Diário de bordo Guewer Retroscooter

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

Autor do tópico
jmsouto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo jun 17, 2012 11:07 pm

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por jmsouto »

Obrigado.
Pois o Jorge foi inexcedível e já me instalou um "pack" de baterias de lítio que ontem, finalmente fui experimentar.
Com o conjunto bem carregado parti de Aveiro às 14h e antes das 16h já estava no Plaza da Figueira da Foz a carregar (obrigado Pedro pela indicação do ponto de carga).
Diretinho e sem incidentes, com as subidas íngremes para entrar na Figueira, a minha retroscooter fez mais ou menos 80 quilómetros seguidos, a 45 km/h, coisa que antes era impensável.
No regresso é que foi o cabo dos trabalhos...
Esteve duas horas à carga (deve ter sido pouco) e perto da Tocha, após alguns quilómetros contra o sentido do vento, começou o ponteiro a dar-me indicação de que não iria ter carga suficiente para o regresso.
Resolvi, por isso, meter ao Seixo de Mira, onde tenho família, para reabastecer e estive lá cerca de uma hora à carga.
Voltei à estrada, mas em Vagos já me estava novamente a indicar falta de bateria. Em Ílhavo, para mal dos meus pecados, a EN109 está interrompida e tive de contornar pela Vista Alegre e vim em velocidade reduzida (30 km)até Aveiro.
Já em Verdemilho (felizmente perto de casa) não teve força para vencer duas subidas. Tive de desmontar e levá-la à mão até a estrada ser plana e, finalmente chegar a casa a 10km/h. Uma aventura e uma lição...
Conclusão: não volto a meter-me à estrada para uma viagem destas sem ter a carga completa para o regresso!
lopes Escreveu:Tens ai uma mota muito engraçada que dá bem nas vistas!
E se estás "acompanhado" pelo Jorge Rocha, estás bem entregue! :lol:

Já agora, se ele não te disse ainda, há-de vir a dizer... quando chegar o frio não vais fazer esses quilómetros todos só com o pack de gel...

Abraço e boas rodadas! ;)

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

Qual foi o pack que instalaste na mota?

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

Estas motas vêm umas meninas de fabrica e ficam umas senhoras...
Faz lembrar os carros aqui há 15 anos atras...... 99% compravam os carros e metiam jantes novas no dia a seguir!!!

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:

mais um viciado...e vacinado!!!! :lol: :lol: :lol:
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

Grande maluco! 160km percorridos com 3 horas de carga pelo meio! :lol:
Passou a 100m da minha casa perto de Vagos, da próxima vez avise que eu disponibilizo uma tomada.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

marcopns Escreveu:Grande maluco! 160km percorridos com 3 horas de carga pelo meio! :lol:
Passou a 100m da minha casa perto de Vagos, da próxima vez avise que eu disponibilizo uma tomada.
Só esqueceu dizer que o carregador estava a carregar a meio gás...
Entre tanto já levou outro, mais potente! E um medidor de carga todo janota! Ficamos à espera de umas fotos!
Muitos bons kms!
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
jmsouto
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jmsouto »

Olá. Ainda não são as fotos, mas depois coloco.
Como o Jorge já explicou, o problema foi do carregador que "pifou" e não estava praticamente a carregar nada. Ou seja, esteve duas horas na Figueira a fingir que carregava e mais uma hora em Seixo de Mira. O "socorrista" Jorge identificou o problema e resolveu-o com um carregador novo e acrescentou um medidor de carga que me dá outra segurança.
Hoje fui experimentar e acabei agora de voltar a casa. Fui a Anadia e voltei ainda com muita carga (esteve durante a noite a papar).
Fiz 73,6 km e consumiu 46.658 Ah. Vamos ver quanto tempo demora a repor...
O Jorge está de parabéns. Sem o pack de lítio (20Ah) que instalou a par das baterias de gel de origem era bem diferente.
Jorge Rocha Escreveu:
marcopns Escreveu:Grande maluco! 160km percorridos com 3 horas de carga pelo meio! :lol:
Entre tanto já levou outro, mais potente! E um medidor de carga todo janota! Ficamos à espera de umas fotos!
Muitos bons kms!

