Thunder 4000W 40Ah

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Mensagem por sugarstorm »

Ó Volt, não é preciso espumar de raiva :lol:
Eu sou como o hmma. Da bike para a moto. E nelas o de trás é à direita.
Este mundo das motos é novo para mim :D
Eu é que tenho de pensar cada vez que vou travar :lol: :lol: :lol:
Talvez por isso fiz o comentário que fiz. E deves ter lido também que lá fora já houve quem trocasse.
Mas fica descansado que ninguém vai mexer na tua menina.
Eu é que tenho de me habituar...

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

Boas,

Alguns comentários adicionais... ao vossos comentários.
sugarstorm Escreveu: Não acho que seja um defeito o facto da marcha atrás parar se deixares de desenrolar o punho.
Se experimentasses a minha Chiquinha em marcha atrás percebias que é segura e funciona melhor....mas a minha não tem regenerativa.
Volt Escreveu:A marcha-atrás, como percebeste, só se activa quando a mota está parada. Isto é uma questão de segurança patente em todas a motas não chinesas (e carros também)
Atenção a minha chinesinha está ofendida, tb só ativa depois de parada (acho eu) o problema não é ativar a marcha atrás, mas assim que colocas o punho na posição neutra ainda com a moto em andamento, só reativa depois de parar novamente. Imagina o que era andares para a frente, depois colocares o punho na posição neutra porque precisas de abrandar um pouco e de seguida para novamente acelerares teres de parar...não era prático, e a marcha da Vectrix atrás funciona assim.
Volt Escreveu:PPS: Seus hereges! Cada vez que releio os textos que escreveram aí em cima sobre trocar os travões de lado, apetece-me dar-vos uns calduços. Onde é que está aqui um boneco com cara de mau? Vou colocar estes, mas acho que pecam por defeito! :x :x :evil: :evil:
LOL, tb não concordo com a troca de lado dos travões, acho que deveriam era trocar os das bicicletas, pois quem anda de moto e bicicleta é cá um stress.

Pessoalmente continuo a achar que o ideal era a regenerativa em punho rotativo do lado esquerdo....mas que o punho da Vectrix é cool ninguém duvida.

Agora mais uma palmada no punho pois faltou dizer mais um detalhe que não me agradou, que é o fato de não conseguir ir da aceleração máxima a regeneração máxima sem ter de reposicionar a mão, para mim o curso é demasiado longo, e se é verdade que não é tão normal usar a aceleração máxima, a regeneração máxima já será mais comum, principalmente em circuito urbano o que obriga um reposicionamento constante da mão. Este é mais um dos pormenores que com o tempo acabamos por nos habituar, eu não consegui.

Para terminar.... fiquei a pensar porque as coisas que mais me marcaram foram as negativas na Vectrix.... cheguei a conclusão que tinha as expectativas muito altas e o que correspondeu porreiro, o que surpreendeu...pimba dá-lhe :twisted:

O próximo comentário será sobre a o conforto e suspensão, e posso garantir que o pior já passou.

Abraços..

P.S. Volt obrigado pela tua moderação pois sei que Vectrix é assunto que defendes entusiasticamente.

PPS Não ligues a provocações ;)

PPPS: Se não comentei alguém é porque já estava cansado de tanto corte e costura, não fiquem tristes li todos com muita atenção. Obrigado pela participação
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Agora já sei. Quando quiser ver a tua, ... espero que o metro para "Gondomar" passe, ;)

