EMA 98 é uma boa opção para as minhas necessidades?

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
Arthe
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda jun 09, 2008 3:26 pm

EMA 98 é uma boa opção para as minhas necessidades?

Mensagem por Arthe »

Com o preço do combustivel cada vez mais caro e gastar mais de 100,00€ por mes em combustivel, decidi aventurar-me mesmo na compra de uma scooter eléctrica. Pelo menos devo poupar mais de 60,00€ em combustivel se fizer o trajecto para o trabalho com a scooter.

Estive na pagina da ecocriterio e Vi uma scooter que acho que serve os objectivos. A EMA98.

Acho que me dá para fazer os 16 km diários, 8km para ir para o trabalho e mais 8km para casa. Posso carregar no trabalho, mas nem sempre (depende se estou no armazém ou na sede Ficam a 500m de distancia um do outro, mas se vou para a sede, não a poderei carregar). E vou tentar evitar carregá-la em casa para poupar dinheiro. Tenho algumas subidas. Uma delas a calçada da carris em Lisboa.

Acham que esta dá para as minha necessidades? E o que sabem da qualidade dela e a assistencia dela. O meu medo é esse sobre assistencia dada a estes veiculos de 2 rodas por serem residuais no mercado. Prefiro comprar a versão litio, mesmo sendo mais cara. Porque indo para o trabalho e vir vou fazer apenas um 7000kms por ano.

Há produtos na mesma linha desta scooter que sejam melhores. Para mim 30kms de autonomia chega. E não tenho ponho como opção ir e vir para o trabalho com bicicletas eléctricas ou velocipedes, já chega as estafas que apanho no trabalho. Quero ir para casa sem me cansar muito.

Obrigado pela a ajuda.

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Re: EMA 98 é uma boa opção para as minhas necessidades?

Mensagem por ICEM4N »

Quanto à poupança iras poupar cerca de 95eur mesmo carregando todos os dias em casa. Depois eu faco 10000 km ano para trabalhar e a mota tem 15000 e ainda nem fez 1 ano.

Se tem possibilidades p comprar lítio força pq chumbo nem devia existir no mercado pois é uma solução desastrosa e daqui a 3000 ou 4000 km ia mudar p lítio.

Quanto as subidas depende tb do seu peso.

Mota igual à florbela se n estou em erro. Faz cerca de 25-30 km seguidos mas è lenta.

Icem4n - Ricardo
Predator 40ha -- 13.000km
On tapatalk

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

ICEM4N Escreveu:Quanto à poupança iras poupar cerca de 95eur mesmo carregando todos os dias em casa. Depois eu faco 10000 km ano para trabalhar e a mota tem 15000 e ainda nem fez 1 ano.

Se tem possibilidades p comprar lítio força pq chumbo nem devia existir no mercado pois é uma solução desastrosa e daqui a 3000 ou 4000 km ia mudar p lítio.

Quanto as subidas depende tb do seu peso.

Mota igual à florbela se n estou em erro. Faz cerca de 25-30 km seguidos mas è lenta.

Icem4n - Ricardo
Predator 40ha -- 13.000km
On tapatalk
Concordo, motor de 1350w, muitas subidas vai ter que quase empurrar, a velocidade máxima é muito lenta pode ser perigoso em algumas estradas.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Já apareceu por cá pelo menos um proprietário desse modelo. Pelo menos no meu diário está um exemplar. Não sei se já tens acesso a MP para pedir ao dono uma apreciação. Mas vê pelo menos este link: http://hibridosclube.com/hybforum/index ... pic=1922.0
Aquilo que eu posso garantir, é que todos nós acabamos por fazer mais do que os (10Km), que podem ser as nossas necessidades básicas. E creio que a Flor, já "triplicou a autonomia".
Cada um é que define as suas necessidades, mas, a postura do proprietário de um VE, passa a ser outra, logo que faz a primeira carga! :lol: :lol: :lol: e quando pensa/compara com CI.
Mas vai dando pormenores, para que te possam aconselhar. Que outras pessoas na família possam usar. Coisas tão simples como o relevo, o tipo de horário/turno de trabalho. O tempo que se gosta ou não de andar na rua, vão/devem influir na nossa escolha!
Em que região moras?

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Autor do tópico
Arthe
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda jun 09, 2008 3:26 pm

Mensagem por Arthe »

Moro na zona de Odivelas e a subida mais complicada é a calçada da Carris logo a seguir ao Sr. Roubado.
Peso 62 kg e como disse normalmente para ir e vir para o trabalho faço 8+8 = Arredondo para 20kms por dia. Irei usa-la para isso e para as compras basicas no pingo doce da zona ou ir ter com os amigos dentro da cidade de Odivelas. Logo se num mês de 31 dias vou para o trabalho 26 dias (Excepto aos Domingos e friados), são 520 kms só para o trabalho, fora as deslocações dentro de Odivelas beber uma com os amigos à noite, etc, etc. Arredondo para 600Kms por mês (no meu carro ele para fazer 600kms é um deposito cheio de SC95 e tenho de andar a pisar ovos).