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Não faz ideia do conforto que me dá, saber que se está a dar bem com todo o equipamento que aí tem.
Fico também contente por saber que já está entendido na matéria das leituras das capacidades energeticas, que para quem quiser ser mais rigor, basta multiplicar os Amperes (Ah) pela tensão nominal do pack de baterias (46.658Ah X 48V = 2,24Kw) obtendo assim a quantidade de energia consumida!

Tendo em conta que tem de origem os 35Ah, mais os 20Ah do pack extra dará aproximadamente 55Ah, se gastou 46,658 ainda lhe sobrou 8,342Ah (aproximadamente 15%).

Tendo sido feita a descarga muito lentamente (85% em 3 hora aproximadamente), o dano para as baterias de gel foi quase nulo!

Muitos bons kms Grande aventureiro JMSouto

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Foi instalado um pack extra de litio? Mantendo as de gel? Assim fica com mais autonomia e não estraga as de gel certo?

8-)
Live long and prosper!

Autor do tópico
jmsouto
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jmsouto »

Exactamente. É isso mesmo. Foi isso que foi feito. Não há dúvidas de que agora tem muito mais autonomia e pelo que o Jorge diz, desde que a descarga não seja rápida, não há problema com as baterias de gel e até aumenta a sua duração porque o esforço é repartido por mais baterias. Mais tarde, quando as de gel ficarem velhas, tenciono colocar tudo a lítio.
visitante2 Escreveu:Foi instalado um pack extra de litio? Mantendo as de gel? Assim fica com mais autonomia e não estraga as de gel certo?

8-)

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

hum uma boa solução 8-) foi muito caro o upgrade :?:
Live long and prosper!

Autor do tópico
jmsouto
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jmsouto »

ficou em 500 euros
visitante2 Escreveu:hum uma boa solução 8-) foi muito caro o upgrade :?:

FlyMan
Membro
Membro
Registado: segunda ago 27, 2012 11:15 am

Mensagem por FlyMan »

Boas,

Sou de Leiria e vou receber hoje a minha GUEWER ZWD 2000.
Gostava de saber onde se pode adquirir esse tal upgrade de baterias suplementares, já que a autonomia e velocidade desta pequena é um pouco limitada.
O meu traject diário é de cerca de 20 Km, pelo que me parece razoáveis as prestações da dita.
Prometo colocar aqui algumas fotos da minha branquinha.

Se tivetrem alguma dica agradeço desde já.

Abraço,
FlyMan

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

FlyMan Escreveu:Boas,

Gostava de saber onde se pode adquirir esse tal upgrade de baterias suplementares, já que a autonomia e velocidade desta pequena é um pouco limitada.
O meu traject diário é de cerca de 20 Km, pelo que me parece razoáveis as prestações da dita.

Abraço,
FlyMan
Cada um tem o seu Diário de bordo. Por isso abre um tópico e coloca lá tudo o que se refere à tua ZWD, incluindo fotos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

FlyMan
Membro
Membro
Registado: segunda ago 27, 2012 11:15 am

Mensagem por FlyMan »

boas de novo,

Como o titulo era genérico coloquei aqui, mas ok já criei outro tópico em:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=62&t=16344

Autor do tópico
jmsouto
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jmsouto »

Fala com o Jorge Rocha. Foi ele que me fez forneceu e instalou as de lítio e estou bastante satisfeito.
Abraço.
FlyMan Escreveu:Boas,

Abraço,
FlyMan

Autor do tópico
jmsouto
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jmsouto »