BondadeSua

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

zointz Escreveu: Atenção a minha chinesinha está ofendida, tb só ativa depois de parada (acho eu) o problema não é ativar a marcha atrás, mas assim que colocas o punho na posição neutra ainda com a moto em andamento, só reativa depois de parar novamente. Imagina o que era andares para a frente, depois colocares o punho na posição neutra porque precisas de abrandar um pouco e de seguida para novamente acelerares teres de parar...não era prático, e a marcha da Vectrix atrás funciona assim.
Epá, agora baralhaste-me. :lol: Será que percebi o que queres dizer? Preferes que a marcha-atrás active antes da mota parar, é isso? É que o sistema de segurança é mesmo esse. A Vectrix, enquanto estiver a andar para a frente, não activa a marcha-atrás. Claro que é mais fácil fazer um sistema que não detecte se a mota está a andar e active a marcha-atrás imediatamente assim que o punho vá ao neutro, mas a Vectrix tem essa funcionalidade extra, por razões óbvias (acho) de segurança... E não só: Pensa numa descida com 3 quilómetros (não precisas ir muito longe, basta visitares a praia da minha terra, Sesimbra, e virás sempre a descer desde os semáforos de Santana). Nessa descida, vais sempre em neutro, excepto quando precisas de travar (ou melhor, regenerar). Já viste que a regenerativa está sempre activa e não há o perigo de activares a marcha-atrás pelo caminho? E, já agora, meteres um motor eléctrico a trabalhar para trás enquanto a mota está a andar para a frente, é capaz de encurtar a vida da mota rapidamente... :-).
zointz Escreveu: Agora mais uma palmada no punho pois faltou dizer mais um detalhe que não me agradou, que é o fato de não conseguir ir da aceleração máxima a regeneração máxima sem ter de reposicionar a mão, para mim o curso é demasiado longo, e se é verdade que não é tão normal usar a aceleração máxima, a regeneração máxima já será mais comum, principalmente em circuito urbano o que obriga um reposicionamento constante da mão. Este é mais um dos pormenores que com o tempo acabamos por nos habituar, eu não consegui.
Para não variar, não concordo contigo. Acho que a Vectrix até tem o punho mais curto do que a tua chinesa, caso ignores a regeneração, que está depois do "neutro". Claro que, quem não está habituado à regenerativa, vai ter dificuldade em usá-la. Mas olha que há aí uns vídeos na net onde se vê uma condução altamente desportiva de uma Vectrix que vai facilmente da aceleração máxima à regeneração máxima. :-D.

Mas sobre a posição de condução, também tenho muito a dizer/ensinar. Há muita gente que acelera com o pulso (normalmente, todo o condutor de mota começa por conduzir assim). Isto está errado e provoca mazelas. Na minha opinião, deve conduzir-se mais com os dedos (mesmo tendo a mão fechada) aproveitando a ajuda da mola que recoloca o punho do acelerador na posição neutra quando desaceleramos (não se mexendo os pulsos, deixando o punho rodar pelos dedos/mão). Além disto, é preciso ter os braços descontraídos (o cotovelo deve fazer ângulo) e não esticados! Se não conseguiste rodar o punho por completo de uma ponta à outra, é porque estavas a cometer um dos "erros" que acima apontei. Posso, num próximo encontro, mostrar-te como isto se faz. :-).
zointz Escreveu: Para terminar.... fiquei a pensar porque as coisas que mais me marcaram foram as negativas na Vectrix.... cheguei a conclusão que tinha as expectativas muito altas e o que correspondeu porreiro, o que surpreendeu...pimba dá-lhe :twisted:
Epá, acredito que tenhas colocado as expectativas altas, coisa que muitos dos meus amigos motards também fazem, mas eles não saem defraudados... Acho que neste caso o problema és tu e não a mota. :lol:
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm

Mensagem por hmma »

Volt Escreveu:Epá, agora baralhaste-me. :lol: Será que percebi o que queres dizer? Preferes que a marcha-atrás active antes da mota parar, é isso? É que o sistema de segurança é mesmo esse.
Eu só andei 1 vez de Vectrix e não experimentei a marcha-atrás (MA), mas acho que percebi o que o zointz estava a querer dizer... não se trata da questão de segurança de ativar a MA apenas quando pára, mas sim quando já se está a fazer MA (em deslocação para trás) não poder acelerar de novo para trás, e ter de imobilizar para então fazer novamente MA... era capaz de ser mais complicado implementar o mecanismo de segurança, tentando perceber se o movimento está a ser feito para a frente ou para trás.
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

hmma Escreveu:quando já se está a fazer MA (em deslocação para trás) não poder acelerar de novo para trás
Não pode porquê? A limitação é só quando está a andar para a frente.

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

Volt Escreveu: Mas sobre a posição de condução, também tenho muito a dizer/ensinar. Há muita gente que acelera com o pulso (normalmente, todo o condutor de mota começa por conduzir assim). Isto está errado e provoca mazelas. Na minha opinião, deve conduzir-se mais com os dedos (mesmo tendo a mão fechada) aproveitando a ajuda da mola que recoloca o punho do acelerador na posição neutra quando desaceleramos (não se mexendo os pulsos, deixando o punho rodar pelos dedos/mão). Além disto, é preciso ter os braços descontraídos (o cotovelo deve fazer ângulo) e não esticados! Se não conseguiste rodar o punho por completo de uma ponta à outra, é porque estavas a cometer um dos "erros" que acima apontei. Posso, num próximo encontro, mostrar-te como isto se faz. :-).
:shock: :o :shock: as coisas q eu aprendo c este homem.... :shock:

vou tenta fazer isso... que clarooo rodo o pulso :mrgreen: :lol: esta cena era mais fácil se tivesse pedais... :mrgreen: :lol: :mrgreen:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Espero não ter sido demasiado "papista"... O pulso é para usar... Mas não é para usar além do "normal". Isto é mais fácil de explicar ao vivo... O pulso (quando aceleramos) só mexe um pouco, e depois o que roda o punho são os dedos/mão. Em desaceleração, nada roda a não ser o próprio punho (graças à mola que o leva para a posição de neutro e à mão que abre ligeiramente).