Passarei a usar o carro apenas ao Domingo quando vou para a Margem Sul PALMELA visitar o meu irmão, ou quando vou de ferias para o Algarve ou Espanha.

Mas a duvida pesando eu 62kg e fazendo 20kms por dia esta mota dará? Mesmo que ela tenha pouca força, desde que ande a uma média de 30km/h, demoro apenas um quarto de hora até casa. O tempo não interessa. Agora se a subir andar apenas a 10kms/h na calçada da carris é para esquecer esta mota. E como disseram pode ser perigosa se ela não andar nada numa rua das mais movimentadas de Lisboa que é a Calçada da Carris, apesar de ter a faixa do Bus à parte.

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

Arthe Escreveu:Moro na zona de Odivelas e a subida mais complicada é a calçada da Carris logo a seguir ao Sr. Roubado.
Peso 62 kg e como disse normalmente para ir e vir para o trabalho faço 8+8 = Arredondo para 20kms por dia. Irei usa-la para isso e para as compras basicas no pingo doce da zona ou ir ter com os amigos dentro da cidade de Odivelas. Logo se num mês de 31 dias vou para o trabalho 26 dias (Excepto aos Domingos e friados), são 520 kms só para o trabalho, fora as deslocações dentro de Odivelas beber uma com os amigos à noite, etc, etc. Arredondo para 600Kms por mês (no meu carro ele para fazer 600kms é um deposito cheio de SC95 e tenho de andar a pisar ovos).

Passarei a usar o carro apenas ao Domingo quando vou para a Margem Sul PALMELA visitar o meu irmão, ou quando vou de ferias para o Algarve ou Espanha.

Mas a duvida pesando eu 62kg e fazendo 20kms por dia esta mota dará? Mesmo que ela tenha pouca força, desde que ande a uma média de 30km/h, demoro apenas um quarto de hora até casa. O tempo não interessa. Agora se a subir andar apenas a 10kms/h na calçada da carris é para esquecer esta mota. E como disseram pode ser perigosa se ela não andar nada numa rua das mais movimentadas de Lisboa que é a Calçada da Carris, apesar de ter a faixa do Bus à parte.
Boas,
A ultima vez respondi um pouco á pressa, não que agora seja muito diferente mas vou tentar explicar melhor.

A primeira vez que se anda de VE a excitação é tanta que até a 5km/h parece uma maravilha, mas com o tempo fazer 8km a 45km/h pode ser penoso. É claro que temos por ai membros que fazem milhares de km/s a essa velocidade, e não tem nada de errado, mas acho que é uma questão de personalidade, se achares que a tens então pode ser uma boa escolha.

Relativamente á calcada.... 1º tu realmente és muito leve, parabéns, 2º Essa subida com essa moto deve-se conseguir fazer a bem mais do que 10m/h, talvez 25/35km/h mas a verdade é que só testando. assim sugiro que faças um test drive (muito importante) com caminhos diversos incluindo subidas para ver o que podes esperar.

Por ultimo e muito importante, por que não tentas durante uma semana fazer o teu trajeto normal (de carro) á velocidade que a moto deverá circular, assim poupas combustível e ficas com uma ideia e embora com a moto pareca sempre que vais mais rápido a verdade é que irás fazer esse trajeto meses, por isso se aguentares uma semana de carro, deverás aguentar 1 ano de moto.

Espero que tenha ajudado e o truque é experimentar.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

Muita coisa pode ser dita...e muita ajuda pode ser dada...

Porem... uma simples opinião!!! faz um Test drive com uma mota dessas plo caminho que precisas ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por ICEM4N »

Mumia Escreveu:Muita coisa pode ser dita...e muita ajuda pode ser dada...

Porem... uma simples opinião!!! faz um Test drive com uma mota dessas plo caminho que precisas ;)
Exactamente. mas em relação à velocidade mais de 30km/h em recta a subir sempre menos do que isso mesmo com o botao do turbo!
Eu tenho uma que dá 100km/h na auto estrada e era muito boa ...... ha 6 meses atras .... agora se desse 120 é que era.

Já que vais gastar algum dinheiro pensa em algo um pouquinho melhor ... margem sul quantos km sao? Nao poderas ir de mota?
Temos um companheiro que trocou de mota porque achou que 60km chegava....e agora comprou uma para 150km....

Tens que pensar assim ... se o gasoleo fosse de graça ias ficar por casa? Ias tomar cafe ao lado de casa para nao gastar??
Isso acontece com a mota!!!!!!!

