SW Predator 60ah - Odivelas

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Re: SW Predator 60ah - Odivelas

Mensagem por galt »

Ao nível dos travões e discos o que tenho tem funcionado bem.
Na semana passada ia tendo acidente na calçada de Carrice porque um velho no seu Opel Corsa não sabia se devia virar à direita ou avançar e na dúvida travou forte. O carro que seguia a trás e respectivamente à minha frente travou bruscamente. Agarrei-me às manetes de travão e apertem bem, instintivamente larguei-as e voltei a apertar fortíssimo. :o A roda de trás foi sempre a derrapar mas a da frente agarrou-se ao chão. Fiquei a uns 4 ou 5 cms da traseira do carro.

Sem dúvida que as pastilhas EBC sintéticas foram magníficas e pouparam-me de trabalhos maiores. Pareceu que tinha ABS. :)

Relembro que o sistema de apoio à travagem da roda da frente foi retirado à um ano e o de trás está lá mas configurado para não fazer o respectivo efeito de dureza do travão. Logo que sejam necessárias pastilhas a trás levará umas EBC sintéticas também. ;)
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Autor do tópico
galt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por galt »

marcopns Escreveu:Os Bitubo YVB custam 230€ + portes. É um bom preço para amortecedores de qualidade. Pelas fotos dá para perceber que têm uma enorme margem de regulação, ao contrario dos YSS
Vamos tentar saber o preço no armazém de Águeda, a pesquisa agora fica mais fácil pois sabemos que a Predator usa os mesmos amortecedores que a Yamaha Magesty
Sim Marcopns tenta saber preços. Quanto mais informação melhor para se tomar uma decisão. :)
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

galt Escreveu:Sem dúvida que as pastilhas EBC sintéticas foram magníficas e pouparam-me de trabalhos maiores. Pareceu que tinha ABS. :)
uhmm belo susto... ehehe ou seja vale a pena mudar as pastilhas ;)

galt Escreveu:Relembro que o sistema de apoio à travagem da roda da frente foi retirado à um ano e o de trás está lá mas configurado para não fazer o respectivo efeito de dureza do travão. Logo que sejam necessárias pastilhas a trás levará umas EBC sintéticas também. ;)
ainda me pergunto na minha ignorância como retiras-te isso :P
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm

Mensagem por hmma »

galt Escreveu:...li alguns textos e fiquei com a ideia que não são mais macios, são "mais amortecedores" em termos de aderência à estrada. ...
O que li relativamente ao conforto, vira-se para os amortecedores a óleo, mas se alguém tem experiências no assunto, apresente-as.... :idea:
Não sei se concordo muito com isto... A minha experiência com amortecedores da mota é quase zero, mas fazendo o paralelismo com os amortecedores da bike, tal como nas motas, quanto mais caros/evoluídos forem os amortecedores mais capacidade de regulação terão, e com isso consegues também um maior conforto porque afinas a regulação ao teu gosto.

Pelo contrário, nos YSS que mostraste inicialmente, a regulação é praticamente a mesma que [pelo menos eu] já tenho nos amortecedores originais da mota, e que já estão com a mola distendida ao máximo para tentar torná-los mais macios... ou seja, num modelo deste género, só se a mola for menos rija é que se notará mais conforto.

Para mim o supra-sumo seria algo deste género :D

Imagem
(clicar na imagem para ver o artigo - se bem que acho que este modelo é normalmente usado na configuração de "apenas 1" amortecedor)
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Autor do tópico
galt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por galt »

hmma Escreveu:
galt Escreveu:...li alguns textos e fiquei com a ideia que não são mais macios, são "mais amortecedores" em termos de aderência à estrada. ...
O que li relativamente ao conforto, vira-se para os amortecedores a óleo, mas se alguém tem experiências no assunto, apresente-as.... :idea:
Não sei se concordo muito com isto... A minha experiência com amortecedores da mota é quase zero, mas fazendo o paralelismo com os amortecedores da bike, tal como nas motas, quanto mais caros/evoluídos forem os amortecedores mais capacidade de regulação terão, e com isso consegues também um maior conforto porque afinas a regulação ao teu gosto.

