a matéria prima para o bd é o oleo vegetal, na maioria dos casos aqui no forum usam usado. se se comprar oleo vegetal novo, e tendo em conta que cada vez mais carros vão usar, com o aumento da produção não vai sobrecarregar os solos, correndo o risco de acelerar processos de desertificação?
penso também que o óleo usado não será suficiente para fornecer em grande escala, com bombas de abastecimento de bd por exemplo.
Consequencia do uso de oleos vegetais..
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Consequencia do uso de oleos vegetais..
biocombustivel, como o próprio nome já diz, é um programa auto-sustentável que tem por finalidade alimentar .o mecanismo das maquinas com diversas tipos de combustíveis extraídos de fontes renováveis, já o biodiesel (esse é perigoso) é um programa que autosustentará uma grande companhia petrolífera até que esgote a ultima gota de petróleo. nesse sentido prefiro comprar no supermercado vinte litros de óleo de soja por semana do que nos postos petrosx.biod Escreveu:a matéria prima para o bd é o oleo vegetal, na maioria dos casos aqui no forum usam usado. se se comprar oleo vegetal novo, e tendo em conta que cada vez mais carros vão usar, com o aumento da produção não vai sobrecarregar os solos, correndo o risco de acelerar processos de desertificação?
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o biodiesel – a produção mais destrutiva da terra – não é solução para a crise energética
este é o título dete artrigo publicado em:
http://resistir.info/energia/biodiesel_port.html
este é o título dete artrigo publicado em:
http://resistir.info/energia/biodiesel_port.html
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- Membro Silver
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boas
em vez da dramatização habitual até é mais simples pensar da seguinte forma:
o biodiesel só recentemente se tornou económicamente interessante e mesmo assim com direito a beneficios fiscais.
num contexto de maior procura os valores da matéria prima acabarão por disparar, aliás já se observam bastantes "coincidências" entre os aumentos do petrodiesel e aumentos do oleo vegetal ao publico, se estes valores subirem o biodiesel deixa de ser interessante económicamente sejam os oleos bases alimentares ou não-alimentares.
logo por aqui se vê os problemas inerentes ao mesmo sendo que se o valor final deste for elevado obviamente haverá tendência à investigação de outras soluções e outras formas de energia.
por agora o biodiesel só pode ser mesmo visto como pequena parte da solução e no futuro talvez nem sequer faça parte da solução.
abraço
em vez da dramatização habitual até é mais simples pensar da seguinte forma:
o biodiesel só recentemente se tornou económicamente interessante e mesmo assim com direito a beneficios fiscais.
num contexto de maior procura os valores da matéria prima acabarão por disparar, aliás já se observam bastantes "coincidências" entre os aumentos do petrodiesel e aumentos do oleo vegetal ao publico, se estes valores subirem o biodiesel deixa de ser interessante económicamente sejam os oleos bases alimentares ou não-alimentares.
logo por aqui se vê os problemas inerentes ao mesmo sendo que se o valor final deste for elevado obviamente haverá tendência à investigação de outras soluções e outras formas de energia.
por agora o biodiesel só pode ser mesmo visto como pequena parte da solução e no futuro talvez nem sequer faça parte da solução.
abraço
Verde por Excelência
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- Membro Silver
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a alguns anos atrás vi na televisão uma experiência com algas. estas produziam um oleo que podia ser utilizado como substituto do diesel.
além de que também podem utilizar águas residuais como substrato, resolvendo dois problemas, as águas residuais e a produção de bd.
com esta tecnologia resolvias o problema da sobre utilização dos solos.
a maior parte das pessoas ainda não pensa que estas tecnologias são apenas um passo para o futuro...
não se pode dar um passo maior que a perna...
se tivesses um carro a andar a h2 onde abastecias?, a que mecanico ias?
