Desculpem a expressão... mas quem não tem cão caça com gatopnunes Escreveu:Devo confessar que não percebo para que é isto!!!!
Abanar baterias!!!!
cumprimentos
Meu pequeno "projeto"
-
Esteves
- Membro Gold

- Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Re: Meu pequeno "projeto"
..........:::::Pré-Reforma:::::..........
-
MRider
- Membro Platinium

- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Boas não sou a pessoa mais indicada para a resposta, mas segundo parece como não são baterias estacionarias, mas sim do tipo de automovel . Presizam de ser mexidas abanadas . Para mover o acido dentro das baterias . Porque quando as baterias estão colocadas no carro estão sempre em movimento.
Deverá ter a ver com a construção da bateria , e com o acido parado deve formar depositos .
Acho que é mais ou menos essa a razão de ser presizo abanar/ mexer
Deverá ter a ver com a construção da bateria , e com o acido parado deve formar depositos .
Live long and prosper!
-
ProjectSolar
- Membro Silver

- Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm
visitante2 Escreveu:Boas não sou a pessoa mais indicada para a resposta, mas segundo parece como não são baterias estacionarias, mas sim do tipo de automovel . Presizam de ser mexidas abanadas . Para mover o acido dentro das baterias . Porque quando as baterias estão colocadas no carro estão sempre em movimento.
A minha já não abano a algum tempo e agora parece estar viciada e era nova. Dura menos tempo depois de ter "full" carga. No inicia aguentava entre 50w a 100w durante 5h numa noite...
-
carlosmelo
Autor do tópico - Membro

- Registado: sexta mai 18, 2012 10:21 pm
Este fim de semana já vou fazer um desenho para fazer um "abanador", visto que o tempo para as ir abanar não é muito...
Carlos Melo
Carlos Melo
-
MRider
- Membro Platinium

Eu este sabado em meia hora ja fiz um prototipo de abanador lol foi para ver como se comportava .
Depois ja vou fazer como deve ser.
Logo que possa coloco um video
Depois ja vou fazer como deve ser.
Logo que possa coloco um video
Live long and prosper!
-
MRider
- Membro Platinium

Aqui esta o video , tem pouca qualidade e não esquecer que foi feito em pouco mais de uma hora
Ja com 2 baterias mas falta colocar mais

Link
Ja com 2 baterias mas falta colocar mais
Link
Live long and prosper!
-
Esteves
- Membro Gold

- Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Boas!visitante2 Escreveu:Aqui esta o video , tem pouca qualidade e não esquecer que foi feito em pouco mais de uma hora![]()
Ja com 2 baterias mas falta colocar mais![]()
http://www.youtube.com/watch?v=Tu4g4duQuxs" onclick="window.open(this.href);return false;
Ai está um bom prototipo , rápido barato e funcional, mais uns toques e fica uma boa solução, parabéns.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........
-
Patalhetas
- Membro Silver

- Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
lol, muito bem concebido sim sr., agora eu tenho uns 200kg para abanar ... e vão ficar numa prateleira a 2m da altura .... vou ter de inventar algo nesse género,
essa ideia de dividir o peso, também é boa !!!
essa ideia de dividir o peso, também é boa !!!
-
MRider
- Membro Platinium

Boas
Claro que o prototipo que fiz foi so para ter uma ideia, o motor que faz o movimento tambem é pequeno , quando meti o peso de uma 3 bateria ja se comecou a queixar
De qualquer modo ja tenho uma ideia , agora e fazer como deve ser, se calhar ja não vai ser com madeira mas sim com ferro
Quanto a abanar 200kg e caso para dizer até a barraca abana
Só se arranjares uma plataforma e simular um tremor de terra