Pelo contrário, nos YSS que mostraste inicialmente, a regulação é praticamente a mesma que [pelo menos eu] já tenho nos amortecedores originais da mota, e que já estão com a mola distendida ao máximo para tentar torná-los mais macios... ou seja, num modelo deste género, só se a mola for menos rija é que se notará mais conforto.
Não posso discordar de ti, porque não tenho o conhecimento.
Tens razão quando dizes, se os amortecedores permitirem vários tipos de regulação deverão certamente ser melhores.
Mas se o motor é pesado o amortecedor fica mais liberto da função de fazer força para a roda se manter na estrada.
Eu, no dia a dia nunca senti a roda a saltar no chão mesmo em piso irregular. Sinto que ela entra em todos os buracos.

Tenho de ponderar o custo/benefício para os próximos meses.
Mas se conseguires um modelo que se adapte às nossas SW pretador para trás (referência Yamaha Majesty 125 ou 250), apresenta-nos.
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

hmma
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hmma »

As dimensões dos amortecedores serão iguais aos da minha? (pelo menos nos sites de peças que tenho visto aparecem os mesmos modelos...)

Imagem
(medida dos amortecedores da Bereco EVO)

hmma
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hmma »

Este fds passei noutra oficina (para ir buscar, finalmente, o orçamento para arranjar os plásticos) e aproveitei para perguntar também dos amortecedores.

Estava lá uma Yamaha XMax 125cc, e pelas medidas pareceram ser muito semelhante aos que tenho na Amarelinha, e também estão numa posição mais vertical (na XMax) como os da tua... poderá ser mais uma a ter como referência na procura.

O preço que me deram, destes da XMax, foi 96€ cada um (vendidos individualmente).

Imagem
Imagem

Autor do tópico
galt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por galt »

hmma Escreveu:Este fds passei noutra oficina (para ir buscar, finalmente, o orçamento para arranjar os plásticos) e aproveitei para perguntar também dos amortecedores.

Estava lá uma Yamaha XMax 125cc, e pelas medidas pareceram ser muito semelhante aos que tenho na Amarelinha, e também estão numa posição mais vertical (na XMax) como os da tua... poderá ser mais uma a ter como referência na procura.

O preço que me deram, destes da XMax, foi 96€ cada um (vendidos individualmente).

Imagem
Imagem
Boa.... é isso mesmo.
Uns amortecedores iguais a estes ficariam à maneira na minha SW Predator. O preço também me agrada se forem originais.
Muito obrigado pelas fotos. 8-)
Para se a semana devo ir instalar os amortecedores da frente.
Eu mando novidades. :)
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

Andam a ter em conta as diferenças de peso entre motos?
ou apenas as dimensões?

Nas Predator, se colocam os amortecedores de origem na posição mais "soft", juntem pendura e um buraco, e bate no fundo...

E na Evo as massas sao diferentes da Predator...

Autor do tópico
galt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por galt »

Barrocas Escreveu:Andam a ter em conta as diferenças de peso entre motos?
ou apenas as dimensões?

Nas Predator, se colocam os amortecedores de origem na posição mais "soft", juntem pendura e um buraco, e bate no fundo...

Da minha parte é isso mesmo que pretendo. Quando andar com pendura mudo com a chave o pré-ajuste. Importante, importante é ficar mais macio apenas comigo em cima.
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

galt Escreveu:
Barrocas Escreveu:Andam a ter em conta as diferenças de peso entre motos?
ou apenas as dimensões?

Da minha parte é isso mesmo que pretendo. Quando andar com pendura mudo com a chave o pré-ajuste. Importante, importante é ficar mais macio apenas comigo em cima.
Mas não há garantia de esses serem mais macios. A maior parte das scooters são duras na traseira. Este mês estava a ler a Motociclismo e num teste à nova Sym GTS, eles queixavam-se disso mesmo. A estabilidade era boa mas as suspensões eram duras.

O melhor antes de te decidires pela encomenda, é tentar testar uma dessas scooters num stand e verificar como é a suspensão. Ainda é um investimento grande para ficar na mesma!
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

hmma
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hmma »

Dai eu estar a procurar vários modelos diferentes que tenham o mesmo tamanho (de amortecedor)... para a minha iria para um modelo mais tipo yamaha cygnus
Imagem

De qualquer forma, as marcas mais "genéricas" tipo YSS, perguntam sempre o modelo antes da encomenda para ajustar a configuração, pelo que provavelmente, indicando os pesos (scooter + condutor), deverá dar para encomendar um afinado para o nosso caso... ou não?

Além disso, pelo menos no meu caso, nestes 2 anos e meio, andei talvez umas 5 a 10 vezes com pendura...

Autor do tópico
galt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por galt »

Bem, pelo que tenho lido nos comentários e análises de scooter a SYM também tem amortecedores rijos. No caso das scooters Yamanha Majesty o equilíbrio entre amortecedores macios e estabilidade está bem cotada.