agora já tens as gasolineiras com outros combustíveis que não gasolina e gasoleo (gpl e biocombustíveis), daqui a algum tempo será a vez do h2 de do metanol
além de que também podem utilizar águas residuais como substrato, resolvendo dois problemas, as águas residuais e a produção de bd.
com esta tecnologia resolvias o problema da sobre utilização dos solos.
a maior parte das pessoas ainda não pensa que estas tecnologias são apenas um passo para o futuro...
não se pode dar um passo maior que a perna...
se tivesses um carro a andar a h2 onde abastecias?, a que mecanico ias?
agora já tens as gasolineiras com outros combustíveis que não gasolina e gasoleo (gpl e biocombustíveis), daqui a algum tempo será a vez do h2 de do metanol
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- Membro Silver
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penso que o ov como bd é viável e faz parte da futura diversificação das fontes de energia. basta aproveitar as capacidades desaproveitadas da agricultura para fazer diferença.
quanto ao artigo mencionado, diz numa parte, texto em negrito:
[3]. isto é, gasta-se mais energia durante todo o processo, do que a que se obtém no líquido combustível finalmente posto nos veículos automóveis!
ao seguir o link indicado do estudo encontramos a bibliografia e consequentemente o próprio estudo que afirma precisamente o contrário (embora ainda contabiliza nos gastos energéticos - o suor humano - no valor de 8.000 litros de óleo por ano/por pessoa!!!!!!).
http://www.biodiesel.gov.br/docs/congre ... getico.pdf
a conclusão deste estudo é:
verifica-se um balanço energético final positivo de 7.535.000 kcal ha-1 em girassol e 15.473.000 kcal ha-1 para soja. isto significa que, na cultura do girassol para cada unidade de energia que entra no sistema, produz-se 2,69 unidades de energia, sendo esta relação de 4,75:1 para a soja. considerando-se a utilização da torta, a soja demonstrou melhor desempenho energético, por apresentar maior produtividade; porém, analisando-se apenas a obtenção de óleo, o girassol mostrou-se mais eficaz (2735.000 kcal ha-1 x 2353.000 kcal ha-1 da soja), por possuir maior teor de óleo no grão.
por isso o artigo mencionado está mentir e manipular. cada um que tira conclusão que quiser.
se vamos pensar sempre em termos catastróficos, nem devíamos tomar, chá, café, comer bananas, etc.... isso tudo tem consequências idênticas....
.....e claro, nem andar de carro, não usar electricidade.......
quanto ao artigo mencionado, diz numa parte, texto em negrito:
[3]. isto é, gasta-se mais energia durante todo o processo, do que a que se obtém no líquido combustível finalmente posto nos veículos automóveis!
ao seguir o link indicado do estudo encontramos a bibliografia e consequentemente o próprio estudo que afirma precisamente o contrário (embora ainda contabiliza nos gastos energéticos - o suor humano - no valor de 8.000 litros de óleo por ano/por pessoa!!!!!!).
http://www.biodiesel.gov.br/docs/congre ... getico.pdf
a conclusão deste estudo é:
verifica-se um balanço energético final positivo de 7.535.000 kcal ha-1 em girassol e 15.473.000 kcal ha-1 para soja. isto significa que, na cultura do girassol para cada unidade de energia que entra no sistema, produz-se 2,69 unidades de energia, sendo esta relação de 4,75:1 para a soja. considerando-se a utilização da torta, a soja demonstrou melhor desempenho energético, por apresentar maior produtividade; porém, analisando-se apenas a obtenção de óleo, o girassol mostrou-se mais eficaz (2735.000 kcal ha-1 x 2353.000 kcal ha-1 da soja), por possuir maior teor de óleo no grão.
por isso o artigo mencionado está mentir e manipular. cada um que tira conclusão que quiser.
se vamos pensar sempre em termos catastróficos, nem devíamos tomar, chá, café, comer bananas, etc.... isso tudo tem consequências idênticas....
.....e claro, nem andar de carro, não usar electricidade.......
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
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