:-)

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

Volt Escreveu:
hmma Escreveu:quando já se está a fazer MA (em deslocação para trás) não poder acelerar de novo para trás
Não pode porquê? A limitação é só quando está a andar para a frente.
Boas,
Talvez eu não tenha alguma razão, a única altura em que faço marcha atrás é quando saio da garagem, são uns 6 metros em marcha atrás, e a meio tenho de abrandar para passar sem estragar, e se não mantivesse a aceleração ela "desligava" a marcha atrás porque ia muito devagar com o punho na posição neutra, para voltar a ativar tinha de a parar completamente criando ali um compasso de espera chato.
Talvez se fosse mais rápido isso não aconteceria mas não experimentei, no local não dá para ir mais rápido e dava com esse problema.

Espero que tenha esclarecido melhor.

Eu concordo que a ativação da marcha atrás seja apenas com a moto parada, mas depois de ativa só deveria desativar quando eu acelerasse, pelo menos essa é a minha opinião.

Mas pessoal é mesmo só uma mariquice que fui apreendendo a lidar com o tempo, e chegaria á perfeição, não fosse eu a ter despachado.
Volt Escreveu:Epá, acredito que tenhas colocado as expectativas altas, coisa que muitos dos meus amigos motards também fazem, mas eles não saem defraudados... Acho que neste caso o problema és tu e não a mota. :lol:
Volt o problema é eu nunca ter andado de moto sem ser elétrica, sou portanto novato em tudo o que é motos... mas sempre a aprender, alem disso o pessoal que lê fica com uma visão de quem não tem experiencia e tenho a ideia de que os inexperientes são bastantes
Fiquem bem !

Prius
Imagem

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

zointz Escreveu: Eu concordo que a ativação da marcha atrás seja apenas com a moto parada, mas depois de ativa só deveria desativar quando eu acelerasse, pelo menos essa é a minha opinião.
Mas esse é o comportamento normal de uma Vectrix. Sugarstorm (ou outro condutor de Vectrix), conta lá se a tua não faz isto. :-).
É possível que o punho da que vendeste não estivesse a funcionar normalmente...

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

Volt Escreveu:
zointz Escreveu: Eu concordo que a ativação da marcha atrás seja apenas com a moto parada, mas depois de ativa só deveria desativar quando eu acelerasse, pelo menos essa é a minha opinião.
Mas esse é o comportamento normal de uma Vectrix. Sugarstorm (ou outro condutor de Vectrix), conta lá se a tua não faz isto. :-).
É possível que o punho da que vendeste não estivesse a funcionar normalmente...
É possivel, mas não me pareceu.... ela falhava quando eu estava mesmo quase parado, mas poderá ser da afinação do punho.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Ok ok... Já não me recordo se a minha antiga faria isso. É que raramente usava a marcha-atrás sem "travar acelerando para a frente"... A nova, até acelero (para trás) várias vezes seguidas e não se desactiva nada. :-).

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

eu ja notei isso é verdade... mas é so qd se vai mt mt mt mt mt mt mt mt vagar.... axo q ela fica a pensar "tao é pra andar ou não", q se for a andar um "bocado" mais rapido podes parar e voltar q ela tando a andar pra tras anda mais... ;)
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

Eu também faço marcha atrás todos os dias de madrugada.
E posso confirmar o seguinte:

- Quando se desenrola o punho ela começa a andar para trás;
- Se o punho não voltar à posição de neutro ela nunca pára de retroceder (mesmo que fique só ligeiramente desenrolado);
- Se o punho for a neutro (ou acelerar), ela pára de puxar pelo motor para trás e morre.
- Não me parece que tenha algo a ver com o deslocamento da menina, mas sim a posição do punho.

Simples, não?

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

sugarstorm Escreveu:Eu também faço marcha atrás todos os dias de madrugada.
E posso confirmar o seguinte:

- Quando se desenrola o punho ela começa a andar para trás;
- Se o punho não voltar à posição de neutro ela nunca pára de retroceder (mesmo que fique só ligeiramente desenrolado);
- Se o punho for a neutro (ou acelerar), ela pára de puxar pelo motor para trás e morre.
- Não me parece que tenha algo a ver com o deslocamento da menina, mas sim a posição do punho.

Simples, não?

Isto acaba por ser giro.... ao vivo e em pessoa 30 segundos bastava para uma demostração... assim é fazer tec tec tec tec até cansar e mesmo assim acho que alguem fica sempre com duvidas. ;)
Fiquem bem !