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Eu posso dizer que a autonomia referida é pura e simplesmente muito inflacionada, assim como a velocidade maxima.
Eu na minha chinocas, que apenas dá os 56 km/h, quando vou a 38km/h já a EMA 98 vai em velocidade maxima (tem erro de velocimetro).
Numa condução sempre a fundo poderá fazer no maximo uns 15 kms (são só 512Wh de capacidade). Nas subidas mais acentuadas, onde a minha desce para os 40 km/h, a EMA 98 cai para os 15 km/h.

Estes testes foram feitos com pessoas de peso semelhante ao teu (sessenta e poucos kg).

O barulho da caixa de transferencia é significativo (mas para quem se acostuma até passa despercebido).

Tem aspectos muito bons também, mas tudo em miniatura!

Gostava eu de ter uma ideia diferente, para promover mais um candidato veiculo à mobilidade electrica, mas não a enganar alguém!
Tudo por um mundo mais limpo!

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por ICEM4N »

Passa pelo mercado aqui do forum ... tens 2 solucoes quase ao mesmo preço, motas que podem inclusivamente andar na auto estrada e fazer a vontade pelo menos 50kms

Julgo que tem uma Predator e uma batlight

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

Eu passo nessa e noutras avenidas de Lisboa bem movimentadas com a minha SW Predator com baterias de Lítio.
Quando comprei a mota trazia baterias de Gel e pesava mais 50 kg em relação ao peso atual. Troquei ao fim de 3200 kms porque já não tinha confiança nas baterias e a velocidade de 50/60kms hora não era segura para subir a calçada de Carriche. Uma velocidade relativamente inferior à dos carros torna-se perigosa nesta selva de carros. A pressa de uns, com as transgressões de outros colocavam-me em local perigoso onde eu não tinha máquina para me proteger.

As baterias poderiam ainda fazer muitos quilómetros mas com cargas entre distâncias não superiores a 30kms no Inverso ou 50kms no Verão.

Quando comprei também fiz as contas para me deslocar para o trabalho, mas ao fim de 1 mês tudo mudou. O consumo é tão baixo em relação a um carro que a mota passa a ser usada para tudo, em especial para passear e ir à praia.

Se não fosse assim, ontem não teria ido à praia de Oeiras depois de sair do trabalho. Se fosse de carro seria caótico no trânsito e o custo seria elevado. Na mota eletrica deve ter ficado por 60 centimus onde se incluem os quilometros de casa-trabalho e do trabalho-casa.

Pensa bem, mas antes de comprar...
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

galt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por galt »

Também te proponho soluções em 2ª Mão.
A maioria das pessoas que estão a vender a mota eletrica é principalmente para fazer upgrade (autonomia e velocidade).
Pode ser uma boa escolha em termos de preço e características. Se for uma da SW tens sempre o antigo representante aqui de Lisboa que te resolve qualquer problema, a bom preço.
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

Só mais um a confirmar o que foi dito. Eu faço casa-trabalho 28km dia. Mas por varias vezes já fiz mais de 200km num dia (com cargas pelo meio). É muito bom saber que podemos contar com a nossa mota para quase tudo. Gastar 20€ em gasosa mais 10€ de portagens quando a nossa mota permite fazer o mesmo com 1€ de electrões pela nacional porque fura melhor o transito, nem se pensa 2 vezes... tens de esperar 1h que carregue, não faz mal, são mais 30€ no bolso
Quanto menos autonomia, mais limitada a sua utilização, maior a range anxiety.
Circular a menos de 50km/h é penoso... a 38km/h reais pior ainda porque chegas a ser ultrapassado por ciclistas! Só o fazes enquanto tiveres força de vontade... o que acaba por desaparecer com o tempo

As Predator usadas podem ser um bom negocio pois estão ao preço dos pães quentes. Ninguém lhes pega porque têm medo da falta de assistência. Penso que se houver um Jorge Rocha ou um Jmal por perto, não há motivos para ter medo.

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por ICEM4N »

Tens varios exemplos, olha o Ogadiv esta a vender a mota dele, dá cerca de 70km/h, em relacao à minha predator so mesmo em auto estrada é que ando mais que ele senao em percursos citadinos é muito proximo ....
O preco que ele pede é similar ao que queres comprar .... tens sempre mota para 65kms

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

galt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por galt »

Aqui em Lisboa é importante que a mota possa circular na CRIL, IC16, IC22, Eixo Norte/Sul incluindo passar a ponte, senão fica-se limitadíssimo no dia-a-dia.

Para circular nestas vias rápidas a matricula tem de ser branca (sinal que é equivalente ou superior 125CC)

Espero contribuir para uma boa escolha a médio prazo.
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

bom eu não falo mais pq posso não ser imparcial pelo motivo mais lógico que todos sabem... mas mas o ppl não fala por falar ;) depois de se ter não ficamos pelos Km (inicialmente pensados) e a velocidade de 38km/h reais... uiiii :?

Mas vá cá te esperamos neste "mundo" dos VE's ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”