Nova aventura com a minha Guewer Retroscooter. Desta feita, viagem em percurso de serra, para testar o comportamento, a uma velocidade média de 40 km/h.
De Aveiro a Sever do Vouga, com subidas e descidas (algumas bem íngremes) e o resultado foi muito bom. Saí de Aveiro às 16h e às 17h15m estava no centro de Sever do Vouga, frente ao famoso Vitorino da vitela assada.
O percurso foi pela EN109 até Angeja e aí virei para Albergaria-a-Velha, passando pelo Fontão e pelo centro do Sobreiro, a 50 km/h.
Em Albergaria tomei a "estrada velha" direito a Valemaior e segui junto ao Rio Vouga, acompanhando o que foi outrora a Linha do Vouga até ao Poço da Cruz. Bom, depois foi sempre a subir até Sever, com o ponteiro a baixar para os 30 km/h devido ao declive.
Tomada a bica e após dois dedos de conversa com gente conhecida, fiz o mesmo percurso de regresso e "vinguei-me" nas descidas, com as mãos nos travões para não ser atraiçoado por curvas mais apertadas.
Alguns camiões de madeira a ultrapassarem, mas a partir do Carvoeiro o trânsito foi quase nenhum até Albergaria-a-Velha. Depois até Aveiro, já se sabe, em hora de ponta a EN109 é dose, desde que passou a haver portagens na A25... e sempre a apanhar o vermelho nos semáforos de Cacia.
Lá cheguei, com motor para fazer ainda mais quilómetros se necessário. Consumiu, no total, 47 amperes contadinhos. Agora ficou à carga, que amanhã é para rolar de novo.
jmsouto Escreveu:Olá. Ainda não são as fotos, mas depois coloco.
Como o Jorge já explicou, o problema foi do carregador que "pifou" e não estava praticamente a carregar nada. Ou seja, esteve duas horas na Figueira a fingir que carregava e mais uma hora em Seixo de Mira. O "socorrista" Jorge identificou o problema e resolveu-o com um carregador novo e acrescentou um medidor de carga que me dá outra segurança.
Hoje fui experimentar e acabei agora de voltar a casa. Fui a Anadia e voltei ainda com muita carga (esteve durante a noite a papar).
Fiz 73,6 km e consumiu 46.658 Ah. Vamos ver quanto tempo demora a repor...
O Jorge está de parabéns. Sem o pack de lítio (20Ah) que instalou a par das baterias de gel de origem era bem diferente.
Jorge Rocha Escreveu:
Muitos bons kms!

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

Grande aventura!
Também gostava de ir a Sever de Vouga mas não conhecia alternativa a A25. Vou tentar esse percurso

Autor do tópico
jmsouto
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jmsouto »

É um bom passeio. De Albergaria segues a nacional 16 e no Poço da Cruz viras à esquerda e vais sempre a subir até Sever do Vouga. Bons quilómetros.
marcopns Escreveu:Grande aventura!
Também gostava de ir a Sever de Vouga mas não conhecia alternativa a A25. Vou tentar esse percurso

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Muito bom esse passeio!
Com 47Ah "bem contadinhos" poderá ter uma ideia que ainda ficou com uns 10Ah de reserva ((35Ah de gel + 20Ah de litio) - 47Ah = 8Ah, mas sabendo que as regenerações não foram contabilizadas, e tendo em conta a inclinação do terreno, penso que foi regenerado pelo menos 2Ah).
Ainda não temos fotos do seu leitor digital multifunções (Amprs.hora; Amprs.inst.; Volts totais; Watts etc.)!!!

Devido a serem duas baterias diferentes, e sendo as de litio as que se descarregam em primeiro lugar, quando terminou a viagem ainda teria uns 22% de capacidade nas de gel e uns 12,5% de capacidade nas de litio.

Se a deslocação total demorou (2 X 1:15) 2,5 horas, pode-se concluir que em 1 hora se gastou 31.2% da capacidade das de gel (equivalente a uma descarga media de 0,312C), e nas de litio em 1 hora se gastou 39% (equivalente a uma descarga média de 0,39C). Ambos os valores bem soportados pela construção fisica das baterias.

Nota: Todos os valores foram subentendidos por mim tendo em conta os meus conhecimentos/experiencias, podendo não cooresponder exactamente à realidade!

Continuação de agradaveis, ecologicos, poupadinhos e divertidos passeios!

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”