Claro que o prototipo que fiz foi so para ter uma ideia, o motor que faz o movimento tambem é pequeno , quando meti o peso de uma 3 bateria ja se comecou a queixar
De qualquer modo ja tenho uma ideia , agora e fazer como deve ser, se calhar ja não vai ser com madeira mas sim com ferro
Quanto a abanar 200kg e caso para dizer até a barraca abana
Só se arranjares uma plataforma e simular um tremor de terra
Live long and prosper!
-
pedrolima
- Membro Silver

- Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
comprem logo baterias solares em condições, escusam de andar com estas invenções e no final, tendo em conta os anos que vão durar a mais acaba por ficar mais barato...
-
MRider
- Membro Platinium

pedrolima Escreveu:comprem logo baterias solares em condições, escusam de andar com estas invenções e no final, tendo em conta os anos que vão durar a mais acaba por ficar mais barato...
Pois toda a gente sabe que as baterias não são as proprias, mas para estar a investir em baterias estacionarias e uma fortuna
Assim o pessoal vai se desenrascando
Live long and prosper!
-
visitante1
- Membro Platinium

- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Já ando a uns dias para dar aqui uma ideia fabulosa para "abanar" as ditas baterias...
então é assim, o Futre faz publicidade a umas "tremideiras" que como para o efeito a que se dirigem nada servem.
Uma boa aplicação seria então colocar umas baterias em cima e deixa-la a tremer toda a noite...
Agora a sério, isso tudo é uma perda de tempo, e mais importante ainda é que a energia que se vai gastar a "abanar" não chega para compensar que se vai tirar delas...
O principal estado de uma bateria depende da forma como é carregada/descarregada isto se estiver em bom estado, se não estiver não adianta nada andar com mezinhas.
Continuação de bons projetos.
cumprimentos
então é assim, o Futre faz publicidade a umas "tremideiras" que como para o efeito a que se dirigem nada servem.
Uma boa aplicação seria então colocar umas baterias em cima e deixa-la a tremer toda a noite...
Agora a sério, isso tudo é uma perda de tempo, e mais importante ainda é que a energia que se vai gastar a "abanar" não chega para compensar que se vai tirar delas...
O principal estado de uma bateria depende da forma como é carregada/descarregada isto se estiver em bom estado, se não estiver não adianta nada andar com mezinhas.
Continuação de bons projetos.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
electronick
- Membro Dedicado

- Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am
Boas, também confesso qual a necessidade de abanar as baterias, o que eu tenho conhecimento é que as baterias de gel, não podem ser abanadas, tanto que não é aconselhavel, meter numa viatura, ao contrário das baterias de chumbo que podem andar em movimento, mas se estiverem paradas não há necessidade de as abanar. Não faltaria grupos de geradores que têm baterias de chumbo e muitas de 24v serem abanadas e elas duram o que têm de durar.
-
electronick
- Membro Dedicado

Ainda sobre as baterias é como o amigo pnunes diz, o que é importante é a forma como uma bateria é carregada e descarregada, o ideal é nunca se estar a carregar uma bateria a mais de 10% da sua capacidade. Também é aconselhável, nunca as descarregar a uma tensão minima e carregar auma tensão máxima indicada por fábrica. Exemplo: tenho à parte duas baterias de gel de 12v 180 amperes em série e se eu a quiser poupar, nunca a vou a carregar a mais de 18 Amperes e tenho indicação de fábrica que não convém deixar descarregar até 21.7V e não ultrapassar na carga máxima 26.8V.
cumprimentos
cumprimentos
-
MRider
- Membro Platinium

boas então podem me esplicar porque antes de eu ir "abanar" as baterias todos os sabados não tinha tanta performace nas baterias e eu não modifiquei nada.
Ja sei que não prestam e tal mas a questão e que estão a desenrascar .
E mais, o facto de "abanar" 1 ou 2 minutos por dia, não é isso que vai ter um grande desperdicio de energia.
Claro que este tipo de baterias e para sistemas de muito baixa potencia para desenrascar, são baterias de automovel concebidas para arranque, não para fornecer energia continua so podemos usar talvez uns 20% da capacidade delas.
Se eu podesse era logo umas 10 estacionarias
E mais, o facto de "abanar" 1 ou 2 minutos por dia, não é isso que vai ter um grande desperdicio de energia.
Claro que este tipo de baterias e para sistemas de muito baixa potencia para desenrascar, são baterias de automovel concebidas para arranque, não para fornecer energia continua so podemos usar talvez uns 20% da capacidade delas.
Live long and prosper!
-
electronick
- Membro Dedicado

