Passo a explicar, tenho dois laguinhos de jardim:
Para quem gostar dos lagos pode ver a construção de um deles passo a passo aqui:
http://www.aquariofilia.net/forum/index ... 61836&st=0" onclick="window.open(this.href);return false;
e depois aqui:
http://www.forumaquario.com.br/forum/vi ... ana#p11333" onclick="window.open(this.href);return false;
Mas, adiante..além dos lagos tenho uma mina que me fornece água para toda a casa, assim sendo e como sou apaixonado por lagos resolvi aproveitar a água dos lagos para criar um sistema hidróponico, como alguns de vocês devem saber a hidroponia consiste na produção de plantas em sistemas sem solo (com algum suporte para as raizes das plantas se agarrarem, argila expandida, fibra de côco, lã de rocha, etc), neste sistema os nutrientes que alimentam as plantas são fornecidos através da água e são controlados de modo a satisfazerem completamente as necessidades das plantas, além disso também é controlada a temperatura da água bem como o seu PH e uma série de outros paramêtros. Dentro da hidroponia existem muitas varações com diferentes denominações que têm a ver principalmente com a maneira como a água é fornecida ás plantas, Flood and Drain, NTF (Nutrient Film Tecnique) etc etc. apesar da hidróponia ser um sistema que permite produções de frutas ou legumes com imensa qualidade uma vêz que são produzidas nas condições muito proximas das condições ideais, não se pode considerar a hidróponia totalmente biologica uma vêz que os nutrientes que vão alimentar as plantas são fornecidos através de ingredientes quimicos que são misturados com a água.
Uma das variantes da Hidroponia é a Acuaponia, que mais não é do que um sistema hidroponico em que a água que alimenta as plantas é a mesma usada para criar peixes. Este é o sistema que actualmente tenho montado em minha casa e que mais adiante passarei a explicar, além deste sistema tenho um sistema mais pequeno e que é mais indicado para ter dentro de casa e que se chama Aeroponia, que depois também explicarei. a grande vantagem do sistema Acuaponico que tenho montado, é que me permite ter legumes e frutos de muito melhor qualidade e tamanho do que se os tivesse na terra, além de que neste caso são produzidos de maneira totalmente biológica (a unica coisa que faço é alimentar os peixes) e além disso o próprio sistema Acuaponico também ajuda a filtrar a água dos lagos.
Continua..............
Cumprimentos
João Rui