Relativa-me à possibilidade de adquirir YSS personalizados com o peso da mota e condutor seria magnífico, mas acredito que o preço possa subir consideravelmente.

Será que alguém já conduzir uma scooter yamanha Majesty ou Xmax? qual o comportamento?

Eu durante o tempo que tenho a mota também andei no máximo 15 vezes com pendura que pesa 50 e poucos quilos. Assim sendo tenho de pensar no comportamento apenas comigo em cima.
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

A Predator 60ah pesa 105kg no eixo traseiro, o defeito dos amortecedores de origem é que foram configurados para mais peso +-140kg. Alem disso têm um curso muito pequeno, por isso se os modificamos para ficarem mais moles, em determinadas situações irão vão bater no fundo. Têm regulação de carga, mas o ajuste é muito pequeno. Estas motas ficam perfeitas quando o amortecedor original é configurado na posição mais mole e a mota carregada com 120kg (2 pessoas). Até aqui, nada de novo...
Parece-me muito arriscado comprar amortecedores destinados a determinados modelos, que mesmo sendo de alta qualidade podem ser inadequados ao peso da nossa mota. Por isso a compra mais segura na minha opinião será um amortecedor com um curso maior, com uma enorme margem de regulação como os BITUBO falados anteriormente. O preço pode parecer caro, mas os de origem das grandes marcas podem ser mais caros!

Autor do tópico
galt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por galt »

marcopns Escreveu:A Predator 60ah pesa 105kg no eixo traseiro, o defeito dos amortecedores de origem é que foram configurados para mais peso +-140kg. Alem disso têm um curso muito pequeno, por isso se os modificamos para ficarem mais moles, em determinadas situações irão vão bater no fundo. Têm regulação de carga, mas o ajuste é muito pequeno. Estas motas ficam perfeitas quando o amortecedor original é configurado na posição mais mole e a mota carregada com 120kg (2 pessoas). Até aqui, nada de novo...
Parece-me muito arriscado comprar amortecedores destinados a determinados modelos, que mesmo sendo de alta qualidade podem ser inadequados ao peso da nossa mota. Por isso a compra mais segura na minha opinião será um amortecedor com um curso maior, com uma enorme margem de regulação como os BITUBO falados anteriormente. O preço pode parecer caro, mas os de origem das grandes marcas podem ser mais caros!
Sim, é verdade. Quando tive as baterias de chumbo não me queixava dos amortecedores. Com estas baterias de 60Ah e pendura os amortecedores de trás também ficam bem equilibrados em termos de estabilidade e amortecimento.

Os amortecedores BITUBO serão provavelmente uma boa escolha porque permitem vários ajustes. Gostava de encontrá-los a um preço para a minha carteira.
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Já conduzi várias scooters da Yamaha e da SYM. Todas elas têm amortecedores duros (quando comparadas com desportivas) mas nada comparados com os das chinesas... :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

hmma
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hmma »

Que tal são os da tua Sym comparados com os da Vectrix?

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Em termos de andamento, o da SYM é mais rijo que o da Vectrix. Mas também é possível que se note mais pelo facto da SYM ser mais leve, ter um banco menos confortável e pneus mais "duros". :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
galt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por galt »

Volt Escreveu:Em termos de andamento, o da SYM é mais rijo que o da Vectrix. Mas também é possível que se note mais pelo facto da SYM ser mais leve, ter um banco menos confortável e pneus mais "duros". :-).
Pois... não se pode pedir muito.... se começarmos a pensar nos outros componentes como o banco.... O banco como é rijo não absorve nada e os pneus têm pouca altura em relação aos restantes modelos...

Estou a começar a perder a esperança de amortecer as irregularidades, através dos amortecedores....

Esta semana vou trocar os amortecedores da frente que já estão prontos para serem instalados à 2 semanas.
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Autor do tópico
galt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por galt »

Os novos amortecedores da frente já estão na função para que foram feitos...
A opinião até ao momento ainda é curta. A qualidade é sentida porque já não batem mas no dia de ontem excepcionalmente com 41graus na Gago Coutinho senti o seu funcionamento muito mole o que em duas situações relativamente fáceis o curso foi ao fundo com facilidade.
Hoje na vinda para o trabalho a temperatura já estava normal e o funcionamento foi excepcional. :D

Falta-me fazer o teste mais importante e que me preocupa mais, o teste com 2 pessoas.
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”