
As baterias estão incluídas no custo de aquisição da mota por isso devem ser contabilizadas como custo inicial. Infelizmente não existem elementos suficientes para determinar a duração real dos packs de Litio, mas penso que todos nós acreditamos que seja possível ultrapassar os 100 000km, ou não houvessem marcas a dar garantia de 80 000km! Ao fim de 100 000km a duvida passa a ser outra, troco de baterias ou troco de mota? Naturalmente a solução mais em conta seria pagar 2 000€ por um novo pack e usufruir da mota até aos 200 000km.
E quanto gastaríamos nestes 200 000km?? O custo inicial ex. 6000€ + 1500€ de electricidade + 2000€ do segundo pack + uns 2000€ para pneus, travões e possíveis avarias... isto dá um custo total de 11 500€ para 200 000km, ou seja 5,75 cêntimos por km!
Claro que tudo isto é especulação, provavelmente as baterias até duram mais de 100 000km, e o 2º pack nem custaria 2000€ porque a tendência do preço das baterias será baixar.
Existem testes independentes que confirmam que após 13 000 ciclos de descarga a 10%, o mesmo que dizer 150 000km na minha mota, estas mantêm 90% da sua capacidade de carga original. Testes realizados em condições bastante agressivas, mas não deixam de ser testes de laboratório.
Também acho que é especulação fazer as contas das motas CI usando o preço da gasolina a 1,73€ por litro. Quando comprei o meu carro há 12 anos atrás, o gasóleo estava a 0,70€ o litro, imaginem o desvio que tive nas contas...
As baterias estão incluídas no custo de aquisição da mota por isso devem ser contabilizadas como custo inicial. Infelizmente não existem elementos suficientes para determinar a duração real dos packs de Litio, mas penso que todos nós acreditamos que seja possível ultrapassar os 100 000km, ou não houvessem marcas a dar garantia de 80 000km! Ao fim de 100 000km a duvida passa a ser outra, troco de baterias ou troco de mota? Naturalmente a solução mais em conta seria pagar 2 000€ por um novo pack e usufruir da mota até aos 200 000km.
E quanto gastaríamos nestes 200 000km?? O custo inicial ex. 6000€ + 1500€ de electricidade + 2000€ do segundo pack + uns 2000€ para pneus, travões e possíveis avarias... isto dá um custo total de 11 500€ para 200 000km, ou seja 5,75 cêntimos por km!
Claro que tudo isto é especulação, provavelmente as baterias até duram mais de 100 000km, e o 2º pack nem custaria 2000€ porque a tendência do preço das baterias será baixar.
Existem testes independentes que confirmam que após 13 000 ciclos de descarga a 10%, o mesmo que dizer 150 000km na minha mota, estas mantêm 90% da sua capacidade de carga original. Testes realizados em condições bastante agressivas, mas não deixam de ser testes de laboratório.
Também acho que é especulação fazer as contas das motas CI usando o preço da gasolina a 1,73€ por litro. Quando comprei o meu carro há 12 anos atrás, o gasóleo estava a 0,70€ o litro, imaginem o desvio que tive nas contas...
-
BondadeSua
- Membro Gold

Com toda a humildade volto a dizer, aos cépticos, libertem-se do dízimo!
Isto não tem nada de ofensivo, tem sim, justificação económica e ambiental! Veículos de CI, para mim, são moda de "gente rica"
E partilhamos o nosso conhecimento!
Também usava "vespa". Era uma necessidade minha diária, e serviu sempre, até que fiz a troca. No momento, posso garantir que em menos de 2 anos, já economizei em combustível cerca de 2000€, tendo em conta que a esposa passou a usar muitas vezes a minha boleia. Com a scooter anterior, nem se sentou nela.
Como já tinha parte da minha solução/negócio de transporte, resolvido, vendi-o e amortizei 2000@ na actual. Desembolso final, (com extras), cerca de 3200€. Está quase paga a minha mudança!
No calculo do investimento, não podemos levar em conta o custo da substituição do pack, tal como não pensamos na substituição dos pneus, nem no "turbo". O Marco e o Jorge explicou esta parte bem, para quem quiser aceitar a explicação.
Problemas haverá sempre. E nesta comunidade encontrei solução para eles, já que lá "fora" na sociedade, me criaram entraves de toda a ordem. Até me perguntam como vou fazer para reciclar as baterias. ...estou preocupadissimo!
Se eu tiver que mudar, espero que não brevemente, volto a mudar para VE melhor se possível, na medida da minha carteira. E essa bitola é muito importante.
Mas levo a mal, se tentam convencer-me que economizo andando a espalhar CO2! Esta parte está por demais demonstrada nos diários de bordo, e nos problemas de saúde e climáticos com que tenho de conviver!
É claro que comprar VE, para ficar na garagem, é muitíssimo mais caro que andar a pé.
VE pagam-se, se andarem muito e quanto mais andarem mais depressa se amortizam. Com os de CI, cada vez em que damos à chave, tornam-se mais caros. É sempre a aumentar! Esta sim, é a verdade que não nos dizem!
Acreditem se estiverem dispostos a isso. Façam as contas de pernas para o ar, se for preciso, que eu também as fiz!
E o meu mundo não é de "rosas", mas de muitos espinhos...não duvidem!
BondadeSua
-
labutess
- Membro Silver

- Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm
boas,
aderi aos v.e.
a minha viatura nada se compara ás aki faladas,mas pretendo ir para o trabalho com ela,10 km para cada lado e sem subidas.comprei uma quase scooter com pedais.dá 3okm na ida e 25 km na volta e ainda fico com bateria para umas voltas,carrego á noite na tarifa bihoraria,
pretendia melhorar o desempenho dela,alguma sugestão?
aderi aos v.e.
a minha viatura nada se compara ás aki faladas,mas pretendo ir para o trabalho com ela,10 km para cada lado e sem subidas.comprei uma quase scooter com pedais.dá 3okm na ida e 25 km na volta e ainda fico com bateria para umas voltas,carrego á noite na tarifa bihoraria,
pretendia melhorar o desempenho dela,alguma sugestão?
-
Mumia
- Moderador

- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
uma sugestão se for a que estou a pensar.... carregar SEMPRE!!! não deixe a dita fazer descargas profundas às baterias que so as estraga e muito! 
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km