É assim se quiser continuar a abanar as baterias é consigo, não vejo é vantagem gastar tempo para isso, a não ser que elas já não se encontrem muito boas e sempre dá para recuperar qualquer coisa.visitante2 Escreveu:boas então podem me esplicar porque antes de eu ir "abanar" as baterias todos os sabados não tinha tanta performace nas baterias e eu não modifiquei nada.
Não faça confusão que as baterias de carro foram concebidas para arranque, isso tem a ver é de quantos amperes/h elas têm. Se não as utilizar para arranque também funcionam para alimentarem outras cargas, como disse atrás tudo tem a ver como são carregadas e descarregadas. Só para lhe dar um exemplo, trabalho com grupo geradores há mais de 30 anos e grande parte deles só trabalhavam cerca de 30 minutos com espaços de 3 ou 4 meses, além do alternador que o próprio gerador tinha para as carregar, também tinham um carregador ligado à rede para lhes dar uma carga de manutenção de 2 ou 3 amperes, para compensar as descargar das centralinas. Havia baterias que duravam 8 anos e eram todas de chumbo.visitante2 Escreveu:Claro que este tipo de baterias e para sistemas de muito baixa potencia para desenrascar, são baterias de automovel concebidas para arranque, não para fornecer energia continua so podemos usar talvez uns 20% da capacidade delas.
boas então podem me esplicar porque antes de eu ir "abanar" as baterias todos os sabados não tinha tanta performace nas baterias e eu não modifiquei nada.
-
MRider
- Membro Platinium

-
visitante1
- Membro Platinium

- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Vai ver as ditas baterias que estão nos grupos geradores estão em zona sismicaelectronick Escreveu:É assim se quiser continuar a abanar as baterias é consigo, não vejo é vantagem gastar tempo para isso, a não ser que elas já não se encontrem muito boas e sempre dá para recuperar qualquer coisa.visitante2 Escreveu:boas então podem me esplicar porque antes de eu ir "abanar" as baterias todos os sabados não tinha tanta performace nas baterias e eu não modifiquei nada.Não faça confusão que as baterias de carro foram concebidas para arranque, isso tem a ver é de quantos amperes/h elas têm. Se não as utilizar para arranque também funcionam para alimentarem outras cargas, como disse atrás tudo tem a ver como são carregadas e descarregadas. Só para lhe dar um exemplo, trabalho com grupo geradores há mais de 30 anos e grande parte deles só trabalhavam cerca de 30 minutos com espaços de 3 ou 4 meses, além do alternador que o próprio gerador tinha para as carregar, também tinham um carregador ligado à rede para lhes dar uma carga de manutenção de 2 ou 3 amperes, para compensar as descargar das centralinas. Havia baterias que duravam 8 anos e eram todas de chumbo.visitante2 Escreveu:Claro que este tipo de baterias e para sistemas de muito baixa potencia para desenrascar, são baterias de automovel concebidas para arranque, não para fornecer energia continua so podemos usar talvez uns 20% da capacidade delas.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
MRider
- Membro Platinium

Se calhar vibram junto com o motor do gerador ..... mas eu não percebo nada disso 
Live long and prosper!
-
electronick
- Membro Dedicado

Nada disso as baterias não estás montadas nos geradores, estão no chão ou em suportes à parte.visitante2 Escreveu:Se calhar vibram junto com o motor do gerador ..... mas eu não percebo nada disso
Como diz o amigo pnunes só funcionam bem em zona sismica