Prius
Imagem

joseneves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm

Mensagem por joseneves »

viva,
volt escreveu: Nessa descida, vais sempre em neutro...
Tenho notado que nas descidas ao acelarar a vectrix, não desenvolve, como eu gostaria...

Ps: em relação à marcha a trás, a minha funciona 5*, estou muito satisfeito, com ela, tem me ajudado muito, na retirada dos estacionamentos...são 213 quilos, que com marcha atrás, fazem da vectrix ficar levezinha...eu verifico sempre a luz da marcha atrás, esta ligada, e então depois faço a manobra.

cumprimentos...

pensar nunca fez mal a ninguém :)

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

joseneves Escreveu:Tenho notado que nas descidas ao acelarar a vectrix, não desenvolve, como eu gostaria...
Depende da descida. O comportamento da Vectrix é semelhante ao das outras maxi-scooters CI, vai sempre "engatada". Se a descida for bem inclinada (como a do exemplo que dei), mesmo "engatada" ela desenvolve e é preciso usar a regenerativa.

PS: Tenho testado no dia-a-dia os temas aqui levantados. No caso da marcha-atrás, confirmo que a Li+ só a desactiva quando se acelera. Se andarmos para trás e voltarmos com o punho ao neutro, assim que usamos a marcha-atrás ela anda de novo. No caso do pulso, é como tinha dito, o pulso roda muito pouco. O que faz o acelerador rodar é o conjunto polegar, palma da mão e restantes dedos. Um dia destes faço um filme a mostrar isto. :-).

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

venha de la esse filme q tou curioso ;)

joseneves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm

Mensagem por joseneves »

viva;

Quando me referi as descidas, estava a referir-me a conduzir à vela, sem acelerar, a mota nao devia gastar a bateria...

ps: venha dai esse video... 8-)

cumprimentos

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

Boas,
Mais um update ao comparativo e hoje o tema é

"Mãezinha já sei curvar"

Pois é, na minha chica sempre me considerei um verdadeiro nabo a curvar, não que me possa considerar um ás de bicicleta, mas tb não sou assim tão mau a andar de bicicleta mas na moto nunca me consegui sentir á vontade.
A questão é difícil explicar, mas se há coisa que a Vectrix faz bem é curvar, um pouco antes de a ter sentia que que me baldava pouco nas curvas porque tinha receio, até que experimentei e Vectrix e que bem que ela curva, na verdade quando se anda numa Vectrix parece que existe uma vozinha que nos diz " na próxima curva tens de te baldar mais um pouco", pessoal a moto pesa quase o dobro da Chiquinha, mas a curvar é uma verdadeira delicia, é claro que não tenho mais nenhuma moto para comparar, mas foi o que senti, a Vectrix dá confiança e segurança ao condutor permitindo desfrutar as curvas com outro prazer. Fico a pensar o como seria levar a moto mais ao limite...talvez um dia, entretanto posso garantir que nos cerca de 190km que fiz na Vectrix aprendi mais a curvar do que os 4000km que fiz da Chiquinha.

Agora a "La Pièce de résistance", com o que aprendi na Vectrix passei a conduzir melhor a Chiquinha, giro não ? Ganhei confiança, só espero não ter ganho o suficiente para ensaiar o alcatrão.

Assim,
Posso considerar que em dinamismo

Vectrix 5
Chiquinha 2

Agora pensem lá, porquê do 2 e não o merecido 1 para a Chiquinha ?

"Os adultos não usam brinquedos ?"

bom, o tempo que tive a Vectrix a Chiquinha ficou encostada, e quando voltei a pegar na Chiquinha novamente pela primeira vez foi quase inexplicável..... foi a sensação de estar sentado num brinquedo, a qualidade dos plásticos, o tamanho, o peso, os ruídos, basicamente parecia uma moto de brincar e estou a falar a sério, senti-me que estava sentado numa moto de brincar, depois liguei-a e acelerei um pouco, nesse momento abriu-se um sorriso de orelha a orelha e disse isto é divertido.
É verdade que habituamo-nos rapidamente ao peso da Vectrix, mas quando voltei para a chinesinha com o seu acelerador híper sensível, parecia quase uma bicicleta, e dava a sensação que apesar dos 140kg eu consegui pegar nela em peso e como consequência redescobri como pode ser divertida e em vez de me fazer lembrar a galinha gorda de onde veio o nome, fez-me lembrava de um cavalo selvagem nervoso. Foi uma experiencia incrível e divertida, claro que ao fim de alguns kms senti falta do acelerador estável da Vectrix, mas andar de Chiquinha tornou-se muito mais divertido.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”