Micro-produtores vão poder vender até 150 kilowatts

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Micro-produtores vão poder vender até 150 kilowatts

Mensagem por Emanuel Couto »

Micro-produtores vão poder vender até 150 kilowatts de electricidade à rede Micro-produtores vão poder vender até 150 kilowatts de electricidade à rede O regime aprovado esta quinta-feira pelo Conselho de Ministros para a microgeração vai permitir aos O regime aprovado esta quinta-feira pelo Conselho de Ministros para a microgeração vai permitir aos consumidores produzirem electricidade em suas casas, através de painéis fotovoltaicos e de mini-eólicas, e consumidores produzirem electricidade em suas casas, através de painéis fotovoltaicos e de mini-eólicas, e vender o excedente à rede eléctrica pública desde que não ultrapasse os 150 kilowatts (kW). vender o excedente à rede eléctrica pública desde que não ultrapasse os 150 kilowatts (kW). O decreto-lei incentiva a produção de electricidade a partir de micro unidades, que podem passar pelos O decreto-lei incentiva a produção de electricidade a partir de micro unidades, que podem passar pelos painéis fotovoltaicos, mini-eólicas, mini-hídricas, cogeração a biomassa ou pilhas de hidrogénio, e simplifica painéis fotovoltaicos, mini-eólicas, mini-hídricas, cogeração a biomassa ou pilhas de hidrogénio, e simplifica o processo de licenciamento que passa a ser "on-line". o processo de licenciamento que passa a ser "on-line". O Governo pretende com esta medida que a electricidade produzida se destine essencialmente a consumo O Governo pretende com esta medida que a electricidade produzida se destine essencialmente a consumo próprio, de forma a reduzir a dependência energética nacional, as perdas e os investimentos nas redes, próprio, de forma a reduzir a dependência energética nacional, as perdas e os investimentos nas redes, permitindo que o excedente seja vendido à rede pública, desde que não ultrapasse os 150 kW. permitindo que o excedente seja vendido à rede pública, desde que não ultrapasse os 150 kW. O ministro da Economia, Manuel Pinho, anunciou hoje que a tarifa aplicada será de 650 euros por megawatt/O ministro da Economia, Manuel Pinho, anunciou hoje que a tarifa aplicada será de 650 euros por megawatt/hora nos primeiros cinco anos, a partir daí aplicar-se-á a tarifa em vigor. hora nos primeiros cinco anos, a partir daí aplicar-se-á a tarifa em vigor. Com a utilização da microgeração, a redução estimada na factura energética vai até 3.000 euros por ano Com a utilização da microgeração, a redução estimada na factura energética vai até 3.000 euros por ano para o consumidor doméstico, o que permitirá recuperar em pelo menos cinco anos o investimento inicial da para o consumidor doméstico, o que permitirá recuperar em pelo menos cinco anos o investimento inicial da compra dos equipamentos, avaliado em cerca de 15.000 euros. compra dos equipamentos, avaliado em cerca de 15.000 euros. O processo de licenciamento será substituido por um registo no Sistema de Registo de Micro-Produção, O processo de licenciamento será substituido por um registo no Sistema de Registo de Micro-Produção, uma plataforma electrónica que permitirá aos consumidores obterem, "na hora", a licença para se tornarem uma plataforma electrónica que permitirá aos consumidores obterem, "na hora", a licença para se tornarem micro-produtores de electricidade. micro-produtores de electricidade. Depois desse registo electrónico, o consumidor instala a tecnologia que considerar mais adequada para o Depois desse registo electrónico, o consumidor instala a tecnologia que considerar mais adequada para o seu caso particular e solicita dentro de um prazo de 4 meses a inspecção. seu caso particular e solicita dentro de um prazo de 4 meses a inspecção. Após isso, a entidade responsável pela inspecção, que será a Certiel - Associação Certificadora de Após isso, a entidade responsável pela inspecção, que será a Certiel - Associação Certificadora de Instalações Eléctricas, emite um certificado de exploração. Instalações Eléctricas, emite um certificado de exploração. Após essa fase, o consumidor celebra um contrato com o comercializador, por exemplo a EDP, e inicia a Após essa fase, o consumidor celebra um contrato com o comercializador, por exemplo a EDP, e inicia a venda de electricidade à rede. venda de electricidade à rede. O decreto-lei prevê ainda um regime simplificado de facturação e de relacionamento comercial, evitando a O decreto-lei prevê ainda um regime simplificado de facturação e de relacionamento comercial, evitando a emissão de facturas e acertos de IVA pelos particulares, que para esse efeito são substituídos pelos emissão de facturas e acertos de IVA pelos particulares, que para esse efeito são substituídos pelos comercializadores. comercializadores. O micro-produtor recebe ou paga através de uma única transacção, pelo valor líquido dos recebimentos O micro-produtor recebe ou paga através de uma única transacção, pelo valor líquido dos recebimentos relativos à electricidade produzida e dos pagamentos relativos à electricidade consumida. relativos à electricidade produzida e dos pagamentos relativos à electricidade consumida. O Governo pretende ter 165 megawatts (MW) de potência instalada em microgeração em 2015, quase o O Governo pretende ter 165 megawatts (MW) de potência instalada em microgeração em 2015, quase o equivalente à potência da barragem do Baixo Sabor que vai ser construida pela EDP. equivalente à potência da barragem do Baixo Sabor que vai ser construida pela EDP. A microgeração é a produção de energia eléctrica através de instalações de pequena escala utilizando A microgeração é a produção de energia eléctrica através de instalações de pequena escala utilizando fontes renováveis de energia ou processos de conversão de elevada eficiência energética. fontes renováveis de energia ou processos de conversão de elevada eficiência energética. O Governo espera com esta politica, para além de reduzir a dependência energética do país, estimular o O Governo espera com esta politica, para além de reduzir a dependência energética do país, estimular o desenvolvimento de uma indústria de serviços, com a criação de centenas de postos de trabalho, criar uma desenvolvimento de uma indústria de serviços, com a criação de centenas de postos de trabalho, criar uma fileira industrial com elevado potencial de exportação, e melhorar a balança comercial nacional, através de fileira industrial com elevado potencial de exportação, e melhorar a balança comercial nacional, através de uma menor importação de energia e da redução do pagamento de licenças de emissão de dióxido de uma menor importação de energia e da redução do pagamento de licenças de emissão de dióxido de carbono (C02). carbono (C02).
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Re: Micro-produtores vão poder vender até 150 kilowatts

