Dúvidas de iniciante

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am

Re: Dúvidas de iniciante

Mensagem por Esteves »

qeft Escreveu:Ok, muito obrigado então será mais fácil para já ter apenas um inversor.

@Esteves Obrigado pelo link, grande projecto que ai tens, parabéns! Tu consegues ser auto-suficiente com esse sistema? Já agora aproveito a oportunidade para perguntar aonde é que arranjou aquelas baterias? Eu já procurei pelo menos na Internet e não existem muitos sites de empresas portuguesas a comercializar este tipo de produtos.

Cumprimentos

Boas,

Quanto aos parabéns, obrigado.

Quanto ao auto-suficiente, é um pouco mais relativo, é assim em dias de sol ou "vento" dá para ligar a casa na totalidade fazendo consumos moderados ( até 1300W AC ) de noite as baterias asseguram a iluminação exterior e interior a 100%.

As baterias são oportunidades raras, foram compradas num sucateiro a baixo preço, mas em perfeito estado, pelos 2 grupos gastei cerca de 800€ se tivesse de comprar novo o mesmo material teria gasto uma pequena fortuna, para ter uma ideia as EnerSys PowerSafe SBSC11 rondam os 350€ cada novas, as outras 200€ cada.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Autor do tópico
qeft
Membro
Membro
Registado: quarta jun 13, 2012 7:51 pm

Mensagem por qeft »

Ok, eu vou tentar procurar baterias em sitios desses.

Obrigado

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Penso que o Esteves não queria dizer sucateiro, ele só aplicou uma palavra parecida, um eufemismo.
Era fantastico se nos sucateiros se encontrassem baterias dessas...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
qeft
Membro
Membro

Mensagem por qeft »

Se não é sucateiro no verdadeiro significado da palavra, em que sítios estarão essas baterias?

Autor do tópico
qeft
Membro
Membro

Mensagem por qeft »

Eu tenho continuado a minha pesquisa por células para construir o painel. Encontrei estas ate estão baratas (acho eu), eu com isto conseguia um painel de 35 40W?

Esteves
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Esteves »

qeft Escreveu:Eu tenho continuado a minha pesquisa por células para construir o painel. Encontrei estas ate estão baratas (acho eu), eu com isto conseguia um painel de 35 40W?

Boas!

@qeft olhando aos posts anteriores pelo que entendo é para "desligar" a EDP, se queres um concelho esquece as células e compra painéis a serio. A não ser que queiras passar o tempo.

Quantos as baterias, como eu disse é mesmo muita sorte encontrar baterias do calibre das minhas em sucateiros, não é fácil aparecerem.

Aqui pelo forum tem um amigo que tem arranjado mas não é sempre, é uma questão de andar atento a zona mercado livre. AQUI

Autor do tópico
qeft
Membro
Membro

Mensagem por qeft »

Esteves Escreveu:
@qeft olhando aos posts anteriores pelo que entendo é para "desligar" a EDP, se queres um concelho esquece as células e compra painéis a serio. A não ser que queiras passar o tempo.

Quantos as baterias, como eu disse é mesmo muita sorte encontrar baterias do calibre das minhas em sucateiros, não é fácil aparecerem.

Aqui pelo forum tem um amigo que tem arranjado mas não é sempre, é uma questão de andar atento a zona mercado livre. AQUI
Sim, é para desligar da EDP. Eu por acaso gostava de os construir, acho que ficariam mais baratos (qualidade não sei, se seria parecida ou inferior) do que comprar já o painel em si e sim tempo também tenho para os fazer com calma. Foi por isso que eu fiz a pergunta das células, se com aquelas conseguia obter aprox. 40W.

Sobre as baterias, foi mesmo num sucateiro no sentido directo da palavra, certo? lol. Vou investigar alguns aqui à minha beira e ver o que se arranja.

Vou ficar atento a essa zona pode ser que encontre negócios porreiros.

Esteves
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Esteves »

Boas,

Foi mesmo num sucateiro no sentido directo da palavra.

Quanto a construção dos painéis deves ter em conta alguns factores, a qualidade das células, do vidro e todo o material envolvente das mesmas.

Se comprares tem alguma garantia e assim alem de não teres também não tens a durabilidade dos verdadeiros painéis.

Falas em 30W ou 40W isso não dá para nada, para desligares a EDP pelo menus 2500W a 3000W e um bom banco de baterias. Isto para uma casa de utilização normal, uma casa com 2 a 3 pessoas gasta entre 200 KWh a 400 KWh por mês.

O ser autónomo tem muito que se lhe diga, é preciso gerir muito bem as potencias e os gastos, e ter equipamento (electrodomésticos) adequados de classe energética de baixo consumo etc...

pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm

Mensagem por pedrolima »

qeft tens pm;)

Autor do tópico
qeft
Membro
Membro

Mensagem por qeft »

Esteves Escreveu:Boas,

Foi mesmo num sucateiro no sentido directo da palavra.

Quanto a construção dos painéis deves ter em conta alguns factores, a qualidade das células, do vidro e todo o material envolvente das mesmas.

Se comprares tem alguma garantia e assim alem de não teres também não tens a durabilidade dos verdadeiros painéis.

Falas em 30W ou 40W isso não dá para nada, para desligares a EDP pelo menus 2500W a 3000W e um bom banco de baterias. Isto para uma casa de utilização normal, uma casa com 2 a 3 pessoas gasta entre 200 KWh a 400 KWh por mês.

O ser autónomo tem muito que se lhe diga, é preciso gerir muito bem as potencias e os gastos, e ter equipamento (electrodomésticos) adequados de classe energética de baixo consumo etc...
Boas,

Pois, eu também pensei no verdadeiro sentido. ;)

Eu sei que tenho que ter cuidado ao construir o painel solar, já sei como o fazer, só faltam mesmo as células. Estou a tentar negociar preços para fazer uma coisa dessa potência.
Eu sei que o banco de baterias também é importante. Também estou a tentar escolher bem as baterias.

Obrigado mais uma vez.
pedrolima Escreveu:qeft tens pm;)
Recebido e respondido ^^

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”