Mensagem por mauri »

Falta o link da fonte ou do decreto lei.
Faça a sua apresentação em Apresentações.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Ó Emanuel voce é gago na escrita??? ou sou eu que estou a ver tudo duplicado!!!

Isso não se chama NetMetering?? deve ser qq coisa parecida
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

Entretanto lembrei outra coisa, que ninguem avance para uma coisa destas sem antes ter a certeza no que se vai meter, ainda por cima sendo só 150kw.
As Micros pareciam um bom negocio e chegou-se a conclusão que é um negocio de M***, tudo graças aos monte de bosta dos nossos politicos.
E por falar nisso deixo aqui uma prenda para eles (politicos) fresquinha...

http://olhares.sapo.pt/austeridades-do- ... 50748.html
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm

Mensagem por Patalhetas »

pnunes Escreveu:Entretanto lembrei outra coisa, que ninguem avance para uma coisa destas sem antes ter a certeza no que se vai meter, ainda por cima sendo só 150kw.
As Micros pareciam um bom negocio e chegou-se a conclusão que é um negocio de M***, tudo graças aos monte de bosta dos nossos politicos.
E por falar nisso deixo aqui uma prenda para eles (politicos) fresquinha...

ehehe no inicio tambem fiquei baralhado ... mas será falta de oculos ou já li isto na linha de cima eeheheheh

agora este decreto novo .... é mais uma machadada !!! :cry:
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Mensagem por cupMH »

Ou a mim me parece ou isto está um quanto desatualizado!!!!
Por isso talvez não se deva já entrar em cenários que possam não existir e ver-se melhor as noticias antes de se publicarem"mas posso estar enganado".... 2007 :shock:
Eis o que encontrei:
Fonte: http://expresso.sapo.pt/energia-micro-p ... de=f115821

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

Hummm sendo assim alguem parou no tempo!!!
de qq forma a opinião acerca dos legisladores continua a mesma... saõ todos uma grande
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Mensagem por cupMH »

pnunes Escreveu:Hummm sendo assim alguem parou no tempo!!!
de qq forma a opinião acerca dos legisladores continua a mesma... saõ todos uma grande
X2 :lol:

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

pnunes Escreveu:Hummm sendo assim alguem parou no tempo!!!
Mas leis e artigos duplicados, é a coisa que os nossos políticos mais gostam. Se virem com atenção, o recente decreto da mobilidade eléctrica tem pelo menos um numero num artigo, completamente copiado do anterior. O "presente" que se lhes oferece ainda é desmerecido!

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

Peço desculpa mas não tinha reparado ! Que a cópia do texto tinha ficado tudo a dobrar , e que a fonte de informação já estava desatualizada...A operação foi feita no meu tablet , com sistema androide, sendo muito diferente do windows,
http://www.gforum.tv/board/877/98635/mi ... -rede.html. Este foi o link onde fui buscar a informação.... E tenho ser sincero que fartei-me de rir de um comentário que recebi :D .......Abraço a todos ...... E eu já fiz a minha apresentação no respectivo lugar .
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

Emanuel Couto Escreveu:Peço desculpa mas não tinha reparado ! Que a cópia do texto tinha ficado tudo a dobrar , e que a fonte de informação já estava desatualizada...A operação foi feita no meu tablet , com sistema androide, sendo muito diferente do windows,
http://www.gforum.tv/board/877/98635/mi ... -rede.html. Este foi o link onde fui buscar a informação.... E tenho ser sincero que fartei-me de rir de um comentário que recebi :D .......Abraço a todos ...... E eu já fiz a minha apresentação no respectivo lugar .
Tudo bem, essa notícia é de 2007 portanto desatualizada. Mas não desanimes, continua participando com idéias novas.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Geral”